Qual é a aparência da cebola Altai e como cultivá-la?
A cebola é uma planta que pode ser encontrada em qualquer jardim. Suas qualidades úteis são inestimáveis. No entanto, existem variedades que são cultivadas não apenas para a vegetação ou bulbos inteiros, mas também para o paisagismo do local. Esta casta é considerada a cebola Altai "Alves".
Descrição
A cebola de Altai é uma cultura de longo prazo. Também é chamada de pedra, porque na natureza muitas vezes cresce em solos pedregosos e até mesmo em rochas. Uma variedade semelhante é encontrada na Sibéria, bem como na Mongólia, em algumas regiões da China, no Cazaquistão. Em Altai, existem muitas dessas plantas, o que explica o nome. No Registo Estadual da Federação Russa, a "Alves" ainda é considerada a única variedade de cebola Altai. Além disso, a cultura está sob a proteção de diversas organizações, por se tratar de uma espécie em extinção.
A altura média das plantas é de 0,5 m, embora alguns exemplares cresçam até um metro. A cebola tem um sistema radicular forte e os próprios bulbos têm um diâmetro de 2 a 6 centímetros. As penas da cebola são verdes escuras, grossas e fortes, muito semelhantes às penas do alho jovem. A planta começa a florescer em maio, no segundo ano de sua existência. As flores são cremosas e de tamanho pequeno. A floração parece espetacular, pois as flores se reúnem em uma grande bola, localizada no topo da pena.
As cebolas amadurecem rapidamente, em menos de um mês, por isso são classificadas como variedades precoces. Além disso, a cultura da pedra é muito produtiva: em um metro quadrado são colhidos quase 4 kg de bulbos. Cada espécime pesa cerca de 40 gramas. Outra vantagem da cebola Altai é a robustez do inverno. A planta perene pode resistir a geadas de até -40 graus.
Aterrissagem
Para plantar a cultura Altai, você deve escolher um local ensolarado, embora uma sombra clara também seja bastante aceitável. A área de plantio deve ser seca, pois os bulbos apodrecem em solos muito úmidos. Prepare o solo desde o outono. Para isso, é desenterrado, acrescentando-se superfosfato (20 g) e cloreto de potássio (15 g). A dosagem é indicada para 1 metro quadrado. Além disso, para cada quadrado. m você precisa adicionar 5 kg de composto, bem como 0,5 kg de cinzas de madeira. A acidez do solo deve ser de 7 pH. Se o solo for mais ácido, é recomendável adicionar cal.
As cebolas Altai são cultivadas a partir de sementes. Eles precisam ser preparados por imersão em uma solução fraca de permanganato de potássio por meio dia. Em seguida, o material é completamente seco. O plantio é melhor feito na primavera, embora às vezes seja feito no outono. Usando um ancinho, o solo é nivelado e, em seguida, pequenos sulcos são cavados nele. As sementes são enterradas um centímetro e meio, a distância entre elas é de 6 cm. Restam 0,35 m entre as linhas. Após o plantio, os canteiros são bem regados e cobertos com matéria orgânica.
Se você deseja obter cebolas bem precoces, pode plantar mudas com antecedência. Vale a pena começar a fazer isso 60 dias antes do plantio pretendido no solo. Eles pegam as caixas, as desinfetam e a sujeira também. As sementes são dispostas de modo que fiquem 3 cm entre elas e, em seguida, polvilhadas levemente com terra. Em seguida, o substrato é borrifado com água morna e o filme é esticado. Depois disso, resta apenas esperar os brotos, abrindo o abrigo todos os dias e, se necessário, pulverizando o solo.
Quando as folhas aparecem, o abrigo é removido e as mudas são cultivadas usando o método padrão.
Cuidado
Cuidar da cebola de Altai não é difícil. Em geral, todos os procedimentos têm a mesma aparência de uma cultura de cebola convencional. A planta não é absolutamente caprichosa.
É necessário regar os rebentos algumas vezes por semana, para isso utilizam-se água que assentou ao sol, nunca fria. A irrigação é quase interrompida no momento em que os bulbos amadurecem. Após a rega, costuma-se soltar o solo para que não se formem crostas. E também a terra ao redor das penas é arrancada, destruindo o joio que cresce.
Quando a primeira folha começa a se formar, a planta precisa de fertilizantes com nitrogênio e fósforo. Tome 15 mg por metro quadrado. Posteriormente, são utilizadas misturas de potássio-fósforo, a dosagem é a mesma. Você pode escolher outro esquema. Na primavera, as plantas são alimentadas com uma galinha divorciada.
Se o solo estiver esgotado, adicione verbasco. A aceleração do crescimento proporcionará uma infusão de ervas daninhas. Os fertilizantes são sempre aplicados em doses dosadas, pois a cebola não tolera o seu excesso.
Doenças e pragas
O arco de pedra praticamente não adoece. Seu cheiro repele as pragas e eles tentam ficar longe das penas. A única exceção é a mosca da cebola. Para evitar o aparecimento da praga, você pode plantar cenouras ao lado das cebolas. Se o parasita já se manifestou, você pode tratar as plantas com pó de tabaco, solução de sabão, cinza de madeira. No caso de um grande número de pragas, é melhor usar inseticidas. Por exemplo, "Iskra", "Aktaru" e outros.
As cebolas não têm medo de doenças bacterianas e virais, mas sofrem de peronosporose. No caso desta doença, as penas da planta ficam cobertas por manchas alongadas. Para curar a cultura Altai, nos estágios iniciais, uma solução de soro de leite é usada (1 parte de iogurte é diluída em um balde de água). Com a disseminação massiva da doença, fungicidas são usados.
Colheita e armazenamento
Você pode colher cebolas verdes várias vezes por temporada. Isso geralmente é de 2 a 4 vezes. Você só precisa cortar as folhas, mas para que cerca de 5 centímetros de folhagem fiquem acima do nível do solo. Se você quiser colher sementes, várias plantas são deixadas no local, cujas folhas não foram cortadas. Importante: as cebolas devem ser replantadas a cada 5 anos, observando as regras de rotação de culturas.
As lâmpadas coletadas podem ser armazenadas. Para fazer isso, escolha uma sala escura com boa ventilação. A temperatura nele deve ser a temperatura ambiente. Os bulbos são cuidadosamente dispostos em jornais, enquanto a cultura deve estar absolutamente seca. E também as cebolas podem ser armazenadas em fardos suspensos ou em caixotes de madeira. Penas verdes podem ser comidas imediatamente ou desfiadas e colocadas no congelador.
O comentário foi enviado com sucesso.