O que são cebolas selvagens e como cultivá-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução

Agora, os jardineiros e não apenas cultivam cerca de 130 tipos diferentes de cebolas selvagens. Algumas de suas variedades são utilizadas para fins decorativos, outras são utilizadas para alimentação, e uma grande parte é considerada planta medicinal. As flores de alguns exemplares são até utilizadas na floricultura, são utilizadas para decorar quartos. O artigo vai falar sobre quais são as características das cebolas selvagens, como elas diferem das cebolas comuns, bem como muitas outras nuances deste tópico.

O que é isso?

A cebola selvagem é uma cultura herbácea perene pertencente à família da cebola. Possui um pequeno bulbo cônico estreito, transformando-se em um rizoma, coberto por uma película fosca. Em média, o caule pode crescer até 50 cm de altura. A cebola tem várias folhas - geralmente 5 ou 6. Na maioria das variedades, as folhas são estreitas, bem espaçadas, até 4 mm de largura, retas. A inflorescência, muitas vezes na forma de um guarda-chuva, é multicolorida.

Esta planta (cebola selvagem) é cultivada principalmente para fins decorativos.... No entanto, agora alguns residentes de verão (embora em pequenos números) cultivam safras para consumo subsequente. A maioria das variedades floresce lindamente, o que pode ser visto no início da primavera, quando o resto das plantas ainda não acordou e não ganhou força. As cebolas selvagens florescem ativamente no final de maio. Antes da floração, as folhas da planta são verde-esmeralda, durante a floração perdem a cor e começam a amarelar. Durante o verão, as folhas ficam cada vez mais amarelas e as flores se transformam em bulbos.

Inicialmente, as cebolas selvagens cresceram no território da Europa moderna, a parte norte da Rússia e do Quirguistão, onde muitas de suas espécies crescem livre e independentemente. A cultura é onipresente atualmente, pois pode ser cultivada em quase qualquer lugar.

Visão geral da espécie

No total, existem cerca de 900 variedades de cebola, e uma grande proporção desse número são variedades silvestres. As cebolas selvagens são frequentemente chamadas de alho selvagem ou jusai. Isso não é inteiramente verdade. Essas denominações são apenas variedades de cebolas selvagens. Listadas abaixo estão apenas algumas das variedades mais conhecidas mais comumente consumidas ou usadas como plantas medicinais.

Pskemsky

Uma das variedades de cebola mais raras. Ela cresce principalmente na área do rio Pskem (no norte do Uzbequistão). É esta cebola selvagem que é considerada a progenitora de outras variedades de cebola. Agora está à beira da extinção.

Não é cultivado por jardineiros, em outras áreas é praticamente incomum.

Angular

É também chamado de alho de rato. Seu nome deve-se ao formato angular das sementes e do caule. Ela cresce em prados inundados e de várzea, bem como em margens de rios arenosos. Acima de tudo, esta cebola dos prados prefere crescer na Bielo-Rússia (na bacia do rio Pripyat), mas também pode ser encontrada na Europa, na Sibéria e nas montanhas da Ásia Central. Altura da planta - 20-50 cm, flores em forma de sinos de cor rosa ou ligeiramente rosada.

Altaico

Eles chamam de forma diferente cebolas de pedra e batun selvagem. A planta está listada no Livro Vermelho. Gosta de crescer em rochas, encostas pedregosas, taludes de entulho. Tolera bem a seca e geadas. Ela cresce principalmente na Ásia e na Rússia. Podem crescer até 70 cm de comprimento, as flores em forma de guarda-chuva são amarelas. É comido tão frequentemente quanto cebolas.

Usado como medicamento - possui propriedades bactericidas e tônicas.

Oshanina

Prefere regiões montanhosas da Ásia Central.Acima de tudo, parecem cebolas. Pode crescer até 30 cm, as folhas são tubulares. As flores são branco-esverdeadas, em forma de guarda-chuvas. Tolera bem o calor, o frio e a seca, gosta de muita luz. Contém óleos essenciais, sais minerais e vitamina C. Normalmente usado na culinária para decapagem.

Vitorioso

O arco vitorioso ou vitorioso cresce selvagem na Europa Central e do Sul, China, Canadá, Himalaia, Japão, Mongólia e até mesmo no Alasca. Eles são erroneamente chamados de alho selvagem. O nome correto é alho selvagem siberiano. Ama solos úmidos de florestas decíduas e coníferas... Esta cebola da floresta está incluída no Livro Vermelho de alguns países (mas não da Rússia). Difere no início da floração, floresce quase imediatamente após o derretimento da neve. Flores em forma de guarda-chuva verde, crescem até 70 cm de comprimento.

