Depois do qual você pode plantar cebolas?

Contente
  1. Melhores predecessores
  2. Opções neutras
  3. Depois do qual você não pode plantar cebolas?

As cebolas são os vegetais de jardim mais populares. Para uma boa colheita, recomenda-se preparar com antecedência o local de plantio. É importante considerar que tipo de cultura foi cultivada neste local no ano passado.

O fato é que algumas plantas tiram do solo substâncias úteis, enquanto outras, ao contrário, enriquecem o solo. Tendo estudado as regras básicas para o cultivo de cebolas, você pode obter uma colheita realmente boa no outono.

Melhores predecessores

Existe uma categoria de jardineiros que tem um lugar específico no talhão para cada cultura, ou seja, todo ano depois de uma cebola na mesma horta, eles voltam a plantar cebola. Nesse caso, você definitivamente não deve esperar uma boa colheita - mesmo com os cuidados mais corretos. As cebolas esgotam o solo e acumulam certos tipos de patógenos nele. É categoricamente impossível plantar cebolas depois de cebolas. É melhor fornecer este local para o cultivo de safras como:

  • leguminosas;
  • raízes;
  • erva-moura;
  • abóbora.

Há um recurso importante aqui também. É necessário decidir com que finalidade a cebola é cultivada: para uma pena ou para um nabo. No primeiro caso, costumam ser plantadas antes do inverno, ou seja, cavam um canteiro no outono e já plantam sevok.

Desde o verão, o local ainda não descansou, portanto, os antecessores mais favoráveis ​​para a cebola, neste caso, são: plantas de adubo verde (com exceção do trevo), legumes, cereais e mostarda.

Uma boa opção são as plantas pertencentes à categoria de crescimento rápido: rabanetes, endro e outras verduras.

Cebola também pode ser plantada em um nabo após adubo verde. A vantagem deles é que eles enriquecem o solo com nitrogênio, elevando nutrientes profundamente arraigados para a camada superficial do solo. Você terá uma boa colheita se plantar cebolas na área onde as leguminosas eram cultivadas anteriormente.

A opção ideal para o plantio antes do inverno seria:

  • mostarda;
  • estupro;
  • centeio;
  • feijão e feijão.

Para o plantio de inverno, os antecessores mais favoráveis ​​são considerados: tomate, pepino, alface e repolho de várias variedades. Você pode plantar cebola depois de batata, mas neste caso, você precisa ter o máximo de cuidado possível. O fato é que esses vegetais têm doenças comuns. É por isso, se as batatas tiverem sido expostas a eles, existe um grande risco de contaminação da cebola. Como resultado, uma colheita ruim.

Opções neutras

Existem opções de cultivo neutras, após as quais você pode cultivar cebolas no jardim com segurança e esperar uma boa colheita. Essas plantas incluem morangos. Como regra, é considerado perene, então os jardineiros não têm pressa em mover arbustos de bagas de um lugar para outro.

Mas se aconteceu que no ano seguinte, por alguma razão, os morangos tiveram que ser "realocados" para outro lote, então nesta cama você pode cultivar com segurança cebolas de diferentes variedades em uma pena ou nabo. Você só precisa liberar completamente esse espaço dos arbustos e raízes dos morangos, desenterrá-lo bem, arrumar a cama. Se desejado, é permitido introduzir fertilizantes contendo nitrogênio. Após esses eventos, você pode plantar cebolas no outono ou na primavera. Com os devidos cuidados, será obtida uma colheita muito boa.

Além disso, o arco vai se sentir bem nessas camas, onde rabanete, rabanete e outras raízes semelhantes foram cultivadas mais cedo. Se falamos de um bairro adequado, novamente as opções mais favoráveis ​​são morangos e morangos. As cebolas são ótimas na vizinhança dessas plantações. Além disso, eles não têm doenças comuns, portanto, não podem afetar a produção uns dos outros de forma alguma.

Um bom vizinho para uma horta com cebolas é a cenoura. O fato é que esse vegetal luta bem contra a mosca da cebola, que pode prejudicar a colheita. Por isso, ao escolher um canteiro na primavera ou no outono, essa circunstância deve ser levada em consideração.

Depois do qual você não pode plantar cebolas?

Com uma rotação de cultura incorreta, o rendimento diminuirá várias vezes ao ano. Se você não seguir as regras, logo a colheita da cebola será escassa e os próprios vegetais serão pequenos e de má qualidade em termos de sabor.

Como já foi mencionado, é estritamente proibido plantar cebolas depois de cebolas. Este requisito tem várias explicações.

  • Nutrientes idênticos são retirados do solo... Em um ano, o solo não consegue repô-los de forma independente ou com a ajuda de cobertura.
  • A cebola predecessora pode adoecer. Os patógenos permanecerão no solo e alguns deles não morrerão nem mesmo durante o inverno. Se uma nova cebola for plantada no mesmo lugar, então, provavelmente, ela também será suscetível à mesma doença.

A mesma regra se aplica ao alho. Suas propriedades são semelhantes às cebolas. Ambas as culturas são suscetíveis a ataques dos mesmos patógenos, portanto, tanto o desembarque subseqüente quanto a vizinhança são altamente desencorajados. Alguns jardineiros têm opiniões diferentes sobre o alho. Eles acreditam que repele a mosca da cebola e o gorgulho. Este é realmente o caso. Mesmo assim, pode surgir competição entre duas culturas idênticas: uma delas começará a amarelar e murchar. Não é recomendável plantar cebolas depois dos girassóis.

Mas nem tudo depende da correção do vizinho e predecessor escolhido. A quantidade e a qualidade da safra estão amplamente relacionadas ao solo em que as mudas são plantadas. A cebola é amante de solos quentes, portanto, inicialmente para o plantio, é necessário escolher aquelas áreas que são bem aquecidas pelos raios solares ao longo do dia. Você também deve cuidar das características da Terra. Para este vegetal, solo moderadamente ácido, argiloso e moderadamente úmido será a opção ideal.

Não é altamente recomendável plantar este vegetal:

  • nas terras baixas, onde sempre é úmido e frio, pois apodrece e cresce mal;
  • em solo frio;
  • em solo ácido.

Se for selecionada uma área ensolarada adequada, mas as medições mostraram um nível de acidez muito alto, então este indicador pode ser alterado manualmente. Para isso, é necessário realizar o procedimento de calagem. Isso deve ser feito 2 anos antes do plantio pretendido dessa cultura no local. O processo de preparação do solo é o seguinte: os canteiros devem ser cavados com cuidado na baioneta de uma pá, remover todas as ervas daninhas disponíveis e fertilizar o solo.

O cálculo do fertilizante aplicado será o seguinte: misture 5 kg de esterco podre ou algum outro húmus com 1 kg de cinza. Estequal volume será necessário para cada metro quadrado de solo. Recomenda-se repetir o procedimento no próximo ano. E já no terceiro ano, o canteiro estará totalmente pronto para a semeadura. Nesse tipo de solo, você pode cultivar um vegetal tanto em uma pena quanto em um nabo. Durante o processo de fertilização, é muito importante não usar esterco fresco. O fato é que, para as cebolas, essa alimentação é praticamente destrutiva. Se o solo já foi fertilizado dessa forma, essa área será inadequada para cebolas nos próximos 3-4 anos.

As cebolas requerem rega moderadamente abundante... Quando o solo seca, a pena fica amarela e o nabo fica flácido e raso. Molhar muito a safra e, muitas vezes, fará com que apodreça. Se você seguir todas as condições de rotação de cultura, preparar bem o solo e cuidar bem da cultura, pode ter uma boa colheita a cada ano.

Além disso, não se esqueça das sementes de qualidade. Sevok é recomendado para ser comprado apenas de fabricantes confiáveis ​​e em lojas especializadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário