Como armazenar as cebolas corretamente?
É difícil imaginar uma cozinha completa sem cebolas, por isso é necessariamente cultivada no jardim, consumida na estação e armazenada até a próxima. É verdade que nem sempre é possível estocar cebolas para que não se deteriorem e não acabem antes do previsto. Esta não é a coisa mais complicada, mas certamente não custa estudá-la.
Preparação
As cebolas que crescem no local devem amadurecer definitivamente. Isso leva de 3 a 4 meses (dependendo da variedade). Os bulbos geralmente são colhidos em agosto, mais perto do meio do mês.
Como entender que os bulbos estão maduros: suas penas devem secar e as cascas ficarem densas. Depois disso, a colheita é desenterrada e seca. Se o tempo estiver quente e seco, eles simplesmente são deixados no jardim por uma semana ou um pouco menos, revirando as raízes de vez em quando. O sol, aliás, ajuda a lidar com os patógenos que podem permanecer na superfície dos bulbos. Se o tempo não estiver bom, for chuvoso e úmido, as cebolas são dobradas sob um dossel em uma rede de conchas. Você pode simplesmente colocá-lo em uma área bem ventilada.
Tudo parece claro com a limpeza e secagem, mas esta é apenas a primeira parte do trabalho preparatório. Quando as penas da cebola estão completamente secas e o pescoço fica fino, a própria cebola tem uma casca dourada, você pode cozinhá-la ainda mais. É necessário cortar o pescoço, deixando cerca de 5 centímetros, e depois retirar as raízes.
Se as frutas forem posteriormente tecidas em tranças, as penas não podem ser aparadas.
A próxima etapa é a seleção das raízes. Eles precisam ser calibrados, para remover todos os danificados e deformados. Mas eles não precisam ser jogados fora, você pode comê-los agora mesmo ou cortá-los para adicionar aos picles e marinadas. Mas é melhor remover as lâmpadas infectadas imediatamente.
A propósito, nem todas as variedades de cebola são adequadas para armazenamento de longo prazo. As culturas posteriores são mais adequadas neste sentido. Eles são armazenados em silêncio até o final da primavera. Os bulbos amarelos também são considerados os melhores fígados longos, enquanto os bulbos vermelhos e brancos são menos armazenados. Os brancos se deterioram rapidamente, é quase impossível prepará-los para meses de armazenamento.
As condições necessárias
Se a colheita não for armazenada nas condições certas, ela morrerá. Mais precisamente, ele se deteriorará antes do tempo. O principal critério para escolher um local de armazenamento é a secura. A umidade mata as lâmpadas mais do que qualquer outra coisa. E por causa da umidade, a cultura está doente.
Além da secura, as cebolas são obrigatórias:
- arejamento;
- nenhuma fonte de calor próxima;
- a ausência de um bairro hostil (você não deve armazenar cebolas ao lado de batatas, beterrabas e cenouras);
- Sombria.
A propósito, apenas as cebolas descascadas do solo são armazenadas. Parece tão óbvio, mas os iniciantes podem raciocinar que, como as cenouras com beterraba, as cebolas não precisam ser descascadas. Mas este será o primeiro passo para a destruição da safra.
Existem várias maneiras de armazenar cebolas, e também existem muitas formas em que elas podem ser convenientemente colocadas. As cebolas são armazenadas em meias e sacos de linho, contentores e caixas de papel. Ou seja, quem não tem porão, adega, residência de verão, quem é obrigado a guardar a safra estritamente em casa, também não ficará sem a conveniente opção de estoque.
Visão geral dos métodos
Deve-se notar que os métodos de armazenamento costumam ser da natureza da continuidade familiar. Quem o fez na família continua: as filhas repetem a experiência das mães e das avós, etc. E podem nem desconfiar que há muito mais métodos de armazenamento e, em cada caso específico, podem revelar-se ainda mais convenientes.
Na geladeira e freezer
O método frio é armazenar cebolas em temperaturas zero ou baixas (-3 graus). Nessas temperaturas, a colheita não fica ameaçada de podridão, mas a polpa da fruta não congela, o que é muito conveniente. E embora muitos não acreditem que a cebola não congele, isso já foi provado várias vezes - a casca protege a polpa do congelamento. Você pode atingir essa temperatura na geladeira, então pode mandar cebolas lá para o inverno. Mas parece que uma varanda envidraçada é mais adequada para esses fins. Até porque há mais espaço.
E você também pode criticar a geladeira porque a temperatura normal lá é em média +5 graus. E para os bulbos essa não é a melhor opção - forma-se umidade na superfície da fruta, e para essa cultura, como já mencionamos, é uma fiel companheira da podridão. Portanto, se já estiver armazenado, é melhor no freezer: de dois meses a seis meses, a colheita pode ficar aí. Um problema é o espaço insuficiente.
No entanto, as cebolas costumam ser armazenadas no congelador de uma forma diferente: são previamente picadas e embaladas em sacos zip ou contentores. Você pode até fazer purê de batata com cebola, que pode ser convenientemente adicionado a costeletas e muitos outros pratos.
Em temperatura ambiente
Este método é chamado de morno e é usado, talvez, com mais freqüência do que outros. Em casa, a temperatura costuma ser mantida entre 18 e 22 graus. Nesse caso, a umidade do apartamento deve ser de 60-70%. Portanto, as frutas são colocadas no mezanino, por exemplo, em uma loggia isolada, e muitas vezes são armazenadas em recipientes sob a cama.
