Cebola calcedônia

Cebola calcedônia
As principais características da variedade:
  • Autores: Khaisin M.F., Vasilyeva ZI.
  • Ano de aprovação: 1993
  • Termos de amadurecimento: meia temporada
  • Peso da lâmpada, g: 88-134
  • A forma: redondo e oval
  • Escamas secas: marrom-bronze
  • Colorir escamas suculentas: Branco
  • Densidade: denso
  • Gosto: apimentado
  • Resistência a doenças e pragas: estábulo
Veja todas as especificações

As cebolas calcedônicas são amplamente conhecidas entre os residentes de verão. Este vegetal saudável será uma dádiva de Deus para os iniciantes no cultivo de vegetais, pois dá alto rendimento e quase não requer cuidados.

História de criação

A variedade de cebola descrita foi cultivada na década de 80, mas só entrou no Registro do Estado em 1993. O desenvolvimento e a seleção foram realizados no Instituto de Pesquisa Agrícola da Transnístria, sob a liderança de Khaisin e Vasilyeva. Hoje você pode comprar sementes de empresas como Agrofirma Poisk e Sortsemovosch.

Descrição da variedade

A calcedônia é uma cebola do meio da estação. Essa cultura tem várias vantagens ao mesmo tempo:

  • 100% de maturação das lâmpadas;
  • armazenamento sem problemas por 10 meses;
  • densidade de cabeças e sabor bem equilibrado;
  • cuidado pouco exigente;
  • baixa suscetibilidade a doenças;
  • falta de resposta às flutuações de temperatura, excelente resistência à seca;
  • a possibilidade de semeadura de inverno.

A principal desvantagem é o preço do conjunto. Essa variedade não é barata. Os bulbos são bastante grandes, se o jardineiro adora espécimes em miniatura, então você terá que escolher uma variedade diferente. A calcedônia também pode sofrer de podridão cervical.

Características da aparência de plantas e bulbos

A massa verde da planta pode atingir 16 centímetros de altura, mas também existem exemplares mais altos. As penas são planas, retas, cavidades são observadas por dentro. A cor das penas é verde esmeralda, atraente, as paredes são bem grossas. A pena é caracterizada por uma maior suculência.

As lâmpadas são uniformes, bonitas e de aparência comercial. Eles são redondos ou ovais. O peso médio é de 88-134 gramas, também existem exemplares de 150 gramas. Os tamanhos das cabeças são grandes, o diâmetro é de cerca de 12 centímetros. As escamas secas são de cor marrom, lindamente fundidas com bronze. A polpa suculenta é representada por um esquema de cores brancas. As cabeças têm uma e três pontas. 1-3 lâmpadas são formadas em um ninho.

Objetivo e gosto

A calcedônia é caracterizada por um sabor picante, mas não particularmente picante. Também possui notas adocicadas. Você pode comer penas e nabos. As cebolas frescas são muito procuradas porque contêm uma grande quantidade de nutrientes. É colocado em saladas, primeiro e segundo pratos, usado como tempero para assar e cozer alimentos. Devido às suas altas qualidades comerciais, a Calcedônia é cultivada em escala industrial.

Maturação

A calcedônia é uma cebola do meio da estação. Quando aumentar, você precisará esperar cerca de 110-120 dias para poder colher. As penas enormes caem em 115-125 dias desde o início da germinação.

Produção

O bom atendimento garante a coleta de cebolas na quantidade de 7 quilos ou mais por metro quadrado. A produção por hectare é de 202-630 centners. Após o amadurecimento, a cebola amadurece 100%. Os cabeçotes montados devem ser armazenados em ambiente escuro, onde a temperatura seja de 2 a 5 graus Celsius e a umidade não ultrapasse 70%.

Regiões em crescimento

A calcedônia é especialmente comum nas regiões do Baixo Volga e do norte do Cáucaso. No entanto, cresce com excelente sucesso na região Centro. Além disso, os residentes de verão da Ucrânia, Bielo-Rússia e Moldávia estão interessados ​​na variedade. O clima dos países é bastante adequado para a cultura da cebola descrita.

Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas

Os residentes de verão plantam sementes com calcedônia, se pretendem cultivar cebolas como safra anual para o nabo.Em campo aberto, os grãos podem ser semeados no início de abril.

Além disso, as sementes podem ser usadas para obter mudas, então as cabeças ficarão ainda maiores. O material é plantado para mudas de 25 de fevereiro a 10 de março. A partir do dia 15 de abril, as mudas estarão totalmente prontas para serem transferidas para um solo desprotegido.

A calcedônia também pode ser plantada com sevka. Na hora de escolher um plantio de primavera, as mudas são colocadas no substrato nos últimos dias de março. Se for uma semeadura sub-inverno em campo aberto, a obra deve ser concluída até a segunda quinzena de outubro. Se você quiser cultivar cebolas em uma pena em uma estufa, as mudas são plantadas no final do segundo mês de outono.

Crescendo e cuidando

Qualquer que seja o método de cultivo de cebolas escolhido, as plantas devem ser cuidadas. Neste caso, atenção especial deve ser dada à irrigação. Devem ser regulares, mas a quantidade de fluido deve ser controlada. Assim, no final da primavera e no primeiro mês do verão, a calcedônia é regada assim que o solo seca. Se chover com frequência, é necessário interromper a rega, pois a variedade tende a apodrecer. É necessário regar a cultura em regador, com muito cuidado. A partir de 15 de julho, a rega é interrompida, pois nesta época começa a formação ativa de cabeças.

É bem possível conseguir lâmpadas grandes e até mesmo, se você não se esquecer da alimentação. Quando as penas chegarem a 10 centímetros, pode-se alimentar a cebola com verbasco diluído em água na proporção de 1: 10. Se não houver tal produto, ele será substituído com sucesso por complexos minerais para as hortaliças. Após 21 dias, um segundo curativo superior é introduzido e incluirá:

  • ureia (20 gramas);
  • mistura de potássio (30 gramas);
  • superfosfato (40 gramas).

Os valores de dosagem são suficientes para um metro quadrado.

A formação de uma crosta no solo é muito perigosa para a Calcedônia, por isso deve-se afrouxar regularmente o substrato. É mais conveniente fazer isso em solo úmido, penetrando a ferramenta no solo em no máximo 3 centímetros. Um ponto adicional é a remoção de ervas daninhas. Devem ser retirados manualmente, arrancando pela raiz. Você não pode esperar até que as ervas daninhas se tornem grandes, porque quando são arrancadas do solo, elas deslocarão a cebola. Vale a pena capinar o solo depois de regar. O afrouxamento é realizado após a remoção de ervas daninhas.

Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.

Para cultivar uma safra grande e saborosa de cebola, você precisa cuidar bem dela desde o plantio até a colheita. A rega é uma parte importante do cuidado da colheita ao ar livre. Graças à rega oportuna, a cebola será capaz de crescer normalmente, formar um bulbo e crescer verduras.

Requisitos de solo

A calcedônia tem raízes muito fracas, por isso é difícil tirar comida do solo. Por isso, esta variedade deve ser plantada em solo fértil. Substratos fracamente alcalinos soltos e leves são adequados, que são fertilizados com matéria orgânica antecipadamente. A planta adora solo quente, então, alguns dias antes do plantio, o solo é coberto com uma película.

O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.

Condições climáticas exigidas

Cebolas dessa variedade precisam de iluminação abundante.Ele vai crescer na sombra, mas será menos saboroso. Vento e calado são inaceitáveis. A calcedônia é uma das poucas variedades que germinam mesmo em temperaturas extremamente baixas - +3 graus. Mas ainda é melhor plantá-lo quando os indicadores atingirem pelo menos + 15 ° C. A planta tolera muito bem a seca, mas nesses períodos precisa de regas mais frequentes.

Resistência a doenças e pragas

Apesar de a calcedônia não pertencer a híbridos, possui excelente imunidade por natureza. Jardineiros que regam cebolas corretamente, seguem um regime alimentar e escolhem um bom local para plantar podem esquecer as doenças. Se você regar incorretamente e plantá-lo muito densamente, a decomposição do colo não poderá ser evitada. O arco doente só terá de ser desenterrado e destruído.

A principal praga, claro, será a mosca da cebola. Você pode lutar contra isso com caldo de tabaco. A traça da cebola é expelida com uma infusão de topos de batata ou tomate. As cenouras plantadas nas proximidades ajudarão a espantar os dois insetos, você também pode plantar calêndula, mostarda. O nemátodo do caule desaparece rapidamente após ser regado com solução salina. Normalmente, 0,4 kg de sal é colocado em um balde de água.

Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.

Para obter uma boa colheita, você não deve apenas cuidar dela adequadamente, mas também colher em um determinado momento. Você pode retirar a cebola do jardim somente depois de estar totalmente madura. A coleta de lâmpadas na faixa do meio geralmente começa em agosto, mais perto do meio do mês.
Após a colheita da cebola, é importante conservá-la o máximo possível, sem perder qualidade. Para isso, as matérias-primas devem ser devidamente preparadas. Você pode armazenar cebolas de diferentes maneiras. É importante observar um determinado modo de temperatura e umidade na sala.
Características principais
Autores
Khaisin M.F., Vasilieva ZI.
Ano de aprovação
1993
Visualizar
cebola
Categoria
grau
Compromisso
universal
Maturação
antes da colheita 98%, depois do amadurecimento 100%
Produção
Alto
Rendimento médio
202-630 c / ha
Lâmpada
A forma
redondo e oval
Peso da lâmpada, g
88-134
Escamas secas
bronze castanho
Colorir escamas suculentas
Branco
Densidade
denso
Gosto
apimentado
Aninhamento (primordialidade)
um, - de três pontas
Número de lâmpadas no ninho
1-3
Armazenar
até 10 meses
Mantendo a qualidade
Boa
Crescente
Recursos crescentes
recomendado para o cultivo em um nabo em uma safra anual a partir de sementes
Crescendo por meio de mudas
para bulbos maiores cultivados através de mudas
Esquema de plantio Sevka
5-7x10-15 cm
Rega
um mês antes da colheita, a rega é interrompida
Localização
lugar ensolarado
Regiões em crescimento
Caucasiano do Norte, Nizhnevolzhsky
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência ao míldio (míldio)
estável
Maturação
Termos de amadurecimento
meia temporada
O período da germinação à colheita
110-120 dias
O período da germinação ao alojamento em massa de penas
115-125 dias
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cebola
Arco Bamberger Bamberger Vetraz Bow Brisa Arco de Helios Helios Cebola Hércules Hércules Cebola Danilovsky 301 Danilovsky 301 Bow Carmen MC Carmen MC Homem-biscoito de gengibre com arco Boneco de gengibre Arco corrado Corrado arco do cupido cupido Cebola Myachkovsky 300 Myachkovsky 300 Arco de olin Olin Bow Radar Radar Bow Red Baron Barão Vermelho Cebola Vermelha Semko Red Semko Cebola romy Romy Arco de Rossan Rossana Arco Rumba Rumba Bow Setton Setton Bow Snowball Bola de neve Poeira estelar de arco poeira estelar Cebola local strigunovsky Strigunovsky local Bow Sturon Sturon Bow Troy Troy Bow Turbo Turbo Cebola calcedônia Calcedônia Arco Centurião Centurião Bow Black Prince Príncipe Negro Bow Shakespeare Shakespeare Arco MC de Shetan Shetana MC Bow Stuttgarter Riesen Stuttgarter Riesen
Todos os tipos de cebola - 70 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário