- Autores: Dubova M.V., Florova V.A., Agafonov A.V., Efimova E.G.
- Ano de aprovação: 2011
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 60-70
- A forma: arredondado
- Escamas secas: amarelo
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: apimentado
- Compromisso: salada, para consumo in natura, para enlatamento
Não é difícil cultivar cebolas em um canteiro de jardim se você escolher uma variedade não caprichosa que se adapta rapidamente às características climáticas da região de cultivo. Para a região Central, a variedade de cebola de meia temporada Kolobok, produzida por cientistas russos, é adequada.
História de criação
Cebola Kolobok é uma variedade relativamente nova, criada com base no Centro Federal de Pesquisa de Cultivo de Vegetais em 2008. A autoria pertence a vários criadores: Agafonov A.V., Efimova E.G., Dubova M.V. e Florova V.A. A variedade mais produtiva quando cultivada na região Central. As cebolas são cultivadas principalmente em campo aberto.
Descrição da variedade
A cultura vegetal Kolobok é uma planta compacta com uma roseta ereta de penas. As penas da cebola são caracterizadas por uma cor verde brilhante, espessamento moderado, altura média (30-40 cm), bem como uma rara formação de flechas durante a estação de crescimento.
Características da aparência de plantas e bulbos
O boneco de gengibre se destaca entre seus parentes por uma apresentação atraente. Espécimes de cebola amadurecem puros. A variedade pertence à espécie de frutificação média. O peso médio da lâmpada é de 60-70 gramas. O formato das raízes é redondo, com pescoço de espessura média. A superfície dos bolbos é firme, perfeitamente lisa, brilhante, constituída por 4 escamas secas de cor uniforme dourado-amarelado. A polpa da cebola tem cor branca como a neve e alta densidade. A estrutura da cebola é média, incluindo 2-3 bolbos.
A safra colhida tolera o transporte sem perdas significativas e também tem boa qualidade de conservação - até 7-8 meses a uma temperatura de + 2-5 graus em um recipiente ventilado.
Objetivo e gosto
O sabor do vegetal é bom, pronunciado. A polpa branca é dotada de moderada densidade, carnosidade, suculência e leve crocância. O sabor do vegetal é equilibrado, picante, com notas de picante e leve pungência. Além disso, a polpa da cebola é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos.
Os bulbos escavados são adicionados a saladas frescas, pratos frios e quentes, em conserva, usados para conservas de legumes e também cultivados para a colheita no inverno. Além disso, essa variedade, segundo nutricionistas, tem propriedades bactericidas e anti-escleróticas.
Maturação
O boneco de gengibre representa uma classe de vegetais de meia temporada. Do momento da emergência dos rebentos maciços até aos bolbos maduros nas cristas, demora 100-110 dias. Os vegetais não amadurecem ao mesmo tempo, por isso o período de colheita é um pouco prolongado. Você pode começar a cavar um vegetal no final de julho ou início de agosto.
Produção
Esta espécie é bastante produtiva. Com tecnologia agrícola adequada, a partir de 1 m2 de plantio, pode-se desenterrar de 3 a 5 kg de frutas suculentas. Em um ambiente favorável, os rendimentos podem chegar a 8,5-9 kg / m2. Em escala industrial, o rendimento também é alto - 292-416 kg / ha.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
A semeadura das mudas é realizada em março, e o transplante para local de cultivo permanente é realizado na primeira quinzena de maio. Sevok é plantada em campo aberto em meados de maio, às vezes no final de abril, se as condições climáticas permitirem.
Crescendo e cuidando
As cebolas são cultivadas em mudas e sevkom. Ao crescer por meio de mudas, são lançadas sementes, que são pré-desinfetadas e tratadas com estimulantes de crescimento.Para acelerar a germinação, você pode aplicar o efeito estufa. A transferência para um canteiro de jardim é realizada durante um período em que o ar está aquecido até + 12-14 graus.
Se você cultiva com sevkom, então você precisa selecionar bulbos de alta qualidade sem danos e odores estranhos, preparar um local com ranhuras de 2,5-3 cm de profundidade. O plantio é realizado de acordo com o esquema de 20x10 cm. Os bons predecessores das cebolas são os tomates , cultura de batata, pepino, repolho e leguminosas.
A tecnologia agrícola das plantações de hortaliças inclui irrigação a cada 7 a 10 dias (elas param de 2 a 3 semanas antes da colheita), fertilização três vezes por temporada (nitrogênio e complexos minerais orgânicos), remoção de ervas daninhas e remoção de ervas daninhas, prevenção de doenças e pragas. Além disso, não se esqueça da cobertura leve com palha, serragem e feno.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
As cebolas são plantadas em solo leve, fofo, fértil, respirável e não ácido. Os especialistas recomendam o plantio em uma pequena colina, em solos franco-argilosos e arenosos.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Um bom crescimento requer solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
Apesar da boa resistência ao estresse, a hortaliça necessita de um local ensolarado, onde seja quente, leve e com barreira de correntes de ar. Não plante cebolas em terras baixas e solos alagados.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua forte imunidade, a cultura raramente é exposta a doenças fúngicas, infecções inerentes às variedades de cebola (míldio, fusarium, podridão). Além disso, a planta raramente é atacada por pragas (mosca da cebola).
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.