- Autores: Seleção tcheca
- Ano de aprovação: 2003
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 50-70
- A forma: arredondado
- Escamas secas: Branco
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: doce
- Resistência a doenças e pragas: muito estável
Se você não tem muita experiência no cultivo de cebolas em uma crista de jardim, então é melhor escolher variedades com tecnologia agrícola despretensiosa. Via de regra, fáceis de cuidar, adaptando-se rapidamente às condições de cultivo e também com frutificação abundante são os híbridos de cebola. Uma delas é a cultura vegetal Kometa.
História de criação
As cebolas do meio da estação Kometa foram criadas pelos criadores Nunhems B. V. em 2002. Um ano depois (em 2003), o híbrido foi adicionado ao Registro do Estado de aprovado para uso no território da Federação Russa. O cultivo de cebolas é permitido em todas as zonas climáticas da Rússia. Além disso, o vegetal é popular na Ucrânia e na Moldávia.
Descrição da variedade
O Cometa Vegetal é uma planta compacta com uma roseta semi-espalhada. As penas suculentas são caracterizadas por uma cor verde brilhante uniforme, espessamento moderado, floração cerosa clara e uma altura média de 30-35 cm. Durante a estação de crescimento, ocorre fraca formação de flechas. Uma característica distintiva de uma cultura vegetal é um sistema radicular desenvolvido.
Características da aparência de plantas e bulbos
As cebolas Kometa se destacam entre seus parentes por uma apresentação atraente. Cada cebola é limpa e uniforme. Representa uma categoria híbrida de frutos médios. O vegetal amadurece em até 50-70 gramas, às vezes espécimes maiores são encontrados - pesando até 110-130 gramas. A forma das lâmpadas é redonda.
A superfície do vegetal é lisa, brilhante, aderente, composta por cinco escamas secas de cor não padronizada - o branco. A polpa da cebola também é branca como a neve, ligeiramente transparente com densidade aumentada. Em estrutura, o vegetal é pequeno, no qual existe apenas uma cebola.
Os vegetais cavados são bem transportados, podendo também ser armazenados por algum tempo em ambiente fresco e recipiente ventilado. Como regra, o Comet pode ser armazenado por 6 a 8 meses sem perda de sabor e comercialização.
Objetivo e gosto
Apesar de seu hibridismo, o Comet tem um gosto ótimo. A polpa transparente, branca como a neve, é dotada de consistência suculenta, carnuda, tenra, estratificada, bastante densa e crocante. O vegetal tem um sabor equilibrado - adocicado, levemente picante, sem uma pungência brilhante. A polpa contém uma quantidade maior de açúcares - mais de 8%, além de vitaminas, oligoelementos e ácidos graxos.
Também vale a pena notar o aroma pronunciado da cebola, graças ao qual o vegetal é ideal em saladas de legumes frescos, pratos de carne, e também é adequado para decapagem e conservas.
Maturação
O cometa é um híbrido com tempos de maturação médios. Da emergência em massa das mudas ao amadurecimento absoluto das raízes nos canteiros, passam 125-135 dias. O amadurecimento das lâmpadas é amigável. A escavação pode começar em meados de agosto. A maturação total dos bulbos é indicada pelo estado das penas, que murcham e se inclinam para o solo.
Produção
A produtividade do híbrido é média. Em um ambiente favorável, bem como sujeito às regras de cuidado, 2,5-5 kg de vegetais podem ser obtidos a partir de 1 m2. Em escala industrial, uma média de 186 centners por hectare de plantio é desenterrada.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
Os termos de cultivo dependem diretamente das condições climáticas da região de cultivo. Freqüentemente, o cultivo sevk é realizado a partir de meados de abril. A semeadura das mudas é realizada no final de fevereiro - início de março e, a seguir, na segunda quinzena de abril, no início de maio, as mesmas são transferidas para campo aberto.
Crescendo e cuidando
As cebolas são cultivadas por meio de sementes ou conjuntos de plantio.As sementes são enterradas em ranhuras pré-preparadas no solo / substrato, não mais profundas do que 1-1,5 cm. Os horticultores experientes semeiam as sementes em vasos de turfa ou recipientes de plástico. Proporcionar um efeito estufa usando filme ou vidro ajudará a acelerar a germinação. A germinação dos brotos é amigável. O rápido crescimento das mudas requer calor e boa iluminação.
No cultivo da cebola aos pés, é necessário preparar com antecedência uma crista, que é desenterrada, enriquecida com fertilizantes, são feitos sulcos de 2 a 3 cm de profundidade. O plantio é feito no esquema 10x20 cm. Recomenda-se plantar após a estabilização do regime de temperatura.
Os cuidados com a colheita incluem: regar com água morna a cada 7 dias (2-3 semanas antes de parar completamente a escavação), alimentação mensal (o vegetal reage bem a soluções minerais orgânicas), remoção de ervas daninhas e soltura do solo, prevenção de infecções e infestações de pragas. Além disso, é necessário controlar o equilíbrio da umidade do solo, bem como desacelerar o crescimento de ervas daninhas com cobertura morta do solo.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O vegetal possui requisitos nutricionais do solo. O solo deve ser leve, bem drenado, fértil, respirável e levemente ácido.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
A cultura de vegetais é resistente ao estresse, por isso não tem medo de picos de temperatura, calor, pressões frias leves. Para o plantio, é selecionada uma área nivelada e ensolarada, protegida de correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem forte imunidade, por isso as cebolas raramente são expostas a doenças fúngicas. Além disso, o vegetal possui proteção contra o ataque da mosca da cebola.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.