Como fazer uma pá com as próprias mãos?

Contente
  1. Estacas: escolhendo a melhor opção
  2. Telas
  3. Preparando para a montagem
  4. conjunto

Parece que uma pá é uma ferramenta comum. Haste e tela - o que poderia ser mais fácil. Mas se é importante que você trabalhe com a terra de forma rápida, conveniente e sem esforço extra, você precisa conhecer alguns pontos importantes. Isso é especialmente útil se você decidir montar ou fazer uma pá com suas próprias mãos. Antes de fazer pás caseiras para o jardim, você deve ter um desenho e um diagrama à sua frente. A pá pode ser dobrável, sobre rodas, baioneta, autocavante, dobrável e assim por diante. Você deve pensar em detalhes sobre como o rack deve ser, se você precisa de um suporte de parede ou de uma capa.

Estacas: escolhendo a melhor opção

Os cortes de pá mais comuns são bétula e pinheiro. Você nem precisa procurá-los, pois estão em qualquer loja de ferragens. Apesar da aparência semelhante, a diferença entre esses cortes é significativa.

  • O porta-pinho tem duas vantagens significativas: baixo preço e baixo peso. Contras - fragilidade e fragilidade. Apesar de três quartos das nossas estacas serem feitas de pinho, pense se vale a pena poupar nisso. Como último recurso, compre dois de uma vez - deixe um em estoque.
  • Um caule de bétula é muito mais forte do que um de pinho e vai durar mais tempo. No entanto, uma desvantagem significativa de tal corte é que ele é muito mais pesado. É importante notar que o grande peso de uma pá nem sempre é negativo. Esteja você cortando raízes, cavando um buraco sob um poste de cerca ou trabalhando em um terreno muito rochoso, uma pá pesada dobrará seus esforços. Mas ao cavar canteiros, é preferível um leve - com um pesado, você se cansa mais rápido.

Carvalho e freixo também são usados ​​para fazer cortes. Os cortes desses tipos de madeira não são tão comuns, mas são superiores em qualidade ao pinheiro e à bétula. A melhor opção são as cinzas. A haste revelou-se leve e muito durável. Os cortes de carvalho também têm boa resistência, mas são pesados, por isso são adequados para pás, que são projetadas para trabalho de "choque". As estacas de carvalho e freixo são 3-4 vezes mais caras do que as estacas de pinheiro.

Recentemente, tubos feitos de ligas metálicas modernas e de alta resistência também têm sido usados ​​como cortes. Pode ser alumínio anodizado ou titânio. A vantagem de tais cortes é que eles não enferrujam, são leves e têm uma grande margem de segurança. Mas eles também são caros.

Importante! A melhor opção para um jardineiro comum é uma pá universal com haste de bétula. Seu custo é bastante aceitável e a escavadeira terá uma margem de segurança significativa.

Telas

Os fabricantes oferecem mais de 20 opções de pás feitas de várias ligas metálicas. Vamos nos concentrar nos mais comuns.

  • A maioria das pás usadas por jardineiros e construtores são feitas de aço ferroviário. A lâmina de tal pá é muito forte, sob cargas pesadas ela “salta” bem, assumindo sua forma original. É fácil de lixar e bastante resistente à corrosão.
  • A tela de titânio não tem essa flexibilidade. Apesar de sua alta resistência, é bastante frágil. Sob carga pesada ou forte impacto, pode quebrar. A opção ideal de uso é cavar canteiros. O peso leve da pá lhe dará prazer neste trabalho não muito agradável e tedioso. Lembre-se de que uma pá feita dessa liga não é barata.
  • Recentemente, muitos residentes de verão têm na variedade de ferramentas de jardim "aço inoxidável".Uma pá de aço inoxidável é leve, torrões de terra dificilmente grudam nela, ela não sofre corrosão. Mas também há desvantagens: a lâmina não é tão forte quanto o titânio ou feita de aço ferroviário. Será conveniente para ela cavar canteiros em solo macio e arejado. Ele se dobrará ao trabalhar em solo duro.

Importante! A pá de aço para trilhos é uma opção versátil para o jardineiro. Mas se você precisar cavar canteiros em solo leve e solto, uma pá de aço inoxidável é a melhor para esse trabalho.

Preparando para a montagem

O cabo e a lâmina ainda não são uma pá. Depois de comprar esses itens, você deve levar a sério a montagem. Inclui várias etapas.

  • Em primeiro lugar, é necessário secar bem o corte. Os titulares costumam chegar do fabricante cru às lojas e, na primavera, nem sempre têm tempo de secar bem na loja. Portanto, é melhor colocar a estaca do lado de fora, sob um dossel, por várias semanas. Esse tempo é suficiente para secar bem.
  • A próxima etapa é afiar o corte. É necessário remover a camada de madeira em um determinado ângulo. Para manuseio brusco, você pode usar um machado afiado, mas não exagere. Além disso, a madeira é processada com um moedor usando um acessório especial de moagem para madeira. O ajuste final é feito com lixa grossa. O suporte deve se encaixar bem apertado no tubo de pouso da lâmina da pá.
  • Antes de prosseguir para a etapa final - a fixação da pá ao cabo, ela precisa ser pintada. Muitas vezes, os jardineiros negligenciam isso, mas em vão. Um corte sem pintura fica molhado com a chuva, absorve a umidade e fica duas vezes mais pesado. Além disso, esse corte durará muito menos. Use uma tinta simples para pintar. É barato e pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Deve ser aplicado com pincel na árvore em duas camadas. Em seguida, deixe repousar 12 horas e cubra com verniz. Deixe secar por 12 horas.

conjunto

Encher o talo é simples, mas vale a pena levar em consideração as seguintes sutilezas:

  • é muito importante que o cabo preencha completamente o chanfro (depressão) da lâmina, o que dará à pá uma margem adicional de segurança, caso contrário, mesmo com um pouco de esforço, a pá irá entortar;
  • antes de inserir o caule no local de plantio, é aconselhável umedecer sua ponta beneficiada com resina quente, o que evitará que a árvore do tubo de plantio fique úmida e apodrecida, e o plantio ficará mais forte;
  • insira o suporte no tubo de plantio da lâmina e, virando a pá de cabeça para baixo, bata com a ponta do cabo em uma superfície dura;
  • se você está convencido de que a madeira ocupou completamente o chanfro de pouso, pode fixar a tela no cabo - para isso, há dois orifícios no tubo de pouso; aqui é mais seguro usar parafusos em vez de pregos.

Se você quiser uma pá leve com um cabo resistente e superleve, dê uma olhada no tubo de alumínio revestido de ânodo de fábrica. O diâmetro do tubo deve ser de 3,5–4 centímetros, enquanto a espessura de sua parede deve ser de pelo menos 3–4 milímetros.

    Na base, você será cortado enquanto solicitar o tubo. Normalmente, o comprimento do cabo de uma pá para uma pessoa de altura média é de um metro e meio. O tubo de aterragem da pá para tal cabo deve ser vários milímetros maior e de preferência cônico.

    Se a alça de metal ainda balançar um pouco no tubo de aterrissagem, neste caso, você precisa usar uma vedação.

    Pode ser um pedaço de material de cobertura embebido em betume quente ou uma bandagem comum embebida em resina epóxi. Após inserir o corte no tubo de plantio da pá da pá, ele deve estar bem preso. Ao contrário da fixação de um cabo de madeira, os parafusos são indispensáveis ​​aqui. Parafusos com um diâmetro de 5–6 milímetros podem fornecer uma fixação confiável. Em dois locais do tubo de aterrissagem, dois orifícios de diâmetro adequado são perfurados com uma furadeira elétrica a uma distância de 10–12 centímetros um do outro.O tubo de pouso da escavadeira é perfurado com uma haste de alumínio instalada nele. Depois disso, inserimos parafusos com arruelas nos orifícios e apertamos as porcas.

        De maneira semelhante, pás e pedaços de plástico são presos à lâmina. Para dar a forma ideal aos tubos de aterrissagem cônicos, recomenda-se aquecer o plástico com um secador de cabelo ou um queimador a gás. As pás com suportes de alumínio ou plástico são muito leves e duráveis. No entanto, é necessário manuseá-los com muito cuidado - esses suportes têm medo de choques. Uma ligeira deformação no centro do corte fará com que entorte (plástico - quebrar) e será impossível restaurá-lo.

        O toque final para a automontagem da escavadeira é a alça na parte superior da alça. Sua principal função é evitar que a pá gire nas mãos.

        Esta é uma pá totalmente opcional, mas torna o processo muito mais fácil, especialmente ao lidar com argila ou solo duro. Essas canetas vêm em uma variedade de materiais e formatos. Você pode encontrar uma opção adequada em qualquer loja de ferragens. A alça é presa à alça com parafusos comuns.

        Como fazer uma pá com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário