Serras de vaivém: características e tipos

Serras de vaivém: características e tipos
  1. Marcando
  2. Materiais (editar)
  3. Compromisso
  4. Dimensões (editar)
  5. Formato de rabo de cavalo
  6. Parâmetros geométricos dos dentes
  7. Como escolher?
  8. Sutilezas de operação

No contexto de reparos domésticos intermitentes, existe a necessidade de uma ferramenta como um quebra-cabeças. Eles podem cortar qualquer material rapidamente e, com um pouco de habilidade, uniformemente. Isso o ajudará a cortar buracos redondos ou quadrados e a cortar uma tira reta. Com ele, você pode até mesmo criar qualquer peça de mobiliário.

Essas manipulações são feitas por meio de arquivos especiais que diferem em suas características.

Marcando

Para escolher o arquivo certo, você precisa conhecer as características distintivas dos tipos de produtos. A rotulagem pode ajudar com isso. Estas são algumas abreviaturas alfanuméricas que indicam as propriedades do bico e suas características de qualidade.

Essas designações são necessárias principalmente para pessoas que não estão profissionalmente envolvidas em reparos e não podem determinar a finalidade de um bico específico devido a características externas.

A parte principal das informações necessárias para a escolha correta está localizada no final do arquivo. Inclui letras e números. Cada um dos símbolos carrega informações específicas.

A letra inicial caracteriza o tipo de cauda, ​​que pode ser:

  • T - forma figurativa;
  • você - figurativo;
  • M - o suporte é adequado apenas para a marca Makita;
  • Fein padrão.

    O segundo sinal indica o comprimento da tela, que é produzida:

    • 1 - até 7,5 cm de comprimento;
    • 2 - tamanhos de 7,5 cm a 9 cm;
    • 3 - de 9 cm a 15 cm de comprimento;
    • 7 - com comprimento máximo superior a 15 cm.

      A letra a seguir indica a dimensão dos dentes da serra. Eles podem ser: A (pequeno), B (médio), C ou D (grande).

      A quarta letra ajuda você a descobrir as informações mais importantes sobre a lâmina de corte. Isto pode ser:

      • F - uma liga muito forte de dois metais é usada para a fabricação;
      • P - indica um corte preciso;
      • O - indica um verso estreito da tela;
      • X - descreve o passo progressivo dos dentes;
      • R - quando os dentes têm direção reversa (reversa).

        Para descobrir o material para o qual a lima se destina a cortar, você precisa prestar atenção à cor da haste.

          Assim, uma ponta cinza indica a possibilidade de cortar madeira, uma azul - qualquer estrutura metálica, e uma lâmina com ponta vermelha pode ser usada para cortar uma superfície de plástico.

          Além disso, a abreviatura no pescoço indica o tipo de lâmina de aço.

          Distinguir:

          • HM - ligas de metal duro;
          • HCS (CV) - produtos siderúrgicos com alto teor de carbono;
          • HSS - aço que corta rapidamente;
          • cv - aço ao cromo e vanádio;
          • BM (BiM) - uma combinação de carboneto e aço rápido.

            A última combinação é a mais forte e durável.

            Há mais uma marca afixada diretamente na lâmina. Estas são palavras em inglês para qualquer qualidade importante da lâmina que deve ser levada em consideração durante o uso.

            Isto pode ser:

            • indicação da capacidade de processar materiais macios - Madeira;
            • corte de metal - Metall;
            • uso para processamento de madeira e materiais de PVC - Hardwood;
            • trabalhar em revestimentos de inox - Inox;
            • trabalhar com fibra de vidro - Fibra, Gesso;
            • a possibilidade de serrar superfícies de alumínio - Alu;
            • cortando borracha e tapetes - Material macio;
            • processamento de produtos de policarbonato - Acrílico.

            Existem também lâminas versáteis que podem ser usadas para cortar qualquer material.No entanto, será difícil cortar vários formatos com essa lâmina, portanto, um conjunto de um grande número de limas é necessário para as atividades profissionais.

            Materiais (editar)

            De um modo geral, todas as telas são feitas de ligas metálicas. Para cortar materiais mais macios, eles simplesmente liberam as lâminas de metal. Se for necessário cortar o metal, então a tecnologia de fusão de vários componentes é usada para aumentar a resistência do produto.

            Existem materiais super resistentes. Estes incluem ladrilhos de cerâmica, grés porcelânico e granito, pedras decorativas. Para seu corte preciso e de alta qualidade, são necessárias soluções fora do padrão, pois são muito duráveis ​​e de fácil furação. É por isso as lâminas de serra de vaivém são produzidas com pulverização especial ou soldagem de ligas duras.

            Portanto, o revestimento da aresta de corte costuma ser o diamante. Seu principal indicador é a granulação, que pode ser alta ou baixa. A ausência de cavacos e fissuras ao longo do corte, assim como a velocidade do próprio processo, dependem diretamente do grau de granulação. Quanto mais alto, mais fácil é fazer um corte preciso e de alta qualidade.

            Existem algumas regras gerais para todos os tipos de materiais. Um corte reto pode ser feito com uma lâmina larga. Se for para realizar o corte ondulado, então é melhor escolher a tela um pouco mais estreita.

            Porém, cortando com uma serra elétrica de materiais duros (grés porcelanato), em qualquer caso, o processo é longo. Portanto, este dispositivo justifica seu uso apenas para o corte de curvas de peças.

            Compromisso

            Esses produtos também se distinguem pelo material que podem cortar.

            As telas são produzidas por:

            • para plástico;
            • Madeira;
            • metal;
            • cerâmica;
            • concreto;
            • pedra;
            • papelão (cartão);
            • universal.

            Os arquivos de quebra-cabeças modernos têm um grande número de parâmetros pelos quais podem ser distinguidos. No entanto, essas marcações não significam praticamente nada para usuários comuns. O mais simples e compreensível é a diferença de propósito. Ou seja, a diferença entre telas em materiais que podem ser cortados com elas.

            Ao trabalhar com madeira, eles usam lâminas feitas de tipos de aço: BM, CV e HCS... Quanto ao papelão, para obter um corte preciso sem aparas, o tamanho dos dentes da serra deve ser A ou B. Tamanhos grandes do tipo D ajudam a fazer cortes retos e ásperos em madeira grossa e papelão ou fibra. Um exemplo é a lâmina T344C.

            Também existe uma modificação de arquivo para cortar papelão. Possui uma lâmina ondulada bastante incomum, sem dentes. Ao trabalhar, a lâmina divide suavemente o material em partes.

            Esta opção também é adequada para outros materiais macios:

            • borracha;
            • espuma;
            • tapete.

            Além disso, deve ser dito sobre os materiais decorativos que são mais frequentemente usados ​​para decoração de interiores de instalações - laminados e ladrilhos revestidos.

            O mais adequado para eles é a lâmina marcada T101BR. Os dentes do meio desta lâmina ajudam a prevenir danos materiais em áreas ao longo do corte.

            Para o corte da forma dos materiais acima, é melhor escolher uma lâmina pequena e estreita com dentes médios (T101BO)... O tamanho pequeno facilita a manobra da ferramenta.

            Ao serrar estruturas metálicas, você precisa saber que as limas de aço BM e HSS com dentes ondulados proporcionam um corte mais claro e uniforme. Chapas de metal com até 0,3 cm de espessura podem ser cortadas com T118A, até 0,6 cm com T118B. Quando o metal é muito fino (até 0,15 cm), então a lâmina é tirada com dentes microscópicos, com a designação T118G.

            Se se trata de um perfil metálico ou de tubos até 3 mm, o que é importante na hora de reparar o abastecimento de água e pendurar toalhas na casa de banho, use a lona T318A. Seu comprimento pode ser de até 15 cm.

            Quando se trata de PVC, eles usam limas especiais para processar materiais plásticos e produtos comuns para madeira ou metal.Um corte liso será obtido quando se utiliza uma lâmina com dentes grandes, pois o miolo do plástico aquecido por fricção pode preencher a parte útil da lima. É melhor manter a velocidade do próprio quebra-cabeça no mínimo. O tipo de aço da lâmina pode ser CV ou HCS ou HSS.

            Superfícies mais espessas são mais fáceis de cortar com uma lâmina de corte curto de dentes médios - T101BF.

            Plexiglass é bem cortado com uma lima de metal T101A de dentes finos.

            A cerâmica também é um elemento importante da renovação. Possuem uma estrutura muito frágil, não sendo possível o uso de lima dentada. Nesses casos, é necessária uma lâmina especial que, em vez de dentes, tem um jato abrasivo de lascas de diamante.

            Dispositivos com ponta de carboneto de tungstênio também podem ser usados, mas eles são adequados apenas para azulejos de parede fina. Cortá-los em ladrilhos será ineficaz. Na marcação de tal arquivo, as letras HM devem estar presentes.

            Se necessário (na ausência de um moedor), revestimentos de concreto, blocos ou pedra podem ser cortados com uma serra de vaivém. A lâmina para tal corte possui dupla marcação: Gasbeton / Kunststoffe e Fibra / plástico HM / CT-31137. Alguns especialistas afirmam que uma lima de metal também é adequada para esse tipo de trabalho, porém a lâmina não dura muito.

            E, finalmente, uma lâmina universal, que é conveniente para fazer não só cortes ásperos em superfícies de madeira de até 5 cm de espessura, mas também para serrar aço, plástico e metais macios.

            Dimensões (editar)

            A marcação das dimensões das lâminas do puzzle, dada acima, permite tirar conclusões sobre os tipos de lâminas em tamanho. Os arquivos podem ser pequenos, médios e grandes. Nesse caso, a dimensão descreve o comprimento. Neste caso, a marcação C significa simplesmente uma lâmina longa e D - indica o comprimento máximo da lima.

            Acredita-se que quanto mais comprida for a lâmina, melhor cortará em linha reta. As opções médias e curtas são adequadas para o corte dos cacheados.

            Mas também existem características de telas de diferentes larguras. Este parâmetro determina o quanto a lâmina se desvia da perpendicular durante o corte. Quanto mais largo for o arquivo, maior será o desvio.... Portanto, versões largas da ponta do quebra-cabeça são usadas para cortes retos e versões finas para cortes cacheados. Além disso, as peculiaridades da ponta da lâmina muitas vezes não permitem que ela seja fixada no mecanismo de autotravamento da ferramenta.

            Formato de rabo de cavalo

            De acordo com este indicador, você pode determinar para qual marca de tecnologia e o tipo de mecanismo de fixação de uma serra elétrica a lima é adequada.

            A cauda em forma de T foi inventada pelos engenheiros da Bosch, por isso esta tela é adequada para esta marca de equipamento. Posteriormente, outras empresas também passaram a utilizar este formulário.

            A haste em forma de U é o know-how dos artesãos americanos. No equipamento que é vendido em nosso mercado, tal haste é adequada para modelos antigos de serras de vaivém, bem como para unidades com sapata de fixação e tipos de parafusos.

            As extremidades da lâmina de serra como Makita e Bosch cabem em equipamentos dos mesmos fabricantes, respectivamente.

            Parâmetros geométricos dos dentes

            A largura do corte, sua precisão, bem como a velocidade de trabalho dependem diretamente da forma e localização dos dentes.

            A geometria dos dentes é:

            • diluído moído;
            • fresado em forma de onda;
            • moagem cônica;
            • polido diluído.

            Os dentes fresados ​​em ambas as direções, por sua vez, ajudam a lâmina a evitar o superaquecimento. É conveniente cortar metais não ferrosos com essas limas.

            Na fresagem ondulada, os dentes em grupos são criados suavemente, com uma inclinação um pouco maior de cada dente subsequente, também alternadamente para a direita e para a esquerda. Eles são usados ​​para cortes limpos (cortes com corte limpo, bordas chanfradas).

            Lâminas cônicas também fornecem cortes limpos em plástico, madeira, laminado.

            As lâminas de serra com retificação diluída de dentes são utilizadas quando é necessário realizar um corte grosseiro de materiais como cartão, aglomerado e madeira macia.

            Como escolher?

            No mercado moderno, existe uma grande seleção de arquivos quebra-cabeças. As telas variam drasticamente em preço e qualidade. Dado o uso inseguro de arquivos de baixa qualidade, é aconselhável adquirir produtos comprovados. Isso pode ser selecionado de acordo com a popularidade da marca. A política dessas empresas é manter uma reputação positiva para os produtos, de modo que somente lançam produtos confiáveis ​​no mercado.

            Os melhores fabricantes de acessórios para serras de vaivém são Makita, Bosch e Matabo.... A melhor opção para combinar preço e qualidade é o conjunto de lâminas da marca Bosch. Suas telas são muito fáceis de usar e apresentam alto desempenho. Infelizmente, mas os produtos desse fabricante são os mais freqüentemente falsificados, por isso é melhor comprar arquivos em lojas de ferragens especializadas, que podem fornecer certificados de qualidade para seus produtos.

            No entanto, os componentes falsificados também podem ser distinguidos visualmente. Por exemplo, quando há corrosão ou outro dano no produto, não há dúvida de que a lona é falsa... Além disso, a falsificação pode ser identificada ao longo das bordas do produto. As serras lançadas "nos porões" têm uma extremidade arredondada de um lado... Tal defeito ocorre devido ao processo de estampagem de chapas de metal. Os produtos reais terão as mesmas extremidades retangulares em ambos os lados.

            E, é claro, você deve prestar atenção à qualidade das etiquetas rotuladas. Se eles são executados indistintamente ou borrados devido ao uso de tinta barata, então uma falsificação é óbvia.

            Sutilezas de operação

            Para que a tela funcione o máximo possível, ela deve ser usada e armazenada adequadamente. Em primeiro lugar, se o trabalho for executado por um não especialista, é necessário familiarizar-se com as instruções de fixação da lâmina em uma serra de vaivém, uma vez que uma grande variedade de fabricantes levou à presença de designs não padronizados de travamento mecanismos.

            Afiar também é importante para manter as condições de trabalho. É possível determinar a necessidade dessa manipulação pelo desvio do ângulo de corte da guia (de 90 graus para 45).

            Se os dentes da serra estiverem cegos, devem ser afiados com uma lima de diamante se os dentes forem pequenos e com uma lima média ou de diamante se forem grandes ou médios.

            Como escolher arquivos para um quebra-cabeças, você aprenderá no vídeo abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário