Isolamento de uma loggia com placas PENOPLEX®

Isolamento de uma loggia com placas PENOPLEX®
  1. Sobre o material de isolamento térmico
  2. Vantagens
  3. desvantagens
  4. Materiais e ferramentas necessários
  5. Etapas e andamento do trabalho
  6. Esquema de isolamento térmico típico para uma varanda / loggia

Sobre o material de isolamento térmico

PENOPLEX® É a primeira e mais popular marca de isolamento térmico feito de espuma de poliestireno extrudido na Rússia. Produzida desde 1998, hoje possui 10 fábricas na empresa manufatureira (PENOPLEKS SPb LLC), sendo duas delas no exterior. O material está em demanda em todas as regiões da Rússia e outros países. Graças à empresa, a palavra "penoplex" foi fixada na língua russa como sinônimo coloquial de espuma de poliestireno extrudado. Os produtos fabricados pela PENOPLEX são facilmente diferenciados dos produtos de outros fabricantes por seus pratos e embalagens laranja, que simbolizam calor e respeito ao meio ambiente.

Seleção de placas de isolamento térmico PENOPLEX de alta qualidade® de todas as opções possíveis para materiais de isolamento térmico é devido às vantagens da espuma de poliestireno extrudado, que são discutidas abaixo.

Vantagens

  • Elevadas propriedades de blindagem térmica. A condutividade térmica nas condições mais desfavoráveis ​​não excede 0,034 W / m ∙ ° С. Isso é significativamente inferior ao de outros materiais de isolamento comuns. Quanto menor a condutividade térmica, melhor o material retém o calor.
  • Absorção zero de água (não mais do que 0,5% em volume - valor insignificante). Proporciona estabilidade das propriedades de blindagem térmica, que praticamente independem da umidade.
  • Alta resistência à compressão - não inferior a 10 toneladas / m2 a 10% de deformação linear.
  • Segurança ambiental - o material é feito dos tipos de poliestireno de uso geral que são usados ​​nas indústrias alimentícia e médica com seus elevados requisitos sanitários e higiênicos. A produção usa a moderna tecnologia de formação de espuma sem CFC. As placas não emitem poeiras nocivas ou fumos tóxicos para o meio ambiente, não contêm resíduos em sua composição, pois na produção são utilizadas apenas matérias-primas primárias.
  • Bioestabilidade - o material não é um terreno fértil para fungos, bolor, bactérias patogênicas e outros microorganismos prejudiciais.
  • Resistência a altas e baixas temperaturas, bem como suas quedas. Gama de aplicação das placas PENOPLEX®: de –70 a + 75 ° С.
  • Tamanhos de laje (comprimento 1185 mm, largura 585 mm), conveniente para carga e descarga e transporte.
  • Configuração geométrica ideal com borda em forma de L para minimizar pontes frias retas - permite encaixar de forma confiável as lajes e sobrepô-las.
  • Facilidade de instalação - devido à estrutura única, bem como à combinação de baixa densidade e alta resistência do material, você pode facilmente cortar e cortar placas com alta precisão, dê produtos PENOPLEX® qualquer forma que você quiser.
  • Instalação para todos os climas devido à ampla faixa de temperatura de uso e resistência à umidade.

desvantagens

  • Sensível aos raios ultravioleta. Não é recomendável deixar uma camada de isolamento térmico externo PENOPLEX por muito tempo.® no exterior, o período entre o fim do isolamento térmico e o início dos acabamentos deve ser insignificante.
  • É destruído por solventes orgânicos: gasolina, querosene, tolueno, acetona, etc.
  • Grupos de inflamabilidade G3, G4.
  • Quando a temperatura sobe, a partir de + 75 ° C (ver faixa de temperatura de aplicação), o material perde sua resistência.

Materiais e ferramentas necessários

Para isolar uma loggia, duas marcas de placas podem ser necessárias:

  • PENOPLEX COMFORT® - para pisos, assim como paredes e tetos quando são acabados sem o uso de gesso e adesivos (no jargão dos operários, este método de acabamento é denominado "seco"), por exemplo, acabamento com gesso cartonado.
  • PENOPLEX WALL ® - para paredes e tectos quando são acabados com gesso e adesivos (no jargão dos operários, este acabamento é denominado "molhado"), por exemplo, com gesso ou ladrilhos de cerâmica. As placas desta marca possuem superfície fresada com entalhes para aumentar a aderência ao gesso e adesivos.

Além das placas PENOPLEX®, para isolar a loggia, os seguintes materiais e ferramentas serão necessários:

  • Fixadores: cola (para placas de isolamento térmico, o fabricante recomenda o uso de espuma adesiva PENOPLEX® FASTFIX®), espuma de poliuretano; unhas líquidas; cavilhas de pregos; parafusos auto-roscantes; fechos com cabeças largas; perfurador e chave de fenda.
  • Ferramentas para cortar e cortar placas de isolamento
  • Mistura seca para a criação de uma mesa de cimento-areia.
  • Filme de barreira ao vapor.
  • Primer antifúngico e impregnação anti-decadência.
  • Barras, ripas, perfil para torneamento - no caso de isolamento para acabamento sem o uso de gesso e adesivos (ver abaixo).
  • Fita adesiva.
  • Dois níveis (100 cm e 30 cm).
  • Materiais de acabamento para pavimentos, paredes e tectos, bem como ferramentas para a sua instalação.
  • Meios para enxaguar com pregos e para remover espuma não curada e cola de roupas e áreas expostas do corpo. O fabricante recomenda o limpador de solvente orgânico PENOPLEX® FASTFIX® em uma lata de aerossol.

Etapas e andamento do trabalho

Vamos dividir o processo de aquecimento da loggia em três grandes estágios, cada um dos quais contém várias operações.

Estágio 1. Preparatório

Etapa 2. Isolamento de paredes e tetos

Etapa 3. Isolamento de piso

O segundo e o terceiro estágios têm duas opções cada. As paredes e o teto são isolados para acabamento com ou sem o uso de gesso e adesivos, e o piso - dependendo do tipo de betonilha: cimento-areia armado ou chapa pré-fabricada.

Esquema de isolamento térmico típico para uma varanda / loggia

Opção com isolamento de parede e teto para acabamento com uso de gesso e adesivos e piso com contrapiso cimento-areia

Note que aqui não consideramos os processos de envidraçamento (necessariamente morno, com unidades de vidro duplo ou triplo), bem como a colocação de comunicações de engenharia. Acreditamos que essas obras foram concluídas. A fiação deve ser embalada em caixas adequadas ou tubos corrugados feitos de material incombustível. As janelas com vidros duplos devem ser protegidas contra sujeira ou danos mecânicos. Eles podem ser cobertos com filme plástico comum. Alguns especialistas recomendam retirar as janelas de vidro duplo das esquadrias durante a obra, mas não é necessário.

1. Estágio preparatório

Consiste na limpeza e tratamento de superfícies de estruturas isoladas: piso, paredes, teto.

1.1. Eles removem todos os objetos (muitas coisas geralmente são armazenadas na loggia), desmontam prateleiras, materiais de acabamento antigos (se houver), retiram pregos, ganchos, etc.

1.2. Preencha todas as rachaduras e áreas lascadas com espuma de poliuretano. Deixe a espuma secar por um dia e, em seguida, corte o excesso.

1.3. As superfícies são tratadas com um composto antifúngico e uma impregnação anti-podridão. Deixe secar por 6 horas.

2. Isolamento de paredes e tetos

Consideramos duas opções: para acabamento com ou sem uso de gesso e adesivos.

A opção de aquecimento das paredes e do teto da loggia com acabamento sem a utilização de gesso e adesivos (em particular, com gesso cartonado).

2.1. A cola-espuma PENOPLEX é aplicada® FASTFIX® na superfície das placas de acordo com as instruções do cilindro. Um cilindro é suficiente para 6-10 m2 a superfície das lajes.

2.2. Fixar as lajes PENOPLEX COMFORT® à superfície das paredes e do teto. Irregularidades e lacunas nas juntas são preenchidas com cola de espuma PENOPLEX® FASTFIX®.

2.3. Equipe uma barreira de vapor.

2.4. Fixe um ripado de madeira ou guias de metal através do isolamento térmico à estrutura da parede e do teto.

2,5. As placas de gesso cartonado são montadas para guiar os perfis ou as lâminas secas de 40x20 mm.

Observação. O acabamento do gesso cartonado pode ser feito sem barreira de vapor e sem guias, com fixação adesiva do material em folha nas placas de isolamento térmico. Neste caso, são utilizadas placas PENOPLEX. MURO®, a etapa 2.4 é eliminada e as etapas 2.3 e 2.5 são realizadas da seguinte forma:

2.3. As costuras nas juntas das placas de isolamento térmico são coladas com fita adesiva de construção.

2,5. As placas de gesso cartonado são coladas às lajes. Para tanto, o fabricante do isolamento térmico recomenda o uso de espuma adesiva PENOPLEX® FASTFIX®... É necessário garantir que a camada de isolamento térmico à qual o material da folha é colado seja uniforme.

2.6. As juntas do material em folha são processadas.

2.7. Faça o acabamento.

A opção de aquecer as paredes e o teto da loggia com gesso e adesivos para o acabamento de paredes e tetos

2.1. A cola-espuma PENOPLEX é aplicada® FASTFIX® na superfície das placas de acordo com as instruções do cilindro. Um cilindro é suficiente para 6-10 m2 a superfície das lajes.

2.2. Fixar placas PENOPLEX MURO® à superfície das paredes e do teto. As placas são fixadas com cola de espuma PENOPLEX® FASTFIX® e tarugos de plástico, com os tarugos colocados em cada canto da laje e dois no centro; irregularidades e lacunas nas juntas são preenchidas com cola de espuma PENOPLEX® FASTFIX®.

2.3. Aplique uma camada adesiva de base na superfície áspera das placas PENOPLEX MURO®.

2.4. A malha de fibra de vidro resistente a álcalis é embutida na camada adesiva de base.

2,5. Execute uma cartilha.

2.6. Aplicar gesso decorativo ou massa de vidraceiro.

3. Isolamento de piso

Consideramos duas opções: com betonilha reforçada com cimento e areia e betonilha pré-fabricada. O primeiro deve ter pelo menos 40 mm de espessura. O segundo é feito de duas camadas de placa de fibra de gesso, placa de aglomerado, madeira compensada ou elementos de piso acabados em uma camada. Até a disposição das mesas, as operações tecnológicas para ambas as opções são as mesmas, a saber:

3.1 Nivele o contrapiso, eliminando desníveis superiores a 5 mm.

3.2 Instale as placas PENOPLEX COMFORT® em uma base plana em um padrão xadrez, sem prendedores. Dependendo da espessura necessária, as placas podem ser colocadas em uma ou mais camadas. Onde a betonilha tiver que ser colada à parede, coloque uma fita isolante feita de espuma de polietileno ou fragmentos de placas PENOPLEX COMFORT® 20 mm de espessura, corte na altura da futura mesa. Isso é necessário, em primeiro lugar, para a vedação quando a mesa encolher e, em segundo lugar, para a insonorização, para que o ruído da queda de quaisquer objetos no chão da loggia não seja transmitido aos vizinhos no chão e embaixo.

Opção para isolar o piso da loggia com uma mesa de cimento e areia reforçada (DSP), etapas posteriores

3.3. Colagem das juntas das placas PENOPLEX COMFORT® fita adesiva à base de alumínio ou filme plástico. Isso evitará possível vazamento do cimento “leite” pelas juntas do isolamento térmico.

3.4. A malha de reforço é instalada em clipes de plástico (na forma de "cadeiras"). Neste caso, normalmente é utilizada uma tela com células de 100x100 mm e um diâmetro de reforço de 3-4 mm.

3,5. Preenchido com DSP.

3,6. Equipam a camada de acabamento do piso - materiais que dispensam o uso de gesso e adesivos (laminado, parquete, etc.).

Opção para isolar o piso da loggia com uma mesa de chapa pré-fabricada

3.3. Coloque folhas de placa de fibra de gesso, placa de aglomerado ou madeira compensada em duas camadas em um padrão quadriculado no topo das placas PENOPLEX COMFORT®, ou realizam a instalação de elementos acabados em uma camada. Camadas de folhas são fixadas umas às outras com parafusos auto-roscantes curtos. O parafuso auto-roscante não deve entrar no corpo da placa de isolamento térmico.

3.4. Equipam a camada de acabamento do piso - materiais que dispensam o uso de gesso e adesivos (laminado, parquete, etc.).

Se um "piso aquecido" for fornecido na loggia, deve-se ter em mente que existem muitas restrições legislativas para a instalação de sistemas de aquecimento de água em um apartamento. O piso do cabo elétrico é montado na mesa após sua instalação ou fundição.

O aquecimento de uma loggia é um processo laborioso de várias etapas.No entanto, como resultado, você pode criar um espaço adicional confortável (um pequeno escritório ou canto de relaxamento), ou mesmo expandir a cozinha ou sala desmontando parte da parede entre a sala e a loggia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário