Tudo o que você precisa saber sobre cebolas e como cultivá-las
Quase todo jardineiro cultiva cebolas em sua área. O vegetal é usado ativamente para preparar uma grande variedade de pratos e é perfeitamente armazenado por um longo tempo. O principal é cuidar bem dele.
descrição geral
A cebola é uma planta monocotiledônea herbácea que pertence à família da amarílis. Seu sistema radicular não é muito profundo no subsolo. As lâmpadas podem ser redondas ou alongadas. Você pode comer a raiz da planta e suas folhas tubulares verdes. Os verdes da cebola são aromáticos e agradáveis ao paladar. É usado como condimento fresco e seco.
Nas setas, que aparecem vários meses após o plantio, estão localizadas pequenas flores. Eles são coletados em inflorescências organizadas. Até que as cebolas floresçam, elas permanecem cobertas por uma fina película. Quando as plantas estão em plena floração, a casca seca cai.
Agora, na natureza, existem várias centenas de variedades de cebolas. Algumas delas, por exemplo cebolas de cabeça redonda, são usadas como plantas ornamentais.
Eles são plantados em canteiros de flores e próximos a cercas. Eles vão bem com muitas flores da primavera.
História de origem
As pessoas começaram a cultivar cebolas em sua área há muito tempo. A planta foi cultivada há mais de três mil anos. A Ásia é considerada sua pátria.
Na Europa e na Rússia, as cebolas são cultivadas desde meados do século XII. Desde então, os vegetais têm sido usados ativamente na culinária e na medicina tradicional. Eles começaram a cultivar plantas em escala industrial há cerca de 200 anos.
Aterrissagem
Para o plantio de cebola, vale escolher áreas com solo solto. As camas devem ser bem iluminadas. As cebolas crescem muito bem ao sol e não adoecem. Legumes, abobrinhas, repolho, pepino e batata são considerados bons predecessores desta planta. Cenouras, beterrabas e várias verduras podem ser plantadas ao lado das cebolas.
As sementes são separadas antes do plantio, jogando fora todos os espécimes danificados. Para que as mudas sejam simultâneas, vale a pena escolher grãos do mesmo tamanho para a semeadura. Antes de plantar, é aconselhável tratá-los com uma solução desinfetante. Isso permite aumentar a resistência da planta a diversas doenças.
Antes de semear, o solo do local é cuidadosamente desenterrado. Os mesmos sulcos são feitos nele. Eles devem estar separados por 15-20 centímetros.
Em vez de sementes para plantar cebolas, você pode usar conjuntos de cebola cultivada. Vale a pena escolher lâmpadas com cerca de 2-3 centímetros de tamanho. Eles também precisam ser preparados antes do plantio. As cebolas são aquecidas por vários dias.
É melhor fazer isso não dentro de casa, mas ao ar livre. Em seguida, as raízes são embebidas em estimulantes de crescimento. Você pode usar um produto comprado e um remédio natural preparado à base de cinzas.
Assim que o solo aquecer, as mudas podem ser plantadas em campo aberto. Cada cebola pequena é enterrada 5 a 7 centímetros no solo. Polvilhe por cima com uma fina camada de terra solta. Após o plantio, as plantas são regadas com água morna e estável.
Cuidado
Para obter uma boa colheita, as plantas devem ser devidamente cuidadas. A agrotecnologia da cebola consiste nas seguintes atividades.
-
Rega. A maioria das variedades de cebola são regadas regularmente. Nesse caso, as folhas da planta permanecem verdes e suculentas por muito tempo. Deve-se prestar atenção especial à rega se o verão estiver quente.Recomenda-se a cobertura do solo no local. É melhor usar serragem ou grama seca para esse propósito. O mulch fino protegerá o solo de secar. Além disso, muito menos ervas daninhas aparecerão no site.
- Top dress. Para um bom rendimento, as plantas são alimentadas 2 a 3 vezes por estação. Pela primeira vez, isso é feito duas semanas após o plantio. Nesta fase, fertilizantes contendo nitrogênio são usados. Eles ajudam a acelerar o crescimento da vegetação. Na maioria das vezes, os jardineiros nesta fase usam uma solução de estrume de galinha ou chá de ervas. O segundo curativo superior é aplicado duas semanas após o primeiro. Produtos de nitrogênio também podem ser usados durante esse período. Pela terceira vez, os fertilizantes são incorporados ao solo durante a formação da cabeça. Nesse estágio, o curativo de cobertura deve conter potássio e fósforo.
- Afrouxamento. Para que uma crosta densa não se forme próximo ao caule da planta, a terra deve ser afrouxada regularmente. Também é importante matar todas as ervas daninhas no processo. O afrouxamento geralmente é combinado com a rega do local.
Se feito corretamente, as cebolas ficarão muito grandes e saborosas.
Reprodução
A maioria dos tipos de cebola na natureza é propagada por sementes. No final do verão, as setas aparecem em cada planta com bolas nas bordas. Eles contêm pequenas sementes. Quando as flechas secam e as sementes ficam pretas, elas podem ser coletadas e enviadas para armazenamento.
Sevok cultivado em uma estação também pode ser usado para o plantio no ano seguinte. O principal é que é realmente de alta qualidade e saudável.
Doenças e pragas
As cebolas, como outras plantas no jardim ou jardim, costumam ser atacadas por várias pragas.
-
Carrapato da cebola. Esses insetos danificam as cebolas tanto ao ar livre quanto em estufas. As pragas estão se espalhando de forma bastante ativa. Para combatê-los, são usados inseticidas potentes.
-
Verruga. As lagartas da traça da cebola representam um perigo para as inflorescências. Se esta praga apareceu no local, recomenda-se polvilhar as plantas com cinzas limpas ou pó de tabaco. Lagartas grandes podem ser colhidas manualmente.
-
Nematóide. Esta é outra praga comum. Sua atividade leva à opressão das plantas e à sua morte. Para combater esses parasitas, a carbamida é usada. Antes do plantio no local, o material de plantio também pode ser pré-desinfetado em solução de permanganato de potássio ou infusão de cinza de madeira.
As cebolas são frequentemente afetadas por várias doenças.
-
Peronosporose. Esta doença também é conhecida como míldio. Desenvolve-se mais ativamente em tempo chuvoso. A folhagem e os caules são cobertos por uma flor acinzentada, que escurece com o tempo.
-
Ferrugem. A doença afeta cebolas e alho na primavera. Nesse momento, manchas laranjas se formam em sua folhagem. Com o tempo, eles começam a ficar pretos. Se essa doença for ignorada, os bulbos ficarão pequenos e a folhagem verde começará a secar.
-
Podridão verde. Esta doença afeta a safra colhida. Uma densa placa começa a se formar nas cabeças. A doença se desenvolve mais ativamente em condições de alta umidade.
Fungicidas comprovados são usados para combater essas doenças. Recomenda-se podar e destruir partes das plantas fortemente afetadas.
Coleta e armazenamento
A colheita geralmente é feita no início do outono. A esta altura, a folhagem já parece seca e amarelada. Os bulbos preparados são cuidadosamente retirados do solo. A melhor maneira de fazer isso é à noite, com tempo seco e nublado. As plantas param de regar 10-15 dias antes da colheita.
Após a colheita, a cebola deve ser seca e descascada do excesso de casca. Como resultado, as cabeças devem estar limpas. Os frutos assim processados seguem para a secagem por mais três semanas. Durante esse tempo, eles têm tempo de amadurecer e ficar mais saborosos. Em seguida, a colheita é colocada em caixas ou recipientes. Eles são armazenados lá por vários meses. O principal é inspecionar regularmente seus estoques. Isso evitará a formação de podridão e bolor.
Você pode armazenar cebolas verdes ou cabeças de outras maneiras.
-
Seco. As cebolas verdes podem ser picadas e secas. Neste caso, será utilizado como tempero no preparo dos pratos principais e acompanhamentos. As ervas secas podem ser armazenadas em potes de vidro ou sacos de papel.
-
Na geladeira. Você pode enviar cebolas descascadas e cabeças com casca para a geladeira. No recipiente de vegetais, o produto ficará armazenado por muito tempo. Cebolas cozidas podem ser armazenadas na geladeira por 7 a 10 dias. Isso se aplica a produtos assados e fritos ou fervidos.
-
No freezer. Como regra, as cebolas picadas são enviadas para o congelador. Está embrulhado em filme plástico. Lá, ele pode ser armazenado por vários meses.
-
Marinar. Você pode cozinhar diferentes tipos de cebola dessa forma. O produto é limpo e colocado em recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, é despejado com uma mistura de vinagre, açúcar, sal e especiarias. As cebolas podem ser armazenadas em potes por cerca de seis meses.
Cultivadas para plantar no próximo ano, as cebolas também são colhidas no outono. É cuidadosamente seco e enviado para uma sala fria. A temperatura deve estar sempre entre 2-3 graus. Se o conjunto for armazenado em uma sala quente, deve ser mantido longe de radiadores e aquecedores.
Conhecendo todas as informações básicas sobre cebola, qualquer pessoa pode cultivá-la em seu site.
O comentário foi enviado com sucesso.