Como e como processar cebolas antes de plantar?
Cebola não é considerada uma cultura caprichosa de jardim. Mas para crescimento e desenvolvimento normais, ele precisa fornecer certas condições. Em primeiro lugar, as cebolas devem ser devidamente processadas antes do plantio no solo. Mesmo um jardineiro novato pode fazer isso sem problemas.
A necessidade de preparação
A preparação prévia das lâmpadas é necessária por várias razões ao mesmo tempo.
- Lâmpadas aumentam a imunidade... Graças ao processamento oportuno, as plantas sobrevivem melhor às mudanças de temperatura. Além disso, eles não têm medo de doenças e pragas comuns. Portanto, eles podem ser plantados em qualquer lugar.
- As plantas ficam mais fáceis de cuidar. Se você preparar os bulbos antes da semeadura, o jardineiro não terá que perder tempo capinando o local, assim como no controle de pragas.
- A qualidade da colheita aumenta. A preparação da pré-sementeira permite tornar o sabor dos bolbos mais agradável, e os próprios bolbos - guardados e adequados para transporte.
- As plantas se desenvolvem mais rápido... Usando vários estimulantes, você pode acelerar o crescimento de verdes suculentos e bulbos.
Se você preparar adequadamente a semente antes do plantio, o jardineiro obterá uma safra maior, gastando menos tempo e esforço no cultivo.
Ordenação
Primeiro, polvilhe a cebola em uma camada fina e seque bem. Neste caso, a temperatura ambiente deve estar dentro de 25 graus. As cebolas são secas durante 12-20 dias. Para evitar o sobreaquecimento da cebola, não deve ser deixada muito tempo junto a radiadores ou quaisquer outros aparelhos de aquecimento. Além disso, não o deixe exposto à luz solar direta por longos períodos de tempo. A secagem das cebolas antes do plantio deixará os bulbos maiores e mais suculentos.
Depois de secar o material de plantio, é importante classificá-lo. Para que a cebola cresça uniformemente, vale a pena semear bulbos do mesmo tamanho em uma área. Os espécimes pequenos não são usados para o plantio na primavera. Eles são plantados apenas antes do inverno. Após o plantio desses bulbos, os canteiros devem cubra com uma camada de cobertura morta.
Para plantar em um nabo, eles costumam usar lâmpadas médias. Eles se desenvolvem bem e crescem rapidamente. Grandes conjuntos são geralmente plantados por pessoas que cultivam cebolas em uma pena. Ao colocá-lo em seu local, é importante garantir que não haja setas nos arbustos. Portanto, atenção especial deve ser dada ao processamento de lâmpadas grandes.
Ao separar o material de plantio, o jardineiro também precisa se livrar de todos os bulbos estragados, secos e apodrecidos.... Se armazenado corretamente, o conjunto terá uma cor uniforme e um aroma rico. No processo de seleção, também é necessário eliminar as cascas de cebola secas. Portanto, será muito mais fácil processar o material de plantio.
As cebolas pequenas que são cultivadas para as penas precisam ser aparadas. Esse procedimento simples ajuda a acelerar a germinação das verduras.
Isso deve ser feito com cuidado, tentando não danificar a superfície do bulbo. Recomenda-se desinfetar a faca antes de realizar este procedimento.
Aquecimento e endurecimento
Selecionado um material de plantio adequado, os bulbos precisam ser aquecidos. Existem várias maneiras de aquecer o aparelho. Normalmente eles levam para fora e depois cobrem com um pano quente. É muito importante que ela respire. A estopa geralmente é usada para esse propósito. Após algumas horas, as lâmpadas podem ser removidas para um local aquecido.
O conjunto comprado na primavera precisa de um aquecimento diferente.O procedimento é realizado alguns dias antes do plantio da semente. As cebolas são colocadas entre camadas de tecido de algodão e colocadas ao lado do aquecedor. Lá ele fica por dois ou três dias. Se houver poucas lâmpadas, os sacos com elas podem simplesmente ser espalhados na bateria.
Após o aquecimento, a cebola deve ser endurecida... Esse tratamento ajuda a proteger as plantas de doenças. Além disso, as cabeças endurecidas serão melhor armazenadas posteriormente. Este procedimento é realizado no início da primavera. Na região Sul, vale a pena começar a processar as usinas no início de março, na faixa do meio - no final do primeiro mês da primavera.
O processo de endurecimento das lâmpadas é muito simples. As lâmpadas selecionadas são colocadas em uma caixa. Depois disso, é encaminhado para a geladeira ou adega por 8 a 10 dias. Em seguida, o material de plantio é devolvido a um local aquecido.
Se não houver tempo para o endurecimento total, você pode processar a cebola mais rápido.... Para fazer isso, ele é derramado com água gelada e, em seguida, seco e colocado em uma área ensolarada. Se você endurecer o material de plantio, os bulbos não terão medo das mudanças de temperatura. Isso significa que eles se desenvolverão normalmente em quaisquer condições.
Especialmente os bulbos plantados antes do inverno precisam de tal procedimento. Afinal, eles têm que passar por geadas e se adaptar constantemente às novas condições.
Métodos de imersão
A última etapa do preparo dos bulbos para o plantio é a embebição do material de plantio. Existem muitas soluções que são usadas para tratar mudas compradas em casa ou colhidas. Cada produto tem suas próprias vantagens e desvantagens. Você precisa escolhê-lo, focando nas suas necessidades e recursos do site.
Para estimular o crescimento
Muitos jardineiros preferem tratar as cebolas com soluções que estimulam o crescimento da cultura antes do plantio. Na maioria das vezes, os medicamentos comprados são usados para essa finalidade.
- Kornevin. É um dos promotores de crescimento mais populares. A peculiaridade deste produto é que os produtos processados pela Kornevin se desenvolvem gradativamente.
- "Zircão"... A principal vantagem deste produto é que não só acelera o desenvolvimento do bulbo, mas também aumenta sua imunidade. Portanto, as plantas são resistentes a muitas infecções fúngicas.
- "Epin"... Este produto também executa várias funções ao mesmo tempo. Ele efetivamente aumenta a germinação do material de plantio e também aumenta a resistência das plantas à requeima. Além disso, este promotor de crescimento não afeta a qualidade da colheita.
- "Biostim". Esta ferramenta acelera significativamente o processo de emergência dos primeiros rebentos. Além disso, aumenta o rendimento das plantas. O produto é considerado um dos mais seguros.
- "Imunocitofito". A droga estimula perfeitamente o crescimento das plantas. Ele pode ser usado para processar não apenas cebolas, mas também outras culturas.
Para acelerar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, alguns jardineiros processam adicionalmente os canteiros após o surgimento dos primeiros brotos. Nesta altura, os verdes jovens são pulverizados com soluções fracas das preparações anteriormente descritas.
Estimulantes de crescimento "faça você mesmo" também ajudam os jardineiros. Os seguintes produtos podem ser usados para tratar as lâmpadas.
- Suco de babosa... O suco desse produto é um dos bioestimulantes mais populares. Várias folhas grandes devem ser cortadas de uma planta madura. Cada um deles deve ser lavado e deixado na geladeira por algumas horas. Em seguida, a folhagem deve ser picada no liquidificador ou ralador comum e colocada em um recipiente de vidro. O produto acabado é insistido por vários dias e, em seguida, usado para processar as lâmpadas.
- Fermento... Para um crescimento rápido, o material de plantio deve ser tratado com uma solução de 500 ml de água aquecida e 20 gramas de fermento. Os bulbos devem ser envoltos em gaze. Em seguida, são colocados em um recipiente com uma solução de fermento por meia hora. Os bulbos tratados desta forma podem ser semeados diretamente no solo.
Esses fundos são absolutamente seguros.Portanto, eles podem ser usados com segurança para processar seu material de plantio.
De doenças e pragas
Um papel igualmente importante é desempenhado pela proteção das cebolas contra insetos e vários tipos de doenças. Normalmente, os seguintes produtos são usados para proteger o material de plantio.
- Sal... Um dos meios mais comuns usados para processar o material de plantio é uma solução de água morna com sal comum. Embeber os bulbos nesse líquido ajuda a fortalecer a imunidade das plantas, além de protegê-las de muitas doenças. O procedimento é realizado um ou dois dias antes do plantio dos bulbos a céu aberto. Os bulbos são imersos em um recipiente com esta solução salina por várias horas. Para preparar uma solução de alta qualidade, você pode usar não apenas sal comestível comum, mas também sal marinho. O principal é que não há aditivos aromáticos na composição do produto.
- Soda... Alguns jardineiros usam bicarbonato de sódio em vez de sal. Para preparar a solução adequada em um litro de água, dilua uma colher e meia de sopa de refrigerante. O produto é agitado até à dissolução completa. O produto resultante pode ser aplicado à semente imediatamente.
- Fitosporin... Este versátil remédio é usado para combater muitas doenças fúngicas e bacterianas. É utilizado no tratamento de uma grande variedade de plantas, incluindo bolbos. O tratamento do material de plantio com "Fitosporina" permite proteger as plantas da requeima, oídio e vários tipos de podridão. Para não prejudicar os bulbos, o medicamento deve ser diluído apenas em água bem assentada. É melhor realizar o tratamento de manhã cedo ou à noite. Isso melhora a eficiência do produto. As lâmpadas são geralmente colocadas em um recipiente com uma solução por apenas 8 a 10 minutos. Alguns jardineiros borrifam o material de plantio e depois apenas o deixam secar.
- Permanganato de potássio... Você pode comprar este remédio em qualquer farmácia. É barato e muito eficaz. Embeber os bulbos em uma solução de permanganato de potássio ajuda a protegê-los de doenças fúngicas. Para o processamento da semente, é utilizado um produto feito de um litro de água morna e uma pequena quantidade de permanganato de potássio. A cebola é colocada em um recipiente com uma solução rosa claro e deixada lá por 1-2 horas. Depois disso, é seco.
- Sulfato de cobre. Este produto ajuda a desinfetar os bulbos e proteger as plantas de doenças fúngicas comuns. Você precisa usar este produto com muito cuidado para não prejudicar as plantas jovens. Recomenda-se trabalhar com luvas de proteção. A solução é bastante simples de preparar. O primeiro passo é aquecer a água. A seguir, em um litro de líquido, é necessário diluir uma colher de chá de pó. A solução deve ser agitada até que os grânulos desapareçam completamente. As lâmpadas são embebidas nesta solução por duas horas. Em seguida, o material de plantio é lavado em água corrente e seco, espalhando-o sobre papel.
- Alcatrão de bétula. Este remédio popular ajuda a desinfetar rapidamente as lâmpadas. Para preparar uma solução de alta qualidade, algumas colheres de chá do produto são diluídas em água morna. As cebolas são embebidas na solução resultante por várias horas. A única desvantagem dessa droga é seu aroma pungente.
- Sabão em pó. Alguns jardineiros também usam água com sabão para proteger os bulbos de pragas. Você pode cozinhá-lo com base em um produto líquido. Porém, sabão doméstico ou de alcatrão finamente ralado também é adequado. Em um balde de água morna, é necessário diluir uma colher do produto. Lá você também precisa adicionar 20-25 gramas de pimenta vermelha seca. As lâmpadas são colocadas em um recipiente com tal produto por 40-80 minutos.
Para proteger as plantas das moscas da cebola, o material da semente deve ser gravado com Fentiuram antes do plantio. Isso geralmente é suficiente para proteger as plantas jovens de pragas.
Você pode proteger canteiros de cebola de insetos regando-os com infusão de dente-de-leão, folhas de tabaco ou copas de tomate.
Os mesmos recursos podem ser usados posteriormente para combater os insetos que atacam o local.
Para reduzir o flecha
Você pode evitar o aparecimento de setas pré-aquecendo a cebola. Mas a maioria dos jardineiros prefere usar métodos mais rápidos de processamento de material de plantio. Na maioria das vezes, os alimentos são embebidos em recipientes com os seguintes líquidos.
- Água fervente... Usar água quente é a maneira mais rápida e econômica de processar o material de plantio. A água é aquecida a uma temperatura de 40-50 graus. Depois disso, o sevok é derramado com ele. O material de plantio é deixado nesta forma por 10 minutos. Depois disso, é seco ao sol e plantado.
- Cinza... A cinza pura é frequentemente utilizada na horta e na horta. O produto que sobra após a queima de resíduos vegetais pode ser utilizado no processamento de cebolas. Para criar uma infusão de cinzas, 200-300 gramas de produto seco são diluídos em 5 litros de água. O produto resultante é insistido por uma hora. Depois disso, a semente é colocada em um recipiente por 5-7 minutos. Em seguida, é retirado do recipiente e seco ao sol. Neste ponto, a proa está pronta para desembarcar. Não é necessário jogar fora os restos das cinzas. Eles podem ser facilmente adicionados aos poços durante o plantio de plantas.
Também é importante plantar o arco no momento certo para evitar atirar. O solo antes do plantio das mudas deve ser bem aquecido.
Ao embeber o material de plantio, é importante considerar quando as plantas serão plantadas.... Se a cebola for plantada na primavera, ela é deixada de molho em uma solução adequada por várias horas. Ao plantar bulbos no outono, eles são colocados em um recipiente com água por apenas alguns minutos. Se as plantas ficarem muito tempo na tigela de mistura, elas irão absorver a umidade e congelar após o plantio. Para evitar que isso aconteça, é necessário usar medicamentos que atuem de forma rápida e eficaz.
Para resolver vários problemas de uma vez, os jardineiros geralmente preparam uma solução combinada. Para a sua preparação, duas colheres de sopa de cinza pura e sal são diluídas em três litros de água decantada. Depois disso, uma pequena quantidade de permanganato de potássio é adicionada ao recipiente. A solução é muito eficaz. As lâmpadas são colocadas em um recipiente com tal produto por 2-3 horas. Após esse tratamento, são bem secos e imediatamente plantados no solo.
Se feito corretamente, a cebola crescerá rapidamente. Isso significa que logo após o plantio, o jardineiro poderá ver o resultado de seu trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.