Cebolinhas e características de seu cultivo
As cebolinhas têm muitos nomes - de cebolas inglesas a cebolas de inverno, de speed a trimbulk. Também é chamada de cebolinha, e essa planta perene comestível deve sua popularidade a uma variedade de nomes. Em algum lugar é grande, em algum lugar mais modesto, mas agora chegou a hora em que as cebolinhas olham com mais frequência para os locais domésticos.
descrição geral
É uma planta perene resistente à geada e amante da umidade, que pode ser cultivada em uma área por 5 a 6 anos. Existe uma cebola alpina (russa, europeia) e uma siberiana. O primeiro envolve arbustos com duzentos ramos, e sua pena é pequena, cresce muito rapidamente.
As cebolas siberianas têm de 30 a 50 ramos a menos, mas as folhas são mais endro e suportam com calma o inverno.
Descrição das cebolinhas:
-
sistema radicular fibroso bem desenvolvido, estendendo-se até o solo por 30 cm;
-
as raízes podem se entrelaçar entre si, assim como com o rizoma dos vizinhos, formando um gramado;
-
as penas são verdes, a saturação da cor depende da variedade - podem ser muito claras ou muito escuras, o comprimento da pena é de até 40 cm;
-
as folhas penugentas têm gosto amargo, o aroma de cebolas é muito sentido;
-
os canteiros em maio na fase de floração parecem muito bonitos, eles são comparados com rendas brancas, rosa ou lilás, portanto, tal arco freqüentemente aparece em canteiros de flores como flores.
Folhas verdes brilhantes são enroladas em tubos - isso distingue a cebola sibuleto (outro nome para a planta). No segundo ano de plantio, uma flecha de flor cresce de cada bulbo, e florescerá anualmente em uma planta perene. Se o arbusto já tem 3-4 anos, o número de hastes chega a cem, e também haverá muitas inflorescências. As flores que desabrocham no final da primavera deliciam-se com sua beleza até agosto. E então as sementes são formadas nos guarda-chuvas, que ficarão pretas no final do verão.
Origem
A pátria da planta é a China e a Mongólia, ou melhor, os territórios do norte desses países. Na natureza, ela cresce ativamente na Índia, outras regiões asiáticas e também ocorre na América do Norte e na Europa. Mas esta planta é relativamente fácil de se adaptar a um novo habitat.
O cuidado é mínimo, o que significa que pode ser cultivado em quase todos os lugares. Mas se esta é uma região árida, a rega ainda deve ser regular.
As melhores variedades
Tudo é relativo - a escolha da variedade depende da força e experiência do jardineiro, em que região vai crescer a cebola, dos requisitos (principalmente decorativos) que lhe são impostos.
Uma breve descrição das variedades em demanda.
-
Elvi. Uma planta perene que muitas vezes pode ser encontrada na Escandinávia. É a única cultivar com flores brancas.
- Chemal. Em 1 metro quadrado, dará 6 kg de vegetação por temporada. Possui arbustos ramificados e grandes, a pena chega a meio metro de altura. As folhas terão gosto de ilhas.
- Planta de mel. Provavelmente a variedade mais popular de cebolinha, tem arbustos densos e penas de sabor meio afiado. Produz uma boa colheita, cerca de 5 cortes.
Muitas vezes é cultivada na periferia, porque a variedade tem boa resistência ao oídio, que é notoriamente popular nesta região.
- Açafrão. E suas folhas crescem muito rapidamente. A safra vai dar 4 anos, crescendo no mesmo solo.
- Primavera. Amadurece em um mês, o arbusto é alto e poderoso. A principal diferença de outras variedades são as folhas fracamente afiadas. A planta tem a maior robustez no inverno.
- Albion. Esta cebolinha tem arbustos grandes com uma centena e meia de ramos, comprimento da pena - 40 cm. O sabor é picante.Dá 5 cortes por temporada.
Claro, não se pode limitar apenas a esta lista de variedades. Você pode tentar, pesquisar, experimentar: a cultura não é caprichosa, especialmente bonita durante o período de floração.
Aterrissagem
Você pode semear diretamente no solo, pode dividir o arbusto, mas também há uma terceira opção. E agora sobre cada um em ordem.
Sementes
Quem cultiva este tipo de cebola há mais de uma safra, via de regra, utiliza suas próprias sementes. Mas você pode comprá-los na loja. As sementes também brotarão secas, mas serão úteis para ajudar no processo: são despejados com água (só não tome água muito fria), deixados por 24 horas, trocando o líquido várias vezes. Depois de embebidas, as sementes são colocadas sobre tecidos ou papel toalha, secas para que fluam livremente novamente. Então você pode semear.
As sementes geralmente são enviadas para o jardim na primavera e, se a região for ao sul, você pode fazer isso antes do inverno. Se for no outono, então você precisa tirar sementes secas, semeá-las com 2 cm de profundidade, cubra-as com cobertura morta (serragem ou folhas caídas). E eles fazem isso antes do início da geada. Na primavera, a cobertura morta é removida e as sementes germinam mais rápido. Mesmo assim, a semeadura na primavera é muito mais popular, e eles fazem isso, por exemplo, na faixa do meio, em meados de abril. Primeiro, as ranhuras são preparadas e regadas. Em seguida, as sementes são baixadas para eles: é possível em várias dessas linhas de ranhuras no jardim, é possível em uma.
Importante! Se o canteiro é organizado por um ano, é melhor plantar mudas, semeá-lo bem. Se a colheita está prevista para o ano que vem, e o plantio for eliminado, a semeadura será mais livre. O espaçamento entre linhas é de 30 cm.
Você pode esperar filmagens em uma semana e meia. Quando se forma um par de folhas, é preciso desbastar as folhas, fica uma distância de 8 cm na fileira. Depois de desbastar novamente, quando o arbusto verde estiver pronto para o transplante, a distância crescerá para pelo menos 15 cm. E quanto mais tempo a cebola vive neste local, maior deve ser a distância entre os arbustos.
Ao dividir o arbusto
Este método é acessível e simples, sendo o preferido por muitos jardineiros. No início ou no final da temporada, é desenterrado um arbusto que será dividido. Remova 5 ou 6 lâmpadas da amostra. E eles vão para um buraco pré-preparado. No final, eles precisam ser regados. Então você pode plantar cebolinhas, que já cresceram no local e estão prontas para criar.
Destilação
Este é o terceiro método de pouso. As plantas bulbosas, em princípio, se prestam bem ao forçar, no inverno, produzidas em casa. Forçar envolve várias etapas: na queda, vários gramados devem ser separados de um arbusto adulto, cada um com 5 cebolas. As folhas e os caules das flechas devem ser cortados e as raízes aparadas com tesouras esterilizadas. Esses gramados precisam ser plantados em um recipiente espaçoso, você pode plantá-los em vasos individuais. Em seguida, as plantas são regadas e os recipientes são enviados para um porão ventilado.
Se não houver porão, a prateleira de baixo da geladeira servirá.
Em dezembro, os recipientes devem ser retirados de um local frio e, após o período de hibernação, irão para uma janela leve. Eles devem ser regados com água morna. Assim, você pode estimular a vegetação da cultura, que começará a crescer rapidamente com folhas penugentas. Após 2 semanas, as primeiras penas já podem ser arrancadas e comidas. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido eles crescerão. Se o crescimento precisa ser desacelerado, os potes são enviados para onde a temperatura está em torno de 12 graus (em uma varanda envidraçada, por exemplo).
Cuidado crescente
Este é o mais simples, já que praticamente não existem artimanhas do cultivo agrícola que cresce a céu aberto. Regar é a principal coisa que um arco precisa. Seja uma cebola cultivada em casa, amadurecendo em um vaso para mudas, ou qualquer outra. Schnitt é realmente considerado uma cultura que adora umidade. Se você não permitir que seque, você pode fazer uma rica colheita. Mesmo assim, as raízes não são tão fortes como nas culturas mais poderosas e, em pouco tempo sem água, podem murchar.
A cobertura é importante para a estação de crescimento da cultura. A primeira é realizada em maio, com rebrota ativa das folhas. Uma composição com nitrogênio, potássio e fósforo é adequada.Normalmente eles levam nitrato de potássio, fosfato de potássio, bem como ureia, superfosfato. Tudo é feito estritamente de acordo com as instruções - a superalimentação pode destruir a planta, e a subalimentação não surtirá efeito. A segunda alimentação obrigatória deve ser em setembro, um mês antes da cebolinha ir embora para o sono de inverno. Aqui já é mais importante adquirir formulações com magnésio, ferro, cobre, zinco, enxofre, selênio. E, portanto, fertilizantes complexos são mais adequados.
Bem, a terceira alimentação é feita à vontade e, ao contrário, é necessária para aqueles que cultivam cebolinhas para a floração. Em seguida, deve ser realizada em julho ou agosto. São utilizadas as preparações da série fósforo-potássio. Qualquer alimentação é realizada após a chuva ou após rega significativa. O tempo deve ser seco, mas não ensolarado. Por cerca de uma semana após a alimentação, é melhor não cortar a pena para comer.
Doenças e pragas
Isso não é uma doença, mas ainda assim um fenômeno inseguro - acontece que conforme o shnit cresce, ou quando as raízes são lavadas bulbos de plantas estão expostos... Em seguida, eles são cuidadosamente polvilhados com turfa, solo de jardim ou húmus. Desta forma, você pode evitar o ressecamento do bulbo.
E, em geral, a planta não pode ser chamada de dolorosa. São tantos fitoncidas que ele quase não tem medo das adversidades (também cuida dos vizinhos). Mas ainda não há garantia total da ausência de doenças. E pode ser atacado pelo oídio e ferrugem, pois esses fungos são extremamente ativos. O oídio pode ser diagnosticado pelas manchas verdes claras na pena, que estruturalmente se parecem com farinha, daí o nome.
Se você iniciar o processo, as manchas ficam marrons, as folhas morrem.
A ferrugem aparece como manchas de tonalidade vermelho-amarronzada, bem como inchaços característicos. E esses esporos são especialmente perigosos porque se espalham muito rapidamente. Talvez toda a plantação seja arruinada por tal doença. Os fungicidas ajudam na luta contra os fungos. E se contar com prevenção, é a colheita das folhas no outono. Os esporos que permanecem neles não morrem no inverno, na primavera eles "acordam" e são levados para um ataque no desembarque.
Dentre as pragas, os tripes podem ser considerados perigosos. Eles podem danificar toda a pena do arco, até a parte subterrânea. As cebolas devem ser arrancadas, não deixe vegetação em buracos para o inverno. Se uma praga for encontrada, absolutamente todo o material infectado é queimado. Os acaricidas funcionam bem contra insetos. Pois bem, a prevenção de danos por essas pragas está no condicionamento do material que está sendo plantado, bem como na pulverização dos arbustos com o líquido bordalês.
Aplicação em paisagismo
Os gramados e gramados no local ficarão muito mais coloridos com brilhantes cabeças de cebolinha. Lilás e púrpura são os mais populares e podem ser vistos com mais frequência no jardim. Mas as variedades com cabeças brancas parecem especialmente delicadas. E como os botões desabrocham no final de maio, o início do verão será saudado com uma floração rápida - é muito bonito.
E também shnitt se apaixonou por aqueles que são ativos no Instagram: este produto é muito fotogênico. Como uma borda em um caminho de jardim, parece mais chique do que muitas flores de jardim. Em um cacho sobre uma tábua de madeira, fica bem fofo, assim como um pequeno corte de cebolinha chama a atenção na foto. Em uma palavra, nas realidades modernas, a demanda por ela cresce.
Vale ressaltar que um produto tão bonito e apimentado pode ser cultivado sem gastos perceptíveis, sem cuidados complicados, e até mesmo nas regiões do norte.
Boa sorte em crescer!
O comentário foi enviado com sucesso.