Reparação de varanda e loggia
Muitas vezes, ao fazer reparos em um apartamento, muitos negligenciam uma parte do mesmo como uma varanda, deixando parte da área de estar sem uso por falta de qualquer decoração interior. Mas varandas e galerias podem ser tão funcionais quanto espaços internos, você só precisa decorar corretamente o interior.
Vejamos como é fácil e simples fazer reparos na varanda e loggia, bem como delimitar corretamente o espaço, tornando-o mais funcional e decorar com estilo o interior da sala para que seja sempre agradável estar nele.
Desenvolvemos um projeto de design
O processo de reparo em uma varanda ou loggia não pode ser abordado de forma espontânea e negligente. Você deve primeiro pensar em tudo, levando em consideração muitos fatores e as especificidades da própria sala. Considere quais características devem ser levadas em consideração na elaboração de um projeto de design e também faça várias plantas para varandas de diferentes tipos.
O desenvolvimento de um projeto de design competente deve começar com a determinação do orçamento - recursos financeiros que podem ser investidos no negócio sem olhar para trás. Isso deve ser feito de forma a evitar gastos desnecessários e distribuir corretamente todos os custos, economizando, se possível, em alguns acessórios.
Além disso, recorrendo ao designer para obter ajuda ou dispensando seu próprio conhecimento e força, você precisa desenvolver uma ideia, um conceito para o reparo em si, decidir sobre o esquema de cores do quarto e os atributos de móveis necessários. Também é necessário resolver os problemas de aquecimento das instalações.
A seguir, estudamos cuidadosamente a "frente" da obra e determinamos que tipo de reparos devem ser realizados em uma varanda particular. É necessário comparar o orçamento de reparos com o que precisa ser feito e, se necessário, ampliar um pouco o escopo do orçamento estabelecido.
A próxima etapa é calcular a quantidade necessária de materiais. Se você não puder fazer sozinho, deve procurar a ajuda de um especialista, pois os materiais em excesso, como a falta deles, acabam se transformando em gastos imprevistos e desnecessários.
Após todas as etapas acima, vamos às compras - selecionamos os materiais de construção com base em um determinado orçamento, medidas e conceito estilístico da imagem.
Vamos dar uma olhada no exemplo de vários projetos de design das varandas mais comuns.
Varanda 3 metros
Um projeto de design elegante para uma pequena varanda é apresentado em tons nude bastante calmos. Também é levado em consideração que o espaço da sala é pequeno, por isso é importante aproveitar cada metro quadrado com sabedoria, tornando a varanda mais funcional.
É necessário instalar janelas de vidro duplo "quentes" de alta qualidade e, por conveniência, pode-se complementá-las com um pequeno peitoril branco, cuja largura não deve ultrapassar dez centímetros, para economizar espaço interno.
As paredes e o teto da varanda são pintados com tinta cinza claro. Em nenhum caso deve-se usar tintas a óleo velhas com efeito brilhante - isso pode prejudicar o interior. Um material de qualidade adequado para pintar paredes e tetos tem acabamento fosco quando seco.
A divisória sob as janelas deve ser decorada com painéis de MDF cinza escuro dispostos horizontalmente, cuja superfície é imitada como uma velha árvore. Parece muito elegante e se encaixa perfeitamente no interior da varanda.
Quando se trata de pisos, cerâmica ou porcelanato devem ser utilizados por conveniência e praticidade. O melhor é escolher um revestimento de piso que combine ou se aproxime da cor das paredes.
Uma característica funcional da varanda será uma mesa retangular não muito larga completa com um pequeno banco. Cortinas romanas, um quadro de parede da moda e almofadas multicoloridas espalhadas no banco são usados como decoração adicional.
Varanda 6 metros
A varanda de seis metros, que possui um espaço muito maior, permite que a imaginação vagueie e não se limite a criar um interior. Você não pode apenas usar o espaço funcionalmente, mas também complementá-lo com alguns elementos decorativos que mal caberiam em uma pequena varanda.
Todo o interior é feito em cores bastante agradáveis e quentes que evocam uma sensação de conforto e aconchego. Nessa varanda, será sempre agradável conversar em uma noite quente ou presentear os amigos com uma xícara de chá.
As paredes da varanda da sala são decoradas com gesso texturizado, que é pintado com tinta bege com efeito madrepérola. Essa superfície parece muito elegante e moderna e, naturalmente, precisa de um acréscimo correspondente.
Janelas alongadas com vidros duplos estão instaladas na sala, de modo que as janelas parecerão um pouco maiores do que as padrão. E a divisória embaixo deles é pintada de branco e decorada com painéis quadrados marrom-rosa que imitam pequenos armários.
Nesta sala, a instalação de tectos extensíveis brilhantes é bastante aceitável, o que ajudará a aumentar visualmente a altura da sala. Lustres com abajures semicirculares e uma lâmpada foram usados como iluminação. Para iluminação adicional, você pode montar as arandelas na parede.
Esta varanda é uma excelente opção para pavimentos como laminado. Para o espaço de uma varanda de seis metros, bastará um par de caixinhas de cobertura, sendo melhor escolher sua tonalidade alguns tons mais escuros que a cor dos painéis decorativos.
As janelas são decoradas com persianas, que ajudam a proteger a sala dos raios ultravioleta nos dias quentes. E como detalhes funcionais e decorativos adicionais, cadeiras de vime e caixas para itens pequenos, uma pequena mesa redonda e duas grandes pinturas se encaixam perfeitamente.
Varanda oblíqua
Uma varanda oblíqua é algo inusitado e moderno, característico apenas da época das casas novas, pois nos edifícios do tipo antigo, as estruturas têm uma forma retangular padrão. Mas às vezes há muito mais espaço nessa varanda para a implementação de quaisquer ideias.
Este projeto de design apresenta uma varanda inclinada com vidros completos - do teto ao chão. As janelas são decoradas com graciosos tules lilases, que conferem a todo o interior um toque de leveza e leveza. Se desejar, você pode complementar o design com cortinas mais densas.
O piso é especial - são utilizados ladrilhos de cinza claro e cinza escuro, dispostos em um padrão xadrez. O revestimento do piso é o destaque neste projeto de design, pois é o único detalhe que se destaca em todo o esquema de cores do interior.
As paredes lilases claras são realçadas por uma decoração especial em forma de tijolos brancos, combinando na cor com as inclinações das janelas. Graças a esta mudança de design, o interior parece mais elegante e fresco, sem sobrecarga de cor.
Mais perto da parte estreita, uma mesa estreita retangular branca é montada na parede, que pode se tornar um local de trabalho completo. Armado com livros, cadernos e um laptop, você pode ser muito produtivo.
O interior é complementado por cadeiras de vime sem braços, uma mesa de centro redonda de vidro, vasos de flores pendurados em uma prateleira e dois vasos suspensos com flores que combinam com o esquema de cores da sala.
Tipo varanda
Ao reparar uma varanda, é necessário ter em conta a sua variedade, pois cada uma delas tem características próprias e, por isso, necessita de uma abordagem especial.
Vamos examinar mais de perto os tipos de varandas e suas principais características.
Abrir
Uma varanda aberta parece visualmente mais elegante e até romântica, mas é menos funcional. Isto porque, na ausência de vidraças (e nos pisos e tectos superiores), em tempo de chuva todas as coisas guardadas na varanda serão inundadas com a precipitação e na geada simplesmente estará demasiado frio para qualquer tempo de lazer.
Como regra, uma varanda aberta consiste apenas em uma laje de concreto e uma cerca, que pode ser de concreto ou metal.
Uma cerca de ferro forjado pintada em uma cor escura fica muito bonita aqui. E se você construir um jardim de flores de verão na grade, a vista será simplesmente incrível.
Fechadas
Uma varanda fechada é muito mais funcional, uma vez que você pode guardar qualquer coisa nela sem medo de que se deteriorem com os efeitos da precipitação ou condições de temperatura severas. Além disso, uma varanda fechada pode ser utilizada como uma sala funcional de lazer e recreação.
Uma varanda fechada tem muitos mais componentes do que uma aberta:
- em primeiro lugar, uma laje de concreto é a base de qualquer cômodo com varanda;
- addons e fechos;
- caixilharia e vidros duplos;
- cerca de concreto;
- fechos - janelas de sacada;
- janela de quadros;
- peitoris de janela internos;
- peitoris de janela externos, que são chamados de marés vazantes;
- suportes de fixação de vidros.
Tipos de reparo
Dependendo do estado inicial das instalações, será necessário realizar uma série de obras específicas, que, por sua vez, podem ser subdivididas em diferentes tipos de reparações:
- revisão - substituição completa das partes gastas da sala, bem como reforço de todas as outras partes da mesma;
- reparo complexo - um tipo de reparo, semelhante a grande, mas envolvendo a decoração de instalações próximas;
- A reparação cosmética é um tipo de reparação em que apenas é prevista a substituição do piso, tecto, paredes e divisórias.
Consideremos mais detalhadamente as etapas de cada tipo de reparação realizada no quadro de uma sala com varanda ou loggia.
Grande vistoria
Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer a situação - em que casos pode ser necessária a remodelação da varanda:
- Se a sala / estrutura estiver muito desgastada e seu estado estiver próximo de uma emergência.
- Às vezes, grandes reparos são feitos para expandir o espaço.
- Para aumentar a área de estar do quarto (se a varanda ou loggia passar a fazer parte do quarto).
Durante uma grande reforma, todas as peças desgastadas da varanda são substituídas. Na maioria das vezes se trata de lajes e divisórias de varanda. Também é instalada a vidraça necessária ou, se necessário, a vidraça antiga é substituída por uma nova.
A betonilha, as paredes e os tectos das varandas também são reforçados com este tipo de reparação. Se a varanda estiver localizada no último andar de um edifício Khrushchev ou stalinka, também pode ser necessário substituir seu telhado (se foi construído anteriormente) ou sua construção (se a varanda estava aberta anteriormente).
A decoração interior das instalações também está incluída na reforma, mas não é a tarefa principal, mas o toque final.
Reparo complexo
Como já foi mencionado, os reparos complexos têm muito em comum com os reparos de capital. Inclui a desmontagem do acabamento existente, caso a divisão tenha sido anteriormente remodelada, obras de restauro e reforço de todas as partes da varanda e, claro, acabamentos decorativos.
Uma reparação abrangente da varanda e loggia pode implicar a reparação de um quarto próximo, se houver necessidade de fiação oculta, para a qual foi necessário cortar a parede. Para esconder os vestígios e buracos na sala, será necessário fazer reparos lá também.
Redecorar
A redecoração pode ser chamada com razão de uma espécie de opção "light", porque é realmente a menos simples e a mais rápida de todas.
As principais etapas da redecoração são:
- desmontagem da decoração de superfície existente;
- as paredes são minuciosamente limpas, após o que é aplicado um primer e, se necessário, massa de vidraceiro;
- além disso, a superfície das paredes é decorada com os materiais necessários;
- após o qual as partes necessárias são pintadas (sejam paredes ou teto);
- em seguida, os revestimentos do piso são colocados;
- se necessário, são instalados tectos tensos;
- a etapa final é uma limpeza geral após a reforma.
A redecoração não visa reforçar e reparar tectos, pavimentos e paredes e em nada afecta a funcionalidade e fiabilidade das varandas e loggias, sendo efectuada apenas para melhorar o aspecto da sala com varanda.
Você precisa de redesenvolvimento?
Muitas vezes, ao renovar, existe o desejo de fazer algo inusitado, incluindo uma remodelação total ou parcial das instalações. Além disso, a remodelação é necessária se houver necessidade de expandir o espaço de estar ou cozinha.
Mas nem tudo é tão simples, não se pode simplesmente remodelar qualquer local sem ter autorização especial e documentos adequados para isso. A obtenção da autorização para reconstruir uma varanda é uma necessidade, pois sem ela a ação cometida será considerada ilegal e poderá ter consequências jurídicas muito reais.
Vejamos mais de perto quais documentos são necessários para a reforma legal da varanda:
- Permissão das autoridades BTI, cujos funcionários devem verificar e certificar-se de que as estruturas de apoio não são afetadas;
- Permissão do inspetor habitacional ao qual a residência está vinculada.
No início da reconstrução, é necessário determinar a quantidade de trabalho de reconstrução necessário. Deve-se confiar a elaboração do projeto a um profissional, pois sem o conhecimento adequado será muito difícil delimitar o espaço de forma qualitativa e correta.
Muitas vezes, a varanda conectada à cozinha tem a maior chance de uma reforma bem-sucedida. Basta retirar a porta da varanda para fazer uma passagem e uma janela. O peitoril da janela pode ser complementado com um tampo de mesa largo, que funciona como uma espécie de balcão baixo. Com essa remodelação, a parte da parede à qual o elemento de aquecimento é fixado é preservada, portanto, restam poucos detalhes para aprovação.
Se quiser retirar toda a parede por completo, terá que remendar uma planta e concordar, o que, aliás, pode não ser dado, existem algumas particularidades no sistema de aquecimento.
Um exemplo de um reparo simples de orçamento
Você pode falar sem parar sobre o orçamento de reparo da varanda, a escolha e o uso de materiais de acabamento de alta qualidade, mas baratos, e outros aspectos. Mas é melhor considerar tudo com um exemplo ilustrativo.
Neste caso, foram usados painéis de plástico para o design da varanda, que parecem muito bons. A parte principal é ocupada por painéis com decoração vertical em forma de riscas bastante estreitas. Este tipo de painéis é selecionado em um tom amarelo suave e agradável.
Na parede oposta, utilizam-se os mesmos painéis, mas em arranjo horizontal, assim como outros - simples brancos e amarelos, mas com superfície lisa e bonitos motivos em forma de flores encaracoladas que se estendem verticalmente.
A parte superior da varanda é decorada com um teto falso brilhante, o que torna o espaço da sala um pouco mais espaçoso. Se desejar, você pode montar pequenas lâmpadas redondas no teto.
Um belo final decorativo da composição interior são pequenos azulejos multicoloridos, que são alinhados com as soleiras da varanda por fora e por dentro.
As principais etapas da reparação de uma varanda fechada
Antes de proceder à reparação da varanda, é necessário estudar cuidadosamente alguns aspectos deste processo e as características da localização da varanda. Essas características incluem até os tipos de casas em que estão localizadas, bem como o estado da própria varanda.
Por exemplo, durante a construção, as varandas do Khrushchev não tinham vidros nem divisórias maciças na parte inferior - eram apresentadas em forma de varões verticais com corrimãos. Essa varanda é boa apenas para arejar, mas é completamente não funcional e até mesmo perigosa para crianças pequenas.
Com varandas em casas de painel, as coisas são um pouco diferentes, já que sua parte inferior se apresenta na forma de uma divisória de concreto bastante alta. Quanto aos vidros, está longe de estar presente em todas as varandas, o que, por sua vez, pode ser atribuído à modernização feita pelas mãos dos próprios moradores.
As sacadas de Stalin são talvez as mais difíceis para qualquer manipulação de reparo. O fato é que a divisória inferior tem a forma de balaústres de gesso ou pérola, com o meio feito de hastes de metal, que são a base, e o topo, como varandas em Khrushchev, é aberto.
As dimensões das varandas das casas stalinistas devem ser levadas em consideração - elas são bem pequenas, então a parte principal da decoração é melhor feita do lado de fora, tentando não “engolir” o já pequeno espaço interno. A varanda de emergência em casas antigas também pode ser reparada, reforçando todas as áreas "fracas" e danificadas.
Pode ser mais simples consertar varandas em novos edifícios e casas de painel, mas nesses casos sua forma deve ser levada em consideração - muitas vezes, especialmente em casas novas, existe um fenômeno como uma varanda oblíqua. Para repará-lo, você precisará de habilidades especiais para trabalhar e calcular a quantidade necessária de materiais de construção.
Vejamos mais de perto todas as principais etapas da reparação de varandas e as características de cada uma delas.
Vidraças
A primeira coisa a fazer quando se pensa em reparações na varanda é o seu envidraçamento, já que desta forma o cômodo será mais funcional em qualquer clima, pois o vidro protegerá tanto de ventos fortes como de quedas de neve e chuvas.
Na vidraça de uma varanda, tanto em Khrushchev quanto em outros tipos de casas, é necessário cumprir várias regras para evitar a redução e congestionamento do espaço:
A nova moldura da varanda deve ficar ao nível das antigas grades ou sobressair um pouco além delas em direção à rua, de forma a preservar o espaço interno;
Mas o guarda-corpo, em nenhum caso, pode servir de suporte para o envidraçado, pois a estrutura pode não suportar. Será necessário criar fechos adicionais e mais confiáveis.
É necessário cuidar não só da confiabilidade do guarda-corpo, mas também da própria laje do balcão. Uma vez que a carga sobre ele aumenta durante o envidraçamento, será necessário reforçá-lo.
Mas falaremos sobre o reforço da varanda um pouco mais tarde, e agora consideraremos as opções e métodos de envidraçamento.
Em primeiro lugar, deve-se notar que existem vários tipos de caixilhos que são utilizados para o envidraçamento de uma varanda. Os mais famosos, práticos e populares são os caixilhos de madeira de qualidade, plástico e alumínio. O plástico, aliás, é a maior demanda hoje em dia.
As molduras de madeira são duráveis e ecológicas, mas podem ser danificadas por fatores ambientais. As armações de alumínio são mais práticas porque são muito resistentes, mas são muito mais leves.Mas os plásticos são a melhor opção, já que o material é resistente às mudanças das condições climáticas, é muito leve e prático.
Se quiser aquecer a varanda, de modo que a temperatura ambiente se mantenha no inverno, deve pensar seriamente nas janelas de vidros duplos multicamadas, que costumam ser instaladas nos quartos. O vidro duplo ou triplo permite reter o calor dentro da divisão, sem sucumbir aos ventos mais fortes.
Se não houver necessidade de isolamento, você pode sobreviver com janelas de vidros duplos comuns de camada única. Claro, eles são um pouco menos funcionais, mas são uma ótima maneira de economizar dinheiro.
Para entender de que tipo de envidraçamento você precisa, o vídeo ajudará:
Reforço de uma laje de concreto
A base de qualquer varanda é uma laje de concreto, que também é o piso da sala da varanda. Tudo é muito mais simples no caso de uma loggia, porque está localizada no interior do edifício, o que significa que não tem uma laje de concreto saliente separada. A laje da varanda, mais cedo ou mais tarde, deteriora-se e necessita de reparação.
Antes de começar a reparar e restaurar, você precisa estudar cuidadosamente o tipo de fixação da laje da varanda em sua casa.
Eles são de vários tipos:
- beliscar - a laje da varanda está, por assim dizer, ensanduichada entre blocos ou tijolos, que são a própria fachada do conhecimento (convém notar que, apesar da fragilidade externa, esta estrutura é bastante fiável);
- fixação por meio de uma placa cantilever suportando a parte principal por baixo;
- uma fixação de suporte, em que a laje suspensa da varanda assenta na parte exterior do edifício com o auxílio de uma viga ou reforço em ângulo;
- uma estrutura apoiada na consola das paredes localizadas no interior da sala da varanda ou em colunas externas;
- construção baseada em quaisquer acessórios externos.
Quando surgem fissuras na superfície da laje do balcão, não se deve correr atrás da massa, pois a causa da destruição pode ser profunda e esconder-se nas alterações corrosivas a que as barras de reforço sofreram. Nesses casos, o desfoque será inútil.
Se, com pequenas fissuras, puderem fazer reparos estéticos, então quando o reforço for exposto e grandes peças forem destruídas, é necessário recorrer a uma revisão de emergência. Para evitar a destruição antecipada, é necessário prestar atenção ao reforço da laje na construção de uma varanda.
Vamos dar uma olhada em como fazer isso:
- Em primeiro lugar, você precisa selecionar parafusos especiais, cujo diâmetro pode ser superior a uma polegada.
- Então você precisa fixar esses parafusos na parede da casa de forma que fiquem acima da laje de concreto.
- Depois disso, é necessário construir uma moldura com hastes e cantos de metal, que ficará no topo da placa e será soldada aos parafusos.
- A seguir, é necessário preencher a estrutura resultante com concreto e, após a secagem completa, reforçá-la em todo o perímetro.
Este método de fortalecimento ajudará a varanda a permanecer em boas condições por mais tempo e durar muitos anos sem a necessidade de freqüentes reparos cosméticos.
Nós conduzimos eletricidade
A eletricidade da varanda, fornecida durante a construção da casa, é bastante rara. Portanto, se houver desejo de iluminar a sala da varanda, você terá que buscar a ajuda dos trabalhadores ou agir por conta própria.
Antes de começar a atuar, é preciso atentar para várias questões, a saber:
- Pense cuidadosamente em como rotear o cabo.
- Resolva a questão da localização das lâmpadas.
- Resolva a questão do local de criação da nova linha (na aba ou em uma saída próxima).
Vamos dar uma olhada em cada etapa em ordem. Em primeiro lugar, a localização e o método de roteamento do cabo não são tão importantes quanto podem parecer à primeira vista, e muitos problemas podem surgir se o cabo e a fiação forem colocados incorretamente ou inadequadamente.
No caso de estar a reparar todo o apartamento e a recorrer ao isolamento da varanda, deve considerar a opção de cablagem oculta, efectuada através de cravação de parede. Esta opção não será possível com o reparo acabado, pois prejudicará o aspecto das paredes.
No caso de uma reparação acabada e do envidraçamento "frio" da varanda, seria mais lógico e prático utilizar canais de plástico que escondem os fios no seu interior. Este método ajudará a proteger a fiação e obter acesso rápido a ela em caso de problemas.
Em seguida, você precisa decidir sobre a localização da iluminação. Nesta fase, não é necessário nenhum conhecimento especial, uma vez que todas as lâmpadas são colocadas de acordo com a ideia geral do design de toda a divisão. Mas não os coloque em locais onde possam atrapalhar - isso pode causar danos acidentais.
Você também não deve escolher lâmpadas muito potentes para iluminar uma sala tão pequena, a fim de proteger a fiação de sobretensão.
A questão mais importante é para onde a linha será roteada. Pode ser muito difícil conduzi-lo do painel do apartamento, além disso, você terá que puxar a linha por todo o prédio de apartamentos e na versão aberta não parecerá muito atraente. Esta opção é boa para uma renovação completa do apartamento.
É muito mais inteligente e fácil operar a linha de iluminação da caixa de junção ou tomada mais próxima. Mas deve-se cuidar da qualidade do cabo e não sobrecarregar a linha, pois com essa disposição a iluminação da varanda será associada à distribuição de energia elétrica do ambiente.
Isolamento térmico
Se você está se perguntando como isolar sua varanda, considere cuidadosamente a questão não apenas do aquecimento, mas também do isolamento térmico. Não basta apenas aquecer o ambiente - é preciso também manter o calor dentro dele.
O passo mais lógico e óbvio para isolar uma varanda é a instalação de janelas de vidros duplos adequadas. É necessário que a mesma vidraça seja instalada na loggia como em todo o apartamento. Normalmente são utilizadas janelas com vidros duplos ou mesmo triplos.
Mas isso não é tudo, já que o simples envidraçamento da varanda da sala não é suficiente. É improvável que no período de inverno uma temperatura positiva seja mantida em tal varanda; muito provavelmente, ela será diferente da temperatura da rua em apenas alguns ou três graus.
Para isolar uma varanda ou loggia, é necessário realizar vários trabalhos preparatórios preliminares, nomeadamente, é necessário colocar um parapeito, erigir novas ou substituir paredes velhas e uma moldura de concreto com blocos de espuma. Também é necessário clarear a alvenaria.
Para dotar a divisão de um elevado grau de isolamento térmico, pode utilizar um material especial "Penoplex" na decoração das paredes, que tem funções térmicas especiais. Este material é muito prático, retém perfeitamente o calor no ambiente e, além disso, não se presta à combustão.
Na questão do isolamento térmico, o piso desempenha um papel importante. A melhor opção para o isolamento do piso pode ser equipá-lo com resistências elétricas, sobre as quais pode colocar ladrilhos, colocar um laminado ou linóleo simples.
Antes de instalar o denominado aquecimento de piso, é necessário realizar alguns trabalhos adicionais. Além de reforçar a laje de concreto, será necessário cuidar das questões de impermeabilização e vedação: o piso não deve apresentar rachaduras e rachaduras que facilitem a penetração de umidade e ar frio.
Além disso, as esteiras de aquecimento utilizadas para o fabrico do pavimento radiante também podem ser colocadas na zona das paredes para um aquecimento muito mais intenso da divisão e uma maior retenção do calor.
Impermeabilização
A impermeabilização de varandas é uma parte muito importante da sua renovação, uma vez que a penetração da humidade pode afectar gravemente o aspecto de toda a divisão e estragar o seu interior. É devido à penetração de humidade que o funcionamento do aquecimento por piso radiante pode ser interrompido, bem como um problema de cablagem.
A ausência ou violação da impermeabilização pode afetar negativamente a componente estética da reparação: o gesso ou os painéis decorativos descascarão, surgirá ferrugem nas superfícies metálicas, iniciar-se-ão processos de degradação, surgirão bolor e bolor.
Além disso, a falta de impermeabilização na varanda da sala pode ter consequências muito mais graves. Com o tempo, as estruturas de suporte podem perder sua resistência e estabilidade, o que pode levar até mesmo ao colapso da varanda.
A primeira etapa do processo de impermeabilização de varandas é o reforço ou a instalação de uma laje de concreto. É necessário eliminar tudo, mesmo as menores fissuras, alisar toda aspereza e resolver o problema de delaminação de certas áreas. Sem isso, o trabalho futuro simplesmente não terá sentido.
É necessário limpar completamente a laje de concreto de sujeira, poeira, cola ou outros vestígios de reparos anteriores. Todas as fissuras, depressões e ranhuras devem ser limpas de detritos e poeira, caso contrário, podem se formar bolsas de ar e a mesa se tornará rapidamente inutilizável.
Se as fissuras forem tão profundas que apareçam partes nuas da armadura, também é necessário limpar os restos de pó de cimento para que a nova betonilha seja colocada da forma mais uniforme e firme possível. Além disso, o reforço deve ser limpo de vestígios de ferrugem, que podem impedir a fixação da mesa.
É melhor limpar as conexões com uma composição química especial, pois a ação mecânica pode não só deixar de trazer resultados, mas também causar danos. Após a limpeza, é necessário cobrir o reforço com um composto especial que evite a formação de ferrugem.
Depois de todas as manipulações acima, é necessário restaurar a superfície de concreto - para fazer uma mesa. Se desejar, você pode adicionar quaisquer agentes adicionais à solução que fortaleçam o revestimento e mantenham suas propriedades de resistência à umidade.
Além disso, as janelas, as áreas do telhado e das paredes devem ser inspecionadas quanto a rachaduras e pequenos orifícios. Vale a pena selar todas as aberturas indesejadas que podem permitir a penetração de umidade durante a chuva e neve derretida.
Acabamento
Depois de ter cuidado de todos os aspectos funcionais da reparação da varanda, deve proceder diretamente ao acabamento. Armado com um projeto de design, você precisa considerar todas as opções de materiais que, quando combinados, ajudarão a criar um interior incrivelmente elegante.
Mas e se você quiser uma bela reforma, mas os recursos financeiros necessários simplesmente não existirem? Não se desespere e deixe o empreendimento em uma caixa distante, mas você deve considerar opções que cairão em seu bolso. Afinal, os reparos baratos às vezes não são piores do que projetos caros.
O mercado de construção moderno está repleto de produtos do mesmo tipo, cujo custo está em categorias de preços completamente diferentes. Freqüentemente, o pagamento a maior vai apenas para a etiqueta, o que não tem absolutamente nada a ver com a qualidade dos materiais.
Além disso, a variedade do sortimento é tão grande que permite que você escolha facilmente um análogo orçamentário decente para um material mais caro. Ao mesmo tempo, o lado da qualidade da escolha sofre apenas em casos raros, e apenas quando a escolha é feita às pressas e ao acaso.
Vejamos mais de perto quais são os materiais de acabamento mais adequados para a reparação de uma varanda, bem como o seu custo. Isso ajudará muito a facilitar a escolha, além de economizar tempo e esforços próprios.
Andares
É bastante natural que nem todo revestimento de piso seja adequado para uma varanda aberta ou fria.Há casos em que, sob a influência de temperaturas muito altas ou muito baixas, o laminado incha ou se esfarela, e os ladrilhos comuns racham.
Para varandas frias, linóleo denso de alta qualidade é bastante adequado, que é despretensioso de cuidar e fácil de instalar. Mas com umidade excessivamente alta e em tal superfície, podem aparecer falhas na forma de bolhas e várias irregularidades.
A opção ideal de piso para varandas frias pode ser o grés porcelânico, que costuma ser usado para colocar escadas ao ar livre, bem como peças de revestimento de pequenas casas. Este material não só possui qualidades como resistência ao desgaste e ao calor, mas também tem um baixo custo bastante atraente.
