Tudo sobre cebolas doces
Pimenta da Jamaica é conhecida como uma das culturas alimentares mais antigas e úteis. Devido às suas propriedades medicinais, esta planta é popular em muitos países do mundo. O artigo fornece informações gerais sobre esta cultura, bem como recomendações detalhadas sobre o processo de seu cultivo, bem como conselhos profissionais sobre o cuidado da cebola pimenta da Jamaica.
Descrição
A planta é conhecida por nomes completamente diferentes, como alho chinês, pimenta da Jamaica, alho selvagem, cebola siberiana e, finalmente, dzhusai. Essa cultura vem de países do Extremo Oriente: Mongólia e China. Cebolas perfumadas são mais comuns no Sudeste Asiático, Ásia Central, Cazaquistão, bem como na Sibéria e no Extremo Oriente da Rússia. Apesar de a planta ter se enraizado em algumas partes do nosso país, ainda não encontrou muita popularidade entre os russos. Dependendo da área em que esta cultura é cultivada, também pode ser chamada de cebolas ramificadas, odoríferas ou da montanha.
A pimenta da Jamaica é uma planta perene pelo fato de poder crescer em condições favoráveis por até cinco anos. As plantas são cultivadas principalmente para as folhas: devido à sua superfície macia e sabor suculento, são amplamente utilizadas na culinária. Elas contêm pouca fibra e, portanto, mesmo depois de muito tempo, as folhas não ficam ásperas, por isso podem ser armazenadas por muito tempo. No entanto, a cebola também pode ser usada durante a floração, pois mesmo assim tem um sabor maravilhoso e incomum.
As propriedades decorativas desta planta também devem ser observadas. Sua flecha em forma de flor reta e plana, atingindo 60 centímetros de altura, é muito bonita.
Este efeito é conseguido devido às numerosas flores brancas, das quais emana um aroma delicado e memorável, o que geralmente é incomum para essas plantas. É por isso que as cebolas perfumadas podem ser cultivadas não só para alimentação, mas também para conforto adicional no jardim ou no jardim.
Variedades populares
As cebolas perfumadas são divididas em muitas variedades, cada uma com suas próprias características. Ao mesmo tempo, nove dessas variedades foram registradas no Registro Estadual. Só eles são recomendados para cultivo em todas as regiões do país. Vale a pena considerar alguns deles separadamente.
- "A priori" - variedade de cebolas aromáticas no meio da estação. O período de crescimento total das folhas é de 37 dias. As principais vantagens da variedade são a resistência a baixas temperaturas e os grandes rendimentos que é capaz de proporcionar. A própria planta destaca-se pelo alho e pelo sabor pouco picante, pelo que a variedade é popular como ingrediente de saladas.
- "Capricho"... Como o anterior, pertence às variedades de meia temporada. Uma característica distintiva são suas folhas planas e estreitas com um sabor não muito forte de alho. Em média, a cada corte, o "Caprice" pode render até um quilo e meio por metro quadrado. Em apenas uma temporada, o corte pode ser feito duas vezes.
- "Apimentado" - uma variedade caracterizada por ser perene e meia temporada. Deve demorar cerca de quarenta dias a partir da regeneração antes que seja hora de cortar, e tudo isso é apenas no segundo ano de vida da planta. As folhas verdes atingem 30 centímetros de comprimento e pequenas em largura (um centímetro). Sabor fraco de alho. O rendimento de um corte chega a um quilo e meio.
- "Jusay" refere-se a variedades de cebola doce de amadurecimento tardio. Até cinco folhas planas são formadas de cada planta.Indicado tanto para consumo natural como como ingrediente de qualquer receita. No total, durante a temporada, dá três cortes, dos quais você pode coletar 4-5 kg da safra.
Aterrissagem
Todas as variedades de pimenta da Jamaica são distinguidas pela perenidade e, portanto, crescem melhor apenas quatro anos após o plantio. O período de floração ocorre no segundo ano. Nessa fase, a cebola produz sementes que podem ser plantadas por mais dois a três anos após a colheita. A própria planta degenera no máximo no sexto ano.
No total, existem duas maneiras de propagar cebolas aromáticas: dividindo os arbustos e usando sementes. A escolha deste ou daquele método depende das condições em que se vai realizar a plantação e das dimensões do local onde vai crescer a cebola.
A opção mais popular permanece quando um arbusto é dividido em partes diferentes e então plantado separadamente no outono, primavera ou mesmo no verão. No entanto, muitos também preferem o método tradicional de plantio de sementes.
Sementes
Ao usar este método de plantio, é preciso lembrar que as sementes desta planta são capazes de brotar mesmo em temperaturas ligeiramente acima de zero grau, embora sejam taxas bastante baixas para outras culturas. A partir disso, é possível plantar sementes já em março, porém, é possível estender esse período até abril, ou mesmo até maio. A fase de semeadura também pode cair em novembro e dezembro. As sementes são muito resistentes à geada e, portanto, podem suportar baixas temperaturas.
Se esta opção de plantio em particular foi escolhida, você deve saber que a cebola não se desenvolverá muito rapidamente, especialmente durante o primeiro ano. Durante todo esse período, ele poderá formar algumas folhas pequenas no máximo. Uma colheita completa só pode ser feita no segundo ano. Nessa mesma fase, aparecem muitas ervas daninhas, o que deve demorar muito para ser combatido.
Antes de plantar, é preciso levar em consideração que as sementes devem ser processadas adequadamente. Primeiro, eles devem ser umedecidos em água com temperatura de quarenta graus e deixados ali por doze horas. Quando esfriam, precisam ser colocados em um recipiente com água em temperatura ambiente e deixados por dois dias. Só então as sementes estão prontas para o plantio.
Ao dividir o arbusto
Plantar dividindo o arbusto é melhor feito no outono ou na primavera. Um arbusto que atingiu a idade de três anos deve ser escolhido para esse fim. Um indicador importante para saber se um arbusto é adequado para se dividir ou não é a presença de lâmpadas. O método de plantio em si é bastante simples: é necessário enraizar os brotos em pequenas covas úmidas, localizadas a uma distância de trinta centímetros entre si. Os buracos devem ser aspergidos com terra e depois regados abundantemente.
Cuidado
Cuidar de cebolas perfumadas é fácil, ao contrário de muitas outras plantas. Para ele, basta soltar o solo em tempo hábil, capinar regularmente, alimentar e regar. Assim, a cobertura é obrigatoriamente realizada na primavera, consumindo até 25 gramas de cloreto de potássio ou superfosfato por metro quadrado. Estas são as melhores opções de fertilizantes. Depois disso, a cobertura é realizada após cada colheita subsequente. Também adequados como fertilizantes são estrume de vaca ou estrume de galinha, que primeiro devem ser completamente diluídos com água.
Quando a estação de crescimento termina, as folhas já devem ter morrido devido à geada. Eles precisam ser cortados junto com as flechas. Quando a planta entra na fase de crescimento, ela renderá três ou até quatro vezes a safra. Via de regra, isso ocorre no segundo ano, iniciando-se a etapa de corte. Você pode determinar a prontidão pelo comprimento das folhas. Se atingir 20-30 centímetros, então chegou a hora. O corte final é executado imediatamente antes do início da geada. Nesse momento, o melhor é armazenar a safra na geladeira, por até 12 dias.
Uma vez que esta cultura não difere em nenhum período de dormência, também é adequada para o cultivo em casa.Pequenos potes de até 500 mililitros são melhores para onde as cebolas podem crescer. O plantio e a saída ocorrem de acordo com as mesmas regras das casas de verão. No entanto, deve-se lembrar que as sementes devem primeiro ser tratadas com uma solução fungicida. Você pode plantar cebolas diretamente no peitoril da janela ou na varanda.
Quanto à forçagem, é melhor fazê-la durante os meses de primavera, colocando as cebolas sob uma película densa. As plantas com três ou quatro anos são adequadas para este fim.
Para fazer isso, eles devem primeiro ser escavados junto com o solo e, em seguida, plantados em estufas ou estufas. Depois que as folhas voltam a crescer, elas precisam ser cortadas regularmente, mesmo no inverno.
Coleta e armazenamento
Qualquer parte da cebola pode ser comida se for colhida antes da floração. Após esta fase, os caules e as folhas ficarão muito duros. A colheita completa é feita apenas no segundo ano após o plantio. Caso contrário, as lâmpadas simplesmente não podem aparecer antes do início do tempo frio. As folhas e os caules são mais adequados para a alimentação. Os próprios bulbos devem ser deixados para a colheita na próxima temporada.
Durante a poda, em primeiro lugar, deve-se atentar para as folhas que atingiram 25 centímetros. Eles são mais adequados para uso posterior. A safra em si é colhida três vezes em média durante toda a temporada. A última dessas fases ocorre um ou dois meses antes do início do inverno. O rendimento é geralmente entre três e cinco quilos por metro quadrado.
Imediatamente após o término da colheita, as folhas podem ser armazenadas por no máximo vários dias, depois se deterioram. Para preservá-las por muito tempo, as folhas precisam ser bem processadas. Eles podem ser congelados, fermentados ou em conserva.
Antes do processo de conservação propriamente dito, as folhas devem ser bem lavadas. Devido a isso, a cultura manterá suas propriedades úteis.
Aplicativo
Cebolas perfumadas são consumidas principalmente em sua forma natural. Por isso, na China, é consumido fresco ou pré-seco. Nos países asiáticos, seu sabor é mais apreciado durante o período de floração. No entanto, na Europa não é tão comum quanto na Ásia. Recentemente, tem sido utilizado como condimento devido ao seu agradável aroma e sabor a alho. As cebolas são ideais como ingrediente em qualquer salada de vegetais. Você pode adicioná-lo a qualquer outro prato para provar. Por si só, as folhas são bem armazenadas na forma salgada, em conserva ou seca.
O comentário foi enviado com sucesso.