Recursos e dicas para escolher os quebra-cabeças Metabo
Poucas pessoas sabem que, para a criação de um quebra-cabeça, a humanidade deveria agradecer ao suíço Albert Kaufman. Suas observações sobre o funcionamento da máquina de costura levaram à ideia de substituir a agulha por uma ferramenta de corte. O pensamento da engenharia tornou-se realidade em 1946. Um ano depois, a indústria dominou a produção dessa ferramenta.
As serras de vaivém modernas são produzidas por diversos fabricantes. Os produtos da marca Metabo são muito populares entre eles.
Peculiaridades
A empresa alemã Metabo oferece aos clientes várias dezenas de quebra-cabeças. As ferramentas manuais estão disponíveis em modelos sem fio e elétricos para uso doméstico e profissional.
O quebra-cabeça é exigido ao trabalhar com vários materiais:
- madeira (placa, madeira);
- cerâmica;
- lajes (OSB, fibra, aglomerado);
- revestimentos para pisos - laminados e parquete;
- drywall;
- materiais compósitos;
- plástico;
- alumínio de metal macio e produtos de paredes finas dele (tubos, cantos).
As ferramentas Metabo são capazes de realizar não apenas cortes retos, mas também cortes circulares, curvos e chanfrados. A parada paralela permite que você faça um corte estritamente paralelo a um dos lados da peça que está sendo usinada. Os cortes de canto são criados girando a sola. Para o corte interno da chapa, via de regra, é feito um furo para a entrada da lima do quebra-cabeças.
Uma variedade de modelos pode causar dificuldades na escolha de uma instância particular. A familiaridade com as propriedades básicas dos quebra-cabeças permitirá que você faça a escolha certa.
Características das ferramentas elétricas e sem fio
A principal diferença entre as ferramentas é a forma como são alimentadas. As serras de vaivém são alimentadas por uma rede elétrica doméstica com uma tensão de 220 V.
Os motores dos modelos de acumuladores são acionados por uma carga de baterias removíveis (baterias de acumuladores). Os primeiros só podem funcionar onde houver eletricidade, os segundos não estão presos a um local, podem ser movidos sem se preocupar com o comprimento do cabo de alimentação e a presença de tensão na rede.
Dispositivos sem fio são capazes de operar por um longo tempo sem recarga. Um carregador e duas baterias compõem o kit quebra-cabeças. Para recarregar a bateria, uma rede de 220 V é necessária.
Todos os produtos Metabo são caracterizados por:
- precisão;
- precisão do corte;
- potência;
- confiabilidade;
- ergonomia.
Os quebra-cabeças alemães são adaptados ao máximo para um trabalho confortável. A ferramenta é fácil de transportar.
Para transportá-lo até o local de trabalho, o quebra-cabeça é colocado em uma caixa de plástico com um encaixe que repete o formato da ferramenta.
O design clássico inclui vários elementos.
- Quadro. A sola da caixa é dotada da capacidade de virar à direita e à esquerda em um ângulo de até 45 graus. Isso possibilita a execução de cortes chanfrados.
- Uma almofada de plástico fixada na sola protege contra vários danos e lascas do material. A placa protetora executa uma tarefa semelhante.
- Localização conveniente dos controles de comutação e deslocamento.
- O motor que aciona a ferramenta está localizado dentro da carcaça. Os motores elétricos são equipados com escovas de desligamento automático. Os motores sem escova são alimentados por baterias recarregáveis com recargas ilimitadas.
- Um sistema especial chamado "Metabo Quick" permite que você mude rapidamente a ferramenta de corte (arquivos).
- A poeira gerada durante a operação é capturada por um tubo especial. A área de trabalho está sempre claramente visível para o operador.
- A luz de fundo pode ser ligada para fazer cortes em condições de pouca luz.
- O curso do pêndulo de vários estágios oferece excelentes resultados ao trabalhar com peças de uma variedade de materiais.
- O escudo protetor é feito de material transparente durável. Proporcionando segurança à pessoa, não diminui a visão.
Critérios de escolha
A escolha do modelo depende das necessidades do comprador. Vale a pena avaliar algumas das principais características do equipamento.
Por exemplo, para necessidades domésticas: reparos, construção única, uso periódico, você não deve comprar uma ferramenta cara de alta potência - até 700 watts. Um motor forte é capaz de suportar cargas contínuas regulares, é útil para uso profissional. Para o trabalho em casa, uma potência de 400 watts é suficiente.
Um indicador importante é a profundidade de corte. É definido de acordo com a profundidade máxima de corte na madeira. Este parâmetro é selecionado dependendo da espessura do material processado.
Ferramentas versáteis estão prontas para cortar diferentes materiais. Uma habilidade semelhante aparece ao ajustar a taxa de braçada.
Se você planeja usar uma serra de vaivém para materiais com densidades diferentes, a escolha deve ser interrompida em modelos com a capacidade de alterar a frequência do curso.
Além dos indicadores técnicos, a conveniência deve ser considerada. Os quebra-cabeças Metabo estão disponíveis com dois tipos de alças. Alguém se sente mais confortável segurando o cabo em forma de D, enquanto outros escolhem um espécime de cogumelo. Gerenciamento de ferramentas que vale a pena tentar - Conveniência de usar os botões liga / desliga, alternar as etapas do curso do pêndulo, além de sentir o peso com bateria recarregável ou cabo de alimentação.
Se você deseja trabalhar com o maior conforto, deve escolher um dispositivo com iluminação e retirada automática da serragem da zona de corte.
Arquivo
Para que uma ferramenta funcional seja usada 100%, você precisa escolher os arquivos certos para ela. As operações de serra de vaivém são fáceis quando a ferramenta de corte está segura no suporte e se ajusta ao material que está sendo cortado. Diferentes serras têm diferentes hastes - partes do corpo da lâmina de corte destinadas à fixação na ferramenta. O mecanismo de fixação universal adapta-se a qualquer haste, por isso uma serra vertical com este tipo de mecanismo é a melhor opção.
Um tipo de arquivo é projetado para um material. Ao alterar o tamanho e a dureza da peça de trabalho, selecione a lâmina apropriada.
As telas diferem não apenas no formato da haste, mas também em:
- tamanho e forma;
- largura e comprimento;
- arremesso de dentes;
- a classe do material com o qual a ferramenta é feita.
O material dos arquivos quebra-cabeças possui marcações, que determinam as capacidades das lâminas.
Abreviação "HSS" indica a fabricação de limas de aço-liga. Esta ferramenta pode ser usada para cortar tijolos, concreto e metal.... Lâminas duras trabalham em altas velocidades, não colapsam sob calor significativo de fricção.
Lâminas marcadas como "BIM"... O material bimetálico é fácil lida não apenas com madeira. É ideal para o processamento de ladrilhos cerâmicos, laminados e plexiglass.
As lâminas de serra de carboneto de tungstênio (HM) podem ser usadas para trabalhar em fibra de vidro e ladrilhos de cerâmica.
Ferramentas de corte de aço de alto carbono (HCS) serrando plásticos e madeirase não for particularmente difícil. O corte de materiais macios, como papelão e aglomerado, deve ser feito com lâminas marcadas com "CV".
A forma dos dentes das lâminas de corte tem um efeito significativo na qualidade do corte. Com uma serra de dentes finos, o trabalho é feito lentamente, o corte é liso e preciso. Um corte grosso é produzido usando facas de dentes grossos.
A inconsistência das lâminas de corte com as características dos materiais cortados pode levar ao seu desgaste prematuro.Usar as facas "erradas" pode danificar o próprio quebra-cabeça.
Agora que você conhece os princípios para escolher uma ferramenta e seu equipamento, pode fazer compras com segurança.
No próximo vídeo você encontrará uma visão geral do quebra-cabeças Metabo STE 100 Quick.
O comentário foi enviado com sucesso.