Cebola Batun e as nuances de seu cultivo
A cebola-batun é uma planta perene, capaz de se tornar uma “patrocinadora” do chique em termos de composição vitamínica e mineral das verduras à mesa. Sim, ainda não é o mais popular nas latitudes domésticas, mas está ganhando popularidade com segurança.
O que é especialmente maravilhoso neste produto é a sua simplicidade: depois de plantado, o plantio só precisa ser renovado, e ela não tem medo nem mesmo das condições climáticas adversas.
descrição geral
A cebola é considerada uma erva que pode crescer muitos anos sem ser replantada. No canteiro do jardim, é quase igual às suas contrapartes: as folhas verdes cerradas não são muito diferentes das penas de outras folhas bulbosas. Mas apenas no subsolo essa planta não tem aquele bulbo grande familiar. A cebola do batun é pequena, apenas um pouco mais espessa. A propósito, você também pode comê-lo, mas não está em demanda. Apenas folhas são comidas pelo batun.
O que mais é importante nas características desta planta:
- raízes desenvolvidas crescem 40 cm de largura e profundidade;
- as penas da planta são grossas e poderosas, ocas por dentro;
- se você não cortar as penas a tempo, elas podem crescer até um metro de altura;
- o vegetal cresce muito rapidamente, tem uma cor brilhante;
- flechas e inflorescências são formadas no segundo ano: são verde-amareladas, arredondadas, há mais de duzentas flores no batun;
- a floração ocorre em junho e o amadurecimento das sementes - em meados do verão;
- a cebola não tem medo de baixas temperaturas (a menos que esta safra seja cultivada no Extremo Norte);
- em um lugar o batun cresce por 5 anos, mas se as plantações forem muito espessas, a cebola ficará menor;
- propagado por sementes ou dividindo o arbusto;
- a maior parte da cebola é cultivada na China.
Os novatos podem ter uma dúvida sobre como o batun difere do alho-poró. Sua pena é mais dura, o sabor é mais nítido, mas você pode cortá-la antes. O alho-poró é cultivado por meio de mudas, e seu caule branco é especialmente valioso (por causa dele, eles crescem). O sabor não é tão acentuado e expressivo quanto o de um batun.
O principal é cortar as penas da batuta a tempo, porque sem isso elas ficarão duras e sem gosto. Ele crescerá em praticamente qualquer solo. Ele não tolerará lugares completamente secos, mas também não gostará do pantanal.
É melhor cultivar cebolas em sombra parcial, sob o sol forte, suas penas vão secar.
Das variedades mais populares, as seguintes opções podem ser distinguidas:
- "Abril" (variedade de maturação precoce, boa para saladas);
- "Maisky" (resistente a doenças, penas de sabor picante);
- Long Tokyo (estação média, muito resistente ao inverno);
- "Ternura" (com sabor suave);
- "Seryozha" (variedade delicada e de maturação precoce).
Aterrissagem
Batun pode se reproduzir tanto vegetativamente quanto por semente, ambas as formas são simples, ambas são freqüentemente usadas. Se a cebola já está crescendo no jardim, o método da semente não é usado: é muito mais fácil cavar um arbusto existente, dividi-lo em partes menores e plantá-lo. Também é conveniente porque os rizomas das ervas daninhas podem ser removidos do arbusto escavado. A divisão do mato pode ser feita praticamente a qualquer momento, mas em agosto é mais conveniente e confiável fazer isso. O arbusto é primeiro regado e depois removido do solo com uma pá limpa ou um forcado de jardim. Você pode dividir com as mãos e com uma faca (desinfetada).
Mudas
O cultivo de mudas é apropriado quando o ciclo completo (da semente à colheita com o momento em que as plantas são arrancadas) é realizado em uma estação. Ou seja, é bom se a planta for anual, mas perenes não são adequadas para mudas. As sementes geralmente são semeadas em abril e, no início do verão, mudas decentes são plantadas no local. Depois, em setembro, a usina deve ser desenterrada sem deixar um único arbusto no local.
Existem algumas nuances de plantio de mudas de batuna.
- Para acelerar a germinação das sementes, elas são deixadas na água por 24 horas. Às vezes é gravado por cerca de 25 minutos em uma solução fraca de manganês. Eles também trocam a água de vez em quando, e então as sementes são secas.
- As sementes são plantadas em caixas especiais para mudas. A terra de grama é usada como solo, misturada em partes iguais com húmus. Você também precisa adicionar 2 copos de cinzas ali (contando com um balde de mistura).
- As sementes são semeadas até 1 cm de profundidade, devem entrar nas ranhuras pré-umedecidas do solo. Depois que o sulco estiver coberto com terra, deve-se adicionar areia limpa (de forma que sua camada seja de 2 cm).
- As caixas são cobertas com vidro e após 2 semanas os primeiros brotos brotam. Às vezes o tempo de emergência das mudas é atrasado, isso é normal, mas não deve haver uma quebra crítica.
- Quando os brotos aparecem, a temperatura deve ser abaixada por uma semana para 10-12 graus, e então aumentada novamente. Mas se a temperatura estiver acima de 15 graus, esses indicadores se tornarão desastrosos para o batun. E a luz de fundo também é necessária, porque o arco adora longas horas de luz do dia.
- A rega das mudas deve ser moderada, não deve ser inundada. Terá de ser alimentado duas vezes: superfosfato e sal de potássio. A primeira alimentação é realizada uma semana após o aparecimento dos brotos, a segunda - após mais duas semanas.
- Mudas espessadas devem ser desbastadas, e você deve ter tempo para fazer isso na fase da primeira folha real. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 3 cm.
- Antes de plantar as mudas no solo, elas são endurecidas uma semana antes. E ela estará no jardim nos primeiros dias do verão (o cálculo é feito para a região de Moscou e regiões climáticas semelhantes). Os furos no canteiro são feitos em intervalos de 12 cm.
Em geral, o método da muda é um tanto problemático. As mudas precisam de frescor e, portanto, devem crescer em uma estufa ou estufa: onde a temperatura na faixa de 10-15 graus pode ser facilmente mantida.
Sementes
Ainda assim, mais frequentemente o batun é semeado diretamente no canteiro do jardim. Não é difícil colher as sementes desta planta: a partir do segundo ano de vida surgem pedúnculos-flechas no batun. Eles geralmente são quebrados para não reduzir o crescimento da cultura. Mas, neste caso, essas flechas devem ser deixadas nos arbustos, pois vão florescer no meio do verão e vão aparecer sementes neles. Sementes pretas maduras ainda ficarão firmes nas inflorescências. É aqui que as plantas são arrancadas, recolhidas em cachos e penduradas com a cabeça. Isso deve ser feito em um local seco, qualquer recipiente é substituído por baixo deles ou o papel é simplesmente colocado.
As sementes secas começarão a se desintegrar sozinhas, não custará nada removê-las. As sementes são secas um pouco mais, dispostas em camada fina e depois distribuídas para armazenamento em sacos de papel. E então você pode plantar no solo. Se o batun começar a crescer sob o filme, é permitido fazê-lo no início da primavera. Pode-se mandar para o solo em junho, no ano da semeadura, a cultura simplesmente vai se fortalecer, mas só será possível cortar as folhas no ano que vem. Há também uma campanha de semeadura pré-inverno, sendo necessário plantar mais espesso, pois uma certa porcentagem de sementes vai desaparecer no inverno.
O que mais você precisa saber sobre o plantio de uma cebola batun:
- esta cultura não gosta muito de turfeiras e solos ácidos;
- em argila arenosa e argilosa, as cebolas dão uma excelente colheita;
- a cebola cresce com boa iluminação do local;
- preparar uma cama para o plantio é elementar: desenterrar, aplicar doses padrão de fertilizantes;
- as sementes são semeadas em ranhuras derramadas com água até uma profundidade de 2,5 cm, o espaçamento entre linhas é de 30 cm;
- aquecido a pelo menos 5 graus de solo - garantia de que as sementes vão brotar, só pode demorar um período nem sempre previsível (de 8 a 20 dias);
- após o plantio, é melhor cobrir o canteiro com húmus, a camada deve ser fina.
É assim que fica a sementeira, a mais característica desta cebola (no entanto, a vermelha e a roxa são plantadas da mesma forma).
Cuidado
Não há esforços e dificuldades especiais no processo de cultivo de um batun. Só no início ele precisa de atenção. Se a safra for anual, deve-se desbastá-la o menos possível. É necessário capinar e afrouxar o canteiro sistematicamente, aqui o batun não difere das outras culturas.
