O que é um curso de pêndulo de serra de vaivém e para que serve?

O que é um curso de pêndulo de serra de vaivém e para que serve?
  1. Dispositivo
  2. Dicas de uso
  3. O que é um curso de pêndulo?
  4. Como faço para usar o controle de troca?
  5. Prós de usar um golpe de pêndulo
  6. Desvantagens de usar o curso do pêndulo

Uma serra de vaivém é uma lâmina de serra alternada. Hoje em dia, um quebra-cabeças é mais frequentemente usado para cortar vários materiais. Não é uma ferramenta elétrica muito grande.

Com a ajuda de uma serra de vaivém, é fácil realizar o corte reto e figurado de perfis e chapas. É capaz de cortar praticamente qualquer superfície com rapidez e eficiência.

Dispositivo

Um quebra-cabeça de mão é uma ferramenta tecnicamente simples. Consiste em um arco de metal. Um mecanismo de serra está preso entre suas pontas. Uma alça é presa a uma extremidade do arco, para a qual a serra de vaivém pode ser segurada durante a operação. O elemento principal de um quebra-cabeças manual é a lâmina de serra, pois a eficiência de todo o processo de serração dependerá de sua qualidade e nitidez.

O principal mecanismo de um quebra-cabeças elétrico é uma lima. Pode fazer movimentos alternativos com grande freqüência. A serra é acionada por um motor elétrico, que está localizado em uma caixa com uma alça. A alça é necessária para ajustar as direções de corte. A base de metal da serra é usada como suporte durante o processo de corte.

Dicas de uso

Antes de usar esta ferramenta, leia as dicas a seguir cuidadosamente de artesãos experientes.

  • Não coloque muita pressão na ferramenta durante o trabalho. Basta segurar o quebra-cabeça firmemente em sua mão.
  • Para fazer um corte preciso, a peça de trabalho deve estar sempre bem fixada.
  • Você pode reduzir a vibração ao processar chapas de metal finas, colocando uma chapa de madeira compensada sob ela.
  • Se você colar fita adesiva ao longo da linha de marcação, a probabilidade de lascas será mínima.
  • Ao serrar plástico, é recomendável usar a velocidade mais lenta da ferramenta.
  • Para cortar plexiglass ou metais não ferrosos de alta qualidade, trate cuidadosamente a serra com óleo de máquina.

O que é um curso de pêndulo?

O movimento pendular ou o chamado “bombeamento” aumenta a velocidade de corte do material. É especialmente eficaz para uma grande escala de trabalho com materiais volumosos. Pequenas oscilações durante o curso do pêndulo aumentam a eficiência dos movimentos da serra, forçando-a a "morder" a superfície. Além disso, essa amplitude remove bem a serragem dos orifícios que estão sendo cortados. Como resultado, isso aumenta o afundamento dos dentes e acelera o corte.

O movimento pendular da serra de vaivém é executado de acordo com o princípio de oscilação. A serra produz vibrações pendulares sob a ação do rolo de suporte. A fonte desses movimentos é uma grande viga de equilíbrio, na parte inferior da qual há uma fina placa de metal. Como resultado da rotação da caixa de engrenagens, a barra de equilíbrio e a haste produzem movimentos alternativos. O balanceador pressiona o bombeamento e a haste transmite os movimentos para a lima.

Quando a função de pêndulo não está ativada, o arquivo se move para cima e para baixo e faz um corte reto. Quase em todos os modelos de quebra-cabeças existe um ajuste da amplitude do curso do pêndulo. É realizado por um interruptor especial. Isso contribui para a seleção do modo de corte ideal para um determinado material. O grande número de etapas do regulador ajuda a selecionar com mais precisão a configuração correta da ferramenta e encontrar um equilíbrio entre a velocidade e a uniformidade do corte.

Como faço para usar o controle de troca?

É fácil adivinhar que nos quebra-cabeças para uso profissional existem mais níveis para ajustar a amplitude do movimento do pêndulo do que nos modelos domésticos comuns. O número de etapas em quebra-cabeças profissionais é geralmente quatro. Cada velocidade corresponde a um determinado tipo de corte.

  • Zero é a ausência completa de paginação.
  • A primeira velocidade significa desligar o curso do pêndulo. É necessário para fazer serras de moldes, para manusear metais duros, bem como para materiais de madeira pouco espessos.
  • A segunda velocidade significa a taxa de bombeamento mais baixa e é usada para serrar madeira e metais não ferrosos macios.
  • Na terceira velocidade, com vibrações médias, o plástico e a madeira fina são cortados.
  • A quarta velocidade máxima é necessária para o corte grosso de madeira espessa (mais de 5 centímetros).

Prós de usar um golpe de pêndulo

Os aspectos positivos de usar o curso do pêndulo, é claro, incluem o seguinte:

  • alta velocidade de trabalho;
  • você pode serrar madeira macia, poliestireno, plástico, madeira compensada, aglomerado, folhas de aço;
  • a serragem é bem removida;
  • devido à alta velocidade, o aquecimento e o desgaste da lima são reduzidos, portanto, a vida útil da ferramenta é aumentada.

Desvantagens de usar o curso do pêndulo

Mas esse mecanismo notável também tem suas desvantagens. Isso inclui os seguintes pontos:

  • baixa qualidade da linha de corte e aparecimento de cavacos nas bordas;
  • não é adequado para corte cacheado, só pode ser usado para corte reto;
  • não recomendado para trabalhos em cerâmica, pedra, ligas de metal duro.

O mecanismo de pêndulo nas modernas serras de vaivém ajuda a evitar esforços excessivos e aumenta a velocidade de trabalho. O corte mais rápido reduz significativamente o desgaste da lâmina de serra. Como resultado da deflexão da lâmina para baixo, o corte é limpo. Graças a tudo isso, a produtividade da ferramenta aumenta e a vida útil da serra de vaivém aumenta.

Para uma visão geral do quebra-cabeça do pêndulo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário