Aquecendo a loggia
A espaçosa loggia aberta é um ótimo lugar para secar roupas, armazenar utensílios domésticos e relaxar em uma noite de verão com uma xícara de chá. No entanto, suas possibilidades não se limitam a isso. Uma loggia moderna é uma sala de estar completa em qualquer apartamento.
Lá você pode organizar um local para dormir, área de trabalho, área para refeições ou de lazer, equipar uma pequena academia
No entanto, poeira, insetos, pássaros, barulho da cidade, precipitação atmosférica e baixas temperaturas de outono / inverno podem interferir nesses planos. Mais cedo ou mais tarde, a maioria dos proprietários de apartamentos precisa isolar a loggia.
Peculiaridades
Mais recentemente, a questão do isolamento da loggia permaneceu em aberto para muitos residentes de prédios de apartamentos. Hoje, a resposta a esta pergunta é quase inequívoca - isolar. Isso permitirá que você proteja sua casa do barulho da rua, insetos irritantes, fenômenos atmosféricos e também permitirá que você use totalmente a funcionalidade da loggia durante todo o ano.
Para residentes de pequenos apartamentos em uma casa de painéis, o isolamento de uma loggia ou varanda também expandirá significativamente seu espaço de vida:
- Você pode, por exemplo, transferir parte do guarda-roupa, biblioteca, utensílios domésticos para a varanda.
- Uma loggia quente é um ótimo lugar para cultivar plantas ornamentais ou instalar uma pequena estufa.
- É um ótimo lugar para descanso, relaxamento e uma varanda espaçosa para refeições em família.
- A loggia permite que você use o espaço livre para criar uma variedade de instalações - não apenas residenciais, mas também para fins industriais. Isso é especialmente verdadeiro para galerias panorâmicas que adornam as fachadas de edifícios de escritórios e industriais. Essas instalações são utilizadas como escritórios de pleno direito, áreas de trabalho e áreas de lazer para os funcionários.
Como isolar?
Os fabricantes modernos de materiais de construção e acabamento oferecem uma grande variedade de opções diferentes para isolamento de galerias e varandas para cada carteira. Os materiais têm uma composição, dimensões diferentes, diferem no método de instalação, propriedades físico-químicas e operacionais. Resta apenas escolher e comprar um isolamento adequado. Entre os materiais mais populares, práticos e disponíveis hoje, duas opções podem ser distinguidas.
Penoplex
A estrutura de Penoplex é muito semelhante à da espuma de plástico que é familiar a todos. Penoplex é um dos nomes comerciais da espuma de poliestireno extrudido, que é usada para isolamento.
Suas vantagens incluem:
- excelente resistência (ao cortar uma folha com uma faca clerical, o material não se desfaz e o corte é uniforme e liso);
- alto coeficiente de isolamento térmico;
- resistência a danos mecânicos (impactos, dobras, quebras) - graças a isso, o material também pode ser utilizado para isolamento de pisos;
- resistência ao fogo;
- boa barreira de vapor.
As desvantagens deste material incluem um custo relativamente alto. O bloco de espuma é apresentado em várias opções de densidade, de forma que pode ser utilizado em diferentes zonas climáticas, em uma ou em várias camadas.
Izolon
Izolon é um material revestido de folha metálica que pode reduzir significativamente a perda de calor (devido ao efeito da reflexão do calor de volta para a casa). Disponível em rolo, folha ou manga, dependendo da aplicação.
Vantagens:
- um peso leve;
- elasticidade (o material pode ser facilmente enrugado com as mãos e voltará rapidamente ao seu formato original);
- facilidade de instalação;
- altos coeficientes de isolamento térmico e acústico;
- Amizade ambiental;
- permeabilidade ao vapor;
- resistência a produtos químicos.
Suas desvantagens incluem uma resistência mecânica bastante baixa.
isopor
Polyfoam é um material de placa, que é uma massa de espuma solidificada.
Suas vantagens incluem:
- alto coeficiente de isolamento acústico e térmico;
- resistência a extremos de temperatura;
- peso leve;
- baixo custo (em comparação com análogos);
- facilidade de instalação e facilidade de uso;
- durabilidade.
Entre suas desvantagens estão a estanqueidade (o material “não respira”), baixa resistência, instabilidade aos efeitos de substâncias quimicamente ativas, inflamabilidade.
Penofol
O Penofol é um material que possui alto coeficiente de isolamento térmico, e sua estrutura em duas camadas permite sua utilização em ambientes internos e externos.
Prós:
- resistência ao fogo;
- Amizade ambiental;
- excelente isolamento acústico;
- baixo coeficiente de condutividade térmica;
- espessura pequena.
Contras: baixa resistência mecânica e complexidade de instalação.
Lã mineral
A lã mineral é um material fibroso que se divide conforme sua composição em lã de pedra, vidro e escória.
Vantagens:
- resistência ao fogo;
- resistência a extremos de temperatura;
- alta resistência mecânica;
- resistência a produtos químicos;
- boa repelência à água (nem todos os materiais têm esta propriedade).
Entre as desvantagens pode-se notar a presença na composição de resinas de formaldeído que emitem fenol tóxico. Além disso, o material contém partículas prejudiciais ao sistema respiratório humano, portanto, a instalação do material é feita apenas em equipamentos de proteção especiais.
Minvata é usado para trabalhos internos e externos. Ele está disponível em uma ampla gama de espessuras.
Ao escolher um aquecedor, é necessário estar atento não só às características do isolamento térmico, mas também à sua espessura. Este ponto é muito importante para instalações de pequeno porte, onde cada centímetro quadrado a mais de área é praticamente seu peso em ouro.
Para realizar trabalhos relacionados ao isolamento, você pode precisar dos seguintes materiais e ferramentas: drywall, perfis de metal, fechos, espuma, nível, alicate, faca de papelaria, chave de fenda, ripas de madeira, misturas de piso autonivelantes, impermeabilizantes, pintura e equipamento de gesso.
Como isolar?
Esta questão surge para todos que encontram pela primeira vez o arranjo de uma loggia. Para realizar o isolamento de forma rápida, eficiente e correta, você deve seguir estritamente as instruções passo a passo.
O melhor lugar para começar é definindo um plano de trabalho:
- Etapa preparatória (limpar a área de corpos estranhos e remover o revestimento antigo, nivelar o piso, impermeabilizar as superfícies).
- Vidros.
- Eletrificação.
- Isolamento de todas as superfícies (piso-teto-paredes).
- Obras de acabamento de interiores.
Caso seja fornecida uma fonte de aquecimento estacionária na divisão, a sua instalação deve ser prevista imediatamente na fase inicial de trabalho.
A vidraça é uma parte obrigatória da obra, sem ela a tecnologia de isolamento simplesmente não faz sentido. Não vale a pena fazer o trabalho de envidraçamento sozinho, é melhor confiar a profissionais.
Para envidraçamento, recomendam-se janelas de vidro duplo com espessura de vidro de pelo menos 3,2 cm.
Lado de fora
Para obter o melhor resultado, é necessário isolar também a loggia do exterior, o que é muito difícil por conta própria devido à falta de equipamento profissional e ao aumento da complexidade e do perigo do trabalho.
Antes de iniciar o isolamento da loggia, é necessário avaliar o estado do parapeito, que é sua cerca externa. Esta é a parte mais vulnerável da estrutura.Não deve impedir a penetração da luz solar, mas deve proteger a sala de poeira, pássaros, insetos, ar frio, vento, barulho.
Se a loggia for cercada com hastes de metal, outro bloco de espuma ou camada de tijolo adicional geralmente é erguido. Para o acabamento, use metal ou vinil, ferro galvanizado.
Se uma laje de concreto armado serve de parapeito, então antes de iniciar a obra interna é necessário fechar grandes vãos com tijolos, e pequenas fissuras devem ser concretadas. Após a vidraça, é necessário isolar todas as janelas.
O processo visual de isolar uma loggia ou varanda do lado de fora é mostrado no seguinte vídeo:
De dentro
Após o término do processo de envidraçamento e isolamento das janelas, pode-se prosseguir para a etapa de obras internas. O processo também começa com a preparação preliminar.
Preparação da superfície
Primeiro, você precisa determinar quais superfícies precisam de isolamento. Na maioria das vezes, são pisos "frios" que não entram em contato com o ambiente aquecido.
O interior é verificado quanto a rachaduras ou lacunas nos tetos que precisam ser espumadas.
Em seguida, o isolamento necessário é selecionado. Sua espessura, tipo e quantidade estão diretamente relacionados às condições climáticas da região. Para locais frios, tipos de placas de isolamento são preferíveis.
Isolamento de parede
Normalmente, todas as paredes e cantos que margeiam a rua são selecionados para isolamento. O material selecionado (por exemplo, placas de espuma de poliestireno) é disposto em uma ou várias camadas de modo que nenhum orifício de passagem seja formado durante a instalação.
As placas são colocadas com um ligeiro deslocamento em relação umas às outras.
O isolamento térmico é fixado diretamente ao teto com buchas de disco e a próxima camada é colada na primeira espuma de poliuretano.
A área sob as janelas de vidros duplos, bem como o interior do parapeito, devem ser isolados.
Para isolar os cantos internos, um material com espessura de pelo menos 20-30 mm é usado. De cima, o isolamento é fechado com um material de barreira de vapor (superfície de folha na loggia). Então, os ganchos não pré-instalados são expostos a um perfil de metal.
Isso é feito de forma que um espaço de ar permaneça entre ele e o isolamento.
Um processo detalhado de isolamento de parede pode ser visto no vídeo a seguir:
A próxima etapa é o acabamento decorativo. Como material para revestimento de paredes, são utilizados plásticos, painéis de madeira, drywall resistente à umidade para posterior reboco, pintura ou papel de parede, bem como outros materiais.
Isolamento de teto
Em primeiro lugar, são instaladas suspensões, sobre as quais é colocada uma caixa de perfil galvanizado. Em seguida, com a ajuda de buchas, são fixadas lâminas de isolamento térmico. Os tarugos podem ter um núcleo de plástico ou metal (dependendo da densidade e do peso do material).
Estágio final - decoração de teto com materiais de acabamento. Pode ser um teto suspenso ou suspenso. Uma ripa de madeira ou alumínio funcionará, bem como painéis de plástico e outros materiais.
Um ponto importante: deve haver um pequeno espaço de ar entre a camada de isolamento e o revestimento de acabamento. Pode ser obtido por meio de torneira de madeira fixada ao isolamento térmico com parafusos auto-roscantes.
Isolamento de piso
O trabalho no chão é talvez a parte mais importante de todo o processo. Esta é a superfície mais fria, pelo que necessita de um isolamento obrigatório e muito cuidado.
Todo o processo de trabalho pode ser condicionalmente dividido em várias etapas:
- Desmontagem do piso antigo (até a mesa de concreto). Isso é feito para manter o cômodo o mais alto possível. Os detritos são removidos, a superfície é cuidadosamente limpa.
- Se o revestimento original não precisar ser reparado, a mesa de concreto existente formará a base do novo piso.Se as irregularidades forem visíveis a olho nu, o concreto é despejado com uma camada de mistura autonivelante e deixado até solidificar completamente.
- O piso nivelado é tratado com um composto antifúngico. Em seguida, é aplicada uma camada de material impermeabilizante - por exemplo, penofol.
- Tiras de assentamento e travessas fixas com parafusos auto-roscantes. A regularidade dos elementos separados é verificada. A altura das venezianas deve ser de pelo menos 5 mm acima da superfície do isolamento. As placas de isolamento são colocadas no espaço entre os lags, que são cobertos com uma barreira de vapor de folha na parte superior. Todas as costuras de conexão do filme são fixadas umas às outras com fita adesiva.
- Colocar revestimentos para pavimentos - por exemplo, pranchas Euro, contraplacado ou aglomerado. De cima, o chão pode ser coberto com linóleo ou carpete. Se necessário, equipe um piso "quente" - especialmente se a loggia for planejada para ser usada como uma extensão da área de estar (por exemplo, para jogos infantis).
- Na fase final do trabalho, as tomadas, os interruptores são montados, o pedestal é colocado.
O processo detalhado de aquecimento da loggia está no próximo vídeo.
Possíveis erros
Antes de planejar a construção e o acabamento dos trabalhos relacionados ao isolamento, você definitivamente deve ouvir algumas recomendações que o ajudarão a evitar erros:
- Quaisquer alterações no projeto de um apartamento residencial (e a loggia faz parte dele) devem ser realizadas apenas em acordo com as autoridades competentes. Não importa se é a demolição da parede adjacente entre a loggia e a sala ou o isolamento externo do parapeito. Em qualquer caso, os especialistas BTI devem ser devidamente notificados, de forma a evitar situações desagradáveis no futuro (por exemplo, na venda de um apartamento) devido à discrepância entre o desenho e o passaporte técnico.
- Os regulamentos de construção não permitem a remoção da bateria ou dos tubos do radiador fora da parede do edifício. A perda de calor na loggia é mais do que significativa e a instalação ou isolamento incorreto pode levar ao congelamento dos radiadores e possíveis acidentes.
A saída para essa situação é um piso "quente" ou um radiador a óleo.
- O uso de vidros sem moldura. Visto de fora, essa loggia parece muito interessante: uma tela lisa, transparente e sólida. Se necessário, a faixa dobra-se como uma sanfona, sem reduzir o espaço da sala. No entanto, para uma loggia quente, esta opção não é recomendada: um único vidro e rachaduras não permitirão que você mantenha a temperatura interna ideal durante a estação fria.
Além disso, este tipo de vidraça não é muito prático: não dá para consertar mosquiteiro, o vidro suja rapidamente.
- Às vezes, para aumentar a área da loggia, a moldura envidraçada é removida fora do plano da parede do edifício. Do alto, essa loggia é fechada por uma viseira especial. Ela acumula neve no inverno, pingentes de gelo se formam na primavera e, no verão, faz barulho devido à chuva torrencial.
É muito caro e problemático isolar de forma confiável uma estrutura fora da fachada.
- Uma camada de isolamento. Às vezes, o parapeito e as paredes são isolados com blocos de espuma de 70 a 100 mm de espessura. As propriedades de isolamento térmico deste material são simplesmente notáveis, mas para criar condições de temperatura confortáveis é necessário usar uma camada adicional de isolamento.
- Barreira de vapor. Se a lã mineral for escolhida como um aquecedor, ela deve ser aplicada com um material de barreira de vapor. Caso contrário, a umidade se acumulará nele e ele simplesmente se tornará úmido.
- Espuma de poliuretano. As costuras seladas com selante ou espuma devem ser protegidas da luz solar direta. Caso contrário, a camada protetora entrará em colapso com o tempo, revelando rachaduras e rachaduras novamente.
- O uso de uma camada espessa de mistura de concreto e areia para nivelar e aquecer o piso é um dos erros mais comuns.... Não sobrecarregue a laje do piso.No topo da mesa, outra camada de cola ficará e, em seguida, grés porcelânico ou outro revestimento.
É mais sensato escolher um material isolante de calor com uma gravidade específica muito baixa (penoplex ou lã mineral).
- Isolamento da parede adjacente entre a loggia e a sala. Normalmente não é executado por falta de significado. As condições climáticas dentro do apartamento e na loggia não mudarão significativamente a partir dele, mas os custos de dinheiro, esforço e tempo para trabalhos inúteis serão bastante elevados.
- Atenção aos pequenos detalhes. Já na fase de planejamento, você pode e deve prestar atenção a ninharias como a localização das alças perto da unidade de vidro, o uso de mosquiteiros e a disposição de um amplo peitoril de janela.
Outro problema enfrentado pelos proprietários de galerias após a execução incorreta do isolamento é o aparecimento de condensação nas paredes. O efeito de parede de “choro” ocorre por vários motivos:
- isolamento selecionado e instalado incorretamente;
- falta de entreferro com o método de isolamento da estrutura;
- vapor e filme impermeabilizantes colocados incorretamente.
Como resultado, o ar quente que sai da sala se condensa nas paredes externas frias. O isolamento úmido reduz significativamente suas propriedades de isolamento térmico, começa a apodrecer e fica coberto de fungos e mofo.
Avaliações
Os proprietários de apartamentos e casas particulares, confrontados com trabalhos de isolamento de loggias, costumam notar um resultado positivo da obra. O quarto torna-se confortável para ficar, mesmo nos dias mais frios de inverno
Em uma loggia quente, você pode cultivar flores e outras plantas durante todo o ano; seu espaço é usado como área de jantar, lazer e trabalho.
Para obter o melhor resultado, os proprietários de galerias isoladas são aconselhados a prever o uso de pisos "quentes" e radiadores a óleo com antecedência, se a loggia for usada como um espaço de vida completo.
O custo da eletricidade certamente aumentará significativamente, mas o fim justifica os meios.
Exemplos de design
Um interior bem pensado e um trabalho de isolamento de alta qualidade transformaram a loggia em um canto aconchegante para relaxar. Um pequeno sofá, uma mesa suspensa, uma folhagem florida - tudo isso parece muito harmonioso. O interior foi projetado em cores quentes de areia. As cortinas de rolo permitem que você diminua a luz do sol, se necessário.
Um canto amplo e luminoso onde você pode trabalhar em documentos ou projetos importantes em paz e sossego. O espaço livre da loggia é pensado nos mínimos detalhes. A parte interna do parapeito é usada como prateleira de parede inteira (para guardar livros ou documentos). Uma lâmpada e cortinas de rolo irão ajudá-lo a ajustar a intensidade da luz.
Uma loggia aconchegante e bem iluminada também pode ser usada como área para refeições. Uma mesinha e duas cadeiras permitirão que você passe uma noite romântica a dois ou se reúna com sua amada namorada. Um amplo peitoril ao longo do parapeito substituirá perfeitamente o tampo da mesa.
O comentário foi enviado com sucesso.