Recursos de reparo de quebra-cabeças
Há uma grande variedade de ferramentas elétricas de diferentes fabricantes nos pregões. Os modelos são os mais variados: amadores baratos e profissionais "sofisticados", que custam muito dinheiro.
As serras de vaivém ocupam um lugar especial, também são muito procuradas. São unidades de diversos tamanhos de fabricantes nacionais e importados.
Dispositivo
O quebra-cabeça é uma ferramenta que é adequado para trabalhar com uma ampla variedade de materiais:
- Madeira sólida;
- Aglomerado;
- Madeira compensada;
- cartão duro;
- metal macio;
- Materiais de PVC.
A versatilidade desta ferramenta maravilhosa permite que você execute um trabalho complexo e complexo que outra ferramenta não é capaz de fazer. As lâminas de serra estão ativamente envolvidas durante a operação, são expostas a considerável estresse mecânico e falham após um certo período de tempo.
O mecanismo de quebra-cabeça também está sob forte estresse. Se tal unidade for usada regularmente, você deve conhecer seu layout, como funciona.
O princípio desta unidade é simples, seus principais blocos são:
- motor;
- redutor;
- estoque.
Resfriador de ar, controle de velocidade, conjunto giratório são todos elementos auxiliares de sustentação que garantem a duração e a produtividade do trabalho.
Em alguns modelos, a serra elétrica é fornecida com um botão de partida separado, que também pode ajustar a frequência do torque.
Do ponto de vista da transformação da energia elétrica, ocorre o seguinte processo:
- um impulso elétrico que entra na ferramenta vai para as escovas (são de grafite), o que garante o surgimento de um torque no rotor;
- o impulso de rotação é transmitido para a caixa de engrenagens - unidade que transforma o torque em movimento de translação, que é direcionado para a haste.
Neste esquema, uma função especial é atribuída à unidade de fixação, o que garante uma conexão confiável da haste à lâmina móvel.
Como você pode ver, o princípio do quebra-cabeça é o mesmo para todos os modelos. A diferença está presente apenas na qualidade da montagem, adequação das unidades, materiais.
Conhecendo o "esquema geral" e o algoritmo de funcionamento dos elementos, é fácil compreender quais as quebras e avarias podem ocorrer, e também descobrir as razões pelas quais surgem.
Mau funcionamento frequente
Como qualquer mecanismo, uma serra de vaivém pode apresentar vários problemas de funcionamento:
- a ferramenta corta torta, a lâmina “conduz” para o lado em um ângulo que é inaceitável;
- a montagem da ferramenta de corte quebrou, a lima voa para fora;
- a unidade não liga;
- a roda dentada ou seus dentes quebram;
- a engrenagem sem-fim, que está ancorada, se desgasta;
- a lâmina salta ou cai ao serrar;
- o grampo não funciona, a lima não segura;
- os dentes da pinça estão desmoronando.
A natureza do trabalho do quebra-cabeça é cortar curvas de cortes. A curvatura pode ser diferente, portanto, também existem alguns indicadores aqui. Uma grande carga durante esse trabalho cai sobre o rolo de suporte principal, que muitas vezes fica inutilizável. Para que não pare de funcionar com antecedência, recomenda-se observar todos os modos de operação.
Os mecanismos freqüentemente falham quando as micropartículas mecânicas atingem os elementos dinâmicos. É imperativo realizar uma inspeção preventiva e limpeza atempada dos componentes internos do dispositivo.É necessário enxaguar a unidade com um composto WD-40 especial. Também é útil usar um aspirador de pó para limpar a ferramenta elétrica: o motivo da quebra da caixa de engrenagens pode ser se entrar pó.
A quebra da haste ocorre com mais frequência durante danos mecânicos.
A quebra de um dente na pinça também ocorre na maioria das vezes devido à falha do mestre. Isso acontece se a lâmina de trabalho estiver presa com muita força.
A engrenagem helicoidal não pode suportar as cargas se você "conduzir" a ferramenta na pós-combustão.
Recomenda-se iniciar o trabalho após um breve aquecimento do motor em marcha lenta.
Se você não seguir as recomendações, esses problemas ocorrerão:
- o rolamento se desgasta rapidamente;
- o bloco de cam é apagado;
- a engrenagem se torna inutilizável.
Além disso, uma avaria bastante frequente é a abrasão das escovas, que são fáceis de substituir. A limpeza preventiva das unidades em funcionamento é obrigatória. A lubrificação também deve ser feita regularmente.
Outro defeito comum é a quebra do suporte, o que faz com que a lâmina caia.
Muitas vezes, a fixação do quebra-cabeça perde sua rigidez, em decorrência da qual surge uma brincadeira, o que afeta a qualidade do trabalho. Os grampos são quase impossíveis de consertar - eles precisam ser trocados.
Alguns fabricantes sem escrúpulos fazem parafusos com materiais frágeis. Essas ligas baratas quebram com a menor carga e têm vida extremamente curta - você tem que trocar os parafusos "nativos" por fixadores feitos de aço resistente.
Quanto mais complexo for o design, mais frequentes são as avarias possíveis. Os aparelhos modernos, com os quais os fabricantes "enchem" a ferramenta, prestam um péssimo serviço. Freqüentemente, são a causa de falhas elétricas.
Por exemplo, a função de alimentação da web padrão (disponível em quase todos os modelos) auxilia muito no trabalho, reduzindo o estresse nas mãos do trabalhador. No entanto, a presença de tal mecanismo leva a um grande desgaste das unidades individuais da unidade, tais como:
- rolo guia;
- buchas (especialmente no estoque).
Outro exemplo pode ser citado quando aparece muita carga, que pode ser causada pelo impacto físico de um trabalhador inexperiente: se o modelo não for muito caro, então, via de regra, o arquivo nele pode quebrar o frágil portador.
O rolo do prato pode “congelar” repentinamente. Os motivos podem ser os seguintes:
- falta de lubrificação;
- quebra do rolamento.
Para trocar o rolo é necessário desmontar a micro-serra, separar o corpo desparafusando os parafusos. Puxe o rolo para fora do nicho e coloque o "novo". Você mesmo pode fazer esta operação - é simples.
Se a proteção for acionada, que protege a unidade de superaquecimento, pode haver vários motivos, por exemplo, o duto de ar está entupido com poeira, o que não permite que o motor esfrie totalmente. Você deve pegar uma escova ou uma escova de dentes velha e limpar as seções da grelha. Você também pode usar as seguintes "ferramentas" para limpeza:
- uma agulha;
- trapo de algodão;
- álcool.
A proteção térmica está disponível para proteger o motor de superaquecimento. Pode ser acionado por contaminação das grades de entrada de ar com pó e serragem. Limpe as grelhas, deixe o quebra-cabeças esfriar um pouco. Depois de um tempo, o interruptor térmico ligará automaticamente.
O cabo pode ser danificado e o motor não funciona. Você pode verificar o cabo com um testador. Se houver um defeito, as leituras no dispositivo serão iguais ao infinito. O cabo é barato e precisará ser trocado.
Existem modelos que funcionam com carregadores portáteis. Ao trabalhar com tais serras de vaivém, a bateria não deve ser descarregada em mais de 15–20%.
Se isso acontecer regularmente, a bateria perderá seus recursos, o que reduzirá significativamente sua vida útil.
Reparar
Antes de reparar o instrumento por conta própria, é recomendável coletar informações prestando atenção a alguns dos fenômenos que surgem em caso de mau funcionamento:
- a caixa fica muito quente;
- há ruídos estranhos logo no início da operação da unidade;
- feixes de faíscas aparecem quando o quebra-cabeças começa a funcionar.
Existem dois tipos de avarias que você mesmo pode consertar:
- a unidade elétrica falha;
- elementos mecânicos quebram.
Se o rotor ou estator quebrar, esse mau funcionamento não pode ser eliminado por você mesmo - a maneira mais fácil é retornar a máquina a um centro de serviço. Isso geralmente ocorre pela contaminação excessiva das unidades de trabalho e pela falta de limpeza preventiva da unidade.
Se os pincéis estiverem gastos, você mesmo pode substituí-los - não há dificuldade aqui.
Se o regulador, que é responsável pela velocidade, quebrar, então apenas um especialista pode consertar esta unidade. A ferramenta pode ser desmontada em questão de minutos. A caixa pode ser "dividida pela metade" desapertando os parafusos. A graxa velha deve ser removida primeiro e a nova graxa deve ser aplicada após a limpeza.
As buchas de haste não são vendidas em lojas, você só pode encontrar esses elementos apenas em ferramentas usadas. As buchas são quase idênticas em modelos diferentes.
Os mais fáceis de reparar são os dispositivos em que existe uma saída de haste arredondada. A bucha é selecionada ou a cavidade em forma de cone é ampliada por afilamento. Esses procedimentos removem a folga se ocorrer na montagem.
Para os modelos individuais, devem ser feitos clipes especiais, para a sua instalação utiliza-se folha de cobre (como junta). Se o modelo tiver orçamento, a haste geralmente é feita de uma placa de metal. Os fabricantes economizam em metal, então os parâmetros de espessura desta placa são extremamente insignificantes. A placa geralmente não resiste a cargas e quebras.
Nesse caso, a máquina é desmontada, cada etapa é gravada, fotografada com uma câmera digital. A peça é removida (a placa tem uma configuração complexa). Os fragmentos da placa são levados pelo proprietário para selecionar a peça de reposição correta no local. Após instalar uma nova peça no lugar da peça quebrada, é imprescindível renovar o lubrificante.
Não é preciso muita habilidade para trocar de pincéis. Basta abrir o corpo do quebra-cabeça e retirar as escovas gastas, limpar delicadamente todas as cavidades e unidades do aparelho com um pedaço de curativo. Em seguida, novas escovas devem ser instaladas no lugar dos elementos antigos. É melhor usar álcool para limpar.
A vantagem dos modelos modernos é que não há necessidade de usar ferro de solda. O fusível térmico também falha, mas não com tanta frequência. Esta parte é fácil de substituir. Se forem observadas faíscas na unidade, isso indica principalmente que as escovas estão gastas ou o lubrificante está desatualizado.
Qualquer ferramenta requer um exame preventivo - este é um pré-requisito para que funcione por muito tempo. Nesse caso, não serão necessárias revisões adicionais ou gastos materiais para colocá-lo em ordem.
Após o final do ciclo de trabalho, a ferramenta elétrica é desenergizada - esta regra não deve ser esquecida. Para alguns quebra-cabeças, o soquete tem um fusível adicional, que pode falhar - isso também deve ser lembrado.
Botão de início
O botão, que é responsável por iniciar a operação e alterar os modos de operação na serra de vaivém, desempenha um papel importante. Se quebrar, esse elemento só pode ser encontrado em oficinas especializadas ou lojas online. Não é difícil substituir essa unidade - basta soltá-la do fio desparafusando os parafusos que prendem os blocos de terminais. Os designs modernos são feitos de tal forma que não é necessário usar um ferro de solda.
Substituindo o suporte do arquivo
Em serras de vaivém, o defeito mais comum é a substituição do suporte de lâmina de serra removível rapidamente. Para a fixação, é necessária uma ferramenta de certa espessura. Se seu tamanho for menor, o arquivo será "reproduzido".
Há uma entrada a partir desta situação: você pode colocar o suporte em parafusos.Então o equipamento se tornará bastante versátil. Para tal, corte a armadura quadrada em duas peças, faça furos com um diâmetro de 3-4 mm e fixe-os com parafusos M5. Você terá que mexer, pois a operação é bem trabalhosa, mas depois a ferramenta será cortada com certeza.
Você também pode reduzir o movimento do arquivo no vetor de movimento perpendicular. Uma placa é recortada da folha de alumínio (deve corresponder aos parâmetros da sola do quebra-cabeças). Em seguida, um entalhe é cortado de acordo com as dimensões da ferramenta. As rebarbas são removidas com uma pequena lima. Os chanfros devem ser feitos nas bordas. Uma lâmina corta a lâmina da serra e é montada na sola da ferramenta.
Os orifícios são então feitos para instalar os fixadores. Um pedaço de acrílico é inserido em uma placa de metal. Você só precisa cortar no ponto onde será baseado.
Como resultado, durante a operação, a lâmina terá uma limitação no movimento lateral no próprio ponto do corte. Isso criará ainda mais franqueza.
Prevenção de avarias
Medidas preventivas sempre prolongam a vida útil de qualquer ferramenta, incluindo serras de vaivém. No início do trabalho, desaperte os parafusos, abra a caixa. Com o auxílio de álcool e um pano de algodão, é necessário limpar todas as unidades de graxa velha. Em seguida, um novo lubrificante é aplicado nos pontos desejados (de acordo com as recomendações prescritas no memorando de instruções). É muito importante processar com precisão as partes dinâmicas da unidade (corrente, caixa de engrenagens).
Existem também várias medidas preventivas:
- usando apenas partes "nativas";
- produzir telas em 70 por cento e depois alterá-las;
- use telas apenas aquelas que correspondam à natureza dessas obras;
- durante a operação, não "force" com cargas mecânicas excessivas;
- limpe a ferramenta da poeira acumulada pelo menos uma vez por semana;
- use lubrificante WD-40;
- use um aspirador de pó para limpar;
- não bata nem deixe cair a ferramenta - isso geralmente causa danos à haste do rolamento;
- não aperte demais a lima na montagem;
- para materiais muito densos, existem dispositivos especiais, eles devem ser usados;
- cada material tem seu próprio modo de operação ideal (velocidade, ângulo de inclinação, etc.);
- a base do rolo suporte deve ser tratada com graxa técnica especial pelo menos uma vez por semana;
- você deve usar pincéis técnicos ativamente para processar a ferramenta após terminar o trabalho;
- monitore sempre a grade de ventilação do instrumento e limpe-a de micropartículas mecânicas.
Como consertar um quebra-cabeças com as próprias mãos, você aprenderá no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.