Lobelia "Regatta": características da série e regras de atendimento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Regras de plantio e cuidados

A Lobélia é uma planta anual, que é um pequeno arbusto herbáceo de delgados rebentos verdes que não ultrapassam os 30-50 cm de comprimento, de vários tipos, incluindo ampelous. Os seus rebentos eretos, sob o peso das folhas e flores, descem e ramificam-se gradualmente, criando uma cascata de flores. As folhas finas e alongadas são praticamente invisíveis na época da floração devido ao grande número de pequenas flores. A duração e abundância da floração dependem não só da variedade da lobélia, mas também da poda e pinça oportuna.

Peculiaridades

As flores da série "Regatta" distinguem-se pela abundância de cores multicoloridas, floração precoce e longa. Sua aparência magnífica encanta - os arbustos floridos parecem estar cobertos por uma névoa branca, azul e lilás. Em geral, as variedades mais comuns são com todos os tipos de tons de azul e roxo. Tenha em mente, não existem lobélias com flores vermelhas ou laranjas, isso é um exagero. Vendedores inescrupulosos podem trapacear e apresentar belas fotos à venda, mas, na melhor das hipóteses, essas sementes geram lobélia com flores brancas ou roxas.

Em condições favoráveis ​​e cuidados adequados, a floração da lobélia vai durar desde a germinação até a primeira geada. A primeira onda de floração termina em meados do verão.

É necessário realizar uma série de medidas: cortar quase completamente a planta (5-10 cm do solo), soltar o solo e eliminá-lo com fertilizante complexo. Graças a isso, a planta retomará a floração, que se estenderá até o final do outono.

Variedades

Existem várias variedades de lobélia a serem consideradas.

  • "Safira" - lobélia ampelosa com flores azuis marcantes, às vezes roxas. Distingue-se não só pelo seu efeito decorativo extremo, mas também pela floração precoce. Os rebentos longos, que atingem 30 cm, caem lindamente, criando cascatas suspensas de flores pequenas e muito brilhantes. A altura das plantas raramente chega a 20 cm, por isso é uma excelente solução para pendurar plantadores.
  • "Respingo azul" É uma cultivar com requintadas flores azuis. A floração abundante em ramos verticais é notável no início e na duração. Ela floresce várias semanas antes que outros tipos de lobélia ampelosa.
  • "Céu azul" - uma espécie de planta ampelosa, que significa "céu azul". Na verdade, a flor tem uma incrível nuvem desabrochando de pequenas flores celestes, emitindo todos os tons e tons de azul. Os rebentos eretos caem sob o peso das flores, criando cascatas de flores.
  • "Azul marinho" - Lobelia graciosa para cultivo ampelous, com uma dispersão de flores azuis e azuis. A peculiaridade da planta está nos seus longos brotos, que até certo ponto crescem, então, sob o próprio peso, começam a se inclinar, pender, criando cada vez mais brotos novos. A variedade distingue-se por brotos amigáveis ​​e floração precoce.
  • "Lilak" - lobélia ampelosa com uma luxuosa nuvem roxa de muitas flores em longos brotos. É impossível encontrar dois idênticos entre os botões. A diferença está no incrível jogo de tons e semitons.
  • "Azul da meia noite" - uma variedade com um arbusto esférico compacto, que pode ser bem combinada com tipos de lobélia ampelosa. Além disso, esta variedade tem uma floração rica e escura e vai bem com variedades mais claras, por exemplo, branca ou azul.Difere em cores abundantes, frequentemente usado em paisagismo para plantio de bordas.
  • "Cachoeira rosa", infelizmente, é um truque comercial dos fabricantes e não difere na cor brilhante saturada. Ainda assim, é uma bela planta ampelosa com flores de lavanda. No escuro, sua cor parece mais saturada do que no sol forte.

Aliás, essa variedade tem um mix de cores diferentes - do lavanda ao azul.

  • "Cachoeira Lilás" - o representante mais proeminente da família ampelous. Difere na floração longa e brilhante e em todos os traços característicos da variedade ampel. Ao mesmo tempo, as flores lilases da "cachoeira", ao contrário de outras variedades, atingem tamanhos bastante grandes - cerca de 2 cm de diâmetro, o que é raro nesta espécie.

Regras de plantio e cuidados

Lobelia é cultivada por mudas ou plantio direto no solo. Na verdade, ele pode até se espalhar por auto-semeadura. Deve-se ter em mente que quando plantadas no solo, a floração começará apenas na segunda metade do verão. Além disso, a germinação será muito pior do que no plantio em uma tigela para mudas, já que as sementes de lobélia são muito pequenas, como a poeira.

As sementes à venda podem ser apresentadas a granel ou em grânulos, que contêm 5 a 7 sementes e são recobertas por uma casca especial brilhante, que facilita o plantio. Imagine, um grama contém cerca de 50 mil sementes, então a principal tarefa no plantio é a correta distribuição das sementes na superfície da terra.

É necessário evitar o engrossamento das plantações, pois as flores densamente plantadas esticam-se fortemente, enfraquecem e morrem. Além disso, no estágio inicial o transplante é quase impossível, os brotos são extremamente finos e delicados, não adianta separá-los um de cada vez e transplantar.

O período favorável para o plantio da lobélia é fevereiro-março, neste caso, na época do plantio na casa de veraneio, os brotos já estarão mais fortes e com sistema radicular bastante resistente. Plantar em vasos separados requer espaço livre nos peitoris das janelas.

O solo para o plantio exigirá nutrientes e leveza. Colocado em um recipiente, é ligeiramente amassado e derramado com uma solução fraca de permanganato de potássio. As sementes são colocadas ordenadamente sobre a superfície. Residentes de verão experientes aconselham o uso de uma folha grossa de papel branca dobrada ao meio, com sementes de lobélia polvilhadas para isso - isso minimizará os riscos do plantio denso.

As sementes não são cobertas com terra, apenas umedecidas com água morna de um borrifador e cobertas com um filme transparente. O recipiente é colocado em um local aquecido até o surgimento dos brotos. Normalmente os rebentos de lobélia aparecem de forma rápida e amigável, não terá de esperar mais de 10 dias. Se o plantio foi muito denso, é possível ver um espesso tapete de mudas.

Quando as plantas crescem um pouco e as primeiras folhas verdadeiras aparecem, elas estão colhendo em vasos separados. Recomenda-se o transplante não de uma planta de cada vez, o que é quase impossível sem a morte da maioria dos rebentos, mas em pequenos cachos, que são separados com um torrão de barro e colocados num vaso separado. Tal arbusto, crescendo, será exuberante e saudável.

Com esse transplante, os brotos mais fortes ganham, começam a crescer ativamente, oprimindo os "camaradas de armas" menores. Se o transplante for realizado de acordo com todas as regras de colheita, replantando cada planta em vaso separado, as mudas podem congelar por muito tempo e florescer depois.

A Lobélia cresce muito rapidamente, às vezes as primeiras flores aparecem na fase de muda. É claro que esses brotos ainda modestos não mostram a beleza suficiente que a lobélia adquire quando plantada em campo aberto.

As plantas são transplantadas para um local permanente quando o solo está totalmente aquecido e a ameaça de geadas recorrentes passa. Ao transplantar, você deve salvar a distância entre as mudas é de pelo menos 20 cm, à medida que a planta cresce fortemente. O local para o arbusto ampeloso deve ser selecionado clarificado, com solo bem drenado, sendo possível sombreamento parcial. Solo bem drenado, leve e fértil e a ausência de correntes de ar são provavelmente as principais condições que devem ser respeitadas no plantio de “feixes” de lobélia.

Para obter informações sobre como cultivar e cuidar adequadamente da lobélia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário