- Sinônimos de nomes: Doce
- Ano de aprovação: 2006
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Peso da lâmpada, g: 60-80
- A forma: amplamente ovóide
- Escamas secas: marrom escuro
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Gosto: doce
- Resistência a doenças e pragas: Boa
- Compromisso: salada, para consumo fresco
As cebolas doces são versáteis em sua finalidade. Uma excelente variedade que os residentes de verão recomendam é a cebola doce. Possui excelente sabor, bom rendimento e fácil manutenção.
Descrição da variedade
As cebolas doces são um híbrido da espécie cebola. Ela pode ser cultivada tanto ao ar livre quanto por meio de mudas. A cultura é despretensiosa e resistente a várias doenças fúngicas comuns. A vida útil das lâmpadas é em média, cerca de 4 a 6 meses.
A principal vantagem desse híbrido é que ele amadurece rapidamente. Mas isso também pode ser atribuído às desvantagens, porque se a safra não for colhida na hora, vai começar a se deteriorar.
Outras vantagens incluem rendimento, sabor e fácil manutenção. Mas a característica mais importante do arco Candy é que ele não entra na flecha. Para muitos, esse é um aspecto importante no cultivo de cebolas.
Entre as desvantagens, apenas uma se distingue - a variedade é híbrida, então será impossível criar uma cultura com sementes.
Características da aparência de plantas e bulbos
A roseta de folhas é baixa. A forma das lâmpadas é geralmente oval. Sua massa varia em média de 60 a 80 g, e as escamas secas são marrom-escuras. O número de lâmpadas no ninho é de 2 peças. A variedade é pequena.
A polpa é suculenta e crocante, de cor branca.
Objetivo e gosto
A variedade Candy é universal, pode ser consumida in natura, utilizada no preparo de saladas, pratos quentes e também para congelar. Com menos frequência, as cebolas são enlatadas ou em conserva.
Maturação
Em termos de amadurecimento, a cultura está no meio da temporada. A estação de crescimento dura de 107 a 109 dias.
Produção
O rendimento é alto, a partir de 1 hectare pode-se colher em média 178-355 centners. A maturação da variedade é de 100% após o amadurecimento.
Regiões em crescimento
As cebolas doces adaptam-se facilmente às condições climáticas. No entanto, os melhores indicadores de produtividade são observados em regiões com clima moderadamente quente. Regiões de cultivo recomendadas:
Ural;
Nizhnevolzhsky;
TsCHO;
Do Extremo Oriente;
East Siberian.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
Para uma boa colheita, é necessário não apenas cultivar bem a safra, mas também plantá-la na hora certa. Para a semeadura de mudas, é melhor escolher entre meados e final de março. O tempo deve ser rastreado de acordo com as condições climáticas da região.
Se você plantar sementes em terreno aberto, é melhor fazer isso em maio, quando a temperatura do solo será de pelo menos + 13… 16 ° С.
O plantio em Sevk é realizado no final de abril a maio.
Crescendo e cuidando
As sementes são mais bem adquiridas em lojas especializadas e vendedores de confiança. Definitivamente, você deve prestar atenção à data de produção - a porcentagem de germinação depende disso.
As sementes são pré-processadas.
Primeiro, você precisa selecionar o material removendo todas as sementes vazias. Em seguida, as sementes são embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção. Tudo está manchado com um guardanapo seco. Depois disso, alguns residentes de verão recomendam imergir as sementes em água quente e depois fria ou mergulhá-las em um estimulador de crescimento.
Assim que todos os procedimentos são realizados, o material é levemente enxugado com um guardanapo e, em seguida, semeado em caixas de mudas.
Uma mistura de solo leve e nutritiva deve ser colocada nas cassetes, embora deva estar bem solta.As sementes são semeadas em vários pedaços e cobertas com terra. Depois da semeadura, tudo é derramado com água. É melhor usar um borrifador, não criará "buracos" ou buracos no solo.
Antes da germinação, as cebolas são mantidas em local aquecido a uma temperatura de 20-25 ° C. Normalmente, as mudas amadurecem amigavelmente, por isso este momento não deve ser esquecido: assim que as mudas aparecerem, as caixas devem ser retiradas para um local mais fresco.
O canteiro de cebolas deve ser preparado com antecedência. Deve ser desenterrado e adicionados minerais úteis. O esquema de plantio deve ser de 7x10 ou 10x15 cm, sendo o transplante realizado apenas na condição de que as mudas tenham várias folhas e o sistema radicular seja forte e bem desenvolvido.
O cuidado deve incluir os seguintes pontos.
Rega. Alguns moradores de verão recomendam o uso de um sistema de irrigação por gotejamento, pois neste caso o solo ficará mais solto e não pesado, e a superfície da terra estará sempre levemente umedecida e sem uma crosta dura. Também é recomendável regar com um regador. A rega é interrompida 14 dias antes da colheita.
Afrouxamento. É necessário realizar o procedimento de 4 a 6 vezes por temporada. É preciso soltar o solo não só próximo aos bulbos, mas também nos corredores. Para alívio, os jardineiros usam cobertura de turfa ou grama.
O curativo de cobertura é aplicado a cada 3 semanas. Podem ser fertilizantes complexos ou matéria orgânica.
Para prevenir doenças, as cebolas são examinadas todas as vezes antes de molhar. De vez em quando, o solo pode ser polvilhado com cinza de madeira ou pó de tabaco.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O solo deve ser franco-arenoso. As cebolas crescem mais ainda em solo ácido. Se o pH estiver muito alto, pode ser reduzido com farinha de cal ou dolomita.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Um bom crescimento requer solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.