O que são limos e como cultivá-los?
As cebolas limosas com folhas têm muitas qualidades úteis, portanto, são muito populares entre os jardineiros. Você pode cultivá-lo em qualquer condição. O principal é cuidar bem da planta.
descrição geral
As cebolas viscosas são uma planta forte e perene, com folhas planas que se assemelham às do alho. Com os devidos cuidados, a cebola permanece verde durante os meses de verão. No outono, aparecem flechas decoradas com inflorescências roxas claras em forma de bolas perfeitas. Neste momento, o arco parece especialmente bonito. A planta floresce um ano após o plantio. A floração leva várias semanas.
Essa planta ganhou esse nome devido ao fato de que no local do corte da folha é liberado um suco transparente semelhante ao muco. Este tipo de cebola também é chamado de drooping ou Siberian.
Na natureza, a lesma cresce em regiões frias. Mas as pessoas aprenderam a cultivá-lo em quase todas as condições. Os jardineiros costumam plantar essas plantas em canteiros de flores. As cebolas podem ser usadas para decorar escorregadores alpinos ou criar belas cercas baixas. Essas plantas vão bem com equinácea, sálvia e delfínio.
Como regra, as pessoas comem delicadas folhagens verdes. Ele contém muitas vitaminas e minerais. Comer folhagem verde é útil para pessoas com deficiência de vitaminas, problemas gastrointestinais ou baixos níveis de hemoglobina no sangue. Você pode adicionar este produto a uma grande variedade de pratos. Geralmente é utilizado no preparo de sopas, molhos, tortas, além de carnes e peixes.
Deve-se notar que a cebola siberiana contém muito poucos óleos essenciais. Portanto, seu sabor não é nada amargo. Algumas pessoas notam que a folhagem da cebola tem um leve sabor e aroma de alho.
O rizoma da cebola também pode ser usado como alimento. Em sua aparência, ela difere significativamente de uma lâmpada normal. Mas tem um gosto muito bom. Todos podem comer este produto, exceto para alérgicos e mulheres grávidas.
As cebolas também são usadas em cosmetologia. O limo de suas folhas é comumente usado para fazer máscaras de cabelo. Este produto estimula o seu crescimento e também melhora o estado dos cabelos. Além disso, máscaras faciais também são feitas a partir dele. Esses produtos de cuidados domésticos ajudam a restaurar a pele e a tornar as manchas menos perceptíveis. O muco secretado no local dos cortes ou fraturas pode ser usado para curar feridas.
Variedades populares
Existem agora muitas variedades diferentes de limo. Cada um deles tem suas próprias características.
- "Salada". Os verdes dessas plantas são muito suculentos e saborosos. As cebolas amadurecem em cerca de um mês e meio após o plantio em terreno aberto. De um arbusto, você pode coletar 2-3 kg da safra. A folha da cebola é ideal para fazer saladas frescas e molhos aromáticos.
- Verde. Esta variedade é despretensiosa e fácil de cuidar. Tolera bem a seca e geadas severas. As cebolas raramente adoecem e são atacadas por pragas. Você pode coletar muitos verdes de um arbusto.
- "Anão". Este tipo de cebola é pequeno. Ao mesmo tempo, vale lembrar que não é possível cultivá-la em todos os lugares, pois a planta não tolera mudanças bruscas de temperatura.
- "Líder". Esta cebola cresce muito rapidamente. Sua folhagem é verde e suculenta. Você pode comê-lo dentro de um mês após o desembarque. A cebola tem um gosto muito bom.Pode ser adicionado a uma grande variedade de pratos durante o cozimento.
- Simbir. Esta variedade apresenta boa resistência ao frio. Ele contém muitas vitaminas. Portanto, é útil para pessoas com deficiência de vitaminas e imunidade enfraquecida.
- "Valsa". Este tipo de cebola é mais frequentemente usado para decorar o site. Sua folhagem é retorcida em espirais bem definidas. Isso parece bem incomum. Essas cebolas ficam bonitas tanto em canteiros de vegetais quanto em canteiros de flores.
- "Broadleaf". Este arco tem folhas planas e largas. Tornam-se aptos para consumo em até 20 dias após o desembarque. A folhagem verde-escura mantém-se bem e não tem um sabor menos saboroso, mesmo após o processamento.
- "Bem de saúde". Como o nome indica, esta planta contém uma grande quantidade de vitaminas. Essa variedade é precoce. As verduras dessas cebolas têm um sabor picante agradável e um aroma rico de alho.
- "O charme". Esse arco tem folhagem larga e longa. Ele difere de outras variedades em suas inflorescências. Eles são brancos. Durante o período de floração, essa cebola parece muito bonita.
Como todas essas variedades são bastante populares, é muito fácil encontrá-las no mercado. Vários tipos diferentes de plantas podem ser colocados em um local ao mesmo tempo. Eles vão bem um com o outro.
Aterrissagem
Plantar este tipo de cebola na sua região é bastante simples. Portanto, mesmo os jardineiros novatos estão empenhados em criá-lo.
Sementes
A maneira mais fácil de cultivar cebolas é usando sementes. Eles podem ser comprados ou coletados no site no outono. Para que a planta germine sem problemas, o material de plantio é tratado com uma solução simples de permanganato de potássio. Em seguida, as sementes são lavadas com água e colocadas em um recipiente com um estimulante durante a noite. Após o término do processamento, os grãos devem ser secos.
Ao planejar o plantio de cebolas em campo aberto, você precisa preparar o terreno com antecedência. Cresce melhor em turfeiras. Recomenda-se que as camas estejam localizadas em uma área ensolarada. No outono, o local é desenterrado, fertilizantes orgânicos são aplicados no solo. Para que a cebola cresça saudável e forte, o jardineiro precisa seguir as regras de rotação de culturas. É melhor plantar depois da erva-moura, do repolho ou do pepino. Também cresce bem na área onde o adubo verde costumava ser. Mas onde outras variedades de cebola ou alho já cresciam, você não deve plantar limo.
A semeadura é realizada na primavera. Isso deve ser feito após o fim do derretimento da neve. Para fazer isso, você precisa fazer várias ranhuras idênticas no jardim. Cada um deles não deve ter mais de dois centímetros de profundidade. A distância entre as linhas deve ser entre 30-40 cm. Após a semeadura, a cama é coberta com filme plástico. Nessas condições, as mudas germinam muito mais rápido. Só será possível retirá-lo após o surgimento dos primeiros brotos no local.
Recomenda-se diluir as mudas emergentes. A distância entre as plantas adultas deve ser de 15 cm, neste caso, elas terão nutrientes suficientes para o desenvolvimento normal.
Mudas
Este método de plantio também é popular entre os jardineiros. A semeadura das mudas é feita no início da primavera. Prepare-os da mesma forma que no caso anterior. As sementes são plantadas em pequenos vasos. As ranhuras não devem ser muito profundas. Antes de plantar as sementes, o solo é bem regado com água morna. Após o plantio - pulverizado com um borrifador.
Em seguida, o recipiente é coberto com um filme transparente ou vidro. Ele é removido somente depois que os primeiros brotos aparecem nos vasos.
O plantio de mudas jovens no solo é no meio da primavera. Vale lembrar que a cultura tem medo de geadas. Portanto, devemos esperar que a temperatura suba para 13-15 graus. Nesse momento, as mudas já estarão bem grandes e fortes. Para facilitar a adaptação das mudas à geada, elas precisam ser previamente endurecidas. Para isso, desde os primeiros dias da primavera, os vasos de ervas são levados para o quintal. Para começar, ele é deixado lá por apenas alguns minutos.No futuro, as mudas podem ficar ao ar livre o dia todo.
Vale a pena replantar mudas nos canteiros preparados no outono. O solo deve ser solto e nutritivo. As camas, como no caso anterior, estão localizadas a uma distância de 30-35 centímetros umas das outras. Após o plantio das mudas, o solo deve ser regado com água morna e estável.
Ao dividir o arbusto
Este método de propagação de plantas verdes é adequado para arbustos a partir dos três anos. Eles devem ser saudáveis e fortes. É melhor dividir o arbusto no outono. Nesse caso, na primavera, ele já dará os primeiros greens.
O processo de divisão de um arbusto consiste em algumas etapas simples.
- Primeiro você precisa cavar um arbusto do solo. Recomenda-se fazer isso à noite.
- Em seguida, o arbusto deve ser dividido em várias partes. Isso pode ser feito com uma faca ou pá afiada. Normalmente, a cebola é dividida em 2-3 partes.
- As raízes precisam ser ligeiramente encurtadas. Você não deve cortá-los muito. Isso só vai prejudicar a planta.
- Depois disso, partes individuais do arbusto devem ser plantadas nas covas preparadas com antecedência. Eles não devem ser muito profundos.
- Em seguida, cada arbusto deve ser borrifado com uma pequena quantidade de terra e bem regado.
Esse transplante tem um efeito positivo na condição da planta. Após esse procedimento, a cebola frutifica com mais abundância. As características de sabor dos verdes são significativamente melhoradas.
Cuidado
A cebola gosmenta é uma planta bastante despretensiosa. Mas ele também precisa de alguns cuidados.
Rega
A rega regular afeta o sabor da cebola. Se as plantas não receberem umidade suficiente, sua folhagem ficará dura e sem gosto. Portanto, é muito importante monitorar a condição do solo. Não deve secar e rachar.
Deve ser lembrado que a lesma reage mal ao excesso de umidade. É importante garantir que a umidade não se acumule nas raízes. Isso pode levar ao apodrecimento da raiz e à morte da cebola.
Recomenda-se regar as plantas com água morna. É melhor fazer isso de manhã cedo ou à noite. No final de agosto, a rega deve ser interrompida.
Top curativo
Pela primeira vez, as cebolas são alimentadas no início da estação de crescimento. Durante este tempo, os jardineiros costumam usar fertilizantes orgânicos. Pode ser verbasco, diluído na proporção de 1 a 10 ou frango, diluído na proporção de 1 a 20. Não se pode usar produtos mais concentrados. Também é melhor aplicar fertilizantes orgânicos à noite. Após a alimentação, as cebolas viscosas são regadas abundantemente.
No futuro, as plantas podem ser alimentadas com potássio e fósforo. Isso geralmente é feito após o corte da folhagem verde. Essa alimentação permite que as plantas se recuperem rapidamente. No verão, a cebola também pode ser alimentada com uréia.
Afrouxamento e cobertura morta
Para que não se forme uma crosta densa na superfície da terra, é recomendável soltar bem o solo após a rega. Após a remoção de ervas daninhas, os nutrientes e o ar fluem mais facilmente para o rizoma. Além disso, o afrouxamento regular evita o crescimento de ervas daninhas.
Para passar menos tempo removendo ervas daninhas da área, os canteiros podem ser cobertos com cobertura morta. Normalmente, húmus ou grama seca são usados para essa finalidade.
Transferir
Se a cebola crescer por muito tempo em uma área, com o tempo, ela pode ser transplantada para outro lugar. Além disso, limo cultivado em casa pode ser cultivado no parapeito da janela. Nesse caso, verduras saborosas estarão sempre à mão.
É melhor replantar as cebolas no outono. As plantas com 2-3 anos são adequadas para este fim. Para começar, a folhagem é cortada dos arbustos. Em seguida, são escavadas com cuidado, com cuidado para não danificar o rizoma. Em seguida, as cebolas são transplantadas para pequenos potes ou recipientes com solo preparado. O contentor é levado para a cave ou para a varanda. Lá, a planta pode se adaptar a novas condições. Depois de alguns dias, ele pode ser levado para dentro de casa. A folhagem verde que pode ser consumida aparecerá nela em um mês.
As cebolas que crescem no peitoril da janela devem ser regadas regularmente. Também é importante garantir que não apareçam ervas daninhas próximas a ele.
Doenças e pragas
As cebolas viscosas raramente são atacadas por pragas. A mosca da cebola é perigosa para esta planta. Mas é muito fácil lidar com essa praga.
Normalmente, as plantas são simplesmente tratadas com água e sabão. Para seu preparo, um pedaço de sabão em pó é esfregado e diluído em 10 litros de água morna. Se houver muitas pragas no local, você pode usar inseticidas mais fortes em vez de um remédio popular. Para proteger os canteiros dessas pragas, as plantas podem ser polvilhadas com cinza de madeira ou pó de tabaco.
Para proteger as plantas de doenças fúngicas, eles são pulverizados com uma solução de permanganato de potássio. O mesmo produto é usado para processar seções.
Coleta e armazenamento
Os jardineiros coletam penas verdes várias vezes por temporada. Para obter mais colheita, recomenda-se não cortar as folhas, mas sim arrancá-las. Nesse caso, o arco se recupera mais rápido.
Você pode usar este tipo de vegetação durante todo o ano. As folhas verdes são regularmente cortadas e colhidas no verão. Novas folhas aparecem rapidamente no lugar dos cortes. Isso acontece em alguns dias.
A folhagem da cebola pode ser picada e fermentada. Mas a comida preparada desta forma não é muito saudável. Portanto, vale a pena colher folhagem verde de uma das seguintes maneiras.
- Congelando. As cebolas coletadas são lavadas em água corrente, secas e, em seguida, coletadas em fardos a granel e colocadas em sacos plásticos. Antes do uso, esse produto é descongelado à temperatura ambiente e, em seguida, adicionado a quaisquer pratos adequados. As cebolas podem ser armazenadas no congelador por vários meses. É colocado na geladeira apenas por 2 a 3 semanas. Também é armazenado em saquinhos.
- Congele em óleo. Cebolas congeladas também precisam ser lavadas e secas. Depois disso, a folhagem verde deve ser picada finamente. As verduras assim preparadas são colocadas em recipientes de plástico e despejadas por cima com qualquer legume ou manteiga. Nesse formulário, o produto é encaminhado para o freezer. Esses espaços em branco podem ser usados para temperar saladas, ou no processo de preparação de pratos quentes, bem como deliciosos pastéis.
- Secagem. Alguns jardineiros preferem não congelar as plantas verdes, mas sim secá-las. A folhagem é pré-embebida em solução preparada a partir de um litro de água e 2 colheres de sopa de sal. Após 5 minutos, a folhagem é esmagada e enviada ao forno, pré-aquecido a 50 graus, ou a um secador especial. Os produtos assim preparados são armazenados em sacos de papel ou potes de vidro. Você pode usar cebolas secas para fazer várias sopas.
Após o processamento, as plantas verdes não perdem suas propriedades benéficas. Portanto, a folhagem pode ser colhida para o inverno em grandes quantidades.
Até mesmo um jardineiro novato pode cultivar cebolas em seu terreno. O principal é seguir conselhos simples de pessoas mais experientes.
O comentário foi enviado com sucesso.