Tudo sobre quebra-cabeças

Tudo sobre quebra-cabeças
  1. O que é e para que serve?
  2. Recurso e dispositivo
  3. Visualizações
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Aparelhos
  6. Como escolher?
  7. Como usar?
  8. Engenharia segura
  9. Possíveis malfuncionamentos

Ferramentas modernas são necessárias para acelerar e executar várias tarefas com alta qualidade. Para trabalhos em grande escala com materiais de alta resistência, são frequentemente utilizadas serras de vaivém. Esta ferramenta é um grande ajudante para todos os proprietários.

O que é e para que serve?

Uma serra elétrica é uma ferramenta de corte acionada eletricamente. Sua diferença com serras, cortadores e fresadoras é considerada uma precisão significativa ao fazer cortes. O quebra-cabeça é um dispositivo versátil que realiza o corte de diversos tipos de materiais. Usando o dispositivo, você pode realizar não apenas um corte longitudinal, mas também um corte figurado, não excluindo o corte de materiais em ângulo.

O uso de uma ferramenta elétrica é possível em trabalhos em madeira, plástico, metal, vidro, cerâmica.

Se você precisa fazer um corte reto ou com uma trajetória complexa, um corte de alta precisão com arestas limpas, um corte grosseiro de uma peça de trabalho, um furo de formato e área diferentes, então, em tal situação, você não pode prescindir de um quebra-cabeças.

Este tipo de ferramenta deve ser considerada uma pequena serra, que é equipada com um acionamento do tipo elétrico. O quebra-cabeça encontrou uso no trabalho doméstico. Durante a reforma das instalações, pode ser utilizado para cortar laminados, ladrilhos de cerâmica, contraplacado, drywall.

Recurso e dispositivo

A simplicidade de design e a facilidade de operação tornam possível o uso de uma serra elétrica, mesmo por pessoas que não têm habilidade para trabalhar com ela. A parte funcional da ferramenta é composta pela sola de suporte. Na parte superior existe uma manivela e na parte interna um motor elétrico, além de um mecanismo que converte as rotações brutas do motor em rotações da haste. Um arquivo é anexado a este último.

A haste é equipada com uma pinça com características padronizadas, projetada para a haste da serra. Graças à padronização do último elemento, o quebra-cabeça tem a capacidade de trabalhar com vários arquivos. As serras podem ter uma grande variedade de designs, dependendo dos materiais nos quais o trabalho típico será executado. O procedimento de serragem é realizado na vertical, graças a esta característica, a serra de vaivém faz um corte ao longo e no interior das superfícies.

O princípio de funcionamento da serra de vaivém pode ser descrito da seguinte forma: durante a transferência de eletricidade da rede ou da bateria, o motor transmite movimentos rotativos através da caixa de engrenagens para a engrenagem com a haste acoplada; então o processo de conversão de movimentos rotacionais em movimentos alternativos é executado. A serra, que é fixada na haste, move-se para cima e para baixo, garantindo assim o corte.

As principais características de um quebra-cabeças incluem potência, frequência do curso da serra, tipo de fonte de alimentação, características dos cursos da serra, tipo de substituição das serras de corte, equipamento adicional. A marcação da serra também é uma característica muito importante, é composta por letras e números e é aplicada na cauda do produto.

A designação da primeira letra indica o tipo de haste, a segunda indica o tamanho da lâmina, a próxima é o tamanho do dente, a última indica informações importantes relacionadas ao material.

Visualizações

As serras de vaivém possuem uma ampla gama de características, bem como de parâmetros, por isso são divididas em grupos para uso doméstico e profissional. Por sua vez, cada um desses tipos tem suas próprias características. Populares são as opções manuais, para corte de cacheados, com velocidades ajustáveis, fita adesiva.

Uma opção decente para uma ferramenta de qualidade é um mini-quebra-cabeças. É capaz de simplificar a precisão de serrar e lixar o modelo devido à alta rigidez dos corpos de trabalho. Este produto pode ser utilizado não só por profissionais, mas também por iniciantes. O quebra-cabeças é fácil de usar e é uma ótima opção para serrar os mais diversos materiais. A compra de uma ferramenta tornará mais fácil fazer uma bancada ou gaveta.

Profissional

As serras de vaivém profissionais atendem a requisitos elevados, que são devido à alta funcionalidade, desempenho, confiabilidade e ergonomia. Essa ferramenta é capaz de suportar cargas pesadas e funcionar continuamente por 7 horas. Funcionalidade dos quebra-cabeças profissionais:

  • corte de material de madeira com espessura de 8 a 13,5 cm;
  • tarugos de aço com espessura de até 1 cm;
  • placas de alumínio - até 2 cm.

O desempenho de tal ferramenta é diretamente afetado pela reserva de energia. Quanto mais potente for o motor do dispositivo, mais fácil e rápido será o trabalho. Graças à confiabilidade das serras de vaivém profissionais, sua longa vida útil é garantida, assim como casos raros de mau funcionamento.

Doméstico

Um quebra-cabeças elétrico para uso doméstico é considerado barato. É bastante simples de usar, portanto pode ser usado para realizar diversas funções em casa e no país. Os especialistas notam o bom poder do dispositivo, por isso é capaz de realizar todas as tarefas. Características dos quebra-cabeças domésticos:

  • baixa potência;
  • disponibilidade de uma escolha de funções adicionais;
  • trabalho confortável com material de madeira, que possui espessura não superior a 7 cm;
  • corte de aço de alta qualidade com espessura de até 4 cm;
  • a duração da operação não deve ser superior a 20 horas por mês;
  • baixo custo das mercadorias.

    Se você deseja adquirir uma serra elétrica de vaivém, primeiro precisa decidir sobre as características de seu uso.

    Se o corte sério não for planejado por muito tempo, uma ferramenta doméstica simples será a melhor opção.

    Avaliação das melhores modelos

    Os serras de vaivém são assistentes na execução de todos os tipos de trabalhos de construção e reparação. O baixo peso e a compactação da unidade permitem aumentar a produtividade do trabalho. Uma visão geral dos modelos de tais ferramentas atesta sua diversidade na categoria de preços: existem opções de orçamento de baixo custo, bem como profissionais com um preço alto. As empresas de manufatura populares oferecem uma ampla gama de produtos, diferentes em confiabilidade, características e funcionalidade.

    Aqui estão os 10 melhores quebra-cabeças.

    • Bosch GST 65B caracterizado pelo baixo grau de vibração, confiabilidade na fixação das solas, é bastante compacto e pesa pouco. Esse dispositivo é uma opção valiosa para a realização de processos de trabalho no dia a dia, no campo. Ao usar uma serra de vaivém, não se observa cansaço nas mãos, o que se deve a um design bem-sucedido e a uma base ergonômica. Graças ao sopro, o usuário pode verificar a linha de corte correta. O Bosch GST 65B é vantajosamente utilizado no trabalho de madeira, contraplacado e materiais metálicos, razão pela qual esta serra de vaivém é versátil.
    • Bosch PST 10.8 LI se destaca do resto dos modelos alimentados por bateria. A ferramenta é leve, caracteriza-se por uma aceleração suave do motor, além de uma sola ajustável. As funções adicionais deste quebra-cabeças incluem a presença de retroiluminação LED.Este modelo é capaz de funcionar à noite graças à alimentação por bateria.
    • Makita 4329 Destaca-se entre outras opções com uma leve vibração. É caracterizado por três modos de movimento pendular e possui uma alça emborrachada. Das desvantagens, os usuários destacam apenas a duração da substituição da tela.
    • AEG BST 18X - um quebra-cabeças do tipo bateria, caracterizado por ampla funcionalidade. E também o modelo é equipado com tela de proteção facial, freio eletrônico e sola de alumínio fundido. Com todas as suas vantagens, a ferramenta possui baixo custo. O inconveniente pode causar a gravidade do quebra-cabeça, portanto, o uso adicional da mesa durante o trabalho será apropriado.
    • DeWALT DW 349 Considerado um dispositivo bastante potente, possui uma alça que facilita a fácil regulagem da plataforma. A velocidade do quebra-cabeça pode ser alterada com facilidade. E também os recursos do dispositivo incluem a presença de retroiluminação LED e a capacidade de soprar a serragem.

    Ao adquirir este produto, o usuário recebe uma capa protetora especial no kit, que evita a formação de arranhões nos materiais.

    • DeWALT 331K. Esta ferramenta é caracterizada por uma confiabilidade especial, a presença de motores do tipo fechado. O quebra-cabeça possui um grande número de configurações, sendo também possível ajustar a inclinação das lâminas. As solas são equipadas com sobreposições suaves.
    • Ryobi CJS 180L É um quebra-cabeças que possui amplas capacidades e baixo consumo de energia. O aparelho pesa um pouco, possui um apontador tipo laser e uma proteção para proteção. A compra de baterias e carregadores é feita separadamente. Ryobi CJS 180L é freqüentemente usado como um dispositivo de desktop.
    • Interskol MP-100E - um dos modelos domésticos de serras de vaivém. Sua principal vantagem é considerada o baixo preço. A ferramenta pode facilmente suportar cargas significativas graças à caixa especial na caixa de engrenagens. A tampa do dispositivo é articulada, de modo que o quebra-cabeças pode ser facilmente limpo.
    • Bosch GST 14,4 V-LI Professional - um dos melhores representantes dos quebra-cabeças movidos a bateria. O design deste modelo permite a substituição do porta-serra com um único movimento. A ferramenta está equipada com iluminação e função de sopro de serragem. Este quebra-cabeça é capaz de funcionar por muito tempo sem estar carregado.
    • Makita JV100DWE caracterizado pela compactação e pela capacidade de ajustar o curso do pêndulo. Este quebra-cabeças tem um propósito doméstico, por isso é usado para as necessidades domésticas. A ferramenta não é muito poderosa, mas ao mesmo tempo é bastante eficaz.

    Aparelhos

    Para tornar o uso de serras de vaivém o mais confortável possível, você pode usar vários dispositivos adicionais. Trabalhar com placas substituíveis, barra de extensão, mesa de trabalho, trilhos guia torna-se mais fácil e rápido.

    Muitos modelos de serras de vaivém são fornecidos com placas substituíveis, cujo objetivo principal é melhorar o deslizamento das peças da serra sobre os corpos da peça. A compra de um cabo de extensão de qualidade é possível em muitas lojas e a um preço acessível. Podem surgir dificuldades ao escolher uma área de trabalho. Esse item é capaz de facilitar o processamento de pequenas peças, além de aumentar a qualidade do corte de peças grandes.

    A mesa quebra-cabeças pode ser montada com as suas próprias mãos. Primeiro você precisa preparar a bancada usando uma folha de MDF de 0,8 cm de espessura. As dimensões ideais são 35 por 35 ou 40 por 40 centímetros. Depois de preparar o tampo da mesa no centro, vale a pena fazer um orifício com um diâmetro que não atrapalhe a passagem de uma serra grossa com dentes compridos. A largura ideal do furo é de 20 por 25 centímetros.

    São essas dimensões que contribuem para o movimento normal do arquivo.

    O quebra-cabeça é fixado à mesa por meio de trilhos. Este último, por sua vez, deve cobrir parte da sola por três lados.A fixação das ripas deve facilitar o movimento longitudinal da sola. As pernas da mesa são feitas de madeira compensada. No fundo da mesa, vale a pena equipar uma junta, para a qual vale também a pena usar uma chapa de compensado.

    A próxima etapa é instalar e proteger a ferramenta. Vale a pena instalar uma pequena junta sob a alça do quebra-cabeça, o melhor material para a qual será o plástico. Graças a esta junta, os fixadores serão melhorados e a função espaçadora também será executada. O espaçador desempenha a função de reduzir a carga nos fixadores, reduz o nível de vibração.

    O trilho guia do quebra-cabeça é o acessório ideal, que é necessário para realizar cortes de canto nas bordas. Esta adição promove cortes simples e uniformes. A peça cortada com serra de vaivém com trilho-guia é protegida contra danos por almofadas de borracha. O dispositivo é fácil de instalar e consertar.

    Como escolher?

    Na hora de escolher um quebra-cabeça para uma casa, residência de verão ou corte artístico, vale a pena avaliar todas as potencialidades da ferramenta e as funções que ela pode desempenhar. Ao comprar um bom modelo de quebra-cabeças, você deve prestar atenção a uma série de características.

    • Freqüência do golpe da serra. Este indicador é um dos mais importantes desta ferramenta. Quanto mais alto for o valor, mais rápido será o processo de serração. Para cortar alumínio, compensado e produtos de madeira, a velocidade máxima será suficiente. A baixa rotação é adequada para materiais sensíveis como plástico e aço inoxidável. Em muitos modelos de quebra-cabeças, há um ajuste de velocidade escalonado, que não é fornecido nas opções de orçamento. Para residências e chalés de verão, não se deve comprar modelos rápidos, neste caso, a melhor opção seria uma performance de 2.600 golpes por minuto.
    • Poder. Os quebra-cabeças podem ter uma potência de 450 a 850 watts. A potência nem sempre precisa ser alta para que uma ferramenta funcione bem. Ferramentas de baixa potência também são bastante produtivas.

    Dependendo das tarefas, vale a pena escolher uma unidade com um determinado indicador.

    • Troca. Equipar as serras de vaivém com um movimento pendular torna a velocidade de corte mais rápida. Ao instalar um dos 3-4 degraus do pêndulo, é possível garantir o movimento da serra não só para cima e para baixo, mas também ao longo de todo o caminho. Uma ferramenta com curso de pêndulo deve ser usada apenas para cortes retos; se você precisar de cortes artísticos, deve comprar uma serra de vaivém sem bombeamento ou com desligamento.
    • Profundidade de corte. A profundidade máxima de corte refere-se à espessura possível das peças. Trabalhar com diferentes materiais tem suas próprias limitações. Os valores máximos para a espessura da madeira serrada são 7-10 cm, alumínio - 0,15-0,2 cm, cerâmica - até 0,1 cm e plástico - até 0,8 cm.
    • Tipos de acessórios de serra. Um determinado tipo de arquivo é destinado a cada material, o que está indicado na marcação. Os tipos de fixação de serra podem ser em forma de T e em forma de U. A maioria dos quebra-cabeças elétricos usa o primeiro tipo.
    • Tipos de alças. Os modelos modernos de serra de vaivém possuem uma alça em forma de suporte ou cogumelo. A última opção é adequada para trabalho profissional. Alças de grampos são mais comuns, elas podem ter um semicircular e um colchete.
    • Único. A plataforma de suporte pode ser fundida e estampada. Solas estampadas são essenciais para o quebra-cabeças doméstico e semiprofissional. Esta opção é feita de metais finos, portanto, com o uso intensivo e prolongado, eles se deformam. Em modelos caros e de alta qualidade de serras de vaivém, são fornecidas plataformas fortes fundidas.
    • Tipo de comida. Para a operação de uma serra elétrica, é necessária uma rede elétrica ou uma usina portátil.

    Muitos modelos podem executar uma série de funções adicionais:

    • sopragem forçada de áreas de trabalho;
    • início suave;
    • ponteiro laser;
    • tipos de cartuchos;
    • destaque das áreas de trabalho;
    • manter a potência sob cargas.

    Como usar?

    O quebra-cabeças é uma ferramenta considerada versátil, por isso pode ser uma ótima alternativa a muitas ferramentas. Para cortar o material de maneira adequada e eficiente, a ferramenta deve ser ajustada e preparada. Antes de iniciar o trabalho, vale a pena inspecionar o quebra-cabeça em busca de falhas, conexão correta com a rede. Depois disso, vale a pena escolher o material de corte necessário.

    A marcação deve ser realizada de forma clara, para que seja claramente visível.

    O trabalho deve ser realizado sobre uma mesa de serra. O próximo passo é selecionar a serra e o modo de operação. Se este trabalho não for executado corretamente, o quebra-cabeça pode quebrar. Ao cortar um elemento redondo ou oval, a primeira coisa a fazer é fazer um furo na peça de trabalho. Para recortar elementos curvos, deve-se usar serras estreitas especialmente projetadas para este tipo de trabalho. Para o corte de formas e padrões não padronizados, a serra de vaivém deve ser instalada com fixadores especiais, bem como uma mesa estacionária.

    Engenharia segura

    Mesmo os artesãos mais experientes podem estar em perigo ao usar quebra-cabeças. Momentos desagradáveis ​​estão associados a cortes, amputação de membros, perda de visão, audição, distúrbios do sistema nervoso.

    Regras básicas de segurança:

    1. ao usar um quebra-cabeças, deve-se usar equipamentos de proteção, por exemplo, óculos, luvas, respiradores, chapéus;
    2. é proibido trabalhar em estado de intoxicação alcoólica ou de drogas, bem como sob a influência de medicamentos fortes, durante o estresse ou fadiga intensa;
    3. antes de começar a usar uma serra elétrica, você precisa verificar sua condição e também executá-la por alguns minutos sem carga;
    4. ao trabalhar com um quebra-cabeças, a mão livre deve ficar posicionada na direção da ferramenta, é estritamente proibido colocá-la na frente do quebra-cabeças;
    5. o movimento da serra deve ser direcionado para longe de você, enquanto o cabo elétrico não deve cair na lâmina de trabalho;
    6. no final do trabalho, o aparelho deve ser desconectado da rede elétrica, limpo e verificado quanto a danos.

    Possíveis malfuncionamentos

    Como qualquer outra ferramenta, uma serra pode falhar durante a operação. Os usuários podem notar que a ferramenta está cortando torta ou sendo puxada para o lado. Muitas avarias podem ser eliminadas com as próprias mãos, mas em caso de avarias graves, é melhor contactar os mestres para não agravar a situação.

    Os motivos da avaria do rolo de suporte são a utilização de serras de má qualidade, serras rombas ou que não correspondem ao trabalho a realizar.

    Para evitar uma situação desagradável, vale a pena usar apenas componentes de alta qualidade, trocando as lâminas em tempo hábil para não embotá-las, e também usando a serra de vaivém com cuidado e sem esforço excessivo.

    Para evitar danos ao fixador da lâmina, é necessário limpar periodicamente a poeira e sujeira dos suportes, bem como lubrificar as peças da ferramenta. Quando danos às peças da caixa de engrenagens são notados, poeira pode entrar no interior da caixa de engrenagens. Use um aspirador de pó para solucionar o problema.

    Um dos quebra-cabeças comuns é uma haste de suporte quebrada ou dobrada. Para evitar tal situação, é necessário realizar os trabalhos com ferramenta elétrica com muito cuidado. Para evitar o desgaste prematuro da engrenagem sem-fim da armadura, definir a velocidade de deslocamento normal ajudará.

    O quebra-cabeças é um assistente compacto e barato não só para as tarefas domésticas, mas também para as atividades profissionais. Ao escolher uma ferramenta, você deve se orientar pelas tarefas que serão atribuídas ao quebra-cabeça.Vale a pena usar este dispositivo com cuidado, observando todas as normas de segurança, só assim você poderá evitar situações desagradáveis ​​e danos.

        Para informações sobre como escolher um quebra-cabeça, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário