Chalotas e características de seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Diferenças das cebolas
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Coleta e armazenamento

A chalota é uma erva única que combina os benefícios da cebola e da cebola. Seus frutos são utilizados no preparo de diversos pratos e são adequados para armazenamento por longos períodos. Portanto, muitos jardineiros desejam plantá-lo em seu site.

descrição geral

Esta planta é popularmente conhecida como cebolas familiares, de nidificação e Old Believer, bem como kuschevka ou kvochka. Chalota é um tipo de cebola. Inicialmente, era distribuído apenas no Oriente Médio. Na Europa, eles conheceram essa planta em meados do século XIII, mas ela não teve ampla distribuição.

Só com o tempo, eles começaram a usá-lo para preparar vários pratos.

Chalotas são uma planta bienal. Suas principais características são um curto período de maturação, alto rendimento e boa resistência à geada. É possível cultivar chalotas tanto em regiões quentes como em regiões frias.

O sistema radicular desta planta é fracamente ramificado. É superficial. A folhagem da cebola é fina e verde clara. Em comprimento, pode crescer até 25 centímetros. As cebolas verdes parecem muito bonitas. Os bulbos que se formam no subsolo lembram cabeças de alho. Um ninho inteiro de 5-20 espécimes filhas é formado em torno de um bulbo-mãe. A forma e a cor dos bulbos dependem das características varietais da planta.

Diferenças das cebolas

Tendo decidido plantar chalotas em seu local, você precisa entender como ela difere das cebolas comuns.

  • Folhagem. As penas verdes da chalota estão se espalhando. Os verdes começam a se formar após a formação da cabeça. Muitas vezes, essas cebolas são cultivadas em uma estufa para penas. Com os devidos cuidados, você pode obter verduras suculentas já em fevereiro.

  • Forma do bulbo. O formato do nabo nas chalotas é mais alongado. As lâmpadas são muito pequenas. A cor depende das características da variedade e do local onde a cebola cresce. Assim, nas regiões do norte, os nabos são amarelados, nas regiões do sul são roxos claros.
  • Gosto. A maioria das pessoas valoriza as chalotas precisamente pelo seu gosto. Suas deliciosas verduras suculentas são amplamente utilizadas em saladas e sopas frescas. Os bulbos são usados ​​para preparar pratos principais e acompanhamentos.
  • Cheiro. Chalotas não têm um odor forte e desagradável. Seu aroma é adocicado e levemente picante. É por isso que as chalotas são comidas mesmo por aqueles que não comem cebolas normais por causa do cheiro.

Conhecendo essas características da planta, muitos jardineiros ficam felizes em plantar chalotas em vez de cebolas ou próximo a elas.

Aterrissagem

O plantio de chalotas é recomendado após o derretimento da neve. Nas regiões sul, é plantada no final do inverno, na faixa do meio - no meio da primavera.

Ao escolher um local para canteiros de cebola, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Qualidade do solo. Chalotas crescem melhor em áreas com solo fértil e bem solto. Sua acidez não deve ser aumentada. Recomenda-se escolher áreas com lençóis freáticos profundos. Caso contrário, as raízes da planta apodrecerão.
  2. Iluminação. Para que a planta se desenvolva bem e sua folhagem permaneça sempre suculenta e verde, a cebola deve ser plantada em áreas bem iluminadas. A chalota fica muito pior à sombra.

  3. Rotação de colheitas. Se você seguir as regras de rotação de culturas, as plantas ficarão doentes com menos frequência. Ao mesmo tempo, também será possível obter uma melhor colheita. Recomenda-se plantar chalotas após as leguminosas.É neste caso que o jardineiro terá menos problemas com o cultivo de cebolas. Representantes da erva-moura ou abóbora também são considerados bons antecessores para ele. Mas depois de cenouras, beterrabas e alho, não é altamente recomendável plantar chalotas.

  4. Vizinhos. Escolher os vizinhos de chalotas certos é tão importante quanto. Esta planta geralmente é plantada ao lado de cenouras, rabanetes ou morangos. As fileiras de cebolas podem ser alternadas com as fileiras de salada verde.

Antes de semear chalotas, o local deve ser desenterrado. Isso permite que você se livre de restos de ervas daninhas e ovos de pragas. Além disso, esse procedimento satura a Terra com oxigênio. No processo de escavação do local, estrume, composto ou cinza de madeira são colocados no solo.

Se a cebola for plantada no outono, o solo é preparado dessa forma em agosto. Eles começam a se preparar para o plantio de chalotas na primavera em meados do outono.

Para plantar chalotas, você pode usar sementes e conjuntos.

Plantio de sementes

Para o plantio de chalotas, vale a pena usar sementes de qualidade. Eles devem ser frescos e não danificados por mofo ou podridão. Antes do plantio, o material de plantio é envolto em um pano úmido. Nesse formulário, é deixado por dois dias. De vez em quando, o tecido deve ser irrigado com um borrifador. Não deve secar.

As sementes assim preparadas são semeadas no solo aquecido. A profundidade das ranhuras da cebola deve ser de até três centímetros. Após a semeadura, as fileiras são polvilhadas com uma fina camada de solo solto.

Usando sevka

Também é recomendável resolver o sevok antes de plantar. Para o plantio no local, são utilizados apenas bulbos saudáveis ​​e bem secos. Eles não devem ser muito grandes, mas não muito pequenos.

Sevok deve ser seco antes do plantio. Para isso, é colocado ao lado dos dispositivos de aquecimento ou diretamente no radiador. Nesta forma, a cebola é deixada vários dias. Isso permite que a planta “desperte” e acelere o processo de aparecimento de brotos verdes. Em vez disso, as lâmpadas também podem ser colocadas em um recipiente e cobertas com água aquecida por alguns minutos.

O sevok aquecido é cuidadosamente plantado nas ranhuras preparadas. Não vale a pena enterrar profundamente as lâmpadas no chão.

Cuidado

Cultivar chalotas ao ar livre não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. A agrotecnologia vegetal consiste nas seguintes atividades.

Rega

Regue as plantas com cuidado. O alagamento do solo não deve ser permitido. Isso pode levar ao apodrecimento dos bulbos e ao desenvolvimento de muitas doenças fúngicas. Se o tempo estiver chuvoso, não há necessidade de regar as camas. Em uma seca, o local é irrigado a cada poucos dias. A água para irrigação é usada macia e sedimentada.

Se as chalotas são cultivadas para penas, ao regar, você precisa se concentrar no estado da vegetação. Não deve ficar amarelo ou secar.

Capina

O afrouxamento da área geralmente é realizado imediatamente após a rega. Assim, o jardineiro evita a formação de uma crosta. Além disso, ele precisa remover todas as ervas daninhas do local. Afinal, eles são capazes de abafar o arco. Por causa disso, tanto as verduras quanto as cabeças ficarão muito fracas e sem gosto.

Desbaste

Ao cultivar chalotas para uma cebola grande, é importante diluí-la em tempo hábil. O excesso de verduras é removido em meados do verão. As plantas colhidas não precisam ser jogadas fora. Eles geralmente são usados ​​para preparar vários pratos.

Top curativo

Chalotas geralmente são alimentadas duas vezes por temporada. Pela primeira vez, isso é feito uma semana e meia após o aparecimento dos primeiros brotos. Neste momento, fertilizantes orgânicos com alto teor de nitrogênio são normalmente usados. Pode ser uma solução fraca de frango ou infusão de ervas.

Durante a formação das cabeças, as plantas são alimentadas com fertilizantes potássicos. Essa alimentação tem um efeito positivo nas características de sabor da cebola.

A chalota plantada antes do inverno é alimentada na primavera, depois que a neve derrete.

Reprodução

Chalotas são mais frequentemente propagadas vegetativamente. Os bulbos coletados após a colheita são cuidadosamente secos e armazenados até o próximo ano. Com eles, você pode multiplicar a cebola sem perder suas características varietais.

As sementes são usadas com muito menos frequência para criar essas plantas. Colecioná-los sozinho é bastante difícil. O fato é que as chalotas raramente disparam e florescem. Além disso, o material de plantio não germina bem.

Doenças e pragas

Ao plantar chalotas em seu local, você precisa saber com antecedência sobre as pragas que representam um perigo para esta cultura.

  1. Mosca da cebola. Esses insetos aparecem no local na primavera. Nesta altura, a folhagem da cebola começa a ficar branca e a murchar. Percebendo isso, o jardineiro deve tratar os próprios arbustos e o solo ao redor deles com cinza de madeira.

  2. Nematóide. Esta é outra praga que representa uma ameaça para a maioria das variedades de cebolas. A atividade desse inseto causa uma rápida curvatura da parte inferior do bulbo principal. Para não perder a colheita, o jardineiro precisa desenterrar todas as plantas afetadas e destruí-las.

  3. Aphid. Pequenos insetos se instalam na folhagem verde e começam a sugar seus sucos. Livrar-se dos pulgões pode ser difícil. Mas, para combater os insetos, é perfeitamente possível usar remédios populares. Como regra, as plantas são pulverizadas com infusão de solanácea ou decocção de pimenta. Se houver muitas pragas no local, as chalotas são tratadas com "Verticilina". Aplique de acordo com as instruções.

As doenças fúngicas também são perigosas para as plantas jovens.

  1. Oídio. Esta é uma das doenças mais comuns. Afeta não só a cebola, mas também as plantas da vizinhança. Ao mesmo tempo, os verdes são cobertos por uma densa floração branca e pulverulenta. As plantas doentes parecem ter sido encharcadas com argamassa de cal. Para combater o oídio, você pode usar remédios populares. Normalmente os jardineiros borrifam os arbustos com uma solução de cinza de madeira.

  2. Peronosporose. Esta doença pode matar a cebola inteira muito rapidamente. É muito fácil perceber isso. Manchas amarelas ou marrons aparecem na folhagem verde. Com o tempo, eles se fundem. Recomenda-se pulverizar as plantas doentes com uma solução de mistura de bordeaux. Para conseguir a destruição completa da doença, é necessário pulverizar não só a folhagem, mas também o solo próximo às plantas.

  3. Fusarium murchando. A causa do desenvolvimento desta doença é geralmente a umidade elevada. O arco fica mais lento no desenvolvimento. Suas penas ficam amarelas e murcham. Eles mostram esporos de fungos vermelhos brilhantes. É muito difícil combater o fusarium. As plantas afetadas devem ser removidas e destruídas. O local é então pulverizado com "Fitosporina".

Para não perder o momento em que as plantas ainda podem ser salvas, os canteiros devem ser inspecionados regularmente.

Coleta e armazenamento

Vale a pena começar a colher as chalotas imediatamente após as folhas se alojarem. Se o momento certo for perdido, as lâmpadas não armazenarão bem. A colheita das cebolas maduras precoces costuma ser feita em julho. As variedades intermediárias são colhidas em agosto.

Após a coleta, os bulbos são limpos de sujeira e colocados nos canteiros por vários dias. Lá eles amadurecem e secam. Após alguns dias, a folhagem seca é separada das cabeças. Chalotas podem ser armazenadas de várias maneiras.

  1. Em caixas. Cebolas desidratadas e descascadas podem ser colocadas em caixas. Desta forma, a colheita ficará bem armazenada tanto na cave ou cave, como numa varanda normal.

  2. Em tranças. A folhagem seca não precisa ser aparada após a colheita das cebolas. As folhas podem ser tecidas em tranças. Eles são compactos em tamanho e podem ser armazenados em prateleiras ou racks.

  3. Na geladeira. Uma pequena porção da colheita pode ser colocada no compartimento de vegetais. As cebolas geralmente são armazenadas lá, que serão consumidas em um futuro próximo.

  4. No freezer. Cebolas descascadas também podem ser armazenadas no congelador. Neste caso, é pré-cortado e umedecido. Em seguida, as cebolas são colocadas em recipientes plásticos e enviadas para freezers. Penas verdes podem ser congeladas da mesma maneira. As cebolas congeladas não perdem suas propriedades benéficas.

Conhecendo todas as informações necessárias sobre chalotas, qualquer pessoa pode cultivá-la em seu site.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário