- Autores: Sementes Takii
- Sinônimos de nomes: Bônus
- Ano de aprovação: 2011
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Peso da lâmpada, g: 70-85
- A forma: arredondado
- Escamas secas: marrom
- Colorir escamas suculentas: branco com um tom esverdeado
- Densidade: denso
- Gosto: semi-afiado
Muitos horticultores, ao escolherem o tipo de cebola para o plantio, preferem cultivar exatamente variedades híbridas, pois se caracterizam pela facilidade de cuidado, rápida adaptação às características climáticas e abundante produtividade. Cebola de maturação precoce O bônus da seleção japonesa é popular entre os híbridos.
História de criação
Bonus onions é um híbrido de primeira geração desenvolvido por cientistas japoneses da empresa agrícola Takii Seeds em 2008. A cultura de hortaliças foi incorporada ao Cadastro Estadual de Hortaliças Admitidas em 2011. O vegetal é cultivado principalmente em terreno aberto. O híbrido é dividido em zonas na região do Cáucaso Norte. Esta espécie de cebola ocupa uma posição de liderança no cultivo na Europa Central e Oriental.
Descrição da variedade
O bônus é uma planta poderosa com uma roseta ereta de penas. A planta é caracterizada por penas verticais de cor verde escura, nas quais mal se vê uma camada de cera. A altura da vegetação é média - até 30-35 cm. A cultura de vegetais é caracterizada por um sistema radicular fibroso, bem como uma fraca formação de flechas durante a estação de crescimento.
Características da aparência de plantas e bulbos
Os bulbos amadurecem o mais alinhados possível, com dados atraentes de commodities. O híbrido pertence a frutado médio, embora alguns horticultores atribuam esta espécie a frutado grande. O peso médio de um vegetal é 70-85 gramas, mas existem espécimes maiores - 100-110 gramas. O diâmetro do fruto chega a 6 a 10 cm, o formato do bulbo é correto - arredondado, o colo é de espessura média. A superfície da lâmpada é lisa e brilhante. A casca, composta por 3-4 escamas secas, apresenta uma cor castanho-dourada. A polpa da cebola é de cor branca, diluída em camadas esverdeadas. As lâmpadas são bastante densas. A estrutura do vegetal é pequena, que inclui uma ou duas cebolas.
Os vegetais cavados são facilmente transportados por longas distâncias e também podem ser armazenados por 3-4 meses em um ambiente fresco e ventilado.
Objetivo e gosto
O vegetal tem um sabor clássico. A polpa esverdeada, branca como a neve, tem consistência densa, carnuda, crocante e suculenta. O vegetal tem um sabor harmonioso - notas de especiarias, doçura pouco perceptível, pungência média e um aroma pronunciado de cebola são preservados mesmo após o tratamento térmico. A polpa contém vitaminas úteis, oligoelementos, agradável teor de açúcar e ácidos graxos. Além disso, as raízes têm propriedades incríveis - anti-sépticas e bactericidas, antivirais.
As cebolas colhidas caracterizam-se por uma finalidade universal na culinária - são adicionadas a pratos frios e quentes, molhos, marinadas, espetadas, utilizadas para enlatar vegetais e também congeladas.
Maturação
Bônus - cebolas de amadurecimento precoce. A estação de crescimento dura cerca de 90-95 dias. A germinação e maturação dos vegetais é amigável. A acomodação das penas indica o amadurecimento completo dos bulbos. Você pode começar a cavar cebolas em julho.
Produção
Os indicadores de rendimento do híbrido são altos se a cultura for cuidada. Em média, 160-230 centners de vegetais podem ser extraídos de 1 hectare de plantações.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
O momento do plantio de uma hortaliça pode variar dependendo das características climáticas da região. Pelo fato do híbrido ser resistente ao gelo, pode ser plantado em campo aberto um pouco mais cedo do que outras espécies. A semeadura das mudas é realizada em fevereiro-março, e as plantas são transferidas para a serra em abril.Sevok pode ser plantado em campo aberto durante o período em que a temperatura do ar é mantida em 12-15 graus - esta é a segunda quinzena de abril. Além disso, o híbrido pressupõe o plantio antes do inverno.
Crescendo e cuidando
Os vegetais são cultivados por meio de mudas ou sevkom. As mudas cultivadas com cebola têm uma vida útil mais longa. Antes da semeadura, as sementes são tratadas com solução de permanganato de potássio e secas. As sementes são imersas no solo a uma profundidade de 1,5-2 cm, mantendo uma distância entre as linhas de 5 a 7 cm.Os recipientes são cobertos com vidro ou filme, o que irá acelerar a germinação. As plantas são transferidas para um local permanente após 40-50 dias.
No cultivo com mudas, é necessário separar os bulbos, selecionando-os, sem danificar, molhar o material em um estimulador de crescimento, enrolar com a cinza da madeira e depois plantar em campo aberto. A profundidade do bulbo no solo deve ser 2 vezes seu tamanho. O plantio é feito de acordo com o esquema de 10x15 cm, sendo então os sulcos abundantemente regados e cobertos com material não tecido.
O cuidado da cebola consiste em regar a cada 7 a 10 dias, adubar duas vezes por safra, capinar espaçamentos entre linhas, afrouxar o solo após a rega, evitando doenças.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
As cebolas são cultivadas em solos leves, fofos, férteis, respiráveis e ligeiramente ácidos.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Um bom crescimento requer solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
Uma área nivelada, ensolarada e à prova de correntes de ar é ideal para uma verdura.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade do híbrido é forte, então o vegetal raramente é exposto a doenças fúngicas. O míldio é considerada a doença mais perigosa para um híbrido. Além disso, a cultura às vezes é atacada por uma mosca da cebola.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.