Qual é a aparência da cebola da família e como cultivá-la?
Muitos horticultores ignoram o plantio de cebolas familiares, mas essa é a cultura que vai ajudar a usar a terra de forma racional e sempre fornecer vitaminas na forma de ervas ou de uma verdura saudável. Esta variedade de cebolas tem muitas vantagens e o conhecimento das regras de plantação e cuidados com a mesma permitirá que os jardineiros mudem de atitude em relação à cebola da família.
Com o artigo, você aprenderá como e quando plantar esse tipo de vegetal multiprimordial, quais variedades são melhor cultivadas para obter penas e quais produzem bulbos maiores. Por que chamam a família da cebola, como cuidar das plantações e como armazenar a safra.
descrição geral
O arco familiar recebe este nome pelo facto de formar uma cabeça em forma de ninho com várias cebolas pequenas. Em um desses ninhos, dependendo da variedade e das condições de crescimento, pode haver de 3 a 12 cebolas, e essa cabeça pode pesar na faixa de 150-250 g. Essas cabeças de cebola podem ter vários formatos - nem sempre são redondas, ovais ou oblongas, mas também opções paralelepipédicas. Além disso, dependendo das características varietais, a cebola da família é coberta por finas cascas de vários tons - de escamas douradas a rosa-púrpura. O laço familiar avermelhado é muito comum.
A polpa também difere na cor (branca, rosada), mas sempre tem uma estrutura suculenta e delicada. Este tipo de cebola dá verduras muito finas e suculentas, que não ficam grosseiras por muito tempo e têm um sabor picante, e a pena pode crescer até meio metro de altura. As vantagens da variedade incluem:
- alta produtividade;
- maturidade rápida (a partir de 50 dias);
- falta de tiro;
- longa vida útil (pelo menos até a primavera, máximo - 1 ano);
- resistência a doenças;
- pouco exigente para as condições de cultivo e cuidados.
A cebola da família é cultivada para a obtenção de massa verde e bulbos, que são utilizados na preparação de saladas, marinadas e conservas. Para obter uma colheita decente de bulbos e penas, é importante escolher a variedade certa dessa cultura de cebola.
Variedades populares
Cada tipo de cebola da família tem suas próprias características. Vamos considerar as melhores variedades e as mais populares.
- As cebolas "Monastyrsky" são classificadas como variedades precoces. Acredita-se que sua terra natal seja a província de Kostroma. Cresce de forma arredondada e alongada, pesando até 70 g com 8 bolbos no ninho. Esta é uma cebola ligeiramente picante com uma casca rosada e polpa branco-rosada.
- Variedade "Ryzhik" maturação tardia média. Produz bulbos oblongos (até 10 por cabeça, pesando 55-70 g) com polpa branca e casca dourada brilhante. O sabor é picante.
- Variedade de seleção "Old Believer" da região de Vologda. Produz frutos de forma oblonga, de paladar picante. A cor da balança é amarelo cobre, há pelo menos 10 cebolas no ninho, pesando até 80 g.
- A variedade Pesandor distingue-se por um grande número de cabeças - até 20 peças. Bulbos com polpa roxa e sabor suave.
- "Grant" é uma variedade gigante com 12 cebolas na cabeça, que têm um sabor picante e carne suculenta. O peso de uma fruta é de 200 g. Também é bom para o cultivo em verduras.
- "Knyazhich" também é um arco bastante grande, formando até 10 cebolas de sabor agradável e que se distinguem pela suculência.
- A cebola vermelha da família "Prometheus" tem polpa branca como a neve em seu interior. É uma variedade suave com um sabor suave. O fruto redondo é composto por, pelo menos, 8 bolbos.
- A variedade "Albik" de maturação precoce destina-se mais à pena. Produz pequenos bulbos achatados e redondos com escamas amarelas.
- "Velikoustyugsky" o arco dá cabeças bastante grandes (até 10 peças) com um travo bastante picante.
- A variedade Kvochka produz grandes frutos de diversas cores, inclusive azuis. É usado ativamente na culinária de saladas e outros pratos.
Você precisa selecionar uma variedade de cebolas da família com base em suas preferências de sabor, bem como levando em consideração as características da região de cultivo. Portanto, para áreas frias é melhor escolher as variedades "Sprint", "Grasshopper", e para regiões quentes, "Kuban Yellow", "Rostov" e outras variedades são recomendadas.
Preparando-se para pousar
A preparação para o plantio de cebolas familiares, como outras culturas, é feita com antecedência. É aconselhável decidir no outono onde as "famílias" serão plantadas para começar a preparar o local antes do início das geadas.
Seleção de assento
Arco familiar adora ar, sol e umidade, respectivamente, você precisa escolher áreas bem ventiladas localizadas no lado ensolarado. Essa hortaliça não é tão caprichosa, mas ainda é melhor escolher um local com solo solto.
A estrutura uniforme do solo permitirá que a semente "respire" melhor, que germinará melhor em base solta. É possível criar artificialmente tais condições afrouxando a terra, mas é ideal escolher imediatamente essa estrutura, porque o solo entupido ainda será compactado com o tempo após o afrouxamento.
Priming
A partir do outono, é desejável enriquecer o solo com nutrientes, principalmente quando se trata de solos pobres. Húmus ou composto é adicionado ao solo na proporção de 5 kg por 1 metro quadrado, uréia e cinzas de madeira. Tudo isso é feito no outono e, com o início do calor da primavera, os canteiros são fertilizados com compostos contendo nitrogênio.
Para adicionar frouxidão ao solo argiloso, ele é diluído com uma mistura de areia grossa. As cebolas da família se dão bem em solos neutros em termos de ácido. Para reduzir o nível de acidez, adiciona-se ao solo farinha de dolomita ou lima apagada.
Material de plantio
Para obter uma excelente colheita de cebolas familiares, é necessário observar a época da semeadura e processar as mudas. O material de plantio é limpo de escamas secas e embebido em uma solução de sulfato de cobre (para 10 litros de água 1 colher de sopa. L. Vitríolo). As lâmpadas são mantidas por pelo menos 20 minutos. Em seguida, as mudas são “banhadas” em uma solução com fertilizantes complexos, após a retirada do talão seco (corte em escamas brancas). Os bulbos são deixados em local fresco antes do plantio para a germinação das raízes.
O ninho deve ser “descoberto”, se você colocar toda a cabeça da “família”, vai conseguir uma bagatela. Você pode cortar a cabeça ao meio e plantar ao meio, mas não com uma cebola inteira. Pratica-se o plantio de cebola de uma variedade familiar, plantada com sementes. Eles também são pré-tratados para o endurecimento, alimentação com soluções nutritivas e germinação.
Quando e como plantar?
O tipo de cebola com vários botões pode ser plantado antes do inverno (em outubro) e no início da primavera. É melhor cobrir as plantações de primavera com materiais especiais e removê-los após o aparecimento dos primeiros brotos, e os canteiros de inverno são protegidos com uma camada de turfa ou cobertura morta em forma de húmus. O horário de desembarque da "família" depende da região e das características climáticas da área. Na primavera, não é necessário esperar o calor: basta que a terra aqueça até +5 graus e você pode começar a trabalhar. Como regra, nessa hora do dia o termômetro já mostra + 10 ° С, e à noite a temperatura ainda é de -2 ° С.
Mudanças na temperatura "família" não são terríveis, o vegetal vai lentamente, mas vai crescer. Não é necessário plantar cebolas familiares muito cedo na primavera - ainda é indesejável que as geadas toquem nas plantações, mas mesmo que você se atrase, as plantas darão início a flechas. É correto plantar cebolas da família nas ranhuras dos canteiros, muitos optam por um esquema de plantio de bulbos em um padrão xadrez. Se você cultiva variedades per capita, a distância entre as cebolas deve ser mantida pelo menos 25 cm. Se as cebolas forem mais para a pena, então é suficiente deixar cerca de 15 cm de distância. O sevok é aprofundado no solo em 6 a 8 cm.Se essa distância não for observada, as raízes podem secar.
É importante não só respeitar a época de semeadura, escolher a variedade desejada, mas também cumprir as regras para os cuidados posteriores com o plantio de cebola.
As nuances do cuidado
Cultivar cebolas familiares ao ar livre não é uma tarefa tão difícil. Mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso, basta cuidar bem das plantações. Na maioria das vezes esta cultura é plantada para verdura - a presença de muitas cebolas no ninho dá uma pena chique, mas grandes cabeças de cebola podem ser cultivadas. Para isso, antes de mais nada, é preciso regar. Vamos considerar todas as nuances de cuidar das cebolas da família com mais detalhes.
Rega
Assim que as mudas atingirem 8 cm de altura, você pode começar a regá-las. Isso é feito no máximo uma vez por semana. Para umedecer as plantações de cebola da raça familiar, pelo menos 15-20 litros de água são despejados em cada metro quadrado de terra. É melhor usar água da chuva ou, em casos extremos, água decantada, mas não imediatamente do abastecimento de água. Por 3-5 dias, a água comum é insistida e então eles podem regar as cebolas da família. Antes de regar, é aconselhável que a água aqueça ao sol, a humidade fria pode causar doenças nas plantas.
Se, com bastante rega, os verdes começam a amarelar, não há necessidade de aumentar a quantidade de água - isto não acontece por falta de humidade, mas sim por falta de minerais. Basta borrifar as cinzas nos canteiros ou adicionar nitrato de amônio, e o problema vai desaparecer.
Mulching
O processo de cultivo pode ser simplificado se as plantações de cebola forem cobertas com cobertura morta em tempo hábil. Além de economizar na rega, a cobertura morta pode ajudar a prevenir o crescimento de ervas daninhas. E o próprio vegetal cresce melhor quando a umidade permanece no solo e a camada superior não é coberta por uma crosta.
Imediatamente após a rega ou após a chuva, cubra os canteiros de cebola da sua família usando a parte superior de outras culturas, apenas grama. É bom quando tem base de palha, feno ou serradura. Adequado para cobertura morta e "manta" de coníferas.
Top curativo
A fertilização especial não é necessária se o solo for preparado com antecedência de acordo com todas as regras acima. Mesmo assim, você pode ter que se alimentar nos subúrbios e em outras regiões se notar penas amareladas ou massa verde murchando. Isso pode acontecer por vários motivos e, para restaurar o plantio de cebola, você precisará de sal de potássio e nitrato de amônio. 15 ge 10 g, respectivamente, das composições indicadas devem ser diluídas em 10 litros de água. Esta solução é derramada sobre os canteiros de cebola da família para curar as plantas.
Se você tem sua própria granja, pode usar o estrume diluído em água na proporção de 1:20. Você pode fazer uma solução mais concentrada tomando uma proporção de 1:15, mas mesmo assim é melhor não arriscar se o murchamento não for significativo, para não queimar ainda mais os verdes.
Um jardineiro novato precisa saber que o bulbo não amadurece com o excesso de nitrogênio no solo, portanto, faça uma boa alimentação.
Afrouxamento
O afrouxamento é realizado no dia seguinte após a irrigação das plantações ou após a chuva. Em condições normais de tempo, é suficiente soltar os canteiros de cebola 4-5 vezes. Em tempo seco, este procedimento terá que ser realizado com mais freqüência para evitar a formação de crostas na superfície. Paralelamente ao afrouxamento, também pode ser feita a remoção de ervas daninhas.
Formação de ninho
Quando o objetivo é obter lâmpadas maiores, formam-se ninhos. Este procedimento começa no final de junho - início de julho. Como isso acontece:
- inspecione a cabeça, empurrando a terra para longe dela nas laterais;
- sobram apenas 4-5 cebolas, o resto é separado cuidadosamente sem danificar as raízes principais;
- as lâmpadas são polvilhadas com terra.
Isso geralmente é verdade quando o objetivo é cultivar cabeças de cebola para nutrição. Quando se trata de cultivar material de plantio verde para obter uma boa pena, então uma cabeça com bastante cebola é relevante.
Doenças e pragas
A "família" é considerada um vegetal resistente a doenças e pragas, mas ainda em um ambiente desfavorável pode se infectar com um fungo. Às vezes, criaturas nocivas infectam o arco familiar. Aqui estão várias opções de prevenção, proteção e tratamento.
- Se for encontrada podridão nos bulbos, é mais provável que seja Fusarium. O primeiro passo é interromper a rega e as cebolas são tratadas com sulfato de cobre a 1% ou oxicloreto de cobre em vez desta solução.
- Pó de tabaco e pimenta preta moída funcionam bem contra pragas (esses compostos são simplesmente borrifados nas camas).
- Uma solução profilática também é feita com 50 g de sabão em pó triturado (72%), 5 g de sulfato de cobre - tudo isso é diluído em 10 litros de água e as plantas são pulverizadas.
- Você também pode regar entre as fileiras com uma solução de sal (200 g de sal em um balde grande de água).
- Regue os próprios canteiros com infusão de hortelã-conífera. É necessário ferver folhas de hortelã e agulhas de pinheiro, insistir e água.
- Cenouras e malmequeres plantados perto das cebolas da família espantam as pragas.
O tipo de cebola da família é especialmente adorado pela mosca da cebola. Se, no entanto, ela ultrapassou a aterrissagem, você pode se livrar dela com drogas como "Mukhoed", "Iskra" e outras.
Colheita e armazenamento
Você precisa colher as cebolas da família mais perto de agosto - é nesse período que ela amadurece totalmente: as folhas murcham, o caule seca, a planta fica no chão. As cabeças neste ponto estão completamente “vestidas” com escamas. A colheita é desejável em climas quentes. É melhor deixar as cabeças no jardim até que estejam completamente secas. Se o clima não estiver favorável para esse processo, leve a safra para um abrigo suspenso. Deixe as plantas por 10 dias ao ar e secar, virando-as periodicamente.
Antes do armazenamento, você precisa cortar as raízes, retire as folhas secas. Você pode armazenar em casa de diferentes maneiras: em caixas e colocá-las no porão, você pode trançar os bulbos e pendurar tranças de cebola em uma sala fria e seca. A boa e velha maneira de armazenar cebolas nas meias ainda é relevante hoje. O laço familiar pode ser perfeitamente guardado no armário do apartamento, nas gavetas da cozinha ou na adega. Se a temperatura ambiente for de + 18-22 ° C com umidade de pelo menos 60%, essas são as condições ideais para armazenar cebolas familiares.
Para um porão, esta é uma temperatura de 0 a +4 graus com umidade máxima de 85%. Os bulbos são colocados em caixas de madeira ou plástico preenchidas com areia ou serragem. E para uma melhor troca de ar, pequenos orifícios são feitos no recipiente. Quando armazenado corretamente, este vegetal fornecerá vitaminas por muito tempo. A propósito, pode ser armazenado por 12 meses, mantendo todas as qualidades úteis. E tendo plantado uma cebola da família no outono, você já pode coletar uma pena no início da primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.