Azulejo de cerâmica, ao contrário do grés porcelânico, está longe de ser resistente a todas as condições de temperatura, por isso é melhor usá-lo apenas em varandas e galerias quentes. Esta opção é cómoda do ponto de vista da manutenção: o ladrilho é fácil de limpar, não absorve humidade e é resistente ao aparecimento de manchas teimosas.
Além disso, pisos quentes são frequentemente colocados sob os ladrilhos, usando uma quantidade bastante grande de argamassa de cimento. Esse piso aquece por muito tempo, mas mesmo depois de desligado, ele retém o calor e esfria por muito mais tempo do que qualquer outro material.
O laminado da varanda provoca alguns cuidados, e não à toa, porque na estação fria, na falta de aquecimento adequado, esse revestimento de pavimento rapidamente se tornará inutilizável, perderá não só a sua funcionalidade, mas também o seu aspecto original.
Mas em combinação com tapetes de aquecimento, o laminado é bastante adequado para a instalação de um piso quente, desde que seja utilizada uma camada protetora adicional. Mas, devido à relativa leveza do material e sua densidade insuficiente, esse piso esfria rapidamente, portanto, precisa ser ligado regularmente.
De notar que é preferível não utilizar parquet para o pavimento da varanda, uma vez que esta opção requer um investimento financeiro bastante elevado, mas praticamente não supera qualquer das anteriores em termos de características de qualidade.
Teto
A decoração do tecto da varanda pode depender de vários factores, tais como: o nível de humidade da divisão, a presença de quaisquer pormenores funcionais, a localização da iluminação e, claro, as preferências individuais dos habitantes do apartamento.
A opção mais orçamentária e, talvez, a mais simples para o acabamento do teto considera-se ser a caiação ou a pintura. Mas esta opção é adequada apenas para varandas isoladas com aquecimento, porque com muita umidade e frio extremo, a tinta pode descascar, e a cal simplesmente desmoronará.
Os tectos extensos são perfeitos para varandas e galerias isoladas e aquecidas. Esta opção, embora requeira alguns custos financeiros, paga-se integralmente com uma longa vida útil, qualidade, preservação do seu aspecto original e possibilidade de fazer iluminações de tecto embutidas.
Painéis de plástico ficam muito bem em tetos de varanda, mas têm uma vida útil muito curta. Isso se deve ao fato de que, sob a influência de forte calor, o plástico se despedaça e se racha.
Ao contrário do plástico, os painéis de MDF são mais duráveis e resistentes ao desgaste, portanto, você pode usá-los com segurança para acabamento de tetos em varandas e galerias. Não se deformam e não perdem sua aparência original, mesmo sob a influência de fortes geadas ou calor, bastando fornecer uma fixação confiável.
As placas de forro podem ser consideradas uma opção bastante fácil, barata e bastante apropriada. Feito de poliestireno expandido, ajudará não só a decorar o interior, mas também a criar o efeito de isolamento acústico leve.
Além disso, o teto pode ter elementos funcionais adicionais, por exemplo, secadores de teto.Visto que sob a influência de uma carga bastante forte na forma de linho lavado e úmido, muitos materiais não suportam, é melhor usar este tipo de secador em tetos pintados e caiados de branco, bem como com painéis de MDF.
Quanto à iluminação, lustres e lâmpadas de teto podem ser posicionados de maneiras completamente diferentes, a menos, é claro, que estejamos falando de um teto falso - apenas um lustre e cortinas abaixadas servirão para isso.
Paredes
A decoração da parede é talvez a fase mais simples e, ao mesmo tempo, a mais demorada no processo de reparação de uma varanda ou loggia. Acontece que antes de aplicar e fixar materiais de acabamento, é necessário preparar as paredes com soluções e ferramentas adequadas.
Em primeiro lugar, as paredes devem ser limpas de vestígios de reparações anteriores, bem como de todo o tipo de sujidade, acabamentos descascados e outras superfícies de decoração antigas. Soluções especiais, água com sabão e lixa comum ajudam a limpar as paredes.
A próxima etapa será preparar as paredes para as próximas etapas - aplicação de um primer. Isso é necessário porque é o primer que contribui para a melhor adesão de quaisquer materiais à superfície da parede. Após a aplicação, as paredes precisam de algum tempo para secar.
Se você for decorar as paredes com azulejos e painéis, a massa não pode ser usada, mas se as paredes de sua varanda ou loggia forem decoradas com pintura decorativa ou papel de parede de foto grosso, é melhor nivelar a superfície com um massa branca.
Existem variedades de enchimentos decorativos e espátulas a condizer, com as quais pode criar um relevo bastante interessante na superfície das paredes. Essa decoração pode ser usada tanto em sua forma pura quanto pintada decorativamente.
Nas paredes, assim como no teto, podem ser colocados painéis de plástico e MDF, cuja funcionalidade já foi muito falada. Só vale a pena acrescentar que os painéis de plástico são adequados apenas para varandas e galerias com sistema de termorregulação que permite manter a mesma temperatura no ambiente.
Além de todos os materiais acima, para acabamento de varandas, use "forro" - uma placa fina obtida no processo de beneficiamento da madeira, que é usada para decorar quaisquer instalações. Este material fica muito bonito nas paredes, mas precisa de uma camada protetora.
Os ladrilhos de revestimento com efeito de alvenaria têm um aspecto muito bonito e elegante. Mas você não deve exagerar e colocar todas as paredes com esses azulejos, pois ficará muito colorido. É melhor usá-lo como uma decoração incomum.
Acabamento externo
A decoração de interiores, claro, exige muito tempo e esforço e requer uma atenção especial, mas, no entanto, não se esqueça da parte externa da varanda, cuja vista se abre para muitas pessoas que passam na rua todos os dias.
Claro que alguns tipos de varandas não precisam de nenhum acabamento externo especial, pois são abertas e possuem uma divisória moldada. Neste caso, bastará apenas limpar e pintar para lhe dar um aspecto mais estético.
E uma questão completamente diferente - sacadas e galerias cobertas, a parte externa das quais precisa manter uma aparência favorável. Mas, se não for necessário equipamento especial para reparar as varandas dos pisos inferiores, pode ser necessária a ajuda de especialistas externos para terminar os pisos superiores.
Se a varanda ou loggia for totalmente envidraçada, basta lavar bem o vidro, todas as peças e perfis adicionais e, se necessário, renovar a cor dos elementos metálicos.
Mas e a vista padrão, onde apenas metade da varanda é envidraçada? A parte externa da varanda pode ser pintada com uma tinta especial resistente a temperaturas extremas, alta umidade e exposição a fortes raios ultravioleta. Em alguns casos, os artesãos usam gesso decorativo para criar um relevo na superfície.
Se a sua varanda tiver acabamento exterior em madeira, deve-se ter o cuidado de proteger a sua superfície, pois sob a influência de fatores externos a árvore pode perder as suas propriedades funcionais e o seu aspecto original.
O acabamento mais comum da superfície externa com varanda são as folhas de metal nervuradas. Não necessitam de cuidados especiais, são resistentes ao gelo e não perdem a forma ao serem expostas ao calor ou à chuva. Se necessário, tudo o que será necessário para refrescar o visual é atualizar um pouco a cor do acabamento.
Ideias interessantes
Sem dúvida, todos os que se perguntaram a ideia de consertar a varanda, mais cedo ou mais tarde, vão trazê-la à vida. E para simplificar a tarefa, selecionamos vários designs diferentes e muito atraentes. Vamos dar uma olhada em reparos elegantes em varandas.
Esta opção para reparos baratos na loggia agradará a muitos amantes de um belo interior. Além disso, o espaço é usado com sabedoria e é bastante funcionalmente delineado, o que certamente irá beneficiar um espaço tão pequeno.
As paredes desta varanda são acabadas com madeira, que, por sua vez, é tratada com vernizes transparentes, conferindo à superfície um brilho lustroso. O chão é forrado de linóleo, cuja tonalidade é apenas alguns tons mais escura do que a cor das paredes.
Um detalhe funcional do interior é um armário embutido, dentro do qual você pode guardar tudo, e na superfície horizontal superior - pratos, vasos de flores, livros ou quaisquer itens decorativos do interior.
Um design muito interessante e muito moderno em cores claras ocorre até mesmo em uma pequena loggia. Os ladrilhos que imitam a alvenaria numa das paredes constituem o elemento decorativo central, pelo que as restantes paredes deverão ser decoradas com cores mais calmas, utilizando gesso e tinta ou painéis de plástico.
O piso é decorado com laminado claro, portanto o calor e a impermeabilização são simplesmente necessários nessa varanda. Um armário embutido baixo é usado como elemento funcional na varanda, cuja superfície, em combinação com almofadas, funciona como um pequeno sofá.
Há também uma pequena mesa dobrável, que será útil enquanto você bebe chá na varanda. Pequenas prateleiras para vasos de flores, bem como tons romanos em agradáveis tons de rosa atuam como uma decoração adicional.
Outro design elegante com imitação de alvenaria de pedra é adequado para uma varanda envidraçada clássica. Para aumentar visualmente o espaço, é melhor decorar a parede oposta às janelas da varanda com ladrilhos de pedra.
A divisória de concreto sob as janelas é decorada com pequenos ladrilhos claros brilhantes, e o piso é decorado com ladrilhos de cerâmica escura, mas com uma superfície fosca. É interessante notar que esta varanda mais do que outras precisa de peças de isolamento e aquecimento.
Um peitoril de janela estreito, lâmpadas elegantes e cortinas elegantes devem ser usados como um complemento decorativo.
Obrigado pelas informações úteis!
O comentário foi enviado com sucesso.