Ramson

Uma das variedades de cebola mais populares e difundidas no território nacional. Também é chamado de alho de urso e alho selvagem. Apenas as folhas novas desta variedade são comidas. Folhas com sabor a alho, de formato triangular, largas, semelhantes às folhas de um lírio do vale. As folhas novas têm um sabor a alho mais delicado do que as folhas comuns. Portanto, eles são frequentemente comidos.

Apesar de ser uma cebola do campo, ela adora solo úmido. É cultivado ativamente por jardineiros e cresce praticamente em toda a Rússia.

Skoroda

Também é chamado de cebolinha e cebolinha. Parece um pequeno arbusto com caules finos. Possui pedúnculos finos e inflorescência em forma de esfera. Mais frequentemente usado para fins decorativos. Na natureza, ela cresce em vales de rios ou áreas de sopé. Ela cresce até 60 cm, as flores são muito bonitas - roxas, em forma de pompons. As folhas são agradáveis ​​ao paladar, com pronunciado sabor a cebola.

Skalovy

Obviamente, prefere solos pedregosos. Também cresce nas estepes e em solos arenosos. Geralmente semelhante à cultivar anterior, mas com caule mais fino. As flores são da mesma cor, mas menos bonitas e visíveis.

Raramente é consumido, mas também raramente é usado para fins decorativos.

Estranho

Geralmente cresce perto de montanhas ou colinas, bem como nas imediações de florestas de carvalhos e florestas. Bastante difundido, é o dominante da cobertura de grama nas florestas do sopé.

É utilizado como alimento e como planta medicinal. Ela cresce até 20 cm de comprimento.

Sandy

Prefere desertos de areia. Eles também são chamados de cebolas do deserto. Ela cresce até 60 cm de comprimento. Os caules são ocos, alongados e ligeiramente largos. Flores em forma de hemisfério, verde-amarelo.

É usado como alimento, muitas vezes pela população que vive nas proximidades do local onde a cultura é cultivada.

Aterrissagem

É melhor plantar cebolas selvagens em áreas ensolaradas. Quanto mais luz a planta recebe, mais saturada fica a cor das folhas e flores.... Percebe-se que o arco selvagem, estando na sombra, morre rapidamente. Isso se aplica à vizinhança tanto com árvores e arbustos, quanto com vários tipos de toldos. A cebola selvagem tolera bem junto a outras plantas de baixo crescimento. Especialmente muitas vezes é plantado próximo a flores - papoulas, peônias, íris.

As espécies altas são melhor plantadas na parte de trás do terreno, enquanto as pequenas são melhor plantadas na frente. Isso é especialmente verdadeiro para variedades decorativas. Se a variedade tiver floração tardia, o plantio deve ser realizado entre abril e maio. A principal condição é atingir +10 graus. As cebolas de floração precoce são melhor plantadas no outono. Isso porque, após o plantio, a planta gasta toda a sua energia no enraizamento. Assim, na primavera, esse processo já estará concluído e as cebolas selvagens começarão a florescer sem gastar muito esforço.

Não é necessário plantar a planta em solo que retenha água. O solo no local de pouso deve permanecer sempre seco.

A profundidade da cova de plantio não deve ser muito profunda ou muito profunda. Deve ser aproximadamente igual a dois diâmetros do bulbo plantado. A distância ideal entre as plantas é de 50 cm.No entanto, você pode ver que os donos das parcelas plantam as plantas muito mais próximas umas das outras. É melhor evitar isso. Além disso, o rizoma da cultura tende a crescer.

Em geral, o plantio na região de Moscou não é diferente do plantio normal ou plantio em regiões quentes. Uma exceção pode ser um ano com um inverno anormalmente frio. Neste caso, o plantio da primavera deverá ser feito um pouco mais tarde. Uma planta recém-plantada precisará ser coberta durante o inverno para evitar que morra.

Nos Urais, as cebolas são plantadas no outono, geralmente em setembro. É nesta região que a cultura deve ser percorrida no inverno. É impossível plantar variedades comuns e termofílicas nessas regiões, resistentes apenas ao frio. Nem todas as variedades podem crescer na Sibéria e, para aumentar a probabilidade de sobrevivência, as plantas são plantadas no final da primavera.

O plantio dessa safra é muito semelhante ao plantio de uma cebola ou alho comum. Todas as recomendações para o plantio dessas duas safras podem ser aplicadas com segurança às safras silvestres.

Cuidado

Cuidar de uma colheita não é difícil, mas requer que certas ações sejam realizadas durante cada estação (exceto no inverno).

  1. Partida da primavera. Todas as manipulações de cuidados da primavera começam por volta da segunda quinzena de abril. Nesse período, a neve já havia derretido e as folhas da cebola já começaram a surgir do solo. Mesmo no outono, as cebolas precisam ser cobertas com gravetos para que a umidade seja retida no local de crescimento. Na primavera, todos esses ramos são removidos. Isso deve ser feito com cuidado, pois no processo é fácil danificar as folhas da cebola que já estão saindo do chão. Em seguida, a planta precisa ser alimentada levemente. A turfa é introduzida primeiro e depois a cinza. Deve-se lembrar também que não é possível cavar fundo no solo, pois as raízes da cebola decorativa estão muito próximas da superfície e se danificam facilmente. O resultado da introdução da turfa pode ser visto com relativa rapidez - em uma semana a cebola crescerá descontroladamente.
  2. Cuidados com as plantas no verão. No verão, você precisa remover as ervas daninhas ao redor das cebolas de vez em quando, arrancar as ervas daninhas do solo ao redor da planta antes de regá-la.
  3. No outono, a planta começa a se preparar para o inverno e não requer mais regas boas e regulares. A irrigação de suporte será suficiente. No outono, você também precisa soltar o solo e aplicar fertilizantes à base de potássio na forma líquida. Não é necessário cobrir a cultura para o inverno.

Em geral, a cultura é despretensiosa. O principal fator de cuidado é a rega. Depois de regadas, as cebolas murchas ganham vida quase que instantaneamente. Não regar a planta com muita abundância, pois isso pode levar ao apodrecimento dos bulbos. O transplante deve ser feito a cada 4 ou 5 anos. É melhor plantar cebolas selvagens em solo neutro.

Assim como outras plantas, as cebolas selvagens atacam várias doenças. Freqüentemente, a cultura sofre com a mosca da cebola (ácaro da raiz). Para prevenção, os bulbos são aquecidos antes do plantio. Outro método de lidar com o flagelo é a cinza ou pó de tabaco, que é espalhado no solo ao redor da planta. Auxilia no controle de pragas e tratamento de diclorvos. A cebola selvagem também costuma sofrer de fungos, principalmente de míldio. A planta começa a murchar, as folhas são cobertas por uma flor roxa. Combater o fungo pode ser simples e eficaz - você precisa tratá-lo com um fungicida e um líquido bordalês.

Se a planta for cultivada para consumo humano, pode ser colhida de 3 a 4 vezes por temporada com os devidos cuidados.

Métodos de reprodução

Cebolas selvagens são mais fáceis de propagar com bulbos derivados de sementes.... Para fazer isso, você precisa plantar as sementes no solo e esperar um ano. Nesse período, as sementes são transformadas em pequenas cebolas. Plante as sementes de forma que os bulbos possam ser colhidos na primavera. Os bulbos devem ter raízes e caule. O plantio em si é melhor no outono, em outubro. Os bulbos devem hibernar e, na primavera, darão os primeiros brotos. A reprodução de uma cultura dessa forma levará muito tempo. Além disso, a cebola florescerá somente após 4 ou 5 anos.Nem todas as variedades podem ser propagadas por sementes.

Outra forma de reproduzir é divisão do rizoma. Você pode propagar a planta só depois dos três anos. É após este período que começam a formar-se raízes secundárias na raiz principal, que podem ser cuidadosamente separadas da mãe e plantadas separadamente. Apenas cebolas do tipo arbusto podem ser propagadas por este método.

E também vale a pena notar propagação de lâmpadas (pequenas lâmpadas que se formam no pedúnculo). Os bulbos são plantados no solo no outono e brotam na primavera.

O método mais comum é o cultivo de lâmpadas (primeira opção). No entanto, as lâmpadas são frequentemente compradas e com muito menos frequência - são preparadas pelos próprios jardineiros. Se você agir por conta própria, imediatamente após desenterrá-los, seque-os completamente ao sol e mantenha-os por 12 horas a uma temperatura de cerca de 40 graus.

Em conclusão, deve-se notar que cebolas selvagens têm propriedades medicinais pronunciadas. Seu uso regular aumenta a imunidade, e uma dieta que inclui essa cultura é prescrita para tuberculose e várias outras doenças graves.

As folhas são geralmente usadas para alimentação e as sementes, bulbos ou inflorescências são usados ​​para fins medicinais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário