Tipos e variedades de lobelia

Contente
  1. Visualizações
  2. As melhores variedades com uma descrição
  3. Regras básicas de atendimento
  4. Belos exemplos

Hoje, as plantas ornamentais são cultivadas em todos os lugares. Os amadores costumam decorar suas casas de campo com arbustos, ervas e lindas flores. Sem exagero, a lobélia é uma planta universal. Seus diferentes tipos podem ser vistos em canteiros de flores, vasos suspensos e até aquários.

Visualizações

Lobelia é uma planta perene que é mais frequentemente cultivada como anual. Habitat natural - lugares úmidos e rochosos na África do Sul. Existem cerca de 400 tipos de lobélia. Os mais famosos são os seguintes.

  • Lobélia cardinal (roxa, vermelho sangue) - uma planta de aquário com folhas verdes claras. A espécie recebeu esse nome devido ao tom púrpura da parte inferior das folhas. O principal valor do aquário, ou cardeal, lobélias são suas flores escarlates brilhantes, que estão localizadas na superfície da água e dão ao aquário uma certa estética. Apesar das flores exuberantes, a base é muito pouco desenvolvida, composta por apenas algumas folhas pequenas. O arranjo da folhagem é em espiral.

A lobélia roxa se espalhou pelo design de aquários de estilo holandês, ela é plantada no fundo e nas laterais do recipiente.

  • A lobélia negra tem outros nomes - jardim, erinus, borda, azul. A principal vantagem desta espécie é o rápido desabrochar das flores e a decoração do jardim até ao final do outono. Pequenas inflorescências azuis brilhantes formam uma tampa exuberante. Amadores costumam cultivar esta espécie em gramados, escorregadores alpinos e ao longo de caminhos. As flores também ficam bem em cestos pendurados e em combinação com outros tipos de culturas.
  • Lobelia Dortman é considerada a espécie mais rara, está listada no Livro Vermelho. Devido à drenagem generalizada de pântanos e lagos na natureza, agora raramente é encontrada na natureza, a planta é criada em jardins botânicos. A flor da água é parcial para solos argilosos e arenosos, neste aspecto é semelhante à vista cardeal. Essas lobelias geralmente crescem em grupos, uma a uma são muito menos comuns.

Nos jardins, eles crescem principalmente lobélia preta (erinus), e pode ter uma aparência diferente. Existem várias formas disso.

  • Ampelnaya a lobélia produz cílios de até 35 cm de comprimento. Quando plantado em vasos suspensos, caixas de varanda, ficará pendurado de forma eficaz, formando uma cascata de flores. Portanto, esse formulário às vezes é chamado de cascata.
  • Escalando A lobélia é semelhante à ampelosa na medida em que os caules crescem até 30-35 cm. Os rebentos longos permitem que seja usada como planta de cobertura do solo.
  • A lobélia pode formar arbustos verticais. Dependendo do tamanho, 3 formas de bucha são distinguidas. O anão tem uma altura de rebento de apenas 12 cm. O compacto é ligeiramente mais alto - até 15 cm. Os caules mais altos têm uma forma ereta, podem crescer até 80 cm.

As melhores variedades com uma descrição

Os criadores criaram muitas variedades de lobélia negra. Além de flores nos mais variados tons de azul, entre elas estão as brancas. Às vezes, a descrição afirma o vermelho, mas seus tons puros ainda não foram alcançados em nenhuma variedade. Em vez disso, serão tons escuros de carmesim ou quase púrpura. Apresentamos as variedades mais populares.

  • Lobelia "Palácio de Cristal" - uma planta anual. Seus caules delgados com folhagem densa começam a se ramificar na base. Os arbustos são bastante compactos. As folhas desta variedade têm uma tonalidade bronze e as inflorescências são água-marinha.Qualquer solo com grande quantidade de húmus é adequado para isso. Esta variedade cresce bem à sombra e ao sol.

No final do verão, as plantas são podadas, a cobertura é aplicada, o solo é solto e abundantemente regado, seguindo-se uma floração ainda mais exuberante.

  • "Cambridge" - variedade subdimensionada com flores azuis claras de tamanho pequeno. Os caules da planta são geralmente densamente ramificados, a floração exuberante ocorre a partir de meados do verão até a geada. Para aumentar a duração deste período, recomenda-se eliminar os caules desbotados. A floração começa 2,5 meses após a semeadura das mudas.
  • Lobelia "Senhora Branca" - planta perene subdimensionada (até 13 cm), com flores não superior a 2 cm de diâmetro. No entanto, esta variedade é maravilhosa pela sua floração abundante e longa.
  • Variedade "Sapphire" flores com um tapete exuberante de pequenas flores, é melhor crescer como ampelous. Qualquer jardim dará certo charme e sofisticação. A variedade é adequada para o cultivo tanto em casa como em campo aberto. A floração exuberante dura do início do verão até a geada. Esta lobélia pode não suportar o frio da Rússia central, portanto, plantas ao ar livre em vasos precisarão ser levadas para dentro de casa.
  • "Fio de pérola" - uma variedade com flores graciosas, tem arbustos esféricos e caules altamente ramificados. É caracterizada por uma floração longa e abundante durante todo o verão. Mas para isso é necessário realizar regularmente enfeites de topo e rega abundante dos arbustos.
  • Variedade "Blue Breeze" com arbustos densos, chega a atingir os 12 cm de altura e as flores são azul-escuras com centros brancos, aparecem desde o início do verão até meados do outono. As plantas prosperam em áreas ensolaradas com solos férteis.
  • Variedade "Imperador William" muito famosa entre os jardineiros pela sua despretensão e excelente combinação com outras plantas de jardim. Esta lobélia pode crescer em solo argiloso. As flores são pequenas e ricas em azul-centáurea com um diâmetro não superior a 2 cm. A variedade distingue-se pelos rebentos finos com forte ramificação da base, as folhas estão dispostas alternadamente, adornam densamente o caule.

A floração ocorre no início do verão e continua até a primeira geada.

  • "Rosamund" - variedade ampelosa de um ano. Os caules atingem uma altura de 15 cm, formam arbustos densos. Eles crescem bem em estruturas suspensas e em caixas de varanda. A decoratividade das plantas permanece inalterada durante o verão.
  • "Vulcão vermelho" É uma variedade perene. As plantas formam arbustos, atingindo 80 cm de altura, com caules duros que não precisam de liga. A variedade cresce bem em climas subtropicais e temperados. Quando cultivado em casa, o regime de temperatura ideal é de +20 graus.
  • "A fonte" - variedade ampelosa perene, caracterizada pela resistência ao frio. Possui arbustos em cascata com rebentos até 25 cm de comprimento e é cultivada em varandas e terraços.
  • Variedade "Blue Flash" cultivado em lancis e terraços. Esta é uma lobélia de floração abundante, altamente ramificada e não mais do que 15 cm de altura. As pequenas inflorescências azuis combinam bem com outras plantas de jardim. Recomenda-se cultivar esta variedade ao ar livre na decoração de jardins de pedras e "riachos de flores", bem como ao longo de meios-fios e tapetes.

Regras básicas de atendimento

Lobelia é uma planta que gosta de luz, por isso é recomendável plantá-la em uma área ensolarada. A planta cresce bem em solo fertilizado, mas floresce um pouco. Este fato deve ser levado em consideração no preparo do solo para o cultivo.

As sementes são semeadas para as mudas no final do inverno, mas um ligeiro atraso não criará problemas, uma vez que a lobélia floresce cerca de 2,5 meses após a semeadura. Para fazer isso, você pode usar tabletes de turfa ou comprar misturas de solo especiais para plantas com flores. O substrato preparado no outono do solo do jardim pode ser guardado na varanda, ao semear na primavera, não há necessidade de vaporizá-lo. O solo deve ser o mais solto possível.

As sementes de lobélia são muito pequenas e são mais bem misturadas com areia. Você pode comprar granulado, então 3-5 plantas crescerão de cada unidade de material. Não é necessário cobrir as sementes com terra, basta colocá-las sobre uma superfície levemente compactada.

Os primeiros brotos começam a aparecer depois de uma semana. Durante este período, é extremamente importante não humedecer o solo em demasia. A colheita é realizada cerca de um mês após a semeadura. Para fazer isso, você precisa de um palito especial, que é usado para pegar o caule da planta, puxe-o cuidadosamente para fora do substrato e transfira-o para pequenos copos separados.

No final da primavera, as mudas devem ser transplantadas para um terreno aberto. A planta pode perfeitamente suportar temperaturas frias de até -1 graus. Serão suficientes até 10 arbustos por metro quadrado de terreno.

Agora você pode desfrutar das lindas flores de lobélia durante todo o verão.

Em agosto, recomenda-se aplicar cobertura na forma de fertilizantes minerais e soltar o solo. Depois de um tempo, você pode esperar uma segunda floração ainda mais abundante da planta, que pode continuar até o início da geada.

Lobelia responde a vários curativos, por isso é recomendável realizá-los 2 vezes por temporada. A primeira vez deve ser fertilizada meio mês após o transplante em terreno aberto. Proporção ideal: 1 parte de fertilizante mineral para 10 partes de infusão de urtiga ou solução de verbasco. As plantas em vasos são alimentadas com mais freqüência, cerca de 1 vez por semana, mas em pequenas doses.

Lobelia requer rega regular, em nenhum caso o solo deve secar.

Belos exemplos

O Cardeal Lobelia dá vivacidade e originalidade a qualquer aquário. A folhagem verde clara pode ficar vermelha em condições de alta luminosidade.

  • A variedade Sapphire é mais frequentemente usada para cultivo em áreas suburbanas. Esta planta despretensiosa raramente é afetada por doenças fúngicas, ao mesmo tempo, os arbustos estão constantemente repletos de belas flores.
  • Lobelia Dortman cresce nas margens de rios e lagos. A planta com flores graciosas é protegida pelo estado.
  • A variedade "Blue Flash" tem inflorescências em forma de bolas com graciosas pequenas flores azuis saturadas. Parece ótimo quando cultivado sozinho ou em combinação com outras culturas hortícolas.

Dicas para cultivar lobélia - no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário