Variedades de pás para cavar a terra e suas funções

Contente
  1. Visualizações
  2. Compromisso
  3. Modelos
  4. Como escolher?

A pá é uma ferramenta indispensável em muitos trabalhos de jardinagem. Para escolher a ferramenta mais conveniente e eficaz entre o sortimento apresentado pelos fabricantes, vale a pena entender algumas das nuances. Vamos considerar os tipos de pás para cavar a terra e suas funções com mais detalhes.

Visualizações

Há um grande número de pás para cavar. Existem várias subespécies principais:

  • para cavar trincheiras;
  • baioneta;
  • soviético;
  • Jardim;
  • pedigree;
  • neve;
  • forcado.

Existem também 2 grandes categorias de ferramentas comumente usadas para remoção de neve.

    • Mecânico (ou parafuso) - é uma combinação de uma escavadeira padrão e um sem-fim de duas voltas (ou três voltas). Funciona com o seguinte princípio: ao avançar, as costelas da broca, em contato com o solo, giram. Esta espécie não pode jogar neve para longe (530 cm) do aparelho, portanto, não é adequada para limpar uma grande área (pode exigir muito esforço).
    • Elétrica - executa as mesmas tarefas que o dispositivo sem-fim. Porém, não funciona a partir do atrito das brocas no solo, mas sim de um motor elétrico, que acelera a neve na saída de um bico especial. Esse dispositivo pode jogar neve a uma distância de até 35 m, mas é indesejável usá-lo por mais de 20-30 minutos (o motor esfria). A unidade não é capaz de coletar neve molhada ou compactada (devido à instalação de uma broca de plástico). Não é necessário remover a neve das superfícies de pedra triturada ou solo compactado com ela, pois isso pode levar ao seu rápido colapso.

    Além disso, para o seu funcionamento, é necessário um cabo de extensão (existem modelos de bateria, mas são muito pesados ​​e não implicam uma "pá mecânica").

    Compromisso

    A maior parte do propósito das pás é descrita acima, mas existem alguns modelos que valem a pena considerar.

      Pá de trincheira

      O dispositivo está equipado com uma lâmina retangular com ponta pontiaguda. Com este projeto, você pode limpar facilmente as paredes de uma trincheira, poço, fossa e outras estruturas semelhantes sem danificá-las. Um método alternativo de aplicação é o desenraizamento de plantas com um grande sistema radicular.

        Pá baioneta (ou escavação)

        O principal objetivo dessa ferramenta é desenterrar o solo. Com esse dispositivo, a tela pode ter a forma de um quadrado ou ser ligeiramente curva, com uma ponta afiada. Uma ferramenta com lâmina plana em forma de quadrado é usada para cavar camadas densas de terra. A forma curva é usada para as mesmas tarefas de uma pá de jardim. A ponta pontiaguda é adequada para solo solto ou plantio.

          Pá soviética

          A lâmina tem um formato semelhante ao de uma concha, dobrada em um determinado ângulo em relação ao cabo. Possui bordas dobradas para facilitar a limpeza de fossas. Adequado para trabalho adicional ao usar tecnologia, soluções de mistura.

            Pá de jardim

            Serve como baioneta e pás. Excelente para cavar solos de densidade média, bem como para processar grandes áreas de terreno.

              Pá pedigree

              Projetado para realizar trabalhos relacionados a materiais a granel.

                Pá de neve

                Possui baioneta alargada. Produtos feitos de materiais leves (principalmente plástico) são adequados para remover neve solta. Para limpar neve úmida ou compactada, amostras com baioneta de alumínio são adequadas.

                  Forquilha

                  Versão multiuso com dentes angulados e centro de gravidade descendente. Graças a isso, os garfos ficam confortavelmente nas mãos durante o transporte de cargas. Eles permitem que você faça quase qualquer trabalho no jardim, por exemplo, soltando o solo para fertilizar.

                    Pode ser usado para cavar ou coletar raízes (garfos de dentes chatos).

                    Furadeira

                    Um dispositivo feito de duas telas interligadas. Adequado para cavar buracos para postes.

                      Separadamente, vale destacar as chamadas pás milagrosas. São ferramentas com a função de soltar a terra. Devido à peculiaridade da estrutura, tais dispositivos, ao cavar, quebram torrões de terra em paralelo. A posição do cabo é muito mais elevada, o que permite cavar em pé, facilitando o trabalho com a ferramenta.

                      O aparelho pode realizar tarefas como soltar o solo, quebrar torrões, remover raízes de ervas daninhas praticamente sem danificá-las, cavar várias raízes.

                      Essas pás são ótimas para jardinagem. Existem várias de suas modificações.

                      • Cavador de batata - semelhante em formato a um forcado, mas o princípio de operação é ligeiramente diferente. A ferramenta facilita o processo e aumenta a velocidade de escavação. Esse dispositivo pode ser usado para desenterrar várias raízes (batata, cenoura) e mudas.
                      • "Verruga" - facilita o cultivo do solo, tem a propriedade de soltar e quebrar torrões.
                      • Lavrador - trabalha com o princípio de um sistema de alavanca, devido ao qual mais esforço é obtido. O cabo longo permite trabalhar sem stress nas costas.

                      Modelos

                      A pá consiste em um linho, uma gulenka e uma haste. Por design, as ferramentas são divididas em uma peça estampada e pré-fabricada (tule suspenso). Os tipos de telas e sua finalidade estão listados acima.

                      Os cortes são divididos em 5 tipos:

                      • com alça bifurcada;
                      • com uma alça em forma de T;
                      • com uma cabeça esférica;
                      • com cabeça hemisférica;
                      • com cabeça esférica com haste de metal.

                      A parte de patamar varia em tamanho de 95 a 260 mm. Todas as pás têm uma designação convencional, por exemplo, LKO-4-1300. Esta abreviatura significa uma escavadeira de ponta afiada com um cabo do quarto tipo, 1300 mm de comprimento.

                      Como escolher?

                      Se o seu lote é de tamanho pequeno a médio e você não tem capacidade para armazenar muitas ferramentas de jardim, vale a pena dar uma olhada na pá de baioneta, que é uma solução versátil adequada para todos os tipos de trabalho. Devido à popularidade deste tipo de pá, não será difícil encontrá-la à venda.

                      Um dos principais critérios para a escolha de uma pá é o formato da lâmina. Com base na qualidade do solo no local, você pode escolher uma pá com lâmina retangular, que é adequada para tipos de solo solto ou areia, ou uma lâmina com lâmina arredondada típica, que é útil em solos duros ou argila .

                      Se durante o período quente o local foi iniciado, mas há um desejo de desenterrá-lo na queda, enquanto simultaneamente se livra de ervas daninhas, então você deve dar uma olhada em uma pá especial - sua lâmina afiada é muito semelhante a uma Serra. Dispositivos deste tipo são feitos especialmente para trabalhar com solos duros ou com grande número de raízes.

                      Uma das principais condições na escolha do material do qual a lâmina é feita é que ela seja resistente à corrosão.

                      As melhores opções são lâminas de aço inoxidável. Telas de titânio que apareceram não há muito tempo também são boas. Essas pás (ou de uma liga de titânio e alumínio) já se tornaram bastante populares. Eles têm alta resistência, durabilidade e peso leve.

                      Se você optou por uma chapa de aço, aqui vai uma dica rápida para verificar a qualidade do aço inoxidável: toque no item antes de comprar. Se o aço for de alta qualidade, ele tocará alto com o impacto.

                      As pás híbridas também são muito populares. Eles combinam baioneta e pás. Seu formato é semelhante ao de uma colher.A lâmina de tal dispositivo é ligeiramente côncava, como nas pás, e o cabo é dobrado em um pequeno ângulo (e não paralelo à lâmina, como nos produtos de baioneta). Devido a este projeto, a escavadeira permite que você dobre menos durante a operação. Com essa ferramenta, o processo será mais conveniente e eficiente. Ele também salvará suas costas de estresse desnecessário.

                      Não se esqueça das pás milagrosas. Esta é uma modificação versátil das pás convencionais, com a qual você pode soltar o solo, quebrar torrões, remover ervas daninhas e cavar raízes. Devido ao seu design, a ferramenta alivia a carga nas costas da pessoa, uma vez que o cabo normalmente não fica mais baixo do que o nível dos ombros do usuário. Para cavar solos duros, a escavadeira está equipada com um batente traseiro, que facilita ainda mais o trabalho.

                      Ao escolher uma escavadeira, é importante lembrar que sua altura deve ser compatível com a altura do usuário. Não é uma má opção - quando a altura do dispositivo está 10 cm abaixo do nível dos ombros da pessoa. Em casos raros, você pode escolher uma ferramenta que vai até o nível da dobra do cotovelo.

                      Quanto ao preço, a opção mais simples e econômica é uma pá com lâmina de ferro e cabo de madeira. Custará cerca de 150 rublos. Uma boa pá com cabo sobre cabo de um fabricante conhecido custará cerca de 550 rublos. A opção com uma lona de aço inoxidável e uma alça feita de material composto leve custará cerca de 700 rublos ou mais. Pás com lâminas de titânio custam muito mais: a lâmina em si tem pelo menos 1.500 rublos, a ferramenta inteira tem 1.900 rublos e mais. Se você escolher uma opção com uma espessura de teia de 2 mm, custará 2.000 rublos ou mais. As pás milagrosas têm um custo (dependendo do modelo) de 590 a 1.500 rublos.

                      Assim, ao escolher uma escavadeira, muitas nuances devem ser levadas em consideração.

                      Com a escolha certa, a ferramenta pode servir ao seu dono por muitos anos.

                      Para dicas sobre como escolher uma pá, veja o vídeo a seguir.

                      sem comentários

                      O comentário foi enviado com sucesso.

                      Cozinha

                      Quarto

                      Mobiliário