Tudo sobre quebra-cabeças
Entre a grande variedade de ferramentas, os quebra-cabeças não são os últimos. Eles estão no arsenal de cada mestre. O quebra-cabeças é indispensável nas reparações caseiras, no corte artístico. Com ele, tanto a construção como o lazer serão interessantes e emocionantes.
O que é isso?
O quebra-cabeças é uma ferramenta para cortes retos e curvos. Consiste em uma lâmina de corte capaz de cortar não só madeira, mas também peças de plástico ou cerâmica. Também é usado para cortes e cortes de cortes e orifícios modelados.
Para que é necessário?
É amplamente utilizado na vida cotidiana, construção, arte, por exemplo, para escultura artística. É simples e fácil de usar, até uma criança em idade escolar pode lidar com isso.
Sua diferença com as serras convencionais é óbvia. Serras fazem cortes retos e ásperos e serras de vaivém fazem cortes crespos. Com a ajuda de seu elemento estrutural, você pode fazer quase todos os cortes complexos, bem como cortes retos e precisos. Seu mecanismo de ação é projetado para cortar superfícies de qualquer complexidade. A forma prática da lâmina garante um corte longitudinal, começando pela ponta, com um aprofundamento gradual no material.
O quebra-cabeças é necessário para trabalhar madeira, pedra e é indispensável para pisos laminados. É utilizado para cortes curvos em drywall, compensado, aglomerado e materiais semelhantes.
O quebra-cabeça é conveniente para fazer miniaturas - blanks, e devido à passagem manobrável da ferramenta, pode-se facilmente cortar elementos arredondados no produto. Com a sua ajuda são feitas peças de mobiliário entalhadas e pormenores decorativos de interiores, bem como todo o tipo de artesanato. É insubstituível nas obras de construção e renovação. Cada oficina tem seu próprio conjunto de ferramentas de "execução", que necessariamente incluem um quebra-cabeças.
Dispositivo e características
Os quebra-cabeças são divididos em classes de ferramentas manuais e elétricas:
- Os quebra-cabeças manuais são usados para um trabalho preciso no corte de pequenos elementos que requerem habilidades especiais;
- Os quebra-cabeças são usados para criar cortes, orifícios e aberturas curvas e retas.
Uma ferramenta manual consiste em vários elementos estruturais.
- Uma armação de metal feita de aço durável, uma característica da qual é a folga de trabalho entre a lâmina de corte e a superfície da própria armação. Portanto, ele facilmente se dobra em torno dos materiais que estão sendo processados, sem apoiá-los ou tocá-los.
- Lâmina de trabalho composta por um elemento de corte dentado. Ele é preso e fixado ao quadro. A lâmina é bastante frágil, tem baixa resistência e também é bastante difícil para eles cortar no meio do produto. Mas não há ferramenta melhor para serrar as bordas do que um quebra-cabeças.
- Elementos de manuseio projetados para apoiar e segurar a ferramenta durante a operação. Eles vêm em vários tipos: madeira, plástico, borracha ou metal.
Um quebra-cabeça convencional consiste em:
- da caixa com uma alça e um botão, onde estão localizados os elementos elétricos;
- estoque;
- serra de corte;
- motor e caixa de engrenagens;
- uma guia plana localizada na parte inferior do corpo.
Além disso, a serra de vaivém elétrica pode ser equipada com todos os tipos de adições: iluminação, ponteiro de luz, interruptor de deslocamento do pêndulo, bem como um mecanismo de ajuste de direção multifuncional.
O princípio básico de seu funcionamento é a operação rápida e precisa de um cortador sentado, que é fixado em uma haste que sai do motor por meio de uma caixa de câmbio. O processo é realizado estritamente perpendicular à superfície de trabalho.
As dimensões e o peso de uma serra de vaivém podem ser muito diversos, com peso médio de 290 gramas, possuem comprimento de lâmina de 130 mm e profundidade de processamento de 300 mm. Os modelos profissionais são mais gerais: com um peso de 450 gramas, o comprimento da lâmina é de 300 mm, eles cortam em profundidade - até 400 mm.
Os modelos elétricos pesam um quilo e meio e mais. Alguns instrumentos fixos pesam até cinco quilos.
Tipos de quebra-cabeças
Existem muitas variedades de quebra-cabeças. São serras de vaivém profissionais, cortando sem cavacos, realizando um corte figurado vertical, nicrômico, com um revestimento especial da lâmina de corte, com mecanismo pneumático e outros recursos.
Pelo tipo de acionamento, os quebra-cabeças são divididos em manuais, mecânicos e elétricos.
Manual
Esta classe de quebra-cabeças pertence às mais simples, realiza trabalhos com movimentos de rotação-translação realizados com o auxílio das mãos.
Mecânico
A ferramenta é semelhante a uma máquina-ferramenta e é utilizada em escala industrial, realizando uma etapa figurada em vários produtos. Seu dispositivo inclui camas, serras, acionamento, eixos de tensão e dispositivos giratórios. Possui serras móveis e fixas.
Elétrico
Os quebra-cabeças são divididos em comuns e profissionais. Freqüentemente, são usados modelos profissionais, cuja potência é em média de 600 watts. Eles são capazes de lidar com metal e madeira durável, funcionam com rede elétrica ou bateria. De acordo com suas características de design, essas ferramentas são subdivididas em fixas, manuais e de bancada.
Área de Trabalho
Esses tipos de serras de vaivém são semelhantes às máquinas que são fixadas a uma superfície plana da mesa com grampos, como um grampo. A ferramenta fixada desta forma corta as peças de trabalho. A lâmina de trabalho gira perpendicularmente à direção vertical e a serra de vaivém torna-se horizontal.
Jóia
Esses mini quebra-cabeças são ferramentas manuais. Eles são pequenos em tamanho, projetados para um trabalho particularmente preciso com elementos em miniatura. Em vez de cortadores, as lâminas são equipadas com cordas especiais.
De acordo com as funções da parte de trabalho, os quebra-cabeças são classificados:
- clássico - uma caixa com uma tela;
- fita - com lâmina circular (produzida na forma de máquinas independentes).
Dependendo da finalidade, os quebra-cabeças são:
- para carpintaria;
- metal;
- plásticos e polímeros;
- para ligas e compostos específicos complexos com carboneto de tungstênio;
- para objetos de vidro e cerâmica, com pó de diamante;
- universal, adequado para quase todas as tarefas;
- transformadores, que são subespécies de serras de vaivém;
- quebra-cabeças de cogumelos com formato característico (especialmente pensado para trabalhar num determinado espaço);
- ferramenta a laser projetada para o corte preciso de peças de trabalho (equipada com um ponteiro laser especial com iluminação da área de trabalho).
Acessórios e acessórios
Todos os quebra-cabeças são equipados com dispositivos adicionais para facilidade de uso, incluindo acessórios:
- case - case;
- um conjunto de bicos;
- sola estável;
- bússola paralela com ênfase;
- braçadeira;
- adaptadores para modelos elétricos;
- forros antiderrapantes;
- telhas de proteção;
- dispositivos contra a entrada de aparas;
- lápis de graxa para lâminas, fechos e coroas;
- LEDs para iluminar a linha de corte;
- parada paralela com uma unidade;
- forro anti-lascamento;
- trilho guia;
- uma régua com acionamento elétrico;
- bocais para serras de vaivém elétricas;
- caixa de esquadria multifuncional;
- adaptador;
- cordas de diamante e outros elementos adicionais.
Todos eles garantem o funcionamento da ferramenta, auxiliam na execução de um corte figurado e uma lima substituível ajuda a realizá-lo de forma mais profissional. Alguns modelos possuem grampos que prendem a lâmina no lugar dos parafusos.Eles são muito mais convenientes de usar, mas têm suas próprias especificações.
Avaliação das melhores modelos
De acordo com as avaliações dos consumidores, os quebra-cabeças manuais e profissionais para uso doméstico são considerados os melhores modelos.
- Em primeiro lugar está a marca ocidental Dewalt. Produz serras de vaivém fechadas com uma ampla gama de funções. As características adicionais incluem uma tela de proteção, freios e uma sola de metal. Tem um peso significativo, por isso é melhor para eles trabalharem numa mesa de carpintaria. Seu custo no mercado para este tipo de produto é de 12.000 rublos.
- Em segundo lugar está o quebra-cabeças elétrico profissional Metabo. É equipado com um corpo leve, embora seja bastante pesado: seu peso pode chegar a 3 kg. Vendidos em lojas sem kit de carregamento e bateria, deverão ser adquiridos separadamente. Alto desempenho, funciona bem em superfícies horizontais, confortável na mão. Custos de 10.000 rublos.
- De quebra-cabeças elétricos de desktop - "Bison" é considerado da mais alta qualidade. Ocupa o terceiro lugar no ranking dos melhores modelos desta série. É versátil e fácil de usar. Sua principal característica é a presença de uma correia de ajuste de tensão com fixação. Equipado com uma haste de plástico para cortadores e lixadeiras. Possui tubo de derivação e aspirador de pó de serragem. O custo chega a 18.000 rublos.
- Modelo importado de DeWalt - um aparelho elétrico doméstico de três pêndulos com um corpo de metal leve - em quarto lugar. Fácil de ajustar sem chave, possui superfície protetora e suportes bem equipados. Alimentado por rede elétrica, equipado com um longo cabo de alimentação e luz de fundo. Preço - a partir de 5120 rublos.
- Em quinto lugar está o puzzle elétrico alemão Bosch. É especialmente projetado para uso doméstico, tem um motor potente de 500 W, baixa vibração, ajuste seguro e peso leve. Compacto e multifuncional ao mesmo tempo. Corta madeira e aço igualmente bem. Das opções adicionais, possui uma fase de blow-off. Pertence ao universal, trabalha com blanks de madeira e metal. Existem variedades de modelos deste fabricante que são alimentados por uma bateria retroiluminada. Possuem um conjunto de lâminas intercambiáveis para diversos materiais. Preço - 5600 rublos.
- A sexta colocação é ocupada pela marca japonesa Makita, que difere em vários modos de transporte, possui uma empunhadura confortável coberta com material emborrachado. É um prazer trabalhar com esta ferramenta. Este é um aparelho poderoso e bastante pesado, por isso é conveniente para eles trabalharem na oficina. Custa 4.500 rublos.
- No sétimo - um quebra-cabeça Ryobi. É adequado para trabalhos de construção e renovação. A ferramenta possui um grande número de funções auxiliares e é relativamente leve. Além disso, equipado com um guia de laser. Ele pode ser operado com a rede elétrica e a bateria, que é vendida separadamente. O preço do instrumento é de 5.000 rublos.
- O oitavo lugar pertence ao instrumento nacional Interskol. É acessível, resistente a sobrecargas, tem caixa de velocidades fundida e superfície rebatível do motor. Custa cerca de 4800 rublos.
- Na nona linha - o quebra-cabeça russo "Fiolent". A ferramenta possui um belo design, proporciona facilidade de uso, possui um curso de lâmina ajustável. O corpo é feito de uma liga de alumínio e metal durável. Possui modos de operação angular e perpendicular, ditando rolo e inserções laterais. As funções adicionais incluem um aspirador de pó que pode ser conectado à serra de vaivém por meio de um bico. Ele garante um corte limpo e protege o artesão de poeira prejudicial. Além disso, é completado com uma régua e um overlay para trabalhar com superfícies de deslizamento lisas. O preço do aparelho é de 2.500 rublos. Os elementos auxiliares são adquiridos separadamente e não estão incluídos no preço.
Os modelos manuais e mecânicos de serras de vaivém não foram incluídos na classificação, uma vez que existem desde sempre, a partir do século XVI e, portanto, fora de competição.
A linha de marcas populares possui muitos modelos diferentes de um fabricante ou de outro. Todos eles são projetados para um amplo consumidor, possuem características e categoria de preço próprias. Assim, todos poderão escolher um instrumento de acordo com suas necessidades e gostos.
Como escolher?
Para escolher a ferramenta certa, você precisa estudar suas características, propriedades e também levar em consideração uma série de nuances. Seguindo o conselho de especialistas - profissionais do ramo da construção, pode escolher uma ferramenta cómoda e adequada tanto para a actividade profissional como para casa.
Todas as características indicam a classe do dispositivo, então primeiro você precisa decidir a finalidade da ferramenta: para quê e como ela será usada.
- Antes de escolher um quebra-cabeça manual, é preciso levar em consideração seu limite de corte, bem como a tensão da lâmina.
- Levando em consideração os parâmetros da massa, eles determinam a produtividade. A mão se cansa mais rápido com um instrumento pesado.
- É necessário calcular e estimar a velocidade de instalação do canvas, as formas de sua conexão.
- Tente comprar fixadores em relevo com pastilhas de metal endurecido - eles são mais confiáveis e duram mais.
- Lembre-se de que as lâminas finas são boas para cortes complicados, mas tome cuidado e habilidade, pois pode ser difícil manter a direção.
- Tente adquirir ferramentas de qualidade de fabricantes confiáveis e confiáveis com garantia. Uma boa ferramenta não pode ser barata.
Ao comprar um quebra-cabeça, você deve considerar seus parâmetros.
- Uma ferramenta com alta potência pesará várias vezes mais do que seus “colegas” leves e de baixa potência.
- A ferramenta cogumelo requer uma empunhadura com as duas mãos e, por sua vez, precisa de fixação. Portanto, é aconselhável utilizá-lo como profissional.
- As ferramentas de punho D são móveis e adequadas para uso doméstico. Eles podem ser facilmente operados com uma mão ou no joelho. São cómodos e indispensáveis na execução de trabalhos de construção e reparação em casa, no campo ou na garagem.
- As máquinas alternativas com controle de velocidade escalonado são preferíveis, pois aumentam a produtividade.
- É necessário verificar se a sola está bem fixada, bem como a presença de elementos de fixação, por exemplo, uma almofada de borracha.
- Observe que uma pequena quantidade de alaúdes na haste e no rolo resultará em um trabalho mais limpo.
- Algumas ferramentas têm um parafuso como trava, outras têm grampos. Os grampos rápidos geralmente impõem restrições ao tamanho da teia. Portanto, seria mais correto usar um bloco de parafuso.
- O consumo de energia afeta diretamente o andamento e a qualidade do trabalho. O peso e o trabalho do quebra-cabeças dependem deste indicador.
- Considere o número de abordagens por minuto. Alguns modelos podem fazer até 3.200 por minuto.
- A capacidade de trocar rapidamente os elementos de corte é um fator importante. É claro que a lâmina em funcionamento, mais cedo ou mais tarde, falha e precisa ser substituída.
Muitas lojas e centros comerciais que vendem este tipo de produto permitem de bom grado um test drive dos instrumentos. Para isso, existem nichos especiais, onde todos podem testar um determinado modelo de quebra-cabeças antes de fazer uma compra.
Considere a escala do trabalho ao planejar a reforma de sua casa. Em função disso, deverá escolher modelos adequados de serras de vaivém com funções avançadas, que se tornarão verdadeiros ajudantes em qualquer situação.
Para informações sobre como escolher um quebra-cabeça, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.