Como escolher e usar um quebra-cabeças Makita?

Contente
  1. Especificações
  2. Princípio da Operação
  3. Que tipo de quebra-cabeças existem?
  4. O alinhamento
  5. Acessórios e acessórios
  6. Qual é melhor escolher?
  7. Manual do usuário

Uma ferramenta como um quebra-cabeças é considerada um dos itens mais essenciais no arsenal de um verdadeiro construtor. Também pode ser necessário para quem deseja fazer reparos por conta própria, sem recorrer à ajuda de equipes especiais. Graças ao quebra-cabeça, você pode facilmente cortar as peças de que precisa de certos materiais, ajustar peças individuais do mesmo design ao tamanho ou fantasiar sobre algo incomum e original.

O mercado de ferramentas possui um amplo leque de empresas de todos os tipos que se dedicam ao desenvolvimento e produção de equipamentos de construção. Uma das mais conhecidas e procuradas é a marca japonesa Makita. Por quase um século de experiência, a empresa se estabeleceu do melhor lado e conseguiu conquistar a confiança de milhões de consumidores em todo o mundo. As pessoas compram produtos Makita e nunca param de falar sobre a confiabilidade e conveniência da ferramenta da marca japonesa.

Especificações

Os quebra-cabeças têm um design elementar e Makita, ao criar ferramentas, confere-lhes uma estrutura simples e fiável, o que atrai verdadeiros apreciadores de qualidade. Os principais componentes do dispositivo quebra-cabeças são o corpo e a alça. Abaixo encontra-se uma lâmina de trabalho, devido ao qual ocorre o corte, e as bases são suportes para o dispositivo.

O corpo inclui um controle deslizante, que ajuda a fixar com firmeza a lâmina e o motor elétrico. Com a ajuda deste mesmo motor são ativados movimentos alternativos, para obter os cortes de que necessita.

Ao comprar uma ferramenta para marcenaria, é importante prestar atenção a várias características.

  • Potência da máquina... É ela quem determina a velocidade de corte de um determinado material. Esse número pode começar em 450 e ir até 720 watts.
  • Frequência de movimento da correia... A velocidade de corte de qualquer material depende dessa característica. E também uma excelente função é a capacidade de ajuste, que é conveniente se de repente você precisar realizar um trabalho árduo ou, ao contrário, acelerar o processo.
  • Função pendular... Uma serra de vaivém equipada com um pêndulo corta mais rápido. Isso é conseguido devido ao fato de que a lâmina é alimentada na direção da serra em seu curso superior.
  • Soprando o dispositivo... O fluxo de ar da parte de trás da lâmina ajuda a se livrar da serragem. Como resultado, a serragem e a poeira são removidas. A qualidade do trabalho está, sem dúvida, melhorando.
  • Função de corte chanfrado... Facilita muito a tarefa no processo de corte de objetos de difícil alcance. Na maioria das vezes, essa posição é alcançada por meio de um ajuste suave usando uma chave especial.
  • Único... A parte mais importante do quebra-cabeças, que afeta significativamente o resultado do trabalho, pois é ela que determina a comodidade e a precisão do processo de corte. É preferível escolher uma sola fundida - com ela o dispositivo “caminhará” suavemente sobre o material.
  • Espessura máxima de corte... É importante prestar atenção a este indicador se seus planos incluem trabalhar com elementos finos e cortá-los.

As serras de vaivém são elétricas e movidas a bateria.Obviamente, os últimos são convenientes no sentido de que não limitam a área em que podem ser usados, enquanto as ferramentas com um acessório fixo podem estar em modo de trabalho apenas se houver uma fonte de energia próxima. No entanto, os quebra-cabeças sem fio demoram para recarregar, o que nem sempre é conveniente se o tempo de operação for limitado, e comprar uma bateria nova é bastante caro.

Os quebra-cabeças movidos a rede não exigem custos significativos, portanto, são considerados mais lucrativos.

Princípio da Operação

A ferramenta de trabalho do quebra-cabeça, ou seja, a lima de unha, realiza movimentos translacionais em certas direções, e sua ação direta ocorre no momento do movimento para cima. Os fabricantes usam um rolo de suporte especial como mecanismo de guia para a lima.

O pêndulo permite que o arquivo não apenas se mova para cima e para baixo, mas também o ajuda a trabalhar em uma curva. Assim, o arquivo corta o material à sua frente.

Os especialistas aconselham o uso do curso pendular durante o trabalho, pois isso contribui para a maior vida útil da lâmina.

Há poucos anos, os quebra-cabeças elétricos não eram muito populares entre os verdadeiros construtores, pois telas bastante finas não permitiam observar a linha de corte, a lima saía da trajetória pretendida e o processo parava de se desenvolver.

No entanto, os fabricantes de hoje, incluindo a marca japonesa Makita, oferecem aos seus clientes serras de vaivém de realmente alta qualidade com uma função de ajuste de velocidade.

As ferramentas modernas praticamente não vibram durante a operação, o que garante um trabalho suave e frutífero.

Que tipo de quebra-cabeças existem?

Conforme mencionado acima, os quebra-cabeças são divididos em elétricos e a bateria. Qual escolher é com você, porque depende das preferências pessoais do proprietário e da quantidade estimada de trabalho realizado. As vantagens de um quebra-cabeça são óbvias. Mas uma desvantagem significativa, é claro, é a presença obrigatória de uma fonte de energia.

Um quebra-cabeças profissional difere em maior número da versão nacional em todos os aspectos, ou seja, destina-se a trabalhos sérios e em grande escala. Obviamente, seu custo será maior, mas nem todos precisam, mas apenas representantes da profissão de construção.

Esta seção também inclui serras de vaivém para laminado, que são projetados para o trabalho de instaladores de piso e facilitam muito o trabalho do mestre.

Especialmente populares são quebra-cabeças retroiluminados... Eles são extremamente úteis ao trabalhar em áreas mal iluminadas. Com a ajuda deles, você pode continuar o processo de construção a qualquer hora do dia.

Além disso, serras de vaivém modernas são equipadas com um apontador laser... Substitui o lápis, que é familiar a muitos construtores, com o qual fazem marcas na área de corte.

Aqui, o laser indica o caminho a seguir para o arquivo e não requer maior atenção do trabalhador.

O alinhamento

A marca japonesa Makita oferece aos seus clientes uma ampla seleção de todos os tipos de modelos de quebra-cabeças, cada um deles de alta qualidade e confiabilidade.

Vamos considerar as opções mais populares.

Makita 4236

O modelo é legitimamente considerado a primeira ferramenta de um mestre novato. O quebra-cabeça é incrivelmente fácil de usar, pois possui todas as funções de que você precisa inicialmente. Adequado para cortar produtos de plástico, madeira e metal. O modelo possui a capacidade de realizar cortes retos e intrincados.

Baixo peso e baixa vibração são características positivas para um iniciante.

Além disso, o preço acessível é uma boa notícia - começa a partir de 3.000 rublos, o que é muito bom para uma compra bem-sucedida.

Makita 4329

Já está equipado com um grande número de funções e destina-se a quem, por assim dizer, já experimentou.Aqui está um sistema de controle de velocidade que pode ser customizado dependendo das características do material - madeira, metal ou plástico. O curso do pêndulo aumenta a velocidade com que o dispositivo opera. E também a função de inclinação da sola para fazer cortes em ângulo.

A vantagem inequívoca deste modelo é um plano de aço rígido, no qual a unidade repousa e se move com segurança ao longo da superfície.

A desvantagem é a falta de um sistema de sopro de serragem, o que nem sempre é conveniente para o trabalho.

Makita JV0600K

O modelo é ideal para trabalhos permanentes em qualquer oficina, pois se posiciona como uma unidade verdadeiramente confiável com potência aumentada do motor elétrico, proteção contra superaquecimento. Uma excelente adição é a função de controle de velocidade.

Além disso, a ferramenta pode realizar cortes retos e curvos, bem como trabalhar em ângulo.

Para as desvantagens, você pode levar um peso bastante grande e o fato de que o preço começa a partir de 6.000 rublos.

Makita 4350CT

O quebra-cabeça mais poderoso da marca japonesa é esse modelo. Ele é projetado para trabalhar com uma grande variedade de madeiras, laminados, aglomerados ou MDF. Também adequado para cortar peças de metais ferrosos e não ferrosos, aço inoxidável e plásticos. O sistema de controle confiável e a ventilação eficiente do motor garantem uma operação longa e contínua do dispositivo.

A desvantagem é a falta de iluminação na área de corte. E também a sola é instalada incorretamente na horizontal, portanto, é necessária uma atenção redobrada do trabalhador.

Makita JV100DZ

Um dos mais populares entre os quebra-cabeças sem fio é este modelo específico. Em primeiro lugar, atrai com seu custo - 4.000 rublos para uma serra de vaivém sem fio é bastante barata. Como a ferramenta de rede clássica, ela executa as funções mais essenciais: funciona muito bem em madeira, metal e plástico. A sola de metal ajuda bem durante o processo de serragem.

As desvantagens incluem baixa potência do motor e carregamento de bateria de curto prazo.

Makita JV100DWE

O quebra-cabeças sem fio é ideal para o médico particular. Excelente contato com madeira, aglomerado, MDF, laminado.

O modelo é projetado para cortes retos e curvos, sendo possível fazer cortes inclinados. O controle de velocidade e o curso do pêndulo são essenciais para o trabalho.

No entanto, muitos usuários observam que o quebra-cabeça esquenta muito durante o uso prolongado e a capacidade da bateria nem sempre é suficiente.

Acessórios e acessórios

A marca japonesa Makita, em paralelo com ferramentas de alta qualidade, produz os insumos necessários, bem como todo tipo de acessórios que atendem à comodidade de trabalhar com o aparelho.

Infelizmente, nem todos os modelos de quebra-cabeças vêm com um case para eles. Muitos proprietários de dispositivos reclamam desse problema, eles ainda esperam que os fabricantes produzam caixas especiais para cada versão do quebra-cabeça.

No site oficial da Makita ou em muitas outras lojas online, você pode encontrar facilmente os componentes necessários que estão gastos e precisam ser substituídos.

Por exemplo, é possível adquirir um conjunto de limas, pincéis, porta-serras, âncoras especiais, compassos ou réguas.

O rolo guia também pode ser consultado online, mas é melhor consultar um profissional numa loja especializada. A mesma situação com a lubrificação. É melhor selecioná-lo diretamente para seu modelo de quebra-cabeça, para que a ferramenta funcione de forma confiável e sem interrupções.

Qual é melhor escolher?

Claro, a escolha será sempre sua, porque muitos fatores a afetam: suas preferências pessoais, a quantidade de trabalho planejada, o orçamento com o qual você está contando.

Para usar no máximo uma vez a cada poucos meses, um quebra-cabeças doméstico é bastante adequado, pois simplesmente não aquece e será capaz de satisfazê-lo com seu desempenho.

Se os planos incluem o uso mais frequente da ferramenta, ou trabalhos de reparo grandiosos são planejados, então é melhor dar preferência a dispositivos profissionais.

Uma excelente opção seria optar por aqueles modelos onde a velocidade do arquivo é regulada pressionando o botão iniciar.

Preste atenção na superfície plana da sola, pois disso depende a velocidade e a qualidade dos cortes retos e curvos.

Além disso, escolha o método de alterar o ângulo da sola de acordo com você. Se isso não for necessário com frequência, os modelos com uma alavanca especial servirão. Se você planeja sujeitar o ângulo a mudanças, dê preferência aos produtos onde ele muda usando uma tecla especial. As alças de grampo são adequadas para trabalhar em superfícies verticais e as alças de cogumelo são adequadas para trabalhar horizontalmente.

Manual do usuário

Em primeiro lugar, é importante remover a poeira e todos os tipos de detritos da superfície externa e dos elementos internos da serra de vaivém para evitar quebras. Para prolongar a vida útil do seu quebra-cabeças, adquira o hábito de usar um refrigerante ao trabalhar com metal.... Alternativamente, você pode untar o produto com óleo da parte inferior.

Lubrifique todos os elementos móveis com óleo para que o trabalho seja agradável e a vida útil longa.

Não é difícil alterar o arquivo. O quebra-cabeças é equipado com uma alavanca especial que libera a lima ao ser levantada. Após retirar a peça usada, insira a ponta da nova lima no mesmo orifício. Não se esqueça de fixá-lo com a alavanca.

Muitas vezes acontece que é necessária a substituição do rolo de suporte. Nesse caso, é importante buscar a orientação de um profissional em uma loja especializada.

Veja no próximo vídeo dicas sobre como escolher um quebra-cabeça Makita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário