Tudo sobre parapeitos de varanda
A grade da varanda, ou parapeito, é uma parte importante da estrutura. Afinal, só com durabilidade será possível reforçar, glaciar, isolar e dar acabamento à varanda. Parapeitos em mau estado são fatais. Portanto, é melhor mantê-los em bom estado, o que é apoiado por reparos regulares.
O que é isso?
O parapeito da varanda é uma estrutura protetora. Via de regra, cobre todo o perímetro de uma varanda ou loggia. A principal função da cerca é a proteção, para que a pessoa se sinta segura em um espaço aberto em altura. Além disso, essa estrutura também faz parte da arquitetura do edifício e carrega uma carga decorativa. Com o tempo, qualquer parapeito precisa ser reforçado e reparado. Isso é especialmente importante se os planos incluírem vidros no espaço da varanda, porque a cerca velha pode simplesmente não suportar o peso das janelas de vidros duplos. A melhor opção quando o parapeito é reto, plano, durável e leve.
Normalmente, a altura padrão do parapeito é de um metro. Além disso, o valor mínimo deste parâmetro é 0,8 metros. Uma cerca de altura mais baixa pode causar uma sensação de engano ou até mesmo uma queda. Já a espessura da estrutura depende do material selecionado.
As mais finas são cercas de metal e as mais largas são blocos de concreto aerado.
Variedades
Antes de vitrificar a loggia, você deve se familiarizar com os tipos de parapeitos. Afinal, mesmo que a varanda já tenha uma cerca, ninguém se preocupa em substituí-la por outra, mais adequada ou gostada.
- Metálico. O parapeito de varanda mais popular é feito de metal. Esta opção pode ser vista em todas as casas construídas durante a era soviética. É importante notar que hoje é muito utilizado na construção de prédios de apartamentos e casas particulares. Para que esse visual não pareça muito chato, você pode usar elementos forjados.
- Pedra. As estruturas de vedação para uma varanda em pedra são executadas, em regra, com a participação de um designer ou de forma independente. Porém, com este projeto, é muito importante levar em consideração qual é a maior carga que a laje do balcão pode suportar.
- Tijolo. A versão de tijolo também é feita de forma independente, mas é mais comum do que a de pedra. Neste caso, é importante que o assentamento seja feito corretamente e que a parte externa do parapeito seja constantemente arrumada.
É importante notar que esse tipo é um dos mais simples e mais lucrativos em muitos aspectos.
- Concreto. Uma cerca composta feita de lajes de concreto é uma opção durável e bastante leve. Essas placas são conectadas umas às outras usando fixadores de solda ou de aço. Das vantagens, é importante notar a atratividade decorativa.
- Espuma de concreto e concreto aerado. Os parapeitos eram feitos de blocos de espuma e concreto aerado há não muito tempo. Deve-se dizer que, com seu tamanho impressionante, uma grade de varanda feita com esses materiais é leve. Ao mesmo tempo, os blocos possuem boa proteção térmica, portanto, não é necessário isolá-los. As vantagens também incluem a aparência estética.
Como fortalecer e isolar?
O reforço da estrutura da balaustrada é principalmente importante para a segurança. Se a cerca for de metal, ela deve ser reforçada durante a montagem da estrutura. Também é importante fixar o metal em qualquer superfície (paredes, piso, teto).Quanto às estruturas de pedra, tijolo ou bloco, uma malha metálica, que consiga manter a sua forma, é a mais adequada para o seu reforço. Deve ser colocado em camadas ao colocar o parapeito.
O reforço da grade da varanda deve começar com a desmontagem da antiga. Por segurança, a estrutura metálica pode ser parcialmente cortada para que não interfira com o primer e o gesso da alvenaria. Neste caso, é necessário calcular com antecedência que a nova cerca é pelo menos 100-150 mm mais alta que a antiga. É esta altura que é necessária para instalar a vazante pelo lado de fora. Os postes do parapeito antigo e da nova alvenaria devem ser separados por um vão de 15-20 mm.
É importante levar em consideração que para edifícios de 10 andares, a altura da cerca do espaço da varanda deve ser de 100 centímetros ou mais. Nesse caso, se o objeto for mais alto, o parapeito deve ter pelo menos 10 centímetros de altura. São esses dados que são indicados no GOST. Para um reforço fiável da estrutura, a betonilha em mau estado é totalmente removida e preenchida com uma nova. A impermeabilização com base betuminosa deve ser colada à betonilha. Nesta capacidade, você pode usar "Steklokrom", "Linokrom", "Bikrost", "Uniflex" em rolos. Para esta etapa, vale a pena usar um queimador de propano.
Você pode fortalecer o parapeito com as próprias mãos sem impermeabilizar, substituindo-o por um canal de alumínio. Via de regra, tem a forma da letra “P” e estende-se ao longo de todo o perímetro do espaço da varanda. Os especialistas recomendam o uso de argamassa de cimento e buchas para a fixação do canal.
Esse perfil se torna a base para a mistura, na qual a primeira fileira de blocos ou tijolos é então colocada.
Recentemente, o reforço do guarda-corpo da varanda é feito com blocos de espuma. Para este propósito, uma versão interior de 30 por 60 centímetros e com uma espessura de 10 centímetros é a mais adequada. Ao escolher uma marca, você deve dar preferência ao tipo D600 ou D700. É melhor colocar os blocos de espuma inteiros, mas se uma quantidade fracionária for obtida em uma fileira, a metade do bloco deve ser colocada primeiro. Neste caso, o lado serrado deve necessariamente ficar deitado. Esse trabalho é realizado com um fio de prumo e um nível.
As bordas laterais da cerca são puxadas para as paredes principais do edifício com a ajuda de um reforço. Para fazer isso, uma barra de ferro é cravada na parede de um lado para que o outro lado entre horizontalmente na costura da alvenaria. Neste caso, após 500-600 mm, deve-se inserir na costura um pedaço de tela galvanizada com diâmetro de arame de 0,3 cm, o que permitirá uma melhor conexão dos blocos de espuma adjacentes. Normalmente, essa malha é produzida em rolos e pode ser facilmente cortada com um moedor.
Você também pode reforçar o parapeito da varanda usando um perfil de metal. Como o último, você pode escolher um tubo e um canto. Neste caso, é melhor deixar o parapeito anterior por completo, mas reforçá-lo com uma nova estrutura.
Este último deve ser soldado ao antigo parapeito e fixado às paredes e laje do piso com parafusos especiais. Depois que o parapeito é reforçado, é importante isolá-lo. Ao escolher um material que pode ser usado para isso, várias condições devem ser levadas em consideração. Um dos principais é a temperatura média ao longo do ano.
Você também precisa ter em mente as características da varanda, as qualidades condutoras de calor do material e seu custo. Quanto mais baixa for a condutividade térmica, menos calor será perdido. Deve-se observar que o parapeito do bloco não precisa de isolamento. Para outros tipos de cercas, eles são geralmente escolhidos a partir de opções de isolamento como poliestireno e lã mineral. Antes de isolar a cerca de alvenaria, uma barreira hidro deve ser criada no exterior. Todos os elementos metálicos do parapeito devem ser tratados com uma mástique com propriedades anticorrosivas.
Para facilitar a decisão sobre o material de isolamento, você deve se familiarizar com suas propriedades.
- Lã mineral (condutividade térmica 0,05 W / m ºС) é o isolamento mais barato e versátil. Apesar de estar desatualizado, ainda permanece popular. A principal desvantagem é a higroscopicidade, portanto, a lã mineral é melhor usada sob folhas de plástico.
- Espuma de poliestireno extrudado (0,03 ... 0,05 W / m ºС) tem bom isolamento térmico e absorção de umidade zero. Entre as deficiências, vale destacar a inflamabilidade, a toxicidade, a impossibilidade de passar o ar. O último menos pode levar ao excesso de umidade e ao aparecimento de fungos.
- Penofol - isolamento reflexivo, que inclui uma camada de folha metálica e uma camada de polietileno. Entre as vantagens estão a pequena espessura, respeito ao meio ambiente, excelente desempenho. Porém, com este material, surgem dificuldades durante a instalação devido à sua maciez excessiva. É melhor escolher o tipo C, que é fácil de fixar com uma camada de adesivo à prova d'água no lado do polietileno.
Ao isolar com materiais modernos, uma caixa de madeira é aplicada primeiro. É necessário inserir placas isolantes nas fendas entre a placa de suporte (horizontal) e os postes da caixa (vertical) e, em seguida, recortá-las no mesmo nível da viga de suporte. Em seguida, as lacunas restantes são removidas com espuma de poliuretano.
Revestimento e acabamento
A reparação do parapeito inclui também painéis e acabamentos exteriores e interiores. Para trabalhar ao ar livre, pode-se usar tapume, gesso diverso, embainhar o parapeito com plástico ou papelão ondulado. Para o efeito, também podem ser utilizados painéis decorativos de betão armado. Na aparência, eles se assemelham a seções de uma eurofence e são leves. Para cercas e blocos de tijolo, o revestimento pode ser feito diretamente na alvenaria usando parafusos autorroscantes de comprimento longo ou buchas.
Se a estrutura protetora for feita de metal, você definitivamente precisará de uma caixa. Neste caso, é necessário fixar a barra de suporte ao corrimão e, em seguida, fixar os postes a cada 600 mm. Se o revestimento deve ser instalado, as guias são primeiro fixadas e, em seguida, a faixa inferior ou lateral (dependendo da montagem horizontal ou vertical). Depois disso, você pode iniciar os primeiros perfis e fixá-los com parafusos auto-roscantes. Portanto, você precisa caminhar em torno de todo o perímetro.
A decoração de interiores pode ser feita de uma variedade de materiais, incluindo gesso, ripas e até papel de parede. Tudo aqui é limitado exclusivamente pela imaginação, pelo design geral do apartamento e pelas finanças. A reparação interna do guarda-corpo da varanda inclui o processo de aplicação de uma camada impermeável, instalação do ripado e fixação do próprio acabamento.
O material impermeabilizante é colocado primeiro. Para isso, o penofol é mais utilizado em rolos, que devem ser fixados na alvenaria rebocada por meio de parafusos autorroscantes. Depois disso, toda a cerca é finalizada com uma viga de madeira na horizontal e ripas de madeira verticais.
Se necessário, a varanda pode ser revestida com isolamento pelo interior ao longo de todo o perímetro. Geralmente é inserido verticalmente entre as barras. É importante colocar o material de acabamento ponta a ponta e fixá-lo com parafusos autorroscantes na caixa. Você pode fechar a lacuna entre o piso e selar todas as costuras com espuma de poliuretano comum. Devido ao design exterior e interior, o espaço da varanda tem um aspecto agradável e, para além disso, recebe protecção térmica adicional.
Para a decoração, os materiais decorativos e ecológicos com baixo peso são os mais adequados.
No próximo vídeo, você encontrará o isolamento do parapeito da varanda sem blocos de espuma.
O comentário foi enviado com sucesso.