- Termos de amadurecimento: cedo
- Peso da lâmpada, g: 70-170
- A forma: ligeiramente alongado
- Escamas secas: dourado
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Gosto: doce
- Compromisso: salada, para consumo fresco, para enlatados, para ervas
- Aninhamento (primordialidade): multi-slot
- Categoria: grau
- Visualizar: chalota
Um grande número de safras varietais foi criado para jardineiros caprichosos. A cebola gigante da banana é notável nesse aspecto. Vamos falar sobre suas características e qualidades positivas a seguir.
História de criação
As cebolas desta variedade também são chamadas de chalotas. Esta cultura vegetal é originária do Mediterrâneo. Gradualmente, ele se espalhou no território da Rússia. O vegetal não perdeu suas características varietais e, se a tecnologia agrícola for seguida, os horticultores podem alcançar resultados impressionantes. Os criadores criaram a variedade como um híbrido de alho e colheitas bulbosas.
Descrição da variedade
O nome surgiu devido à semelhança com a famosa fruta. Mas a marca registrada das chalotas gigantes da banana é sua resistência à geada.
A cultura não contém certos compostos voláteis, portanto não possui odor pungente, não causa lacrimejamento.
Um nabo de uma verdura madura de tamanho ligeiramente alongado. As escamas são douradas e o interior é branco. As penas atingem 35 centímetros de comprimento.
Ela cresce como uma família inteira ou como ninhos. Além disso, em cada família, podem amadurecer até 10 bulbos maduros. Vale lembrar que quanto maior o número de nabos, menores eles são.
Características da aparência de plantas e bulbos
O sabor do vegetal é adocicado, sem odor pungente. O índice glicêmico é de 15 unidades. O conteúdo calórico do produto aumenta significativamente na forma desidratada - até 350 calorias, e fresco - até 70 calorias. A cultura bulbosa tem forma ligeiramente alongada, com até 10 centímetros de altura e até 2,5 centímetros de diâmetro.
Possui uma delicada tonalidade dourada. O peso médio de um nabo é de 70-170 gramas.
Objetivo e gosto
Pelas suas características de sabor adocicado, suculência abundante, a Banana Gigante é utilizada na culinária para o preparo de todos os tipos de pratos, inclusive enlatados. Também é usado em saladas cruas. Vai bem como um curativo verde.
A variedade contém uma grande quantidade de nutrientes. Entre eles estão fitoncidas, minerais, carotenóides, vitaminas, ácidos saturados e fenólicos, óleos essenciais. Na maioria das vezes, é usado como profilaxia para resfriados, doenças cardiovasculares, com problemas de visão e manifestações de aterosclerose. A chalota é amplamente utilizada em cosmetologia: para acne, vários tipos de supuração, para melhorar a composição do cabelo. Mas vale lembrar que qualquer automedicação é inaceitável, é necessária uma consulta médica.
Maturação
Cebolas multi-aninhadas A banana gigante tem um período de amadurecimento precoce. Após cerca de 2,5 meses, você pode comer um nabo suculento. É uma variedade resistente ao inverno e resistente à geada, excelente para semear antes do inverno.
Produção
Em média, um nabo-mãe adulto é capaz de produzir mais de 2 quilos de colheita.
Regiões em crescimento
Após o aparecimento da variedade, foi cultivada na Europa, na Península Balcânica, na Índia e no Egito. Mas, gradualmente, a cultura se espalhou para o Extremo Oriente, o Cáucaso e os países vizinhos.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
É uma variedade ultra-resistente ao gelo. Mas principalmente é plantada na primavera, exatamente no momento em que o solo é aquecido. Por exemplo, ao plantar no final de março - início de abril, uma colheita plena já pode ser obtida em maio (verduras) e um nabo em junho.
É melhor plantar com sevkom: desta forma, pode obter uma colheita mais rápida. E o material de semente para o plantio não é usado todos os anos: apenas para atualizar a composição varietal.
Crescendo e cuidando
Cuidado de chalota O Banana Giant se encaixa na mesma estrutura padrão que o cuidado de cebola regular. A rega é necessária apenas durante a seca severa, porque a variedade não gosta de rega abundante. Mas não é difícil calcular a rega: 15 litros de água por metro quadrado.
Não se esqueça da remoção de ervas daninhas: você precisa remover as ervas daninhas conforme elas germinam.
Atenção! O afrouxamento das camadas superiores do solo é considerado uma medida obrigatória: quanto melhor a troca de ar, maior o ninho bulboso.
Fertilizar duas vezes por temporada é suficiente. A primeira vez após a germinação: uma mistura de verbasco na proporção de 1: 10 é aplicada na taxa de um metro quadrado de um balde de mistura. Às vezes, nitrato de amônio com superfosfato é usado. Na formação do nabo, adiciona-se superfosfato e cloreto de potássio nas mesmas proporções.
Antes do plantio, é recomendável cavar a mistura do solo em uma pá de baioneta, adicionar até 4 quilos de húmus por metro quadrado. Se o plantio for planejado para a primavera, acrescenta-se superfosfato, nitrato de amônio e cloreto de potássio, 15 gramas cada para o mesmo metro quadrado.
A cultura deve ser transplantada a cada 4 anos. É melhor plantar um bulbo quando ele tiver 5 centímetros de profundidade e uma distância de pelo menos 70 centímetros deve ser observada entre os bulbos.
No momento do plantio, observa-se a seqüência das safras de hortaliças. É melhor semear depois dos tomates, pepinos, legumes, depois das batatas. Já para as vizinhas, a cenoura é considerada a melhor parceira, é ela quem consegue afugentar todas as pragas.
É melhor armazenar em uma forma bem seca em um local seco. Recomendado para ser mantido suspenso em rabichos ou pequenas redes para circulação de ar.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
A composição do solo deve ser enriquecida, neutra e solta. A acidez ótima é 6,5-7. Se a acidez for aumentada, dilui-se com farinha de dolomita ou cinza. Você pode aumentar as propriedades ácidas adicionando húmus ou turfa.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Um bom crescimento requer solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
Chalotas Banana gigante tolera uma variedade de condições climáticas: seca, umidade, geada.É necessário apenas monitorar o aspecto do vegetal, se necessário, utilizar preparações químicas.
Resistência a doenças e pragas
Se o verão for frio ou muito úmido, parasitas ou doenças fúngicas podem afetar a cebola. É ideal neste momento usar formulações como "Maxim" ou "Mikosan". A solução salina é eficaz para as moscas da cebola, pulgões ou nematóides.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.
Visão geral da revisão
Muitos horticultores notam o excelente sabor das cebolas e seu tamanho ideal. Ao mesmo tempo, alguns veranistas afirmam que, apesar do período de amadurecimento precoce, as cebolas ficam perfeitamente armazenadas até as festas de fim de ano e não estão sujeitas a deterioração. Além disso, as cebolas são boas para cozinhar muitos pratos e suas penas verdes são muito suculentas.
A cebola gigante de banana é perfeita para crescer em muitas regiões da Federação Russa. A maioria dos veranistas e jardineiros apaixonou-se por esta variedade pelas excelentes características gustativas e utilização variada nos pratos.