Descrição da cebola em várias camadas e seu cultivo
Este artigo é dedicado à descrição da cebola multicamadas e às peculiaridades de seu cultivo. As recomendações de especialistas irão ajudá-lo a obter uma colheita abundante em um curto espaço de tempo.
O que é isso?
A cebola com várias camadas também tem os nomes egípcio, canadense, com chifre, vivípara. Exteriormente, difere pouco de outras variedades. Ainda é o mesmo caule carnudo denso e folhas verdes tubulares com uma camada de revestimento ceroso cinza sobre eles. Se a planta estiver nas condições mais favoráveis, ela é capaz de formar até cinco camadas. Eles significam novos bulbos de ar, a partir dos quais a chamada pena cresce posteriormente.
Antes do aparecimento desta, o sabor da planta é bastante delicado, ligeiramente adocicado, com um ligeiro pungente, a própria consistência da cebola é crocante, suculenta. Quando os bulbos crescem, o sabor torna-se mais ácido, amargo e a consistência é mais áspera, mas ainda adequada para consumo humano. A filmagem underground amadurece, talvez, como todo mundo, em meados de setembro.
A aplicação como produto alimentar pode ser muito diferente: de cru, primordial a decapagem, decapagem e adição a uma variedade de saladas e outros pratos culinários como um tempero adicional.
As cebolas em várias camadas têm muitos benefícios para a saúde, como baixo teor de calorias, portanto, podem ser consumidas mesmo por pessoas em uma dieta restrita.
Também carrega em si funções anti-envelhecimento devido ao conteúdo de colágeno, elastano e óleos essenciais, tem efeito analgésico, ajuda a normalizar a composição química do estômago com baixa acidez e melhora a regeneração das mucosas. A atividade fitoncida do produto ajuda a prevenir doenças associadas ao trato gastrointestinal. O produto tem funções antibacterianas e diaforéticas, aumentando ligeiramente a temperatura corporal atual de uma pessoa.
Ele também tem um alto teor de ácido ascórbico, que, como você sabe, fortalece o sistema imunológico e melhora a resistência geral a vários resfriados, doenças virais e bacterianas.
Além do ácido ascórbico, o produto contém potássio, que melhora significativamente a coagulação do sangue e previne doenças do sistema cardiovascular.
Variedades populares
Existem várias variedades de cebolas com chifres em várias camadas. O mais popular deles na Rússia central é o superprimeiro Chelyabinsk. O segredo da alta distribuição da variedade está em suas características únicas. Distingue-se por sua capacidade de produzir uma grande safra e cuidados e manutenção pouco exigentes. Durante uma única estação, o plantador pode colher cerca de três quilos e meio de ervas frescas e até um quilo de brotos bulbosos.
A casta tem uma textura densa e estaladiça atractiva, bem como um sabor azedo e picante com um final de boca agradável. Será possível colher a primeira safra de cebolas multicamadas "Chelyabinsk" após um período muito curto de tempo: 20 dias após o plantio das sementes no solo.
Variedades menos populares são Likova e Memory. Eles também pertencem ao amadurecimento precoce.
Aterrissagem
Como mencionado anteriormente, uma cebola com várias camadas é uma planta despretensiosa, sendo possível plantar sementes tanto em campo aberto como em terreno fechado. Mesmo assim, existem pequenas nuances que devem ser levadas em consideração no momento do plantio para se obter uma colheita boa, grande e saborosa.
- Desde o arco em camadas referidos como plantas perenes, então eles são plantados para que no futuro (por cerca de cinco anos) para colher, evitando novos plantios.
- É melhor plantar cebolas no final de agosto ou início de setembro. Desta forma, você poderá aproveitar ao máximo essa cultura.
- É melhor escolher um local para o pouso que seja ensolarado, bem iluminado, já que as cebolas são uma planta que adora luz. E também é melhor plantar em uma pequena elevação para que o excesso de água não se acumule.
- Pela mesma razão o solo destinado à semeadura deve ser leve, arejado, granular, para que a planta em desenvolvimento tenha a oportunidade de respirar livremente e se livrar do excesso de água.
- Você também deve evitar solos ácidos., o que posteriormente só vai atrapalhar o correto desenvolvimento do arco. Se o solo ainda não está isento de falhas em termos de acidez e não há melhor zona no local, então seria aconselhável adicionar um pouco de calcário, gesso ou fertilizantes calcinados ao solo.
- Além disso, se o solo de repente ficar muito pesado e denso e o proprietário não tiver outro, você pode amoleça-o com húmus ou mesmo com areia comum.
- Antes do plantio, é necessário colocar os bulbos em uma solução fraca bem diluída de permanganato de potássio (literalmente por três minutos) para reduzir quaisquer riscos de novas doenças nas plantas.
