O que são pás de baioneta e como escolher a melhor?
A maioria das pessoas que tem o seu próprio, mesmo um pequeno pedaço de terra, sabe bem o que é uma pá de baioneta. Esta ferramenta é indispensável há muito tempo. Com sua ajuda, você pode não só soltar o solo e plantar plantas, mas também cavar um buraco ou vala, carregar o solo em uma carroça. Para que a ferramenta seja conveniente e confiável, você precisa escolhê-la corretamente. O conhecimento de suas características, regras de armazenamento e operação ajudarão nisso.
O que é e em que consiste?
Uma pá de baioneta é uma ferramenta mecânica. A ferramenta foi projetada para trabalhos de construção e cultivo de solo. Recebeu esse nome por causa de sua forma achatada e pontuda, que lembra uma baioneta. Sua superfície é ligeiramente côncava, e a borda superior forma uma perpendicular com uma alça (alça). Esse dispositivo facilita a pressão com o pé, o que simplifica o fluxo de trabalho. O instrumento possui diversas variedades, mas a estrutura é a mesma para todos os tipos. Uma pá de baioneta consiste em:
- de tela (baioneta);
- tuleikas;
- corte.
A tela é a principal parte funcional dessa estrutura. Eles afetam diretamente o solo. É equipado com bordas curvas no topo da baioneta, que são chamadas de ofensivas. Seu formato retangular é considerado o mais adequado para aumentar a pressão na lâmina durante o funcionamento. O ângulo correto de avanço é uma característica importante da escavadeira tipo baioneta. Se for alterado para cima, os esforços feitos se tornarão menos eficazes. E se no processo de trabalho as bordas da ofensiva dobrarem e começarem a formar um ângulo menor, então será criada uma carga adicional na perna, o que leva a lesões e várias dores na perna.
A próxima parte, chamada de tule, é projetada para prender com segurança a baioneta e o cabo. Pode ser uma parte separada ou uma estrutura monolítica com uma tela. No primeiro caso, é fixada de forma independente por meio de solda ou parafusos e, no segundo, a fixação é realizada pelo fabricante.
O cabo é o cabo da pá, que tem uma forma oblonga. É fixado com segurança na túnica, após o que o instrumento é considerado montado e pronto para uso. Na maioria das vezes, são produzidos cabos de madeira, pois esse material é de fácil processamento e baixo peso (com secagem adequada). No entanto, hoje em dia você pode encontrar cortes de plástico ou metal. Os cabos de polímero são frágeis e não confiáveis, e o metal - na maioria das vezes variações caseiras - é muito pesado.
A presença de uma alça no design desta ferramenta facilita muito o fluxo de trabalho, pois é uma alavanca de potência adicional que reduz os custos de mão de obra na escavação de solo pesado. Em algumas modificações, a alça é equipada com uma alça adicional com alças. Este design torna mais fácil de transportar e carregar.
Especificações
O tamanho da lâmina de uma pá baioneta, bem como o seu peso, dependem não só do material, mas também da área de operação desta ferramenta. As dimensões padrão das pás são estabelecidas por GOST. Algumas siderúrgicas ainda utilizam a documentação soviética, segundo a qual a largura do produto deveria ser de 20 cm, o comprimento - 27 cm e o tule - 9 cm. Porém, os fabricantes modernos ampliaram significativamente os limites dos valores permitidos.Hoje, são consideradas dimensões normais de trabalho: largura - de 18 a 21 cm, comprimento - de 33,5 cm a 40,5 cm.
Os tamanhos do cabo também variam em uma faixa significativa: de 110 cm a 150 cm. Na hora da compra, é preciso focar neste parâmetro, pois a escolha errada do tamanho do cabo pode levar ao alongamento das costas músculos e, como resultado, às sensações dolorosas. Portanto, o pedúnculo deve ser escolhido individualmente, levando em consideração o crescimento e a praticidade na hora de realizar os movimentos de escavação.
Visualizações
As pás de baioneta distinguem-se por vários motivos: de acordo com o material de que a ferramenta é feita, de acordo com a forma da baioneta e de acordo com a sua finalidade. O material da lâmina é o critério mais importante na compra desta ferramenta. Atualmente, os fabricantes usam várias opções de matéria-prima:
- titânio;
- aço inoxidável;
- mola de aço;
- aço ferroviário;
- aço comum.
Um material como o titânio passou a ser usado na fabricação de pás há relativamente pouco tempo. É muito procurado pelos agricultores devido à sua leveza e resistência. Mas a total falta de flexibilidade de tal baioneta é uma desvantagem. Com esforço significativo durante a operação, a lâmina pode quebrar facilmente. Além disso, o alto custo também não favorece esse material. O aço inoxidável é considerado o próximo material em demanda. Embora supere apenas o metal comum em resistência, é resistente ao desgaste e durável. Além disso, possui fragilidade média e preço bastante baixo.
O aço é a matéria-prima mais comum para pás de baioneta. Esta liga lida bem com terraplenagem quando o solo é macio e livre de inclusões rochosas. E seu custo é muito inferior ao de outros tipos de materiais. Portanto, os residentes de verão comuns preferem comprar esta opção particular. Mas a ferramenta também tem desvantagens. Este é um aumento da sensibilidade à corrosão e alta fragilidade e um peso bastante grande.
Pode-se dizer que o aço para molas de alta liga é muito mais resistente do que o aço convencional e, além disso, tem flexibilidade suficiente. Isso permite que a ferramenta seja usada por muito tempo. Em termos de peso, este material é inferior ao titânio e ligas de aço, mas apenas ligeiramente: apenas 8 por cento. O custo do material é ligeiramente inferior ao do titânio. Há outro material que se destaca por sua alta resistência - este é o aço ferroviário. Para a fabricação de pás, trilhos defeituosos são usados com mais frequência. As características de alta resistência, neste caso, são explicadas pelo duplo endurecimento. Depois disso, a liga passa a ter alto teor de carbono. Mas este material também é bastante elástico. Portanto, a ferramenta feita de trilhos é adequada para trabalhar em solos densos. Ele é capaz de carregar cargas pesadas.
Dependendo da configuração da baioneta e do comprimento da haste, as pás são divididas:
- na baioneta;
- Jardim;
- sapadores;
- semisovkovy;
- pás.
As pás tipo baioneta têm formatos universais adequados para trabalhar não só na horta ou na horta, mas também na construção, bem como durante as operações de carregamento. Sua construção pode às vezes ser reforçada com pequenas nervuras de reforço, localizadas simetricamente, em ambos os lados da lâmina de trabalho. Uma pá de jardim tem uma aplicação mais restrita - cavar solo em um terreno pessoal. Tem uma forma quase retangular e uma alça adicional com alça. Isso cria uma ênfase adicional e facilita o processo de trabalho. Uma variedade de uma ferramenta altamente especializada é uma pá de drenagem. Tem uma lâmina estreita, alongada e ligeiramente curva, que é excelente para alargar buracos e abrir valas.
A lâmina de sapador é destinada ao uso militar, portanto, tem força de baioneta suficiente e um cabo pequeno. O peso e as dimensões de tal ferramenta são pequenos, pelo que recebeu reconhecimento não só entre os diferentes tipos de tropas, mas também entre os motoristas.Essa versão leve cabe facilmente no porta-malas e ajuda no caso de erosão de estradas de terra. Meias pás são uma espécie de híbrido de baioneta e pá. E as capacidades desta espécie também estão avançadas. A forma de baioneta em forma de colher e a sua posição inclinada em relação ao cabo tornam a ferramenta adequada para trabalhos de escavação e carregamento. Um ótimo exemplo desse tipo é a pá de fogo.
As pás fazem jus ao seu nome e são usadas principalmente para carregar e descarregar vários materiais, orgânicos e artificiais. As pás de baioneta modernas têm outra característica - o cabo telescópico. Se necessário, pode ser desdobrado ou dobrado. Ajustar o comprimento do cabo torna a ferramenta versátil.
Avaliação do modelo
Existem muitos fabricantes de pás de baioneta no mercado hoje. A maioria das marcas é representada por fabricantes russos. Das firmas estrangeiras que produzem produtos clássicos de baioneta, pode-se destacar a empresa Gardena... Seus produtos se distinguem por sua alta qualidade alemã e equipamentos bem pensados. A empresa produz principalmente ferramentas de jardim. Suas pás são feitas de aço inoxidável, porém, devido ao cabo leve de alumínio, o peso do produto é baixo. A única desvantagem dessas pás é o preço, que é 3 vezes maior do que o custo médio das contrapartes domésticas. A empresa dá garantia para seus produtos por 25 anos. Portanto, essa marca é considerada a melhor.
Preto e decker É outra empresa estrangeira de produção de ferramentas de jardim, no entanto, não pode orgulhar-se de tal fiabilidade. E, ao mesmo tempo, os preços de seus produtos são bastante elevados.
Dos fabricantes russos, várias opções valiosas podem ser distinguidas ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, é empresa "Zubr", que produz uma ampla gama de produtos deste tipo, inclusive para jardinagem e construção. Modelos "Mestre" e "Favorito" são representantes proeminentes da programação. Eles são equipados com uma alça em forma de D, que é confortável de usar. O cabo é feito de madeira de alta resistência - freixo. Você pode cavar qualquer solo com uma pá. A baioneta de aço é pintada a pó para proteger o metal da corrosão. A ferramenta pesa em média 1,8 kg.
Os produtos LKO estão aproximadamente na mesma faixa de qualidade. Mas vale destacar um peso um pouco mais prático do produto, que é cerca de 1,5 kg.
Fiskars sólido usa aço ao boro para a fabricação de pás. Isso indica a resistência do material, mas deixa poucas dúvidas sobre a possível ocorrência de corrosão. O peso desses produtos também é de cerca de um quilo e meio. As desvantagens incluem uma alça de metal, que pode criar dificuldades ao trabalhar em temperaturas abaixo de zero. O fabricante sugere o uso de uma alça de plástico, mas nem sempre é conveniente utilizá-la. Porém, o baixo custo dos produtos dessa marca cativa.
O próximo fabricante nacional é Finlândia - fabrica pás baioneta de aço inoxidável, dotando os produtos de cabos ergonômicos. Isso permite que você reduza um pouco o peso da ferramenta, mas o preço é o dobro do da empresa anterior.
É importante ressaltar que também existem pás americanas no mercado. Eles são produzidos por empresa "Dachnik"... A ferramenta de aço inoxidável possui um cabo feito de madeira de eucalipto de alta qualidade e durabilidade. Isso ajuda a proteger a aderência de insetos. As ferramentas de jardim desta empresa distinguem-se pela presença de um revestimento de Teflon, que é mais fácil de limpar a partir do solo. O cabo é equipado com um anel de espuma de borracha para proteger as mãos do atrito. Mas esse atributo se desgasta rapidamente, o que é uma desvantagem significativa, pois é necessário procurar o mesmo bico. E esses são custos adicionais.
Como escolher?
O principal critério para escolher uma pá é o seu tamanho.Uma boa pá tem um tamanho médio de baioneta. Podem variar de 18 a 35 cm. Ao mesmo tempo, para comodidade do trabalho, o tamanho de uma pá de titânio com baioneta de madeira pode ser ligeiramente maior que a largura de uma pá de aço ferroviário com o mesmo cabo, pois o titânio pesa menos. Em uma pá de baioneta, parâmetros importantes incluem a largura da ofensiva, que para máximo conforto e eficiência deve estar na faixa de 1,4 a 1,8 cm.
O comprimento da haste da pá de baioneta não deve ser muito longo ou muito curto. Para uma escavadeira padrão, este parâmetro é 90–100 cm. Mais precisamente, você pode determinar os dados durante o processo de seleção. Basta colocar o produto em uma superfície plana e experimentar no ombro. A alça não deve estar mais de 10 cm acima do nível dos ombros. Depois de determinar a dimensão, você pode prosseguir para indicadores mais gerais. Portanto, a manga da pá deve ser aberta no final. Se o buraco for selado, o caule apodrecerá com o tempo devido à constante estagnação da água no final do produto. A haste de madeira na parte inferior da pá precisa de ventilação constante.
Sutilezas de operação e manutenção
Para que o instrumento funcione o máximo possível, é necessário manuseá-lo corretamente. Isso implica afiação periódica, o que reduz o estresse na lâmina, limpeza e armazenamento adequado. Você pode afiar a ponta da pá com uma máquina especial ou rebolo. Quanto mais afiada for a lâmina da pá, melhor. Além disso, após o término da obra, a tela e o fuste são removidos do solo tanto quanto possível. Em seguida, eles são colocados para secagem e posterior armazenamento em uma área ventilada e seca. Neste caso, a ferramenta com tule lacrado deve ser colocada com a baioneta voltada para cima para drenagem da água e melhor secagem.
Também é importante monitorar o aperto da conexão entre o cabo e a baioneta da escavadeira. Afrouxar esse nó pode fazer com que o cabo se quebre no momento mais inoportuno. Portanto, você precisa verificar a conexão antes de começar a trabalhar para consertá-la a tempo, se necessário.
Para uma longa vida útil do próprio cabo de madeira, ele deve ser periodicamente pintado, por exemplo, com uma mancha. Isso protegerá a madeira não apenas da umidade, mas também dos insetos. O tratamento sazonal do instrumento com compostos conservantes também é importante. Ao se preparar para o inverno, é necessário revestir cuidadosamente a baioneta da pá com óleo de máquina ou querosene para evitar a corrosão do metal. A exceção é o aço inoxidável, que não tem medo de umidade.
Para informações sobre como escolher uma pá de baioneta, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.