Larício europeu: descrição e variedades, plantio e cuidados
As coníferas podem ser uma decoração espetacular para qualquer jardim. Eles são despretensiosos e exigentes em termos de cuidado e manutenção. Todo o esforço dos proprietários trará bons resultados - vão crescer plantas muito bonitas e sólidas, das quais será impossível tirar os olhos. Um aroma único vem das plantações de coníferas, pelas quais muitas pessoas são apaixonadas. Hoje vamos dar uma olhada mais de perto no lindo lariço europeu e aprender como cuidar dele de acordo com todas as regras.
Peculiaridades
Caso contrário, o larício europeu é chamado de queda. Pertence à família dos pinheiros. No seu habitat natural, cresce nas montanhas da Europa Central a uma altitude de 1000-2500 m acima do nível do mar.
O lariço europeu é uma árvore alta conífera, cujas agulhas caem com o início do frio do inverno. O tronco dessa beleza verde tem uma estrutura uniforme. Os tamanhos dos espécimes mais velhos às vezes chegam a 25-35 m. O diâmetro médio do tronco de um lariço europeu luxuoso é de 1 m.
O lariço em queda é considerado um dos que mais cresce. A cada ano pode somar 50-100 cm. Vale ressaltar que as taxas de crescimento mais rápidas ocorrem no período em que a árvore atinge de 80 a 100 anos.
A árvore jovem tem uma copa estreita. Pode ser cônico ou em forma de pino, e uma forma irregular é freqüentemente observada. Os ramos de uma árvore são horizontais ou caem com pontas ascendentes - a descrição de diferentes espécimes pode ser diferente.
Os rebentos jovens do lariço europeu são geralmente limpos e delgados. Eles caem lindamente de ramos esqueléticos ligeiramente elevados. A casca é caracterizada por uma tonalidade amarelada ou cinza-amarelada. Tem uma textura suave característica. Com o passar dos anos, a casca pode começar a ficar coberta por fissuras impressionantes e perceptíveis, adquirindo uma coloração marrom.
As agulhas desta árvore têm uma cor verde brilhante. É plano e macio. As agulhas são coletadas em uma espécie de feixes organizados de 30-40 peças em brotos curtos. No outono, inevitavelmente torna-se amarelo dourado, após o qual cai. No inverno, essa cultura chique pode ser reconhecida pelos ramos das espécies nodais.
A floração do lariço europeu é particularmente atraente, o que o destaca entre outros gêneros de coníferas. Na primavera, cones masculinos dourados com uma estrutura redonda aparecem nesta árvore simultaneamente com agulhas jovens. Esses elementos são encontrados em brotos curtos e desfolhados, principalmente na parte inferior dos ramos.
Esta bela e sólida árvore pode viver até 500 anos. O espécime mais antigo registrado em nível oficial tinha 986 anos.
A resistência à geada desta árvore, ao contrário de outras coníferas, não é das maiores. É importante levar esse aspecto em consideração antes de conhecer melhor o larício europeu. Se você não fornecer à planta um abrigo confiável e de alta qualidade contra geadas, ela poderá hibernar normalmente apenas na zona 4. Certas variedades são ainda mais exigentes com a temperatura ambiente.
Variedades
O lariço europeu é uma árvore verdadeiramente chique e bonita, com uma altura impressionante.É por isso que a seleção foi inicialmente voltada para o cultivo de variedades mais modestas e atrofiadas. Vamos conhecê-los melhor.
"Marcadores"
Uma variedade de origem húngara. Deve sua aparência a José Mikolos. Foi ele quem fez a seleção e enxertia de uma muda com ramos visivelmente caídos descoberta na década de 90.
A coroa chorosa cria uma espécie de cortina densa, constituída por ramos finos e graciosos, decorada com agulhas de tom verde claro. No outono, essa cor delicada muda para dourado.
No início, os brotos caem suavemente do ponto alto do tronco e depois simplesmente se espalham pela superfície do solo.
Se esta bela planta ficar dormente, ela formará primeiro uma espécie de saia rodeada pelo tronco. Além disso, esse detalhe se espalhará ainda mais - em diferentes direções, criando uma aparência de um patrono do solo. Se, em tenra idade, uma árvore for podada adequadamente e os brotos forem guiados corretamente, pode ser uma verdadeira obra-prima. Também é possível evitar que os ramos caiam na superfície do solo, tornando-os mais curtos regularmente.
Não há necessidade de falar sobre a altura dessa espécie de larício no tronco. - tudo aqui depende da vacinação e do estoque. Os galhos podem cobrir qualquer área que os proprietários ou paisagistas desejam preencher. Todos os anos, esta árvore vai adicionar 30 cm de altura. Quando a "bala" tem 10 anos, geralmente chega a 4 metros.
Pequeno bogle
Esta variedade é nativa da Austrália - Larix decidua Little Bogle. Cultivador raro. Em um tronco, é geralmente enxertado em uma altura muito baixa, devido ao qual se forma uma aparência de um tronco curvado. Quando uma árvore completa 10 anos, sua altura pode chegar a 130 cm. O pequeno Bogle não cresce tão rápido quanto outras variedades de coníferas. A árvore raramente cresce mais de 10-12,5 cm de altura a cada temporada.
Os rebentos deste lariço europeu são frequentemente torcidos, criando uma ampla coroa de estrutura assimétrica. Por fora, pode se assemelhar a um ovo ou oval.
"Kornik"
Essa variedade é anã. Ele cresce enxertado em um caule. O tamanho total de uma planta conífera depende diretamente de seu comprimento. A altura média do larício anão Kornik é de 1 a 1,5 metros.
Esta árvore parece uma bola pequena e exuberante com galhos curtos e densos. Os ramos geralmente "olham" para cima, decorados com agulhas de tom esmeralda. Torna-se dourado no outono. No inverno, as agulhas diminuem, mas o plantio enxertado no tronco não perde suas qualidades decorativas.
"Pendula"
Forma chorosa de lariço europeu. Ele difere na estrutura dos brotos finos, que se espalham de maneira desigual ao longo do tronco. Eles caem suavemente. Em altura, esta árvore pode atingir uma altura impressionante de 30 m.
Esta variedade foi descoberta pela primeira vez em 1836. Quase imediatamente, os jardineiros da Europa olharam para ele mais de perto.
"Repens"
A conhecida variedade Larix Decidua Repens é conhecida há mais de 200 anos e é muito popular entre os jardineiros. Costuma-se plantar seus representantes em um tronco, cuja altura determinará o tamanho de toda a árvore.
Belas árvores dessa variedade podem ter vários formatos. Este parâmetro depende de "em que direção" este ou aquele galho foi - em primeiro lugar, eles sobem 50 cm e depois começam a cair.
Se você podar uma árvore todos os anos, remover os galhos que se projetam na direção errada, poderá formar uma planta muito bonita e original na forma de uma bola exuberante ou cúpula com brotos que não atingem a superfície do solo.
Como plantar?
O lariço europeu deve ser plantado de acordo com todas as regras. Primeiro, você deve preparar um local para o plantio e mudas. Vamos considerar como fazer isso.
- A cova de plantio deverá ser preparada no máximo 14 dias antes de todos os procedimentos. Se necessário, substitua completamente o substrato.É feito de húmus decíduo, areia e turfa na proporção de 3: 2: 1. É necessária uma camada de drenagem - 20 cm.
- Cascalho ou tijolo triturado é despejado na cova, então o resto do volume (cerca de 70%) é preenchido com o substrato preparado. Em seguida, encha com água até que pare de absorver.
- É melhor comprar uma muda de planta em um viveiro. Na maioria dos casos, os lariços enxertados são importados, comprados em recipientes especiais.
Então você pode prosseguir para o pouso. Nesse caso, é necessário perturbar as raízes ao mínimo. É importante ter muito cuidado com o larício. O pouso é realizado na seguinte sequência:
- parte do solo do buraco cavado é removida com uma pá;
- uma muda é instalada no centro;
- adormecer com uma mistura de substrato, pressionando constantemente das bordas da fossa para o centro;
- um monte é feito ao longo da borda do círculo do tronco para que a umidade seja retida;
- seguido de rega abundante até que a água seja absorvida;
- quando não há umidade, o solo deve ser coberto com uma camada de 5-7 cm.
Como cuidar bem dele?
Após o plantio, em até 7 dias, é necessário regar o larício com um agente estimulante especial para a formação adequada da raiz. Esta etapa de saída não deve ser ignorada.
Bons resultados serão trazidos pelo tratamento de agulhas e ramos com a solução "Epin" ou "Zircon". A aspersão deve ser abundante.
No primeiro ano após o plantio (de fevereiro a abril), cubra o lariço com uma rede especial para protegê-lo da sombra (a tela não funciona). No primeiro ano, a planta não poderá receber muita nutrição devido ao sistema radicular truncado, razão pela qual as agulhas podem ressecar sob a influência do sol da primavera. Nas coníferas, a evaporação das agulhas ocorre ao longo do ano e, quando o sistema de rizomas ainda está congelado na primavera e o sol torna-se bastante quente, o ressecamento inevitavelmente ocorre. Durante este período, é necessário descongelar a massa de barro sob a planta para que ela possa se alimentar de umidade. Como resultado, a rega das coníferas deve ser iniciada a partir de 15 de março.
Use apenas água morna. A neve acumulada deve ser retirada do tronco para que o degelo da terra seja o mais rápido possível.
Com o início da primavera, você deve dar uma alimentação especial à árvore. Mas é necessário selecionar apenas os produtos feitos especificamente para coníferas. Em nenhum caso você deve usar uréia, esterco ou húmus - eles vão arruinar o larício.
Reprodução
Muitos jardineiros novatos, fascinados pelo cultivo do lariço europeu, estão interessados em como ele pode se reproduzir. Esta árvore é propagada por sementes ou por enxerto. As estacas enraízam melhor do que o pinheiro, mas a diferença não é muito grande e perceptível. Os fãs que por conta própria reproduzirem esta árvore conífera de forma vegetativa não conseguirão, porque mesmo em um viveiro, tais eventos nem sempre terminam com sucesso. A percentagem de estacas que conseguiram criar raízes é muito baixa, mesmo que especialistas experientes, bem versados na tecnologia agrícola relevante, tenham assumido o trabalho.
A vacinação também não é um procedimento que um amador possa realizar em tais assuntos e assuntos. A maneira mais fácil de propagar o larício europeu é com sementes. Você pode tentar germiná-los após a estratificação, mas mesmo aqui você não precisa depender muito da capacidade de trazer a muda para transplante em condições de terreno aberto.
Uso em paisagismo
A cultura em questão é incrivelmente popular quando se trata de decorar parques e jardins (privados e públicos). Especialmente relevantes hoje são os espécimes subdimensionados que foram enxertados no tronco da forma de larício Larix Decidua.
No paisagismo, o larício europeu pode assumir o papel de decoração principal, mas não devemos esquecer que esta árvore não gosta da influência das baixas temperaturas, as geadas são destrutivas para ela. As agulhas desta espécie podem sobreviver em 4 ou 5 zonas.
O lariço europeu pode ser plantado bem no gramado, em primeiro plano de todo o grupo de paisagem. Em todos os casos, a árvore chamará muita atenção para si mesma. As agulhas de outono, que adquirem um tom dourado luxuoso, parecem especialmente interessantes e frescas. Mesmo no inverno, galhos retorcidos e nodosos não podem prejudicar toda a aparência de um jardim ou parque. Pelo contrário, esses detalhes tornam o design mais original e atraente.
O lariço é a cultura que dá asas à imaginação do proprietário e do paisagista. Mas devemos lembrar que é importante começar a construir uma árvore desde o início.
Somente se essa condição for atendida, será possível formar uma coroa bonita e incomum, mantendo as qualidades decorativas de uma beleza verde.
Dicas e sugestões úteis
Se você quiser plantar um larício europeu chique em seu site, vale a pena ouvir algumas dicas e truques de jardineiros experientes:
- se estamos falando de uma árvore do tipo "Kornik", então um fuste maior que 2 m não é recomendado, pois isso pode reduzir a estabilidade do larício;
- ao colocar o lariço europeu no gramado, é importante lembrar que no outono este último definitivamente será borrifado com as agulhas caídas, que só podem ser removidas com um aspirador de jardim especial;
- no plantio do lariço, deve-se ter em mente que o colo da raiz deve estar nivelado com a superfície do solo ou ligeiramente mais alto;
- com o início da primavera, todos os galhos quebrados, secos ou insalubres devem ser removidos, independentemente da idade da árvore conífera;
- é importante fertilizar adequadamente o larício europeu, o revestimento de cobertura deve ser necessariamente especializado, destinado especificamente para coníferas;
- é preciso plantar esta árvore com o máximo cuidado, é importante não prejudicar o animalzinho verde, caso contrário ele pode morrer.
Para obter informações sobre os tipos de larício europeu, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.