- Você precisa plantar sementes a uma profundidade de cerca de 15 centímetros no solo., e a distância entre os pousos não deve ser inferior a 10 centímetros.
- É melhor que as safras comecem a crescer em um padrão quadriculado. Assim, eles não interferirão um com o outro.
Cuidado
Apesar de sua despretensão externa, a cebola com chifres de várias camadas não é uma erva daninha no jardim que crescerá e se desenvolverá por conta própria, sem custos adicionais e quaisquer condições externas decorrentes. Ele precisa de um certo tipo de cuidado especial.
Tudo isso é a mesma obrigatoriedade de regar, alimentar, amarrar, afrouxar, limpar as camas de detritos, inclusive vegetais (rebentos velhos secos, resíduos de ervas daninhas, etc.), desbastar todos os tipos de ervas daninhas e plantas nocivas. E, claro, a luta contra as pragas de insetos e várias doenças de cebolas multi-camadas.
Rega
Para uma grande e boa colheita de cebolas em várias camadas precisa de rega moderada... Se você exagerar com água, os bulbos tenros começarão a se deteriorar, apodrecer e se tornarem impróprios para alimentação. Portanto, vale a pena regá-las apenas à medida que o solo seca, usando um borrifador ou seringa e certifique-se de borrifar as folhas para que fiquem mais carnudas e suculentas. Mas em nenhum caso você deve direcionar um fluxo de água direto para a planta, pois isso pode afetar negativamente o sabor do produto final.
A água deve ser usada levemente morna, para isso você pode retirá-la diretamente de um recipiente colocado no jardim ou de uma garrafa com uma seringa na janela.
Top curativo
Existem muitos alimentos vegetais diferentes disponíveis, mas cada um precisa de uma abordagem diferente. Você pode fertilizar cebolas em camadas usando fertilizantes minerais e orgânicos. Cloreto de potássio, nitrato de amônio e vários fosfatos são perfeitos como fertilizantes minerais. A solução deve ser preparada fortemente diluída de forma a não prejudicá-la ao invés de beneficiá-la.
Recomenda-se realizar manipulações a cada duas ou três semanas. Como fertilizantes orgânicos, você pode usar excrementos de pássaros, vários tipos de esterco, cinzas de madeira. Um copo e meio de cinzas são diluídos em 10 litros de água. Na ausência de acesso a fertilizantes orgânicos, complexos minerais convencionais bastarão.
Liga
A bandagem deve ser realizada de forma que as hastes não se quebrem com o peso das lâmpadas de ar e não tombem para o solo. Em outras palavras, para estabilidade adicional. Para fazer isso, basta instalar os pinos no local, puxar o barbante ou o barbante comum entre eles, recolher as camadas superiores do laço e amarrar em uma espécie de cachos. Você também pode usar vários materiais de ponderação.
Doenças e pragas
Para cebolas em vários níveis, doenças como o oídio e oídio são características.... O oídio é uma floração esbranquiçada clara nas folhas, cujos agentes causadores são bactérias microscópicas, e a peronosporose é pontilhada amarela, marrom e esbranquiçada ao longo da borda da folha da planta. Você pode lidar com isso com a ajuda de uma solução fraca de Bordeaux um por cento líquido, que precisará ser pulverizado adequadamente nas áreas afetadas em um ciclo por uma semana. Você também pode criar seu próprio remédio em casa sem comprar produtos químicos adicionais. Para fazer isso, você precisa misturar carbonato de sódio com água: uma colher rasa de sopa por litro.
Além disso, não se esqueça dos insetos-praga, mas para evitar que entrem no local não é necessário recorrer a venenos químicos. Para fazer isso, basta remover as folhas secas, estragadas e apodrecidas em tempo hábil.
O parasita mais perigoso para este tipo de planta é a mosca da cebola, que não hesita em depositar suas larvas glutonas nas folhas de uma cebola multi-camadas. Posteriormente, reproduzem-se com rapidez e prazer, estando dentro das folhas jovens e suculentas, comendo-as literalmente por dentro.
Também existem gorgulhos da cebola, que, com a ajuda de sua longa tromba, sugam o suco das folhas. Para proteger suas plantações de uma variedade de pragas, você pode fazer mais um pequeno truque. Por exemplo, se você planta cenouras próximo a plantações, o odor pungente emitido por ela espantará perfeitamente os parasitas dos insetos. Para o mesmo propósito, os malmequeres são frequentemente plantados no local. O absinto também pode ser colocado próximo às plantas, o que repele a maioria das pragas.
Se não foi possível enfrentar os métodos populares e as pragas continuam a parasitar os bulbos, será necessário aplicar inseticidas. É importante escolher os produtos mais seguros e não utilizá-los pouco antes da colheita. Lâmpadas envenenadas por produtos químicos podem ser prejudiciais à saúde.
O comentário foi enviado com sucesso.