O que mais está incluído no conceito de cuidados com as plantas:
- se o solo da cama seca por pouco tempo, a cebola não morre, mas uma seca prolongada é destrutiva para ela: a pena fica grossa, perde o sabor;
- é necessário regar a planta uma ou duas vezes por semana, atentando para o estado do solo, o consumo de irrigação é de um balde por metro quadrado;
- alguns dias antes do corte final, a cebola deve ser regada em abundância;
- uma cultura adulta tolera bem a aspersão, mas o tipo de irrigação superficial ainda não é o mais preferível, não é necessário inundar muito as penas;
- A cobertura é necessária após o corte em massa das verduras, para o primeiro ano será uma infusão de verbasco nas proporções de 1 a 10, e depois de absorvida, adiciona-se um copo de cinza de madeira por metro quadrado, deve ser raso embutido no substrato com enxada;
- em solo fértil, o batun crescerá normalmente, mesmo sem fertilização adicional, e o fato de que eles são necessários será sinalizado pelo crescimento lento e amarelecimento das folhas;
- se a cebola crescer mal, uma solução fraca de ureia pode ser benéfica para ela;
- Não é necessário cortar cebolas maciças em estado de microgreen, mas penas que já atingiram 25-30 cm;
- se a cebola for cuidada, ela suportará 5 cortes por verão, caso contrário, não mais de 3;
- cortar as folhas até a geada não é a melhor ideia, a planta deve ir para o inverno com folhas.
As cebolas também são cultivadas em casa. Uma vez que não é caracterizado por um estado de dormência, o cultivo durante todo o ano de uma cultura como um quarto é possível. De abril a outubro, a cebola pode crescer na varanda, e se você quiser uma colheita o ano todo, você precisa de um peitoril de janela fresco.
No outono e na primavera, as cebolas caseiras devem ser iluminadas com fitolampos.
Doenças e pragas
A maioria das variedades (de "inverno russo" a "abril") são resistentes a doenças. Mesmo assim, nada tem imunidade ideal no site. Então, um mosaico viral pode atingir a cebola: é uma doença incurável, portanto todas as mudas terão que ser destruídas, caso contrário a doença ocupará as plantas vizinhas. Manchas amarelas começam a crescer sobre as folhas, a cebola pára imediatamente de crescer, não pode ser salva.
A ferrugem fúngica também pode tomar conta do batun: manchas amarelo-laranja podem causar ressecamento das penas. As plantas que já foram afetadas pelo fungo terão que ser cortadas e todas as plantas tratadas com Fitosporin ou Bordeaux líquido. O míldio se apresentará como manchas brancas: as plantas doentes devem ser destruídas, as plantas saudáveis devem ser tratadas com preparações especiais de cobre ou a mesma "Fitosporina".
O gorgulho da cebola pode se tornar perigoso com as pragas das cebolas - um besouro escuro que rói as penas mesmo na fase larval. As cenouras que crescem na vizinhança salvam a mosca da cebola: a praga não suporta o cheiro de cenoura. Alimentam-se de suco de cebola e tripes, e geralmente atacam mais de uma cultura, mas tentam atacar muitas plantações no local. Os inseticidas são usados.
Coleta e armazenamento
Podemos dizer que a frequência de coleta é influenciada pela variedade e suas características. Mas se você fizer a média, a cada 3-4 semanas você pode colher cebolas, ou seja, cortar completamente as folhas. A colheita deve ser cortada completamente e as flechas das flores quebradas (elas são deixadas apenas se as sementes forem necessárias). As folhas são geralmente cortadas com uma faca afiada ou tesoura e quase no solo.
O último corte é feito um mês antes da geada.
Cebolas verdes com folhas gordas são armazenadas em um saco plástico fechado na geladeira, é mais conveniente empilhá-lo em cachos. A folhagem fresca será relevante por apenas uma semana, depois se deteriora.Mas as cebolas podem ser picadas, embaladas em sachês ou recipientes e congeladas. No inverno, esse tipo de congelamento (como microgreens) é ótimo para fazer sopas, pratos principais e muito mais. Aliás, também pode ser adicionado à carne picada.
Esta cebola brota mesmo nas condições não mais favoráveis. Não é tão bonito quanto a cebolinha rosa, mas é mais tenaz, e o sabor picante de suas penas complementa muitos pratos. A composição da vitamina ajuda a tornar os alimentos ainda mais saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.