Como o laço amarrado em tranças é muito decorativo, e até mesmo um laço de meia-calça fica bonito, os donos decidem pendurá-lo na cozinha, direto nas paredes. Sim, um ambiente tão rústico e aconchegante é muito charmoso, só o calor dos aquecedores afeta negativamente a segurança da cebola. É provável que em tais condições ele não sobreviva até a primavera.
Talvez a necessidade de armazenar cebolas seja a motivação para finalmente descarregar os mezaninos e torná-los um depósito de cebolas. É muito conveniente: é escuro, seco e fora de vista.
Na varanda
Se a varanda não for isolada, mas envidraçada, o arco geralmente é guardado ali. E há espaço suficiente, a temperatura está normal e você pode ventilar. É mais conveniente fazer isso em contêineres, em racks - para economizar espaço. Além disso, o armazenamento parece mais esteticamente agradável. Simplesmente espalhar no chão não é a melhor opção.
E também é importante que as cebolas não sejam guardadas junto com as batatas: embora estas não devam ficar na varanda fria de qualquer maneira.
Na despensa
Novamente, se todas as condições e requisitos básicos forem atendidos, se estiver escuro, seco, houver espaço suficiente, a despensa é uma opção conveniente. Mas apenas se os vizinhos indesejados para esta planta não estiverem armazenados lá. Caixas e caixas de papelão são adequadas para armazenamento, mas sacos de papel ou de linho também podem ser usados.
A vida útil de uma cebola padrão é até o final da primavera e, na despensa, ela pode "viver" até essa época.
No porão e adega
É lógico que se queira mandar para lá a colheita fresca, para não sobrecarregar o espaço com cabeças de cebola. Mas se esses cômodos são úmidos e úmidos, definitivamente não são adequados. Se tudo for tolerável, você também pode processar as paredes e o piso com cal ou giz. Você pode simplesmente colocar cal nos cantos ao longo das paredes - a cal absorve a umidade perfeitamente. Mas isso é sob as condições em que não há tanta umidade. Se a água freqüentemente se acumula no porão, é definitivamente impossível armazenar cebolas lá.
Com giz triturado, eles fazem o seguinte: meio quilo de pó por 10 kg de cebola, processam uniformemente (em pó) cada fruta, sem tornar a camada de giz muito espessa. Durante o armazenamento, o pó absorve o excesso de umidade, o que evita que a cebola adoeça.
E no porão e na adega, muitas vezes são armazenadas cebolas em lata: o método não é o mais óbvio, mas digno de atenção. Pode ser simplesmente marinado e, então, se tornará um ingrediente picante para um grande número de pratos.
A cebola roxa, por exemplo, pode ficar perfeitamente conservada em vinagre balsâmico, nem é preciso fazer isso com a cabeça cortada, pode-se colher inteira.
E se a cebola apodrecer durante o armazenamento?
Ninguém fica feliz se a cebola é cortada, mas por dentro ela se deteriorou, apodreceu. E as razões para isso podem ser diferentes.
Por que a cebola apodrece:
- doenças - geralmente de origem fúngica ou bacteriana, os sinais de doença nas cebolas aparecem precisamente durante o armazenamento;
- umidade elevada no ambiente - isso não precisa ser explicado, a cebola não tolera;
- embalagem inadequada - por exemplo, não será possível manter as lâmpadas em polietileno por muito tempo;
- excesso de fertilizantes de nitrogênio - se no estágio de crescimento a planta foi tratada demais com eles, a colheita foi provavelmente rápida e volumosa, mas com o armazenamento subsequente pode haver problemas, e é a deterioração precoce que é o principal.
Para que a cebola não apodreça, deve-se prevenir uma possível patologia, não criar condições para o seu desenvolvimento.
O apodrecimento pode ser evitado das seguintes maneiras:
- mesmo na primavera, durante o plantio, o material de plantio é tratado com uma solução de manganês antes do tempo;
- use temperos moderados, escolha as formulações certas (por exemplo, cebolas como potássio), isso vai fortalecer a planta mesmo na fase de crescimento;
- colheita com cuidado - pode ser danificada à mão, cortada com ferramenta não esterilizada, daí a doença e o enfraquecimento da fruta;
- secagem de alta qualidade - se a cebola não estiver completamente seca, com certeza começará a apodrecer;
- secagem e desinfecção da sala onde a colheita será armazenada, muitas vezes há flores na mesma varanda no verão e no outono, e, possivelmente, o solo nelas está contaminado;
- organização da ventilação normal;
- inspeção periódica das lâmpadas para verificar se estão no estado normal ou se há rejeição.
A propósito, você não deve desistir das invenções modernas. Por exemplo, Hoje em dia, nos mercados de jardinagem, não é um problema encontrar recipientes especiais para armazenar cebolas. Podem ser guardados na varanda, no armário, até na cozinha (se não houver outro local). Ficam esteticamente agradáveis, o laço está em ordem aí, é conveniente pegar, não cai nada. Esses recipientes têm orifícios para ventilação, em uma palavra, todas as condições são atendidas.
Você pode armazenar cebolas em cestos de vime, em cestos de metal - também fica lindo. Nos cestos, pelo seu próprio desenho, existe a priori ventilação. Alguém acredita que é correto armazenar cebolas em caixas de madeira, e isso é verdade. Você pode até mesmo dividir as caixas em divisões para classificar os vegetais.
Qualquer método é bom, o principal é preparar bem as lâmpadas e observar as condições básicas de armazenamento.
O comentário foi enviado com sucesso.