Pás sapadoras: tipos e sutilezas de uso
Eles começaram a cavar a terra há muito tempo. Essa necessidade existe há séculos, não apenas entre fazendeiros, jardineiros, arqueólogos e construtores, mas também nas forças armadas. A resposta a essa necessidade passou a ser a ferramenta que agora será discutida.
O que é isso?
Com o advento das armas manuais de fogo rápido, com o aumento do alcance da artilharia, os métodos de guerra na segunda metade do século 19 mudaram significativamente. Então, a construção mais rápida possível de abrigos no campo tornou-se relevante. Portanto, todas as unidades de infantaria em todos os exércitos começaram a ser equipadas com uma pequena ferramenta de entrincheiramento. Acabou sendo muito mais prático do que as ferramentas de jardim usadas anteriormente. Acredita-se que a pá do sapador foi inventada no final da década de 1860, pelo menos então a primeira patente conhecida para tal projeto foi emitida na Dinamarca.
Porém, em Copenhague e arredores, a novidade não foi apreciada. Inicialmente, sua produção foi masterizada na Áustria. Em questão de anos, uma ferramenta semelhante foi adotada em todos os lugares. Como convém aos exércitos, eles desenvolveram imediatamente instruções e manuais detalhados para uso. Eles se revelaram tão bons e precisos que, até agora, apenas adicionaram pequenas nuances.
A aparência da lâmina de sapador tradicional praticamente não mudou. No entanto, graças ao desenvolvimento da metalurgia, sua composição química mudou repetidamente. A busca por ligas ótimas foi constantemente realizada (e está sendo realizada agora). Apesar do nome "sapador", a pá acabou se revelando multifuncional, já que é usada por todas as unidades das forças terrestres que participam diretamente das batalhas. Até mesmo os petroleiros e fuzileiros motorizados às vezes precisam cavar. E para unidades especiais entrando em um ataque ao território inimigo, isso também é útil.
Os desenvolvedores estão constantemente tentando aumentar a produtividade da ferramenta, pois quanto mais rápido a vala for cavada, menores serão as perdas. Logo, a pá sapadora passou a ser utilizada como arma improvisada, passando a ser apreciada fora das Forças Armadas. Na maioria das vezes, essa ferramenta é usada por turistas e caçadores, pescadores e membros de várias expedições. Eles precisam cortar galhos e quebrar o gelo. Em mãos habilidosas, uma pá de sapador ajuda a colher as estacas da barraca e corta facilmente o arame.
Compacidade (em comparação com contrapartes domésticas) fornece os seguintes recursos
- ocupe menos espaço na sua bagagem de viagem;
- excluir restrição de movimentos;
- caminhe calmamente por matagais densos, sem se agarrar a galhos e troncos;
- remar enquanto estiver em um barco ou jangada;
- apóie o macaco;
- proteja-se de predadores;
- cortar madeira.
Como resultado de testes de campo no século 19, verificou-se que a eficiência de uma escavadeira pequena chega a 70% da de um produto de grande formato. Um desempenho de escavação ligeiramente inferior é justificado pela conveniência de trabalhar em qualquer posição, mesmo deitado. Em condições pacíficas, essa necessidade raramente surge, mas o conforto de cavar de joelhos é muito apreciado pelos consumidores. Essas versões da ferramenta, destinadas ao uso em combate, infligem traumas terríveis em suas consequências. Já a primeira experiência de tais ações mostrou que uma lâmina de sapador combina as propriedades de uma baioneta e um machado.
Lâminas de sapador pequenas foram criadas a partir de metal forjado por um tempo relativamente curto.A grande necessidade deles forçou a transição para a tecnologia de soldagem. A largura da baioneta na versão clássica é de 15 cm, e seu comprimento é de 18 cm. Desde 1960, o aço mais fino é usado para a fabricação de uma pá de sapador. Agora, sua camada não ultrapassa 0,3-0,4 cm.
Projeto
A lâmina de infantaria (sapador), usada na Rússia, tem apenas 2 componentes: uma lâmina de aço e um cabo de madeira. A simplicidade deste projeto se deve ao fato de que as considerações de confiabilidade vêm em primeiro lugar. Como a ferramenta é necessariamente criada com a expectativa de uso em combate, a baioneta é feita apenas de aços endurecidos forjados. As madeiras nobres são utilizadas para a fabricação de estacas; o que é importante, eles não podem ser pintados.
A ponta expansível permite que você segure a escavadeira com mais firmeza, o que é importante tanto durante o trabalho tedioso quanto no combate corpo a corpo.
Mas o número de cantos da baioneta pode ser diferente - 5 ou 4, ocasionalmente existem instrumentos ovais. As bordas que mergulham diretamente no solo devem ser afiadas o mais nitidamente possível. A nitidez necessária é determinada pelo tipo de solo que você planeja cavar. Na maioria dos casos, as paredes laterais também são afiadas para cavar com mais eficiência solo rico em raízes. A maioria das variedades de combate são equipadas com talabartes e suas bordas são afiadas da melhor maneira possível.
Especificações
Graças à criação de um grande número de opções para uma pá sapper, você pode selecionar a melhor ferramenta para você. Dos tamanhos, o comprimento é o mais importante. As omoplatas mais leves não têm mais de 80 cm. Às vezes, mas muito raramente, o comprimento é limitado a 70 ou mesmo 60 cm. Essa ferramenta é preferível para uso em camping, pois é fácil colocá-la nos bolsos laterais das mochilas . Com a ajuda desses dispositivos, é possível realizar as seguintes tarefas:
- cortar madeira;
- preparar uma lareira;
- cavar um buraco;
- trabalhar efetivamente em espaços confinados.
Mas as pás pequenas não se destinam ao uso doméstico. Com eles, você precisa se dobrar muito e com frequência. As opções maiores são quase universais, seu comprimento na maioria dos casos é limitado a 110 cm. Ele pode ser usado para realizar tarefas como:
- cavar um fosso de fundação;
- trabalhar na horta e na horta;
- execute outros trabalhos que não estão disponíveis para ferramentas de jardim comuns.
As versões dobráveis têm 100–170 cm de comprimento. Os principais fabricantes têm dezenas de modelos em seu sortimento. Existem vários métodos de layout. A técnica aplicada mais comumente usada é o uso de alavancagem. Essa pá tem um balde retangular ou pentagonal.
Variedades
A aparência quadrada clássica de uma pá de sapador é uma coisa do passado, mesmo nas forças armadas. Somente na Primeira Guerra Mundial e um pouco mais tarde sua capacidade de proteção contra balas foi apreciada. Quanto às pás sapadoras vendidas hoje no mercado civil, os produtos de formato triangular são encontrados com menos frequência. Eles são produzidos apenas na Europa. O objetivo principal é soltar solo especialmente duro, bem como lavar o ouro e trabalhar com outras rochas.
As pás de sapadores, pequenas e grandes, do período entre guerras e da Segunda Guerra Mundial, tinham formato retangular. Ainda há vários fabricantes que claramente preferem baldes com esta configuração. Além de aumentar a produtividade, é bom porque permite a formação de valas extremamente planas.
Desde 1980, os designs pentagonais se tornaram muito populares. Eles permitem que você cave áreas grandes, gastando um mínimo de esforço. O alinhamento de valas e fossos é um pouco mais complicado. Pás sapadoras com uma meia-lua no final são usadas às vezes. A utilidade prática de tal dispositivo é altamente questionável, uma vez que ele é feito por poucas empresas que buscam se destacar dessa forma.
A versão dobrável é necessária nos casos em que você precisa dirigir ou caminhar e, em seguida, realizar uma quantidade significativa de trabalho. Em tal situação, é inconveniente usar uma pá de baioneta de tamanho normal de um modelo tradicional ou mesmo um sapador. E um muito pequeno não é produtivo o suficiente. A ferramenta de dobra permite que você resolva essa contradição.
Há uma gradação de pás sapadoras e o tipo de material usado. O metal preto simples cativa com seu baixo custo, mas não é forte o suficiente e corrói facilmente. As ligas inoxidáveis são muito mais estáveis e duram mais, enquanto seu uso aumenta imediatamente o preço em 20-30%. A pá do sapador de titânio é leve e durável. O titânio não sofre corrosão em ambientes onde ferramentas de abertura de valas são comumente usadas. No entanto, essas vantagens são ofuscadas pelo alto custo - o custo de uma pá feita desse material é três vezes maior do que o de um produto de aço similar. O duralumínio é muito leve e não sofre corrosão, mas se dobra facilmente. Esta é provavelmente uma solução única para 1 viagem de acampamento.
Importante! Na maioria dos casos, são utilizadas pás de aço inoxidável. Apenas com requisitos especiais e uma quantia suficiente de dinheiro eles dão preferência às opções de titânio.
Recomendações de uso
Alguns turistas (antes e agora) estão tentando usar uma ferramenta como uma frigideira improvisada. Mas esta é uma decisão muito ruim, porque quando aquecida, a lâmina perde seu endurecimento original. Como resultado, a escápula começa a dobrar. A nitidez de fábrica é suficiente apenas para o uso pretendido. Se você planeja usar uma espátula para autodefesa, afie-a regularmente.
Para distâncias de até 5 m, o método de arremesso não reverso é o preferido. Se a distância for maior, o método reverso deve ser usado. Mas deve-se ter em mente que esta é apenas uma base teórica. E não se trata apenas de aprender fazendo. A lâmina de sapador, embora não seja uma arma corpo-a-corpo por lei, pode infligir facilmente os ferimentos mais sérios, até fatais. Portanto, com o uso de combate, concluiremos e passaremos para o trabalho "pacífico".
Pelas características de design, todo o trabalho é realizado de quatro ou deitado. Ao contrário da crença popular, este dispositivo funciona muito bem em hortas e pomares. Em qualquer caso, para crianças e pessoas de baixa estatura, é bastante aceitável. Não há necessidade de comprar uma versão de titânio, mas faz sentido limitar-se à versão mais simples com cabo de madeira. Como mostra a prática, uma pequena pá de sapador pode ajudar nas seguintes tarefas:
- ao trabalhar em uma estufa ou estufa;
- ao preparar terreno para canteiros e canteiros de flores;
- ao cavar buracos e buracos;
- ao colocar valas;
- em cinzelar gelo e até pedra;
- no plantio e transplante de plantas.
A pequena lâmina de sapador é superior à enxada em eficiência. Além de cortar as ervas daninhas, revira as camadas do solo. Como resultado, suas raízes olham para cima e não podem germinar. "Tops" tornam-se um fertilizante improvisado. Com a ajuda de MSL, BSL e outras modificações, é possível moer massa verde e resíduos de alimentos.
A nitidez da ponta simplifica muito a limpeza de arbustos jovens e até mesmo brotos de árvores. Ao cavar a terra, a instrução do exército prescreve que não trabalhe mais do que 10-15 minutos consecutivos. Em seguida, faz-se uma pausa de 5 a 10 minutos, dependendo do grau de cansaço e da intensidade do trabalho. Como mostra a prática, tal organização de trabalho é mais produtiva do que escavar continuamente por 40-60 minutos. Ao mesmo tempo, a fadiga é reduzida.
Como escolher?
Modelos modernos de marca quase sempre vêm em uma caixa. Mas a maioria dos especialistas observa que eles são, em média, piores do que as pás sapadoras de modelos mais antigos. Você pode comprar aqueles que foram removidos do armazenamento em depósitos militares. Na maioria dos casos, são produtos da década de 1980.Porém, a ferramenta, produzida de 1940 a 1960, é muito mais resistente e confiável, pois é feita de um metal mais espesso.
Alguns conhecedores acreditam que uma pá de sapador de 1890 ou 1914 é uma boa escolha. A qualidade das amostras preservadas atende aos requisitos modernos. Observa-se que mesmo uma camada enferrujada não o afeta particularmente. Isso também se aplica às lâminas produzidas nas décadas de 1920-1930. É interessante notar que as lâminas de cada ano com uma marca idêntica podem variar muito em características.
A partir de antigas amostras estrangeiras, é recomendável prestar atenção aos produtos suíços. Os produtos alemães são mais adequados para aqueles com um pincel pequeno. No entanto, já são produtos raros e de alto preço. As pás dobráveis da Segunda Guerra Mundial, fabricadas na Alemanha, são bem balanceadas. Basta lembrar que suas dobradiças apresentam folga e que tal ferramenta não é adequada para trabalhos intensivos. Ao escolher, você também deve se guiar pelos seguintes critérios:
- conveniência subjetiva;
- o tamanho;
- preço;
- força;
- atuação.
Se for selecionada uma espátula que reproduza amostras militares clássicas, você deve definitivamente experimentá-las em suas mãos. Uma ferramenta de qualidade deste tipo é aderente e confortável na mão de qualquer tamanho. Possui uma montagem poderosa e estável. A leve aspereza da ponta permite mantê-la longe de suas mãos. Obviamente, uma pá sapadora "real" é sempre monolítica - recomenda-se comprar opções pré-fabricadas apenas como último recurso.
Top models
A necessidade de escolher modelos modernos (como o "Punisher") se deve ao fato de que cavar com versões mais antigas costuma ser inconveniente. Sobre eles falam negativamente, em particular, muitos caçadores de tesouros e motores de busca. Mas muitos comentários positivos vão para os produtos Fiskars feitos na Finlândia. Os produtos desta empresa apresentam um desempenho excelente mesmo em solos muito densos. Essas pás são boas para cortar raízes e até pequenas árvores, bem como para martelar pedras duras. Para escavações amadoras, é aconselhável usar pás Fiskars encurtadas com um comprimento de 84 cm. Este comprimento e um peso de aproximadamente 1 kg tornam o trekking muito mais fácil.
Avaliações positivas também estão associadas ao modelo BSL-110. Externamente, parece uma pá de jardim, mas pode substituir com sucesso as variedades de baioneta e pá. O MPL-50 tem um comprimento de exatamente 50 cm, portanto, pode ser usado não apenas como uma ferramenta de trincheira, mas também como um dispositivo de medição. Ambas as versões são fornecidas por quase todos os fabricantes. A Sturm fornece a seus clientes uma réplica de uma velha lâmina de sapador pequena. A ferramenta é feita de aço e madeira.
A empresa "Zubr" também oferece seus produtos. O modelo Expert é fornecido em uma maleta de transporte. De acordo com o fabricante, essa escavadeira é perfeita para uso em campo e como ferramenta transportada em um carro. Seu cabo é feito de madeiras selecionadas, que ganharam o formato mais ergonômico. A parte de madeira é coberta com um verniz durável e a parte de trabalho é feita de aço carbono.
Voltando aos produtos Fiskars, é necessário citar o modelo Solid. Recomenda-se a sua utilização tanto em escavações, como para fins turísticos, e em longas viagens rodoviárias. As lâminas são feitas de aços endurecidos especiais que cortam com sucesso até mesmo raízes fortes. A julgar pelas análises, o corte com a lâmina é soldado da forma mais confiável e durável possível. O próprio cabo é curvado de forma a simplificar o trabalho ao máximo. A alça termina em uma alça feita de plástico durável.
A pedido, o consumidor também pode comprar uma mochila da marca, na qual a pá é colocada junto com o detector de metais.
Se você precisa escolher uma ferramenta para uso em campo ou para espaço limitado - faz sentido prestar atenção ao modelo Fiskars 131320. O dispositivo é adequado para uso em modo de pá ou enxada.O peso da estrutura é 1,016 kg. Seu comprimento pode ser ajustado na faixa de 24,6 a 59 cm A lâmina é afiada de forma que empurra com eficácia todos os tipos de solo, cortando simultaneamente as raízes encontradas. O produto é conveniente para transporte no carro, mochila e cinto.
Na fabricação da parte funcional de Fiskars 131320, é utilizado aço com adição de boro. Este componente de liga, junto com a resistência, aumenta a flexibilidade do projeto. Você pode dobrar e desdobrar a pá com um mínimo de esforço, o movimento é silencioso. O volume de entrega inclui uma capa de lona. Esta capa ajuda a tornar o transporte e o armazenamento mais seguros.
Para obter informações sobre como usar uma pá sapper, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.