Lobélia perene: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Pequena descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Pragas e doenças

Lobelia é uma bela flor perene que ainda não recebeu distribuição em massa entre os floristas domésticos. Portanto, é hora de plantar essa planta em sua área. Afinal, ele se tornará imediatamente a base principal para todo o arranjo de flores.

Pequena descrição

A lobélia é uma bela flor herbácea, cuja altura não ultrapassa os 120 cm. O sortido de variedades inclui plantas arbustivas e ampelosas. Os ramos são finos, numerosos, com forte ramificação. Eles são abundantemente cobertos por folhas finas e delicadas.... Sua cor é verde claro, saturada e sua forma é alongada.

Nas axilas dos caules encontram-se numerosas pequenas flores das mais variadas cores - do branco claro ao rico azul escuro.

A lobélia inteira está como que espalhada por eles. A floração começa em massa, e esta erva simplesmente se transforma em uma flor desabrochando, como uma bola leve, que imediatamente atrai a atenção. O período de floração é todo o verão e, após seu término, aparecem caixas de luz no lugar das flores, onde se localizam as sementes microscópicas.

Tipos e variedades

A variedade de variedades de lobélias perenes é bastante grande, você precisa se familiarizar com as principais para fazer a escolha certa. Vale a pena esclarecer aqui que nas duras latitudes climáticas de nosso país, algumas espécies desta planta perene se transformam em plantas anuais. Portanto, a resistência a baixas temperaturas deve ser levada em consideração.

  • Lobelia é linda É uma planta resistente à geada, ideal para cultivo em climas frios. A flor é espessa, com um caule poderoso e alto. As flores são grandes, ricas em tons de bordô e seu tamanho pode ultrapassar 3 cm de diâmetro. A altura do arbusto em si pode chegar a 100 cm. A vantagem desse tipo de lobélia é que pode ser cultivada tanto como perene quanto como planta. flor anual.
  • Lobélia perene vermelha É uma planta ideal para a decoração de canteiros de flores e relvados. Não tem apenas flores grandes de um vermelho vivo - em algumas plantas, as próprias folhas são pintadas da mesma cor. A altura do arbusto pode variar de 90 a 150 cm, as folhas são pequenas, delicadas, de um verde brilhante. A variedade é relativamente resistente à geada, portanto, ainda é recomendável cobrir esta flor para o inverno.
  • Lobelia roxa ou cardeal É outra espécie perene. Possui hastes eretas bastante altas, cuja altura pode ultrapassar ligeiramente os 100 cm. As inflorescências de lobélia se apresentam em forma de espiguetas exuberantes, e sua cor é púrpura intensa e brilhante. Ele ama muito a água, por isso é necessário plantá-la perto de corpos d'água ou escorregadores alpinos.
  • "Casa do pássaro" É a variedade de lobélia mais decorativa, atraente e delicada. As inflorescências apresentam-se na forma de pequenas espiguetas, a cor das flores é azul brilhante, saturada. As folhas são pequenas, de um verde brilhante. Este tipo de planta pode ser considerada ampelosa. Não se diferencia pela grande resistência ao gelo, portanto, precisa de abrigo na estação fria. A altura do caule não ultrapassa 25 cm, mas o arbusto é muito ramificado e tem formato esférico.
  • Lobelia "Blue River" tem um segundo nome - "Syphilitic". A altura do arbusto, via de regra, chega a 70 cm, toda a planta é recoberta por uma dispersão de flores compactas de cor azul escuro, de até 2 cm de diâmetro.
  • Lobelia Dortman listado no Livro Vermelho. É uma planta herbácea baixa com um baixo nível de arbustos.As flores são pequenas, coloridas do branco ao azul claro. Esta flor prefere solos arenosos e cresce melhor diretamente perto de corpos d'água.
  • Lobelia "Gerardi" caracterizado por maior resistência à geada. Mesmo em temperaturas abaixo de 30 graus, não precisa de abrigo. O caule principal é alto - até 90 cm, as flores são coletadas em espiguetas maciças, cuja cor é sempre escura e rica - púrpura ou violeta.

    A grande variedade de variedades desta flor permite escolher a melhor opção para decorar canteiros em qualquer jardim e em qualquer local. Mas não basta escolher a variedade desejada, é preciso cultivá-la corretamente.

    Aterrissagem

    Semear é considerado o mais trabalhoso, mas ao mesmo tempo interessante. E aqui está leve em consideração alguns recursos.

    • Lobelia cresce muito lentamente. Portanto, a semeadura do material é realizada do início de fevereiro à segunda década de março.
    • É melhor usar um solo especial para o plantio, que contenha fibras de coco e areia de rio.
    • As sementes não são compactadas, mas devido ao seu pequeno tamanho, são misturadas com a areia comum do rio antes da semeadura.
    • Se o plantio de lobélia para mudas for realizado em fevereiro, é imprescindível o uso de iluminação adicional na forma de fitolampos.

      E ainda - sementes de lobelia, como muitas outras flores, podem ser plantadas em tabletes de turfa e recipientes especiais. A sequência de ações neste caso será um pouco diferente, portanto, é necessário estudar os dois métodos detalhadamente para evitar erros.

      Em pastilhas de turfa

      Em primeiro lugar, você deve preparar um recipiente largo com um palete e você comprimidos:

      1. colocamos em branco de turfa no recipiente selecionado e os enchemos com água morna;
      2. após 15 minutos, despeje o excesso de líquido e borrife a superfície dos comprimidos do frasco de spray por cima;
      3. usando um palito de dente, espalhe as sementes - até 4 peças por cada bloco de turfa;
      4. borrife as sementes de cima para baixo com um borrifador e cubra-as com um filme ou uma tampa de recipiente.

      Agora retiramos o recipiente com as colheitas em um local aquecido com uma temperatura de cerca de 25 graus acima de zero e deixamos por três semanas. Periodicamente - cerca de 2 vezes por semana, as sementes devem ser borrifadas com água morna.

      Para dentro do Chao

      Aqui você deve usar um substrato pronto, que é colocado em recipientes com uma camada de cerca de 5-10 cm e regado. As próprias sementes são misturadas com areia limpa e desinfetada na proporção de 1: 1.

      Agora na superfície do solo, espalhe a semente em ranhuras e borrife novamente de cima. Cobrimos o recipiente com uma tampa ou papel alumínio e o colocamos em um lugar quente. Cerca de uma vez por semana, as plantações devem ser borrifadas com água morna e a condensação removida da tampa ou do filme. Os primeiros brotos devem aparecer após 7 a 10 dias.

      E depois de três semanas, as mudas terão as três primeiras folhas, e será necessário colher.

      Para isso, prepare um recipiente para cada arbusto de lobélia, com um volume de cerca de 500 ml, e encha-o com terra. Não usamos drenagem. Regue o substrato com água e plante uma planta de cada vez. Quando a flor tem as cinco primeiras folhas, fazemos a primeira pinçada. Assim, no futuro, a lobélia estará exuberante e com floração intensa.

      Cuidado

      Em campo aberto, as mudas mergulhadas são plantadas na primeira década de junho. Apesar de esta planta ser resistente à geada, as mudas jovens ainda devem ser protegidas da geada. Para o plantio, é necessário escolher um local ensolarado com terra solta e leve - só assim a flor crescerá saudável.

      É necessário evitar a presença de uma sombra grande - neste caso, a floração será fraca e os próprios caules da lobélia ficarão muito longos e finos.

      As flores são plantadas em covas com cerca de 2-3 cm de profundidade, no fundo das quais é feita uma camada de drenagem de 1 cm de seixos. Além disso, outras regras devem ser seguidas.

      • Durante a fase de floração ativa, a lobélia deve ser regada regularmente e em abundância.
      • É necessário remover constantemente não apenas as ervas daninhas ao redor da planta, mas também soltar o solo com cuidado. Caso contrário, forma-se uma crosta na superfície do solo, devido à qual o crescimento da flor irá abrandar.
      • Uma vez durante todo o período de floração, é necessário alimentar a lobélia com fertilizante mineral.
      • É preciso beliscar regularmente a planta para seu melhor crescimento, bem como remover as inflorescências que começaram a secar. Portanto, o arbusto estará exuberante e em constante floração.

        Nos últimos meses do outono, é necessário cortar os caules da lobélia pela raiz e polvilhar a superfície com uma pequena quantidade de turfa e folhas secas. Se os invernos forem muito rigorosos, deve-se usar um material de cobertura especial, que é retirado na primavera, ou, em geral, transplantar a raiz para um vaso e mandar para a estufa.

        De modo geral, cuidar dessa flor não é tão difícil. O principal é realizar regularmente todas essas manipulações, e aí a lobélia só vai se deliciar com sua aparência saudável, bela e florida.

        Reprodução

        Você pode cultivar lobélia ou aumentar seu número em seu site por meio de estacas ou apenas dividindo o arbusto.

        • No caso de dividir o arbusto, na primavera, a flor é desenterrada, suas raízes são divididas em vários arbustos separados e transplantadas para um novo lugar. Para um melhor enraizamento, você pode usar estimulantes especiais de crescimento e raiz. Este método de plantar uma nova planta é chamado de vegetação ou propagação vegetativa.
        • Estacas de plantio é realizado da seguinte forma: no final do outono, o caule mais forte da lobélia é quebrado e é plantado em um recipiente espaçoso com um substrato de turfa e areia solto. Deixe até a primavera em local aquecido, cuidando para que a terra não seque. No início da primavera, as estacas são plantadas em um local de crescimento permanente.

          Após o transplante para um local permanente, os cuidados com as plantas são os mesmos descritos acima.

          Pragas e doenças

          Lobelia é uma planta bastante resistente às influências externas negativas. Mas às vezes e seus proprietários enfrentam problemas.

          • Decadência de raízes. Esse problema surge por apenas uma razão - umidade excessiva do solo. A rega deve ser feita com menos frequência e menos água deve ser usada. Se necessário, é melhor transplantar a flor para um novo local.
          • Ferrugem, oídio, podridão - todas essas doenças também são um sinal de rega excessiva. As partes danificadas da lobélia são cortadas na raiz e a rega é menos intensa e mais rara.
          • mosaico - Esta é uma doença rara, mas extremamente perigosa. As folhas de lobélia são cobertas por manchas de diferentes cores: vermelhas, marrons ou mesmo carmesins. A causa da infecção é a presença de fungos no solo ou na água. Essas flores são simplesmente desenterradas e queimadas, pois é impossível curá-las.

            Existem também três tipos de pragas, cuja invasão traz muitos problemas aos proprietários desta flor.

            • Ácaro-aranha. Os sinais de sua aparência são uma fina teia de aranha enredando inflorescências e folhas, bem como caules caídos da própria flor. Primeiro, as plantas são pulverizadas com um extrato aquoso de tabaco seco ou alho. Se isso não ajudar, é necessário adquirir um preparado acaricida especial.
            • Lesmas danificam as raízes, caules e folhas da lobélia. Eles gostam muito de umidade, como a própria flor. É muito simples assustá-los - pequenas tigelas de água, às quais se adiciona água sanitária, são colocadas em volta dos arbustos. É seu cheiro desagradável que vai espantar essas pragas. As partes danificadas da planta são simplesmente cortadas.
            • Pulgão faz com que as folhas da lobélia se enrolem em um tubo, interfere na floração ativa e, como resultado, pode causar sua murcha. É muito simples guardar uma flor - é pulverizado com uma solução simples de água e sabão em pó duas vezes por semana.

            A Lobélia Perene é uma planta ideal por trazer frescor, beleza e novidade a qualquer área. Não há dificuldades particulares no plantio e cultivo adicional.

            O principal é seguir à risca todas as recomendações, e depois a Lobélia mostrará toda a sua beleza.

            Para obter mais informações sobre a lobélia perene, veja o vídeo abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário