- Autores: Dubova M.V., Florova V.A., Agafonov A.F., Efimova E.G.
- Ano de aprovação: 2007
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 70-90
- A forma: arredondado
- Escamas secas: amarelo com tonalidade marrom
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: semi-afiado
- Resistência a doenças e pragas: aumentou
A cebola Globus é uma variedade resistente à maioria das doenças e pragas, que também atrai jardineiros com alto rendimento e excelente sabor. Vale a pena conhecer as principais características da variedade, bem como os métodos de cultivo da cultura.
História de criação
A variedade Globus foi criada com a participação de criadores da Ucrânia. Depois de passar nos testes necessários, o arco foi inscrito no Registro do Estado e rapidamente se espalhou por todas as regiões da Rússia. Hoje é uma das variedades mais procuradas do país.
Descrição da variedade
O globo é cultivado principalmente como um vegetal anual, usando sementes ou conjuntos para o plantio. O método da muda é menos utilizado, pois os bulbos enraízam em quase todas as condições, o que possibilita o cultivo da cebola na maioria das regiões do país.
Características da aparência de plantas e bulbos
A variedade tolera facilmente o calor e o frio e também é pouco exigente para a qualidade do solo. As principais características das lâmpadas:
forma - arredondada;
peso médio - 70-90 g;
a cor das escamas secas é amarela com uma tonalidade marrom;
a cor das escamas suculentas é branca;
densidade - alta.
Os bulbos são caracterizados por uma alta taxa de conservação, o que permite que os vegetais sejam transportados por longas distâncias. Esta qualidade é apreciada pelos jardineiros que cultivam cebolas em grandes quantidades.
Objetivo e gosto
Os provadores notam o sabor semi-acentuado da cebola Globus. O vegetal é adequado tanto para consumo in natura como para a preparação de saladas, sopas e outros pratos. E também as lâmpadas são usadas para enlatamento.
Maturação
A variedade Globus pertence a um grupo de plantas com rendimento médio. Em média, os bulbos são formados em 110-120 dias a partir do momento em que as sementes são plantadas no solo.
Produção
O rendimento médio atinge 173-420 centners por hectare. O cumprimento das recomendações agrotécnicas aumentará a produtividade e melhorará a qualidade dos frutos.
Crescendo e cuidando
A semeadura da cebola é realizada levando-se em consideração uma série de características e, em primeiro lugar, cuidar do preparo do material de plantio.
Seleção. Deve-se dar preferência a amostras inteiras de até 1 cm de diâmetro.É importante inspecionar os bulbos quanto a rachaduras e outros tipos de deformação para excluir tais amostras.
Secagem. Em 2 dias, os bulbos são secos para evitar o apodrecimento do material de plantio.
Desinfecção. Antes da semeadura, o material acabado deve ser embebido em solução salina por 5 minutos. E você também pode usar um medicamento especial.
A cultura é plantada por sementes e por meio de semeadura. A primeira opção consiste em mover as sementes para um pano úmido para permitir a germinação e só então plantá-las em terreno aberto. Simultaneamente ao preparo das sementes, é realizada a soltura e a fertilização do solo na área selecionada. A melhor época para transplantar mudas em terreno aberto é no final de maio.
Esquema de pouso.
Uma distância de 10 cm é mantida entre as cabeças.
Recue até 20 cm entre as linhas.
A profundidade máxima de imersão do bulbo é 3-5 cm.
Além disso, é recomendável colocar uma camada de areia ou outro dreno no fundo de cada furo para evitar o apodrecimento dos bulbos em caso de chuvas fortes ou rega excessiva. Quando as sementes ou mudas são plantadas, elas são cobertas com solo solto e húmus, borrifado com uma pequena quantidade de água morna.
Depois resta cuidar dos cuidados com a planta. Momentos básicos.
Rega.A cultura prefere rega moderada. A norma da água é 4-6 litros por 1 m2. Recomenda-se regar as cebolas 1 a 2 vezes por semana, certificando-se de que o solo não fica encharcado. Na estação das chuvas, evita-se a rega e, durante a seca, pode-se aumentar a quantidade de líquido aplicado.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Dois procedimentos obrigatórios com os quais será possível acelerar o crescimento dos vegetais e fortalecer o sistema imunológico. O afrouxamento satura o solo com oxigênio e acelera o fluxo de nutrientes para as raízes dos bulbos, e a remoção de ervas daninhas evita a propagação de doenças e pragas. É melhor iniciar os procedimentos após a rega.
Top dress. Em média, as cebolas são fertilizadas 3 vezes por temporada. A primeira alimentação é realizada 3 semanas após a germinação, dando preferência aos compostos orgânicos. Em seguida, a planta é alimentada durante o período de crescimento ativo, usando fertilizantes complexos. A terceira etapa é um mês antes da colheita. Nesse caso, recomenda-se fertilizar com compostos que contenham fósforo e potássio.
A rega deve ser interrompida 2 semanas antes da colheita para evitar o apodrecimento dos bulbos.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
As cebolas Globus devem ser plantadas em solos férteis, apesar da alta taxa de sobrevivência da cultura em quase todas as condições. Recomendações para escolher um site:
é melhor dar preferência a locais ensolarados e calmos;
o nível do lençol freático deve ser baixo, caso contrário, a probabilidade de cebolas apodrecendo é alta;
o índice de acidez deve ser neutro.
Antes de plantar, é recomendável soltar completamente e fertilizar o local.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
A variedade raramente adoece e lida bem com ataques de fusarium, oídio e várias pragas. No entanto, com cuidado impróprio, a probabilidade de apodrecimento da cultura é alta. Os tratamentos preventivos, assim como a desinfecção das cebolas na fase de preparação das sementes, ajudam a prevenir esta situação.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.