Cozinha na loggia
A ideia de colocar uma cozinha na loggia é visitada por muitos que vivem em pequenos apartamentos. Projetos de design moderno tornam possível dar vida a esse ambiente e tornar este ambiente não apenas o mais funcional possível, mas também requintado.
Peculiaridades
A cozinha, combinada com uma loggia, ganha mais espaço utilizável. Não importa o quão modesta seja a área adicional - 3 ou 6 metros - a perspectiva de obtê-la parece muito tentadora. Isso é especialmente importante para um apartamento pequeno. Além disso, devido às grandes janelas da loggia, mais luz penetra na sala, e parece mais espaçosa.
Infelizmente, não é possível implementar a ideia de uma cozinha em uma loggia em todos os lugares. Se a parede que separa essas duas salas for resistente, é proibido removê-la. O desmantelamento dessas paredes ameaça a integridade de toda a casa.
As paredes estruturais geralmente têm uma certa espessura e podem ser reconhecidas por si mesmas. Então, em uma casa de painel, esse valor é 12-14 cm, em uma casa monolítica - mais de 20 cm, e em uma casa de tijolo cerca de 40 cm.
Como legalizar?
Se você decidir mudar a cozinha para a loggia, precisará legalizar a reforma, mas primeiro obtenha permissão das autoridades regulatórias. Além disso, se você planeja desmontar o bloco do peitoril da janela, então é necessário, mas se você deseja apenas remover a janela e a porta, então você pode tentar fazer sem eles. Além disso, se você não vai transferir várias comunicações para a loggia, mas apenas a área de jantar e a geladeira. Porém, se você planeja equipar neste local uma pia, um fogão com coifa, não pode prescindir de aprovações.
Além disso, é aconselhável legalizar a reforma caso você precise vender um apartamento em breve. Caso contrário, ao fechar um negócio, você terá que devolver tudo à sua forma original.
Como já mencionado, a parede de suporte não pode ser desmontada. E o que mais pode ser proibido de fazer durante a reconstrução?
- limpar ou reduzir as comunicações comuns do edifício;
- conectar o piso radiante a sistemas de aquecimento de prédios comuns;
- transferir baterias para a loggia.
Portanto, primeiro você precisa solicitar um projeto de redesenvolvimento de especialistas, embora seja melhor entrar em contato com uma organização licenciada. Ao apresentá-lo ao BTI para aprovação, você descobrirá quais outros documentos precisa. Normalmente são autorizações da SES, Ministério de Emergências, etc. Agora, resta ao seu projeto não contradizer as autorizações do escritório habitacional e ser aprovado pela fiscalização habitacional. Ela também fará o ato final do trabalho de reconstrução.
Aquecendo a loggia
Para criar uma temperatura confortável na loggia, ela deve ser envidraçada e isolada de alta qualidade. As janelas, idealmente, devem ser de duas ou três câmaras, preste atenção também na espessura do vidro, é bom que os perfis das janelas sejam largos o suficiente e você possa colocar isolamento ali. Não se esqueça de que todas as rachaduras na loggia devem ser seladas com um selante.
Quanto ao isolamento de paredes e tetos, o melhor material para isso hoje é o penoplex ou poliestireno expandido.... Uma opção mais orçamentária é o poliestireno. Além disso, é usada lã mineral em rolos ou tapetes, mas alguns especialistas consideram que não é seguro para a saúde. O material isolante térmico é fixado às paredes por meio de buchas ou "pregos líquidos", enquanto a cola deve ser aplicada tanto na parede quanto no isolamento. O número de buchas deve ser selecionado na proporção de aproximadamente uma peça por 10 cm de material. As costuras podem ser passadas com espuma de poliuretano.
Para o acabamento, geralmente são utilizados painéis de drywall, forro ou plástico.O teto pode ser suspenso, e o forro esconderá todos os fios elétricos.
Se você quiser isolar completamente o piso, então pode fazer assim: colocar impermeabilizante com sobreposição nas paredes de até 15 cm, depois a argila expandida é nivelada junto aos faróis, então tudo é coberto com uma malha reforçada e, por fim , a mesa de concreto completa o processo. Vai demorar quase um mês para esperar até que o chão esteja completamente seco.
Para não perder tanto tempo, existe a opção de “betonilha a seco”. Por exemplo, pode ser feito assim: colocar painéis de fibra de gesso sobre uma camada de argila expandida, colar as juntas e prender com pregos, colocar espuma de polietileno e revestimento de acabamento (laminado, linóleo, cartão) por cima.
A instalação de "pisos quentes" na loggia também é possível. Eles são dos seguintes tipos:
- elétricoque tenham um cabo ou tapetes aquecidos;
- aquático, isto é, sistemas de circuito de água;
- infravermelho - no filme infravermelho.
O terceiro tipo é considerado o mais moderno, econômico e móvel. O pavimento radiante eléctrico distingue-se pelo facto de aumentar significativamente o custo da electricidade e ter radiação electromagnética, que, se ficar frequentemente nesta divisão, pode ser prejudicial para a saúde. Pisos aquecidos a água não são a melhor opção para apartamentos, pois são de difícil instalação, havendo risco de inundação de vizinhos.
Ao decorar uma loggia, você pode levar os mesmos materiais que foram usados para decorar a cozinha, ou completamente diferentes, tanto na cor quanto na textura. Em seguida, a zona loggia se destacará e isso também pode ser reproduzido no interior.
Variantes
Portanto, dependendo das características do projeto da casa, você pode obter permissão para demolir a parede e combinar a cozinha e a loggia. É difícil chegar a tal acordo, uma vez que as zonas frias e quentes entrarão em contato. É preferível que estejam separados por, pelo menos, uma porta de correr francesa em toda a largura da parede, que ninguém se incomoda em manter aberta o tempo todo. Claro, seria ótimo aumentar a área útil do apartamento dessa forma, mas e se, no seu caso, a adesão for proibida? Como então conectar a loggia com a cozinha e mover alguns dos eletrodomésticos para lá, mantendo o conforto em sua casa?
Se for possível remover a parede apenas parcialmente, e deixar o bloco do peitoril da janela, então um balcão de bar pode ser fixado no lugar do peitoril da janela. Assim, poderá combinar as duas divisões e conseguir uma ampliação da área útil, mas ao mesmo tempo evitar muitas dificuldades. É muito funcional e parece criativo ao mesmo tempo. Além disso, tal redesenvolvimento não pode ser acordado.
Como transferir tecnologia e comunicação?
Alguns itens podem ser colocados na loggia apenas com o consentimento das autoridades de supervisão - uma pia, um sistema de abastecimento de água, um capuz com uma válvula de retenção, etc. Se você conseguiu autorização para tal reorganização, então você pode começar a trabalhar.
Ao transportar a pia, o tubo de drenagem deve ser alongado, não esquecendo a inclinação necessária para facilitar o escoamento da água para baixo. Os canos de água são feitos de metal-plástico. O fogão a gás é conectado por uma mangueira flexível, mas é altamente indesejável, é melhor limitar-se a um fogão elétrico. É melhor conectar o eletricista na loggia com a ajuda de um profissional.
Decida a melhor forma de posicionar seus utensílios de cozinha para que todos caibam neste pequeno espaço: bancada, fogão, exaustor, pia, mesa de jantar, armários.
O mais problemático é conectar o fogão à loggia. Alguns argumentam que em nenhum caso o gás pode ser transportado para lá e que se pode limitar-se a um fogão elétrico (sem esquecer a ligação à terra), enquanto outros não excluem esta opção, se seguir todas as regras. Em vez de papel de parede na área da laje, você deve escolher outro revestimento decorativo - ladrilhos ou gesso. Se, afinal, o fogão da loggia for a gás, as janelas devem ter mais de 30 cm.
A presença de um exaustor é necessária, pois os materiais utilizados para o isolamento térmico facilitam a ventilação da divisão.A saída do cano será trazida para a rua, o que significa que precisa ser coberta com uma cúpula especial contra chuva e neve. Com a ajuda de uma válvula de retenção, você pode se livrar do vento que sopra.
A retroiluminação pode ser pontual - no local de cozedura e na mesa de jantar. Uma grande fonte de luz também é possível. É melhor pendurar janelas em uma loggia convertida com persianas ou cortinas curtas.
Onde colocar os móveis?
Portanto, para começar, vamos considerar a opção de design mais popular para uma loggia de cozinha - quando o bloco da janela e a porta são desmontados e um balcão ou bancada é instalado no lugar do peitoril da janela. Então as cadeiras ficarão ao lado dela, e não perto da janela.
Para evitar que a bancada pareça um peitoril de janela normal, experimente encomendar um modelo com uma onda. Se for um balcão, pode ser complementado com um mini-bar com bebidas e até com um congelador de gelo compacto. Se houver espaço disponível, suportes de vidro também serão colocados aqui.
Para loggias, você pode encomendar móveis especificamente para seu tamanho. Esta não é uma estrutura grande, então não exigirá muito dinheiro. Então, todo o espaço útil desta sala será aproveitado ao máximo. Os fabricantes também têm linhas separadas de móveis prontos, projetados para pequenos espaços, como uma loggia.
Uma boa opção é deixar a área "molhada" da cozinha, e não se preocupar com as comunicações, mas deslocar a mesa e as cadeiras para a loggia anexa. Aqui estão algumas opções para galerias compactas que funcionarão se você decidir deixar a janela e a porta no lugar:
- colocar na parede lateral um armário com um pequeno ladrilho e um forno, colocar uma mesa estreita ao longo da janela, bem como os armários para utensílios de cozinha, prender uma barra com ganchos de loiça por cima da janela;
- para não carregar equipamentos grandes para a loggia, coloque uma geladeira em uma parede lateral e coloque um micro-ondas em um suporte na outra. Coloque também uma mesa elegante com cadeiras compactas perto da janela.
No entanto, você pode fazer o oposto. Não é incomum que uma mesa, devido às suas dimensões consideráveis, seja deixada fora da loggia, na sala de estar, equipada no local da antiga cozinha.
Recomendações
Em nenhum caso, você deve demolir imediatamente a parede que separa a loggia da cozinha. Você pode não ter permissão para fazer isso ou pode apenas remover um fragmento dele.
Ao entrar em contato com o BTI com um projeto, é melhor dizer que você planeja construir um escritório, academia ou oficina na loggia. Então será muito mais fácil aprovar a remodelação das paredes.
É melhor começar a percorrer as autoridades na primavera. Esse processo pode levar vários meses e é mais fácil realizar o trabalho necessário no verão.
Ideias interessantes
Você pode obter mais espaço utilizável se fizer janelas externas na loggia. Com este desenho de janelas, parecem empurradas para a frente a uma distância de até 30 cm, mas mesmo estes centímetros podem ser usados de forma racional. Por exemplo, peitoris de janela podem ser instalados nas reentrâncias formadas e ocupados com potes de comida ou utensílios de cozinha, vasos de flores.
Para expandir visualmente as dimensões modestas das loggias, é melhor apará-las com materiais claros, e não escuros. Bem, em primeiro lugar, os materiais desta área devem ser práticos, fáceis de limpar e não temer os picos de temperatura.
O fogão pode ser construído em um amplo armário de cozinha e, em seguida, o espaço nas laterais pode ser ocupado com várias pequenas coisas necessárias - pratos, etc.
Existem fogões elétricos originais, cujos queimadores estão localizados não ao longo do perímetro da superfície do fogão, mas um acima do outro. Esta opção também economiza preciosos centímetros de área.
Exemplos de design
Não apenas uma mesa funcional ou um balcão de bar podem ser instalados na unidade do peitoril da janela. Aqui você pode construir uma pequena mesa, que será um elemento importante da decoração:
- coloque nela um grande vaso de flores ou coloque mudas - as verduras fornecem vitaminas durante todo o ano;
- decore-o como um suporte para um lindo bule, xícaras, guardanapos e uma tigela de doces ou uma cesta de frutas;
- faça neste local um design intrincado que desempenhará funções exclusivamente decorativas.
Como você pode ver, existem muitas opções para transferir a cozinha para a loggia. Isso pode ser feito no todo ou em parte, em qualquer caso, tal remodelação dará uma segunda vida a este quarto e transformará o apartamento irreconhecível.
O comentário foi enviado com sucesso.