Isolamento da loggia com penoplex

Isolamento da loggia com penoplex
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher?
  4. Trabalho preparatório
  5. Tecnologia de isolamento por dentro
  6. Isolamento de parede
  7. Seguindo para o teto
  8. Como isolar fora?

Um grande número de materiais, tradicionais e modernos, podem ser usados ​​para isolar várias instalações residenciais. Isso é lã de vidro, lã mineral, espuma de borracha, poliestireno. Eles são diferentes em suas qualidades, características de fabricação, tecnologia de aplicação, impacto ambiental e, claro, a um preço que agora é frequentemente colocado em um dos primeiros lugares na escolha de qualquer produto. Estamos mais interessados ​​no produto EPPS, que recentemente se tornou o material de isolamento térmico mais popular e procurado.

O que é isso?

A espuma de poliestireno extrudado (EPS) é um material isolante térmico de alta qualidade, que é obtido pela extrusão de um polímero sob alta pressão de uma extrusora em um estado pré-aquecido a um estado viscoso com um agente espumante. A essência do método de extrusão é obter uma massa espumada na saída das fieiras, que, passando pelos formatos de dimensões especificadas e resfriando-os, se transforma em peças acabadas.

Os agentes para a formação de espuma foram diferentes tipos de freons misturados com dióxido de carbono (CO2). Nos últimos anos, têm sido usados ​​principalmente agentes de expansão sem CFC, devido ao efeito destrutivo do Freon na camada de ozônio estratosférico. O aprimoramento das tecnologias levou à criação de uma nova estrutura uniforme, com células fechadas de 0,1 - 0,2 mm. No produto acabado, as células são liberadas do agente espumante e preenchidas com ar ambiente.

Vantagens e desvantagens

As principais características das placas extrudadas:

  • A condutividade térmica é uma das mais baixas para isoladores de calor. O coeficiente de condutividade térmica em (25 ± 5) ° С é 0,030 W / (m × ° K) de acordo com GOST 7076-99;
  • Falta de absorção de água. Absorção de água em 24 horas, não mais do que 0,4% em volume, de acordo com GOST 15588-86. Com uma baixa absorção de água do EPS, uma pequena mudança na condutividade térmica é fornecida. Portanto, é possível utilizar EPPS na construção de pisos, fundações sem a instalação de impermeabilizantes;
  • Baixa permeabilidade ao vapor. A placa EPSP com espessura de 20 mm também resiste à penetração de vapor, como uma camada de material de cobertura. Suporta cargas de compressão pesadas;
  • Resistência à combustão, desenvolvimento de fungos e podridão;
  • Ambientalmente amigável;
  • As placas são fáceis de usar e de usinar;
  • Durabilidade;
  • Alta resistência a quedas de temperatura de -100 a +75 ° С;
  • Desvantagens da espuma de poliestireno extrudado;
  • Quando aquecido acima de 75 graus, o EPSP pode derreter e liberar substâncias nocivas;
  • Suporta combustão;
  • Sem resistência aos raios infravermelhos;
  • Ele é destruído sob a influência de solventes que podem estar contidos na proteção do betume, portanto, o EPSP pode ser inadequado para obras de subsolo;
  • A alta permeabilidade ao vapor na construção de estruturas de madeira retém a umidade e pode levar à decomposição.

As características técnicas e capacidades tecnológicas das placas EPSP de diferentes marcas são aproximadamente as mesmas. O desempenho ideal é determinado pelas condições de carga e a capacidade das lajes em suportá-las. A experiência de muitos artesãos que trabalharam com essas placas sugere que é melhor usar penoplex com densidade de 35 kg / m3 ou mais. Você pode usar um material mais denso, mas isso depende do seu orçamento.

Como escolher?

Dependendo do número de pisos, juntas com paredes quentes ou frias, acabamentos interiores ou exteriores, a espessura da camada de isolamento EPPS será de 50 mm a 140 mm. O princípio de escolha é um - quanto mais espessa a camada de isolamento térmico com essas placas, melhor o calor é retido na sala e na loggia.

Portanto, para a Rússia Central, EPS de 50 mm de espessura é adequado.

Trabalho preparatório

Antes de iniciar o trabalho, é necessário remover todos os objetos que estão na varanda, movê-los de um lugar para outro só vai complicar o trabalho posterior. Em seguida, removemos todas as prateleiras, toldos, ganchos, removemos todos os pregos salientes e todos os tipos de porões. Em seguida, tente remover todos os materiais de acabamento que possam ser facilmente desmontados (papel de parede velho, gesso caindo, algumas folhas e outras porcarias).

Acreditamos que estamos trabalhando em uma loggia envidraçada com unidades de vidro duplo ou triplo, e a fiação de comunicação também foi feita, e todos os fios estão encerrados em um tubo corrugado. As janelas de vidros duplos são geralmente removidas das molduras com o início do trabalho ativo e colocadas no lugar após o acabamento de todas as superfícies da loggia.

Para evitar o apodrecimento e o aparecimento de fungos, todas as paredes de tijolo e concreto, o teto deve ser tratado com primers protetores e compostos antifúngicos, e deixado secar por 6 horas em temperatura ambiente.

Para as zonas climáticas médias da Rússia, é suficiente usar placas de espuma de 50 mm de espessura como isolamento térmico.

Compramos o número de lajes com base na área medida do piso, paredes e parapeito e adicionamos outros 7-10% a eles como compensação por possíveis erros que são inevitáveis, especialmente quando a loggia é isolada com nossas próprias mãos para o primeira vez.

Ao isolar, você também precisará:

  • cola especial para espuma; unhas líquidas;
  • espuma de construção;
  • polietileno folheado a folha (penofol) para impermeabilização;
  • cavilhas de pregos;
  • parafusos auto-roscantes;
  • fechos com cabeças largas;
  • primer antifúngico e impregnação anti-podridão;
  • barras, ripas, perfis de alumínio, fita reforçada;
  • perfurador e chave de fenda;
  • ferramenta para cortar placas de espuma;
  • dois níveis (100 cm e 30 cm).

O acabamento ou material de acabamento é selecionado de acordo com a aparência geral. Deve-se lembrar que o nível do piso na loggia após o término da obra deve permanecer abaixo do nível do piso da sala ou cozinha.

Tecnologia de isolamento por dentro

Quando a loggia estiver completamente limpa e preparada, o trabalho de isolamento começa. Primeiro, todas as lacunas, pontos lascados e rachaduras são preenchidos com espuma de poliuretano. A espuma endurece após 24 horas e pode ser trabalhada com uma faca para criar cantos e superfícies uniformes. Em seguida, você pode iniciar o isolamento do piso.

No piso da loggia, uma mesa de concreto nivelado deve ser feita antes do assentamento das lajes de EPSP. Com a adição de argila expandida à betonilha, obtém-se um isolamento adicional e podem ser retiradas lâminas de espuma com espessuras menores. Às vezes, embaixo das lajes, eles não fazem uma caixa no chão, mas colocam as lajes diretamente na mesa com pregos líquidos. Neste caso, é aconselhável utilizar lajes com ligação macho-fêmea. Mas se você colocar uma grelha, será mais fácil fixar as placas e o resto do piso.

Possíveis fissuras e juntas são preenchidas com espuma. As placas podem ser recobertas com penofol e as juntas coladas com fita adesiva reforçada. Sobre o penofol são colocados painéis, contraplacado ou aglomerado (20 mm) e o acabamento por cima.

Isolamento de parede

Preencher fissuras, fissuras, juntas com espuma de poliuretano. As superfícies das paredes e do teto, inclusive as adjacentes à sala, devem ser tratadas com um material impermeabilizante. Fazemos a caixa apenas com barras verticais em intervalos ao longo da largura das placas EPSP. Fixamos as lajes nas paredes da loggia com pregos líquidos. Preencha as juntas e todas as fissuras com espuma de poliuretano. Em cima do isolamento, colocamos penofol revestido de folha metálica com folha dentro da loggia. Garanta o acabamento.

Seguindo para o teto

O isolador será o mesmo penoplex de 50 mm de espessura. Já finalizamos a selagem das falhas, agora colocamos a caixa e colamos as placas preparadas no teto com pregos líquidos.Após a fixação do penoplex, fechamos o teto com espuma de polietileno laminado, utilizando parafusos auto-roscantes, as juntas são coladas com fita adesiva. Para novos acabamentos, fazemos outro engradado em cima da espuma de espuma e fechamos o teto da loggia do ultimo andar para impermeabilização do rolo.

No próximo vídeo, você pode ver em mais detalhes como isolar uma varanda por dentro com penoplex:

Como isolar fora?

Fora da loggia, você pode isolar o parapeito, mas você deve fazer isso sozinho apenas no primeiro andar. As obras acima são realizadas por equipes especializadas com total cumprimento das medidas de segurança. As instruções passo a passo são as seguintes:

  • Limpe as paredes externas do revestimento antigo;
  • Aplique um primer para fachadas;
  • Aplicar um impermeabilizante líquido com rolo em duas camadas;
  • Monte a caixa;
  • Cole as folhas de EPS cortadas previamente de acordo com o tamanho da caixa com pregos de ferro no parapeito da loggia;
  • Fechar as fissuras com espuma de poliuretano, após o endurecimento, cortar rente às placas.

Usamos painéis de plástico para acabamento.

Como você pode ver, não é tão difícil alinhar a loggia com o cômodo adjacente e não perder o calor geral do apartamento, se você se preparar bem para isso e evitar erros. Procure realizar todas as etapas de forma sequencial e completa, principalmente nos locais onde é necessário atender o tempo de fixação ou endurecimento dos materiais. Depois disso, a loggia será revestida em todas as faces com isolamento térmico e acabamento, o que significa que todo o apartamento estará pronto para suportar o período de aquecimento em condições confortáveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário