Tudo sobre lobelia

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades populares
  3. Plantio e cuidados em casa
  4. Como crescer ao ar livre?
  5. Reprodução
  6. Aplicação em paisagismo

Lobelia fica igualmente bonita no jardim, na varanda ou em um vaso de flores. Atrai os floricultores pelas suas inúmeras tonalidades e floração exuberante.

Descrição

Lobelia é considerada um membro da família Kolokolchikov, embora vários cientistas a considerem uma representante dos Lobelievs. A flor é encontrada em quase todos os lugares, mas o clima subtropical é o mais adequado para ela. Hoje, existem cerca de 300 espécies dessa planta, algumas são utilizadas para a fabricação de medicamentos. Apenas cerca de 20 espécies são cultivadas em casa.

Os rebentos são finos, bastante ramificados, podem ser eretos e pendentes. Possui variedades de lobélia e rasteiras que cobrem o solo lindamente. As formas Ampel atingem uma altura de 10-20 cm e os caules direitos crescem até 50 cm. As placas foliares situam-se no caule ao longo de todo o comprimento, numa ordem regular e de forma lanceolada. Toda a folha é de um verde profundo e coberta por pêlos curtos prateados, os caules têm a mesma cobertura.

A principal característica da lobélia são suas numerosas flores. Eles se abrem nas axilas dos brotos apicais no verão em pedúnculos curtos. As flores são pequenas, com dois lábios, com pétalas superiores ligeiramente menores. No meio estão estames baixos com anteras. A cor das pétalas é muito diversa, podendo ser unicolores ou com olho proeminente. Com sua floração abundante e aroma agradável, a planta atrai diversos insetos, que a polinizam.

Após a polinização, no lugar dos botões, formam-se pequenas cápsulas bicameral com sementes. São muito pequenos, castanhos escuros. A aptidão para germinação de sementes é longa, até três anos.

Variedades populares

A Lobélia surpreende com um número extraordinário de espécies e variedades, entre as quais existem anuais e aquelas que podem crescer vários anos.

Erinus é uma das espécies mais famosas e difundidas. A planta pertence a plantas perenes, forma arbustos redondos compactos com folhagem esverdeada abundante. As placas das folhas são de tamanho médio, alongadas, com bordas recortadas. Floresce em junho e bombas no final do outono. Os botões têm uma variedade de cores dependendo da variedade.

Lobelia erinus é dividida em cinco grupos, dependendo da forma do arbusto:

  • Pendula - variedades ampelosas com rebentos alongados pendentes que atingem 35 cm;
  • Erecta - hastes eretas formam um pequeno arbusto colunar com 20-25 cm de altura;
  • Compacta - arbustos atarracados com lâminas foliares numéricas;
  • Diffusa - arbustos em miniatura com longos brotos ramificados e flores minúsculas;
  • Pumila - variedades anãs, não atingindo mais de 12 cm.

As variedades em forma de arbusto incluem:

  • "Palácio de Cristal" - uma planta exuberante com pequenas flores roxas;
  • "Imperador William" ou "Imperador Willie" - pertence a mini variedades, atingindo apenas 10 cm, tem flores azuis;
  • Sra. Clebran - um arbusto bem ramificado, com pétalas roxas brilhantes e um centro branco como a neve;
  • Cambridge Blue - arbusto de tamanho reduzido com hastes exuberantes e pequenas flores de cor roxa clara com um tom azul;
  • "Palácio branco" - um pequeno arbusto que floresce com delicados botões brancos como a neve;
  • "Kaiser Wilhelm" - planta atarracada que floresce em tom azul;
  • "Schneeball" - tem pequenas flores brancas e rebentos bastante ramificados;
  • "Colar de pérolas" - um pequeno arbusto com flores de diferentes cores;
  • "Rosamund" - variedade que não tem altura especial com botões de framboesa;
  • Blauer Edelstein - tem flores de um tom azul-centáurea, o arbusto em si é compacto em tamanho.

As variedades ampel incluem:

  • "Safira" - com longos rebentos extensos e flores azuis com um centro branco;
  • "Senhora Branca" - tem pequenas flores brancas como a neve, o arbusto é ramificado e bastante denso;
  • "Fonte Azul" - os rebentos que caem são cobertos por inflorescências azuis com um centro branco como a neve;
  • "Cascata vermelha" - brotos alongados, com abundantes flores lilases-rosa;
  • "Regatta Rose" - possui botões róseo-carmesim com uma mancha branca, caules longos e flexíveis;
  • "Cascade Mix" - esta é uma mistura de variedades ampelosas com hastes longas, as flores têm cores diferentes: branco, rosa, azul, lilás;
  • "Marquês" - com lindos brotos em cascata e botões vermelhos.

A lobélia roxa ou cardinal pertence à espécie resistente à geada. Brotos eretos formam arbustos bastante altos, podem atingir um metro de altura. As flores são pequenas, de cor escarlate, formadas em pedúnculos em forma de espinhos. Esta variedade necessita de rega frequente e abundante e é óptima em zonas baixas e pantanosas. Esta espécie é frequentemente usada como planta de aquário.

A planta, plantada nas margens do lago, cresce muito rapidamente e entra mesmo em águas rasas. Os arbustos que crescem perto de reservatórios são mais esplêndidos. A cultivar mais famosa é Ruby Slippers, com delicadas flores rosa-carmesim.

Brilhante ou ígnea é uma planta perene, mas precisa estar muito bem coberta para o inverno. Floresce com botões vermelhos, a cor das placas foliares depende das características varietais e pode variar do verde claro ao avermelhado. A altura do arbusto varia de 70 cm a 1,5 m. As variedades mais impressionantes são "Rainha Victoria" com flores vermelhas e placas de folhas roxas, e "Princesa russa" - um grande arbusto com flores carmesim avermelhadas, sombreadas por placas de folhas de tom bronze-púrpura.

A lobélia azul também pertence às plantas perenes. Flores azuis ou roxas formam inflorescências alongadas em forma de espigão. O arbusto em si é reto, não ramificado. A espécie não é muito popular, mas como resultado do cruzamento com a lobélia roxa e brilhante, surgiu a eminente variedade "Elogio".

Lobelia Dortmann é uma planta muito rara listada no Livro Vermelho. Em seu ambiente natural, ela cresce em áreas costeiras de corpos d'água e águas rasas. Floresce com sinos azuis ou brancos.

A bela lobélia se distingue por seu grande arbusto com grandes flores de cor vermelho vivo, carmesim ou lilás. Os rebentos são fortes, alongados, com grandes lâminas foliares. A planta é resistente à geada, em climas amenos pode hibernar sem abrigo, em outras regiões necessita de abrigo para o inverno. A mais famosa das variedades "Elogio Vermelho Profundo" com flores aveludadas de rica tonalidade vermelha, que se realçam eficazmente pelo tom verde das folhas e rebentos.

Também conhecido "Fan Scarlett" - um pequeno arbusto com inflorescências vermelhas brilhantes.

A variedade séssil tem flores azuis ou roxas claras que formam um racemo apical. Pertence a culturas resistentes ao inverno, mas precisa de abrigo nos invernos frios.

Lobelia Gherardi é um arbusto bastante volumoso com resistência à geada. As flores são de cor azul ou púrpura e formam longas inflorescências em forma de espiguetas. Das variedades, a mais comum é "Vedrariensis".

A lobélia forte é semelhante à Erinus, mas os brotos são mais ásperos e as folhas são grandes. A forma do arbusto é colunar ou ramificada. As inflorescências podem ser azuis e roxas, com uma mancha branca no meio.

A mais delgada responde pelo nome, os brotos são finos, graciosos, com lindas flores grandes de cor lilás ou rosa. Os arbustos são compactos e de forma organizada. A variedade mais comum é Asas azuis, com hastes alongadas e inflorescências azuis brilhantes.

Lobelia Richard - variedade de escalada, alongou brotos duros... Pode ser plantado como uma cultura de cobertura do solo ou em vasos suspensos. Os botões são azuis, brancos ou lilases.

Branco - um pequeno arbusto esférico com numerosas flores brancas como a neve que se formam nas axilas das placas das folhas.

Plantio e cuidados em casa

Além do terreno aberto, a lobélia cresce notavelmente em vasos de flores, vasos suspensos e uma variedade de vasos. As variedades Ampel são adequadas para vasos. O solo para a planta deve ser bastante solto, leve e bem hidratado. O solo adequado é neutro ou ligeiramente ácido; turfa, areia e húmus são considerados como componentes. Alguns produtores recomendam adicionar hidrogel e fertilizantes retardados ao substrato.

Graças a tais medidas, você não pode usar água diária e alimentação frequente. Para reter a umidade por mais tempo, o solo também é suplementado com musgo. Para o plantio, use mudas maduras e ligeiramente crescidas. Uma bola de drenagem é colocada em uma panela no fundo, em seguida, um pouco de terra e os brotos são cuidadosamente colocados, polvilhados com o substrato restante.

O solo é umedecido e o recipiente colocado em local iluminado.

Você pode plantar sementes imediatamente em vasos sem usar o método de mudas. Para isso, em abril, a semente é plantada em cestos suspensos, a seguir, levemente polvilhada com terra, borrifada com água, coberta com papel alumínio e colocada em local bem iluminado e aquecido. Não devemos esquecer de regar e ventilar a estufa. Quando aparecem os brotos, o abrigo é removido e, quando chega o tempo quente, os vasos podem ser levados para o ar. É necessário plantar vários brotos em um recipiente, você pode experimentar diferentes cores de flores, para que o arbusto fique muito mais espetacular.

Lobélia adora ar quente, fica bem em lugares bem iluminados e com sombra parcial. A rega é necessária moderada e frequente; no calor, a planta precisa ser umedecida de manhã e à noite. Existem variedades que adoram hidratação abundante. Tolera mal a seca e pode parar de florescer. Se houver recipientes com lobélia no quintal, durante a chuva é necessário evitar o alagamento excessivo da flor.

Os arbustos são alimentados a cada dois meses para uma floração mais abundante. O sulfato de sódio é usado pela primeira vez, então - alimentação complexa. A irrigação de placas de folhas com fertilizantes complexos e microelementos diluídos em água será útil. As partes secas e murchas da lobélia devem ser removidas periodicamente e os brotos muito alongados devem ser pinçados. Uma planta em vasos pendurados fica bonita se tiver uma forma esférica.

A formação do arbusto confere à lobélia um aspecto mais saboroso e bonito, além de estimular uma melhor floração. Cultivar uma lobélia como planta de casa não é um processo particularmente trabalhoso, e até mesmo um iniciante em floricultura pode lidar com isso.

Como crescer ao ar livre?

Antes de plantar no jardim, as mudas devem ser devidamente endurecidas. Para isso, as mudas são colocadas à sombra ao ar livre durante o dia, o clima deve ser quente e calmo. No dia seguinte, é retirado à sombra parcial e só então pode ser exposto ao sol por uma hora. O plantio depende de que tipo de planta você deseja obter. Para formar arbustos dispersos, as mudas são plantadas em pequenos buracos a cada 25 cm, e se quiserem obter uma cobertura contínua - após 10-15 cm.

Lobelia é despretensiosa nos cuidados e não requer muita atenção. O solo é solto, com boa permeabilidade à água. É melhor não plantar em solo fértil, pois a folhagem da planta crescerá bem ali, mas as flores podem não aparecer.Para uma floração abundante, eles são alimentados com sulfato de sódio e fornecem umidade moderada. Lobelia cresce muito bem em áreas bem iluminadas, mas se desenvolve tão bem em lugares onde a luz forte dura apenas 2-3 horas.

A época de floração é diferente para todas as espécies, mas a maioria floresce antes da geada. As espécies perenes para o inverno são bem embrulhadas e deixadas no local. Ou você pode desenterrar a planta, mantê-la dentro de casa e plantá-la no jardim na próxima primavera.

Reprodução

Existem várias maneiras de diluir a lobélia:

  • sementes;
  • estacas;
  • dividindo as raízes.

O cultivo da lobélia começa principalmente com a semeadura, pois esse é o principal método de plantio de uma planta. A sementeira é plantada em fevereiro-março, usando um cassete de mudas, tabletes de turfa ou recipientes de plástico para esse fim. Você pode pegar o terreno comprado para plantar mudas de flores ou pode cozinhá-lo você mesmo. Para fazer isso, misture a floresta terra, turfa e areia, acrescente um pouco de húmus.

A drenagem é colocada no fundo das cassetes, pode ser argila expandida ou casca de árvore triturada e, a seguir, um pouco de terra bem solta.

Hidrate abundantemente e espere que descaia ligeiramente. Depois disso, sementes misturadas com areia são espalhadas sobre ela e polvilhadas com uma fina camada da mesma areia, não são enterradas no solo, portanto, as mudas podem não emergir. O cassete é coberto com filme e colocado em um local com luz difusa brilhante. As mesmas condições são criadas para sementes em tabletes de turfa, mas a rega é melhor feita através da palete. Não é necessário plantar os brotos, eles podem ser plantados diretamente em campo aberto.

Para crescer em um recipiente, primeiro você precisa fazer orifícios de drenagem nele e preenchê-lo com um substrato, umedecendo bem. As sementes são colocadas juntas no solo em vários pedaços e levemente prensadas, não polvilham com terra. Umedecido com um borrifador e coberto com polietileno ou vidro, deixado em local aquecido e luminoso. A temperatura de germinação das sementes varia de + 20-22 graus, e depois que os brotos aparecem, deve ser reduzida para +15 graus.

O solo deve estar sempre úmido, e as mudas também ventiladas.

O filme deve ser retirado gradativamente, e quando os brotos atingirem 1 cm, pode ser retirado... Se as sementes forem plantadas em fevereiro, elas precisam criar iluminação adicional; as mudas de março podem passar sem ela. Para evitar que os pequenos rebentos encostem ao solo durante a rega, é necessário humedecê-los na base do caule, para isso pode utilizar uma seringa normal. Este método de rega protegerá as mudas da doença da perna preta, que surge a partir da entrada de água na planta. Assim regado até os brotos ficarem mais fortes.

Você pode mergulhar as mudas mensais, elas são assentadas em vários pedaços em um copo, regadas, e mantidas em um local sombreado por alguns dias, para depois serem postas de volta à luz. Depois que os brotos crescem até 3-4 cm, eles precisam ser pinçados, o que contribui para uma maior ramificação dos brotos e formação de raízes. Se a pinça for aplicada várias vezes, um arbusto bastante exuberante se formará no futuro. Isso pode ser feito com uma tesoura comum, simplesmente cortando as pontas das mudas.

Um método de semear sementes de lobélia na neve também é usado. Para isso, na área selecionada, sementes misturadas com areia são espalhadas sobre uma camada de neve. Após o degelo, as mudas terão umidade suficiente e começarão a crescer em 10-12 dias. Quando 3-4 folhas são formadas, as mudas mergulham, plantar 4-5 peças.

Os cortes são usados ​​principalmente para variedades de turco altamente decorativas. Eles são cortados em pedaços de 8 a 10 cm e deixados para enraizar na água ou em um recipiente com terra úmida. Quando as raízes aparecem, as plantas são plantadas em solo bem solto e moderadamente umedecido, evitando água estagnada e cuidando para que o solo não seque completamente. A reprodução por divisão dos rizomas é feita na primavera, pois então se formam processos na lobélia.A planta é desenterrada e dividida em várias partes, cada arbusto é plantado em covas separadas e preparadas.

Aplicação em paisagismo

Devido à variedade de cores, a lobélia é muito utilizada na decoração de jardins e quintais. A planta é perfeita para decorar canteiros de flores, slides alpinos, uma variedade de bordas. Parece tão impressionante em várias composições em canteiros de flores. Reservatórios artificiais decorados com arbustos de lobélia parecem muito mais espetaculares. Os paisagistas preferem as variedades Gherardi de azul, roxo ou lobelia para esta decoração.

Arbustos volumosos, mas atarracados, de cores vivas ficam ótimos em escorregadores alpinos ou jardins ornamentais. Os arbustos de Lobelia são frequentemente plantados ao longo dos caminhos ou na primeira linha de mixborders, bem como em cristas graciosas. Delicados arbustos esféricos destacam-se contra o fundo de gramados ou outras plantas decíduas. A planta plantada em tufos no gramado parece impressionante. Devido aos seus muitos tons de flores, a lobélia é ideal para esta decoração.

Variedades com flores azuis são usadas para imitar uma primavera, ou você pode criar um gotejar lindamente “fluindo” de um grande vaso invertido. Os botões multicoloridos da planta permitem que a imaginação vagueie com força e força.

As variedades Ampel ficam lindas em grandes vasos no chão ou em vasos suspensos que podem ser usados ​​para decorar varandas e terraços.

No próximo vídeo, você está aguardando o cultivo da lobélia desde a semeadura até a floração.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário