Pá milagrosa: propósito e regras de operação
Às vezes, trabalhar no jardim pode ser muito cansativo. Ao mesmo tempo, é executado em partes, o que se explica pelo colossal esforço físico. Uma pá milagrosa ajudará a reduzir os custos de mão-de-obra do jardim. Por ser um dispositivo simples, ele acelera o processo de trabalho e pode ser usado em solos de complexidade variada. O material deste artigo dirá que tipo de dispositivo é, quais são suas vantagens e desvantagens e também quais são as principais nuances de trabalhar com essa escavadeira.
O que é isso?
Uma pá milagrosa é chamada de dispositivo simples para cultivar o solo, que difere de uma ferramenta comum na aparência. Na verdade, trata-se de uma espécie de escarificador ou pá com cabo, ancinho e moldura solta que, dependendo do modelo, pode se assemelhar a uma moldura de trenó. É equipado com dentes afiados, graças aos quais o cultivo do solo de alta qualidade é realizado. Esta é uma ferramenta que escava a terra, quebrando torrões até mesmo de solo pesado.
Projeto
A pá, que costuma ser chamada de ferramenta para os preguiçosos, não tem o elemento de metal usual para cavar. Estruturalmente, caracteriza-se por um cabo mais longo, pois, de acordo com a tecnologia de fabricação, deve atingir o ombro do usuário. Dependendo do tipo, o produto pode ter uma ou duas tiras com pinos conectados de forma móvel entre si.
As peças-chave do produto são os garfos para cavar, o segundo para afrouxar, o batente dianteiro, o cabo, bem como as fixações. Outras modificações incluem um backgauge, que torna mais fácil cavar em solo denso e pesado, reduzindo assim a carga na parte inferior das costas do operador. Além dos garfos, o design do dispositivo está equipado com um mecanismo de articulação.
Na verdade, a parte principal da superpá é o forcado tradicional, ao qual o cabo é preso. O mecanismo de backgauge é preso nas laterais. Os segundos garfos localizados na frente são conectados por uma fechadura com os principais. Eles são responsáveis por quebrar torrões de solo, o que é especialmente importante ao trabalhar com solo argiloso ou pisoteado.
Devido ao mecanismo de alavancas, soltar a terra não exigirá muito esforço das mãos. Isso é especialmente verdadeiro para jardineiros idosos e residentes de verão que têm doenças do sistema músculo-esquelético (incluindo doenças da coluna). Os garfos são produtos de balcão, alguns deles, ao passarem por outros, soltam o solo sem revirar. Ao mesmo tempo, a profundidade de aração pode ser diferente. Seu indicador mínimo é de 15 cm.
Já a largura da tira processada é de aproximadamente 50 cm. Isso é, na verdade, praticamente um canteiro de jardim. A parada frontal da escavadeira é fixada no estripador. Ele determina a estabilidade da ferramenta, fazendo com que pareça uma espécie de tesoura, cortando e triturando torrões de terra em pequenos pedaços, que depois podem ser aparados com os ancinhos de jardim mais comuns. À primeira vista, parece que é difícil trabalhar com essa ferramenta, mas a prática prova o contrário.
Vantagens e desvantagens
Apesar de algum volume, a pá milagrosa é mais conveniente para trabalhar do que análogos do tipo clássico. É fácil de operar, praticamente se espanta e surpreende com seu desempenho, facilitando muito o trabalho do usuário.O processo de cultivo do solo é feito com ele de forma mais rápida e fácil, o que os moradores do verão já notaram. Obviamente, um cultivador mecânico ou um trator de passeio não substituirá uma pá milagrosa, mas é muitas vezes mais produtivo do que a variedade tradicional de baioneta. Isso é explicado não apenas pelos recursos de design, mas também pela largura do canal.
Em média, com a ajuda dessa pá, você pode cavar um local 2 vezes mais rápido do que um convencional. Esta ferramenta é confiável, multitarefa e durável. É um dispositivo de cultivo que pode ser usado para semear e soltar o solo. Além disso, pode cultivar o solo até uma profundidade de 25 cm, o que é bom para o cultivo da batata. E também com uma pá milagrosa, é possível preparar o terreno para o plantio de milho e repolho, tomate, pepino, berinjela e outras culturas cultivadas no local.
No entanto, com uma série de vantagens óbvias, o superlope também tem desvantagens. Por exemplo, é totalmente inadequado para trabalhos de jardinagem. Ela não pode cavar árvores ou fazer buracos com cuidado. Quanto ao trabalho no jardim, também aqui existem algumas nuances. Um deles é o fato de que uma máquina simples não pode realizar uma escavação de curvas. Além disso, é impossível cavar um buraco com uma pá milagrosa.
É importante notar que apenas um usuário com peso superior a 80 kg pode trabalhar com essa escavadeira.caso contrário, o trabalho não será produtivo. O peso da pá difere significativamente da baioneta normal. E embora essa escavadeira seja levantada durante a operação apenas para instalação no início da fileira e, em seguida, simplesmente movida usando a alça, o peso pode afetar a fadiga física do usuário. Outras desvantagens incluem a complexidade do reparo.
Visualizações
O design da pá milagrosa para cavar e soltar a terra pode ser diferente. Por exemplo, nem todos os modelos estão equipados com um batente dianteiro. Por um lado, isso é bom, já que esse tipo de estrutura é menos volumoso e seu peso é reduzido. Por outro lado, a ausência de batente frontal garante a estabilidade da ferramenta.
Convencionalmente, os modelos podem ser classificados em comuns, nas opções "Plowman" e "Mole". Via de regra, a maioria das modificações do primeiro tipo são realizadas em casa. São essas variedades que não têm stop frontal. As desvantagens de produtos deste tipo incluem a necessidade de lavouras frequentes, uma vez que não resolvem o problema dos montes de terra. Essas ferramentas são adequadas principalmente para solo preto.
Modificações "Plowman" foram projetados com a opção de afrouxamento do solo. A faixa de comprimento da baioneta varia em média de 10 a 15 cm, o que é conveniente porque permite trabalhar diferentes tipos de solo. A baioneta desliza no solo com facilidade, independentemente do peso do usuário.
Opções de toupeira são caracterizados por um comprimento de baioneta mais longo. Tem cerca de 25 cm de comprimento e foi concebido para escavações profundas da terra. Os buracos podem ser usados imediatamente para o plantio de hortaliças. No entanto, já é necessário algum esforço para trabalhar com esta ferramenta. Isso será especialmente perceptível se você tiver que cultivar alumina ou solo bastante compactado.
Como opção universal que poderia satisfazer as necessidades de um jardineiro, essas pás têm um comprimento de baioneta de 15 a 20 cm.
É possível usar esses dispositivos para cavar solo para plantar batatas apenas em regiões do país onde o solo é de terra preta e congela por não mais do que 5-10 cm. Para um clima mais severo, esse comprimento de baioneta não é suficiente . Portanto, a pá não será capaz de processar o solo com alta qualidade, o que é ruim para a renovação do solo de alta qualidade e garantindo uma boa colheita.
Em relação às fixações, é importante notar: para modificações sem batente frontal, o batente traseiro é soldado ao pente dos segundos garfos. Nas modificações de "escavadores" o manípulo é ajustado. Ele é preso com dois parafusos e você precisa selecionar a altura para a altura de uma pessoa em particular. O batente para esses modelos é móvel, preso à estrutura. Os análogos de fácil escavação são distinguidos pela redondeza das paradas e pela alça desregulada arqueada.
Quanto às pás milagrosas para neve, esses modelos são projetados com uma verruma oval. Eles vêm em um e dois estágios. As modificações de um estágio possuem um parafuso operando em modo de frequência constante. Os análogos de dois estágios funcionam com a captura da neve pela broca e sua ejeção através de um dispositivo especial acionado por um rotor.
Avaliação das melhores modelos
O mercado moderno oferece aos compradores produtos de diversos fabricantes que fabricam pás milagrosas para o jardim e para as casas de veraneio. A questão da escolha deve ser abordada com atenção, pois o prazo de validade e a qualidade da ferramenta dependem dos momentos tecnológicos de fabricação e da qualidade do material utilizado. Deve-se observar que a pá deve ser feita de aço para ferramentas com liga. É bom se tiver um revestimento de alta qualidade e o correto afiamento das baionetas. Mas também é importante que os mecanismos sejam fixados por solda ou dobradiças especiais. As conexões rosqueadas não têm êxito porque se soltam muito rapidamente.
Da enorme lista de modificações, podem ser notadas várias opções que estão em demanda especial entre os compradores.
"Tornado"
Projetado com um sistema de alavanca especialmente projetado, não requer muito esforço manual durante o trabalho. Afrouxa o solo a uma profundidade de 23 cm, a largura da faixa cultivada é de 50 cm Adequada para trabalhar solos ásperos e pedregosos, arranca as ervas daninhas sem as cortar. Fabricado em aço temperado, pintado a pó. Mesmo o solo seco pode ser cultivado com uma pá; também é adequado para a colheita da horta.
"Lavrador Vyatsky"
Esta pá é uma modificação da pá de baioneta, é usada para a escavação manual do solo para posterior plantio e, além disso, para a limpeza de valas rasas. É assimétrico e implica cálculo para uma perna útil, embora existam opções que prevêem a instalação de uma relha sob qualquer uma das pernas. O comprimento da alça pode ser ajustado para se adequar à altura do usuário. Este modelo é adequado para trabalhar com solo denso, solo virgem e turfoso. É diferente na ergonomia, é feito de aço STZ, tem caçamba com largura de 30 cm.
"Escavadeira-7"
Uma ferramenta para dar com uma profundidade de penetração no solo de até 25 cm, combina escavação e afrouxamento. Remove ervas daninhas de forma qualitativa durante o processo de escavação. Possui duas estacas, 7 dentes e uma largura de escavação de 55 cm, pelo que permite criar um amplo canteiro numa só fila. Adequado para o cultivo de solos pedregosos e duros, lida com uma área previamente tratada durante a escavação da primavera ou outono, é relevante ao preparar canteiros antes do plantio. Ele difere de outras modificações porque o batente está localizado sob o quadro, incha perfeitamente o solo.
Volber
O modelo com sistema de alavanca patenteado é caracterizado por uma distribuição uniforme da carga nas costas do usuário. Não requer lavoura com grade, permite extrair ervas daninhas sem deixá-las no solo. Pode ser padrão e largo. A primeira opção se distingue por uma largura de processamento de 40 cm, uma produtividade de 2 centenas de peças por hora, uma profundidade de afrouxamento de até 30 cm e um peso de cerca de 10 kg. Feito de aço. O segundo tipo é denominado largo, pois a cobertura do solo, neste caso, é de 60 cm. Esse dispositivo tem capacidade para processar 300 peças por hora com profundidade de penetração de 30 cm e peso unitário de 15 kg.
Forte QI-JY-50
Pá de verruma milagrosa para remoção de neve com lâmina de plástico durável. Possui largura de trabalho de 60 cm e uma broca fixada na lâmina, que gira quando a pá é empurrada na frente do usuário. Uma ferramenta eficaz para remover neve recém-caída. É caracterizado por dimensões compactas, projetado para uso em áreas pequenas e locais de difícil acesso. Os clientes gostam dele por sua ergonomia, facilidade de uso e manutenção.
"Assistente"
Um modelo de um fabricante nacional, adequado para cavar terras antes do plantio ou após a colheita. Na verdade, é uma espécie de pá de baioneta, tem um comprimento de lâmina igual a 28 cm e largura de 58 cm. O material da parte de trabalho é aço de mola, a pá pesa 5 kg. Esta pá milagrosa não tem análogos no mundo, é patenteada e pode até cavar grama. O produto se distingue por sua simplicidade de design e ergonomia. Ao trabalhar com esta escavadeira, as costas do usuário permanecem retas, os esforços nas mãos são os mesmos, enquanto etapas desnecessárias do operador são excluídas. As alças podem ser ajustadas à altura do trabalhador.
Regras operacionais
Apesar de não ser difícil trabalhar com um escarificador, existem algumas nuances que valem a pena observar. É necessário começar a trabalhar do outro lado do canteiro cultivado. Você terá que se mover para trás (para trás), esticando os garfos à medida que o solo é trabalhado. Em média, o escarificador se move em incrementos de 10 a 20 cm, o que varia de acordo com o solo que está sendo cultivado.
Se você trabalhar com uma escavadeira milagrosa corretamente, a produtividade do trabalho pode ser de uma a duzentas peças por hora. Depois de arar, o solo se solta fica macio, não é necessário quebrar torrões de solo adicionais. Se você precisar alinhá-lo, o rake clássico será suficiente.
O princípio de funcionamento será o seguinte:
- os garfos de trabalho são cravados no solo de modo que o encosto o toque;
- se necessário, acrescente força pressionando os garfos de trabalho com o pé;
- em seguida, puxe a alça do ríper em sua direção;
- à medida que a tensão progride, os garfos de trabalho começarão a subir junto com a costura da terra capturada;
- ao passar pelos garfos do batente traseiro, o solo coletado será triturado, este processo será realizado sem virar, devido ao qual a camada de solo fértil será preservada;
- depois disso, você deve mover a pá milagrosa em sua direção, recuando, depois repetir o processo de cavar a seção anterior do solo (enfiar a ferramenta, pressionar, mover o cabo).
Uma das características de processamento é o fato de que a escavadeira precisa ser movida não para os lados, mas para trás, cavando e se soltando em fileiras. É importante considerar que o cultivo deve ser realizado em tempo hábil. Não há necessidade de esperar que as ervas daninhas brotem e endureçam, porque a eficiência do cultivo da terra, neste caso, diminuirá significativamente. Esta unidade pesa em média pouco mais de 5 kg. Não é muito, mas para o corpo feminino pode parecer perceptível.
Avaliações
A pá milagrosa é considerada um auxiliar indispensável para o jardineiro e residente de verão. Isso é evidenciado por numerosos comentários de clientes. Eles deixam comentários em portais de informação dedicados às ferramentas de cultivo do solo. Os comentários apontam os benefícios dessas ferramentas para o preparo do solo. Os residentes de verão e jardineiros observam que trabalhar com esses dispositivos é mais rápido, embora nem sempre achem as pás convenientes.
Você precisa se adaptar a eles, no entanto, a velocidade de escavação do solo com essas pás, de fato, dobra, às vezes até triplica. Os usuários gostam do fato de não precisarem se dobrar muito durante o trabalho. Durante a operação, a carga nas costas é muito reduzida.
Quanto às críticas negativas, alguns residentes de verão observam: nem toda pá milagrosa é capaz de lidar com solo encharcado, especialmente ao mesmo tempo.
Também nos comentários, os jardineiros indicam que embora o equipamento não precise ser carregado e levantado, é pesado. E é melhor usá-lo em solo já cultivado. Alguém observa que, para o cultivo de solo de alta qualidade, você precisa capturar menos terra. Em geral, a pá milagrosa é uma ferramenta que se ajusta ao arranjo do local.
Ao mesmo tempo, os usuários enfatizam que a terra cultivada não deve ser molhada. Portanto, depois da chuva, o cultivo não vale a pena.O afrouxamento prepara o solo para um melhor reprocessamento. Para cultivar terras virgens, você deve primeiro cortar a grama com uma pá.
Para uma visão geral da pá milagrosa "Escavadeira", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.