Tudo sobre pás
Uma pá comum é uma das ferramentas humanas mais antigas. A história dessa ferramenta começa desde que o homem primitivo inventou para usar um bastão comum em seu cotidiano, com o qual se tornou muito mais conveniente rasgar o solo em busca de raízes comestíveis. A origem da palavra "pá" está associada ao fato de que inicialmente era a escápula de um grande animal que ficava presa ao pau, tornando muito mais fácil cavar e soltar o solo. Com o tempo, a pá evoluiu, adaptando-se às necessidades do desenvolvimento da humanidade, mas mantendo o nome anterior.
Peculiaridades
Uma pá é uma ferramenta sem a qual é impossível imaginar o trabalho não apenas de um residente de verão ou de um construtor. Essa ferramenta deve estar presente no arsenal de mineiros, bombeiros, zeladores e um grande número de pessoas de todos os tipos de profissões. Se falarmos da pá na forma como estamos acostumados a usá-la, então inicialmente ela era feita de madeira maciça. Neste caso, a superfície de trabalho recebeu uma forma plana. A conveniência de tal dispositivo foi apreciada por representantes de muitos ofícios, por exemplo, os padeiros ainda usam essa pá.
Posteriormente, com o desenvolvimento da ferraria, a pá passou a ter uma parte funcional revestida a cobre., depois começaram a ligá-lo com ferro para maior resistência e facilidade de uso. Aos poucos, toda a parte plana da ferramenta passou a ser de ferro, visto que essas pás eram mais afiadas, mais convenientes de usar e mais duráveis. As pás tomaram seu lugar tão firmemente na vida humana que encontraram aplicação não apenas na agricultura, mas também em assuntos militares, construção, mineração e em muitas outras áreas.
Especificações
Uma pá moderna, ou como também é comumente chamada - uma concha, é uma bandeja toda de metal com uma alça plantada nela. O comprimento do caule, via de regra, deve atingir a axila de um adulto. O tamanho da colher de acordo com GOST é 235x275 mm (a largura das pás de titânio é 300 mm), o peso sem o cabo é de 0,92 kg.
Em que consiste?
Dependendo do material de que a pá é feita, é comum subdividi-los em vários tipos.
- De aço. Este é um produto feito de folha de metal comum, equipado com um reforço para maior resistência. O tipo mais comum e barato dessa ferramenta.
- De aço ferroviário. Esse tipo de pá é feito de um aço especial saturado com carbono, que possui uma resistência muito elevada com um peso do produto relativamente baixo. Para os casos em que é necessária uma elevada elasticidade do produto, por exemplo, para a execução de trabalhos com carga máxima, utilizam-se pás de aço ferroviário pelo método de dupla têmpera.
- Titânio. Essa ferramenta tem um peso leve, além disso, ao contrário das pás de aço, possui baixa aderência ao metal, o que permite trabalhar com solo úmido sem que a sujeira adira ao revestimento do produto. Não é barato, mas essa desvantagem é compensada pela facilidade de uso, aparência elegante, acabamento fosco do produto, durabilidade e ausência de arranhões.
- Fabricado em aço inoxidável. Esta é a pá de jardim mais comum.Um produto de aço inoxidável tem maior resistência à fratura do que o aço comum, embora seja fácil de afiar.
- Pá de alumínio. É usado para remoção de neve ou para trabalho com materiais leves a granel.
- Fabricado em plástico. A pá feita de plástico resistente a impactos é comum entre os paisagistas, usada principalmente no inverno. Possui balde largo e laterais curvas. É uma ferramenta muito leve, mas não muito durável. A tela é sólida ou reforçada com nervuras de reforço; existem opções com uma vanguarda confortável. Conveniente para limpar a neve.
Tipos e sua finalidade
Por propósito e especificidade, as seguintes variedades são distinguidas.
- "Americano". Uma característica interessante desta ferramenta é a lâmina de metal curva incomum. Cavar com essa lâmina é muito mais fácil do que com uma pá tradicional de baioneta e, como a lâmina é revestida de Teflon, nenhum solo gruda na pá. Outra comodidade é o anel de espuma de proteção, que é colocado na alça, evitando calosidades.
- Mineiro (carvão). A colher de carvão é amplamente utilizada por mineradores. É fabricado em chapa de aço fina especial e possui formato côncavo, o que facilita o trabalho com carvão e pedras.
- Colher de areia (outro nome - LSP). O produto é usado para trabalhar com materiais a granel: para carregar areia ou argila expandida. Também pode ser usado para trabalhar com solos de baixa densidade.
- Colher de concreto. Este tipo de escavadeira é feito de aço ferroviário durável, o projeto inclui as laterais. Larga o suficiente para misturar todos os tipos de argamassas, modelar as bordas da área de trabalho e limpar superfícies duras se necessário.
- Colher de pedra triturada. Este produto possui telas curvas nas bordas e um formato levemente rebaixado. É conveniente recolher pedra triturada ou cascalho com essa concha. Equipado com duas nervuras de reforço e tem um topo afiado, que permite mergulhar sem esforço a colher em materiais duros.
- Pá reforçada. Este é um tipo de pá de pedra britada. O produto é reforçado com nervuras de reforço, o que permite trabalhar solos argilosos e materiais pesados.
- Colher de fogo. A ferramenta é feita de aço ou liga durável e tem um cabo alongado para facilitar o uso ao limpar detritos. A pá de bronze intrinsecamente segura é um acessório obrigatório para a proteção contra incêndio.
- Colher de mudas. Esta é uma ferramenta indispensável para qualquer jardineiro. Independentemente do tipo de material com o qual é feita, essa ferramenta tem uma lâmina alongada e estreita, dobrada na parte superior, de modo que é mais conveniente encostar na borda com o pé ao cavar buracos para mudas.
- Pá de neve para o carro. Conhecida por todos os proprietários de automóveis, essa pequena pá geralmente é feita de polipropileno, pesa em média até 500 g, tem cabo leve com revestimento de plástico, tem pequena largura da parte útil (cerca de 20 cm), sem ocupar espaço extra espaço no porta-malas. A versão dobrável é especialmente conveniente.
- Scoop encurtado. Este é outro tipo de escavadeira familiar aos motoristas e projetada para trabalhar em espaços confinados. Esta ferramenta é muito compacta, fácil de guardar na mala do carro.
Modelos populares
Entre os fabricantes de pás, podem-se destacar marcas como:
- Gigant;
- Truper;
- À força;
- Fiskars;
- Zubr.
São fabricantes nacionais e estrangeiros de sucesso que, graças à qualidade de seus produtos, conquistaram fama e demanda estável.
Gigant
A marca Gigant para a produção de ferramentas manuais e ferramentas de jardim entrou no mercado em 2015 e assumiu uma posição de liderança, combinando ergonomia e tecnologias avançadas de empresas deste setor na Europa e Ásia nos seus produtos.O desenvolvimento de ferramentas para esta marca é baseado nas estatísticas de desejos e críticas dos clientes. Pesquisas formaram os requisitos para o produto, o que acabou levando ao cumprimento total das necessidades do consumidor. A ferramenta desta marca é produzida em empresas modernas na China e na Rússia. Uma característica desta marca de pás é o formato único do cabo e do cabo, devido ao qual a carga na mão é significativamente reduzida.
Truper
A Truper foi fundada há pouco mais de cinquenta anos no coração do México. Hoje é uma empresa líder na produção de ferramentas para todos os tipos de fins. A gama de produtos inclui cerca de cinco mil itens, e as pás Truper são consideradas a ferramenta de trabalho mais popular da América Latina. As principais prioridades da empresa são a qualidade, durabilidade e confiabilidade dos produtos. O fabricante produz uma gama completa de pás, desde pás de areia e brita e terminando com "American".
À força
A Inforce entrou no mercado de instrumentos em 2015. Esta é uma empresa russa cujo lema é "Alta qualidade é garantia de confiabilidade!" Os produtos da empresa são muito diversos: o fabricante produz ferramentas de trabalho desde uma espátula até uma máquina de solda. As pás Inforce são uma combinação de um equilíbrio estável de preço e qualidade, uma vez que o custo dos produtos não depende das cotações da moeda.
Fiskars
A Fiskars foi fundada em 1949 na Finlândia e hoje é um dos fabricantes de ferramentas de maior sucesso na Europa. A marca é conhecida mundialmente justamente pela fabricação de implementos agrícolas. O sortimento é atualizado anualmente, complementado por novos produtos nos mais diversos materiais. A marca Fiskars dá grande atenção aos utensílios domésticos e utensílios de cozinha: todos os tipos de pás e pás para a comodidade das tarefas diárias, jardinagem e jardinagem. O nome Fiskars tornou-se uma promessa e sinônimo de produtos de alta qualidade.
Zubr
A empresa Zubr (“Zubr”) destaca-se entre as restantes pela vasta gama, baixo preço e durabilidade dos produtos. A empresa foi fundada em 2005, quando a furadeira universal viu a luz, que era especialmente popular entre os compradores comuns e se distinguia pela alta funcionalidade. Mais tarde, quando a gama de produtos aumentou significativamente, a empresa conseguiu entrar no mercado internacional. A produção de várias pás é uma das prioridades desta marca, portanto, é oferecida ao comprador uma seleção bastante grande delas.
Como escolher?
Ao escolher uma pá, deve-se prestar atenção ao tipo de lâmina com que é feita, o cabo e o tule. A haste, que é a principal parte de trabalho, não deve apresentar lascas ou rachaduras e deve estar bem plantada na própria escavadeira. Você também precisa prestar atenção à fixação do cabo e da ferramenta. É melhor se a alça for fixada com parafusos ou um anel de amarração. Caso não haja nenhum fixador, o produto não servirá por muito tempo.
A pá com a qual você pretende trabalhar deve estar 10 cm abaixo do ombro e os dedos devem estar livres para envolver o cabo da ferramenta. Você também deve prestar atenção especial à maneira como a ferramenta é armazenada. Qualquer uma das pás não vai durar muito sob a influência da chuva, calor ou neve, portanto, você precisa armazenar a ferramenta em uma sala fechada, como uma garagem, galpão, etc. Além disso, sua ferramenta vai servir por muito mais tempo se estiver em Ao final do trabalho você limpa da sujeira, lubrifica para evitar a corrosão e afia o fio da ferramenta.
Essas dicas simples permitirão que você não apenas escolha a escavadeira certa, mas também estenda sua vida útil, tornando seu trabalho mais fácil e economizando dinheiro. As pás modernas são assistentes confiáveis para uma pessoa nas mais diversas e difíceis condições, basta abordar cuidadosamente o assunto de sua escolha.
Para informações sobre como escolher uma pá, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.