Serras de vaivém para metal: tipos e regras de seleção

Contente
  1. Marcando
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Regras de trabalho

O metal pode ser cortado com diferentes ferramentas, mas nem sempre é conveniente usar, por exemplo, uma esmerilhadeira ou uma serra para metal. Em alguns casos, uma serra de vaivém manual ou elétrica com arquivos apropriados é mais adequada para o caso.

Para fazer o corte com a maior precisão possível, é importante escolher a lâmina de serra certa para o trabalho.

Marcando

Se uma serra de metal é adequada para uma serra de vaivém para uso em um caso particular, e se ela é adequada para uma ferramenta feita por um determinado fabricante, pode ser determinado pelas marcações indicadas nas lâminas. Ganhando experiência com um quebra-cabeça, as pessoas facilmente começam a entender os símbolos na tela. A primeira letra indica o tipo de haste.

Pode ser identificado com as letras T, U ou M, embora existam outros padrões dependendo da ferramenta selecionada. A partir das marcações na tela, você também pode ler suas dimensões. Eles são indicados imediatamente após a letra com a designação do tipo de haste. O arquivo mais curto não tem mais que 75 mm. A média é considerada como tendo um tamanho na faixa de 75–90 mm.

Os mais longos são aqueles cujos comprimentos vão de 90 a 150 mm. A designação digital é seguida por uma indicação do tamanho dos dentes:

  • os pequenos são indicados pela letra A;
  • meio - B;
  • grande - C ou D.

Existe mais uma designação que indica as características da serra:

  • a letra F indica o uso de uma liga de dois metais no material da lima, o que confere a resistência especial do produto;
  • a letra P indica que a serra permite fazer um corte preciso;
  • a letra O indica que o verso da lima é especialmente estreito e esse produto pode ser usado para cortes curvos;
  • X: esta lâmina é adequada para cortar vários materiais, incluindo produtos de metal.
  • designação R - reverso, ou seja, os dentes da serra são direcionados na direção oposta.

A indicação de cor na haste também fala por si. Para trabalhar com metal, escolha produtos com a designação azul. A cor branca indica que o arquivo é adequado para processamento de metal e madeira. E também inscrições especiais podem indicar o propósito de trabalhar com coisas de metal.

Para cortar aço inoxidável, uma lâmina com a designação Inox é adequada, apenas para metal - Metal e para cortar alumínio - Alu.

Visualizações

Para trabalhar com serras de vaivém de diferentes empresas, utilizam-se arquivos com haste de uma forma ou de outra. Em forma de T - o desenvolvimento da Bosch. Hoje, essas hastes são usadas por outros fabricantes para suas ferramentas. Muitas vezes, existem no mercado serras com uma base semelhante. A haste em forma de U é mais adequada para serras de vaivém que estão no mercado há mais tempo do que as fabricadas pela Bosch. Eles se encaixam com uma ferramenta que possui grampos do tipo almofada. Existem também hastes de estilo antigo que se adaptam às ferramentas Bosch e Makita.

É importante lembrar que além das limas para trabalhar o metal, existem aquelas que fazem cortes em madeira, plástico e outros materiais. Em particular, os quebra-cabeças movidos a eletricidade foram originalmente destinados ao processamento de madeira. Se para trabalhar com produtos de madeira se usam serras feitas de uma liga de cromo e vanádio, então as lâminas para trabalhar com metal são feitas de aço, capazes de serrar rapidamente folhas de metal resistentes e outras coisas de um material tão duro. Quanto mais forte for o metal a ser cortado, mais finos serão os dentes da lâmina. A largura da teia também varia.

Tudo depende de que tipo de trabalho deve ser feito. O largo permite fazer um corte reto em alta velocidade sem medo de sair do caminho escolhido. Isso também dependerá da espessura da teia. Quanto mais grosso for, mais provável é que corte o metal em uma linha perfeitamente reta. Para recortes ondulados, lâminas estreitas são adequadas, permitindo que você faça curvas complexas com facilidade.

A forma dos dentes em uma lima projetada para cortar metal também é importante. Alguns instrumentos têm recortes muito rasos e ondulados, permitindo fazer cortes uniformes, fazendo pequenas voltas se desejar. Essas lâminas destinam-se a cortar materiais com espessura de 1-3 mm. Para cortar vários produtos de metal ou peças de metal com uma espessura maior, as lâminas com dentes dentados ajudam, cujo número aumenta em uma polegada em direção à borda. São capazes de cortar materiais de até 10 mm de espessura, como latão, cobre e produtos e chapas de alumínio.

As limas também se distinguem pela distância entre os dentes. O cálculo é baseado em quantos dentes existem em uma polegada. Isso é evidenciado pelo indicador TPI. Os arquivos para um quebra-cabeças de mão diferem porque são fáceis de ajustar ao tamanho de uma ferramenta específica, por exemplo, para configurá-la com um comprimento de 150 mm. Para quebra-cabeças de joalheria, dependendo da espessura do produto de metal sendo processado, você pode escolher o número do arquivo de 8/0 a 8.

A largura de tais dispositivos de serra é muito pequena. À distância, a delicada tela parece um barbante. Isso permite que você faça curvas facilmente no metal, criando um padrão especialmente fino com a ajuda deles. Entre toda a variedade de arquivos quebra-cabeças disponíveis em circulação, você encontra os universais. Acredita-se que sejam adequados para trabalhar madeira, plástico e metal. Mas, como mostra a prática, seu uso, inclusive em objetos de metal, não proporciona uma boa qualidade de corte.

Como escolher?

Ao escolher os arquivos para um quebra-cabeças, com os quais o metal será processado no futuro, você deve considerar:

  • características de uma serra elétrica ou manual disponível na fazenda;
  • marcação em lâminas de serra de vaivém;
  • tipo de trabalho proposto.

A marca sob a qual essas ou aquelas serras são produzidas também é de grande importância. É aconselhável dar preferência a marcas conhecidas e não comprar pelo preço sedutoramente baixo do produto. Atrás de um nome da moda, na verdade, produtos falsificados podem estar escondidos, o que só trará decepção durante o uso. Por exemplo, fabricantes sem escrúpulos costumam usar a marca Bosh para chamar a atenção para seus produtos.

Os arquivos falsificados vendidos com esta marca são carimbados. Isso pode ser visto se você olhar atentamente para os dentes de tais objetos cortantes. Por um lado, apresentam um ligeiro arredondamento, enquanto os originais apresentam uma geometria perfeita. Além disso, os arquivos de marca podem ser adquiridos não por peça, mas apenas na embalagem adequada.

Na hora da compra, qualquer defeito externo do produto deve ser alarmante, sinalizando que um casamento está nas mãos. Podem ser não apenas as falhas do próprio metal, de onde são feitos os arquivos, mas também inscrições e desenhos indistintos nas telas. Se a marcação for impressa de forma torta, significa que você tem um produto falsificado em mãos.

Regras de trabalho

Algumas dessas mini-máquinas não são projetadas para processar produtos de metal com espessura superior a 5 mm. Outros permitem cortar metal de pelo menos 10 mm. Depende muito se o quebra-cabeça é para uso doméstico ou profissional. Para que os arquivos do quebra-cabeça funcionem por muito tempo, você precisa usar a própria ferramenta corretamente.

  • O ajuste correto do quebra-cabeça irá garantir o funcionamento normal da ferramenta e o funcionamento sem problemas do arquivo utilizado. Isso permitirá que o dispositivo funcione o máximo possível e não permitirá que a lâmina de corte fique cega.
  • Ao trabalhar, você não precisa colocar pressão no quebra-cabeça.Isso não vai acelerar o trabalho, mas a perspectiva de quebrar a ferramenta se tornará bastante real. E também você precisa escolher a velocidade certa do arquivo. Em alta velocidade, pode ficar muito quente, tornando-se menos afiado e menos duro.
  • Não importa o quão habilmente o mestre possa usar uma serra elétrica, ele deve ter pelo menos algumas serras sobressalentes à mão.
  • Se uma serra de vaivém é freqüentemente usada para cortar metal, você precisa ter lâminas separadas para alumínio, metais não ferrosos e aço na fazenda.

Quando for necessário recorrer ao uso de uma serra vertical para tais fins apenas de vez em quando, é aconselhável ter à mão uma serra que possa cortar aço. Este arquivo também pode lidar com outros metais.

  • É melhor ter uma margem ao usar uma ferramenta manual, embora um quebra-cabeça manual comum permita que você continue a usá-los até que um determinado comprimento das limas seja mantido, o que torna essa máquina bastante econômica. Os elementos de fixação da serra são projetados para que você possa mover a lâmina da serra sempre, garantindo sua fixação segura e mantendo-a sob tensão.
  • Use óculos de proteção e luvas ao trabalhar com qualquer serra de vaivém. E também, não se deve esquecer que a lima é uma ferramenta muito afiada e, se usada incorretamente, o quebra-cabeça pode ferir uma pessoa.
  • Você não pode "espremer o suco" de um arquivo maçante, tentando usá-lo o máximo possível. A partir desse tratamento, o trabalho pode ser mal executado e, ao utilizar uma unidade elétrica com lâmina romba, a serra começa a funcionar sob carga e pode quebrar.
  • Quando se trata de metalurgia, nada pode durar para sempre, e ainda mais para um quebra-cabeças. Mas com a seleção e aplicação adequadas deles, você pode esperar que eles não se tornem consumíveis trocados com frequência.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral das serras básicas da Bosch para o corte de produtos de metal e superfícies de metal.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário