Métodos para lidar com crescimentos vermelhos em folhas de tília
Na maioria das vezes, os jovens tílias são suscetíveis a doenças. Isso é especialmente verdadeiro para plantas que estão perto da estrada, porque os gases de exaustão e as impurezas enfraquecem a árvore. Com o passar dos anos, eles desenvolvem uma espécie de imunidade que protege as árvores de doenças e pragas. Uma das doenças mais comuns são os ácaros das galhas.
O que é isso?
Muitos, quando aparecem crescimentos vermelhos nas folhas de tília, ficam perplexos sobre o que é e como lidar com a doença. Este fenômeno indica o aparecimento de ácaros da tília na árvore. Visualmente, isso se manifesta no aparecimento de processos alongados e verrugas vermelhas nas folhas. Os pequenos ácaros costumam aparecer em tílias de folhas grandes. Alimentam-se de células vegetais, o que faz com que as folhas se deformem, sequem e percam as suas propriedades benéficas. Os "chifres" vermelhos são formados como resultado de picadas de insetos.
Essas formações, ou seja, as galhas, servem como uma espécie de ninho para a atividade vital dos parasitas - sua reprodução e desenvolvimento das larvas ocorrem dentro dos espinhos vermelhos. Os brotos vermelhos podem aparecer não apenas nas tílias, mas também em outras árvores de jardim.
Deve-se notar que o ácaro da vesícula é um inseto muito prolífico; se várias protuberâncias aparecerem nas folhas, muito em breve a doença se espalhará por toda a árvore. Portanto, ao primeiro aparecimento nas folhas de espinhos vermelhos ou brancos, saliências, manchas ou pontos suspeitos, você deve agir imediatamente. Quanto mais cedo você começar a luta, mais fácil será derrotar a doença. Além do mais, se aparecerem botões em uma planta, há boas chances de o ácaro se espalhar para outras plantas no jardim.
Como lidar com o problema?
Para proteger as plantas, você precisa agir a tempo. Em que é necessário tratar a planta não quando as galhas já se formaram, mas durante o aparecimento dos carrapatos. O fato é que os parasitas não são viáveis em baixas temperaturas, aparecem nas folhas no período de maio-junho, no máximo - até o início de julho, dependendo do clima da região. É nesta hora que a luta deve começar.
Regras fundamentais
O mais importante no controle de ticks é agir na hora certa. No início, quando a doença acaba de aparecer, é muito fácil superá-la. No entanto, nos estágios iniciais, o carrapato é muito difícil de reconhecer, uma vez que os crescimentos vermelhos na tília não aparecem imediatamente; no começo as folhas ficam amarelas, tem menos clorofila, podem deformar. Outro sinal de infecção são as saliências na superfície da folhagem, a princípio não mudam de cor. Gradualmente, eles se alongam em comprimento e adquirem uma tonalidade branca ou vermelha.
É igualmente importante escolher os métodos corretos de luta. O tratamento deve ser realizado de forma abrangente.
Primeiro, é necessário processar a árvore por meio de uma ação do sistema. O processamento deve ser repetido várias vezes com um breve intervalo.
Além da pulverização, é aconselhável utilizar outros meios de controle. Por exemplo, você pode pré-vacinar tílias jovens contra um carrapato ou injeções com uma preparação especial.
Existem também métodos físicos para lidar com um carrapato. Caso a doença já tenha afetado a árvore e tenham se formado galhas nas folhas, você pode simplesmente arrancar as folhas infectadas, se houver poucas. Mas nem sempre isso dá o resultado desejado, já que o tick se espalha muito rapidamente.É possível atrair vespas para o jardim, que se alimentam de larvas de carrapatos. Você pode atrair insetos plantando endro, sementes de cominho, coentro e outras plantas semelhantes.
Fundos necessários
Os seguintes remédios podem ser usados para tratar folhas de tília doentes:
- "Akreks";
- "Karbofos";
- Apollo;
- "Fufanon";
- "Nitrafen";
- "Ditox";
- "Vertimek";
- Aktelik;
- "Karate Zeon";
- Fitoverm.
As plantas precisam ser processadas várias vezes por temporada, mas deve-se ter em mente que quase todos os medicamentos são muito tóxicos. Se as galhas forem formadas em árvores frutíferas, será possível comer os frutos apenas 2-3 semanas após o processamento. O mesmo vale para linden. Não é recomendável coletar as folhas até que os parasitas sejam completamente eliminados, principalmente porque a planta infectada perde suas propriedades benéficas.
Não é aconselhável tratar a tília com substâncias tóxicas durante a floração. É igualmente importante mudar o produto periodicamente.
Um medicamento não pode ser usado mais do que 2 vezes. O ácaro da galha se adapta muito bem, e se a planta for borrifada com a mesma substância por várias semanas, ela pode desenvolver imunidade, e mais luta não trará os resultados desejados. É melhor não vacinar e injetar árvores por conta própria, sem consultar um especialista, pois é um processo bastante complicado e o resultado pode ser o contrário do desejado.
Tecnologia de processamento
É muito importante escolher o veneno certo. Se você usar um remédio inadequado para um ácaro-aranha ou outro tipo de praga, a doença não apenas não irá embora, mas poderá até piorar. Para um resultado garantido, ao escolher um produto adequado, deve consultar um especialista. Os medicamentos são vendidos em ampolas.
O produto deve ser diluído em proporções de 2 ml a 2 litros de água. Se a infecção já for forte, o veneno pode ser diluído em proporções de 1 ml por 1 litro de água.
Agentes mais potentes e tóxicos são diluídos em proporções de 3 ml por 10 litros. Para obter a solução correta, siga as instruções da embalagem.
A solução é pulverizada sobre as plantas danificadas usando um borrifador especial. É importante lembrar que as folhas danificadas, nas quais se formaram crescimentos vermelhos, não podem retornar à sua aparência anterior. Placas de folhas particularmente danificadas e deformadas podem ser arrancadas (enquanto o volume total das folhas rasgadas não deve ser superior a 12-15%) e a folhagem restante pode ser tratada com uma solução.
Medidas de prevenção
A maneira mais confiável de combater os ácaros da galha é tomar medidas preventivas oportunas. Para fazer isso, você precisa tratar as árvores periodicamente com produtos químicos em um estágio inicial, de preferência na época de brotamento. Assim, os insetos não terão tempo de se espalhar por uma grande área e infectar a copa da árvore.
Durante o processamento, é muito importante proteger a pele, os olhos, o sistema respiratório. Para isso, são adequadas roupas justas e fechadas com mangas, luvas de borracha, respirador e óculos de proteção. Aqueles que, no entanto, iniciaram a luta contra a doença tardiamente, precisam destruir as folhas infectadas rasgadas e caídas. Melhor queimar, pois o calor definitivamente matará os ácaros e as larvas.
É igualmente importante cuidar adequadamente da tília - fertilizar as plantas, alimentá-las e cortar ramos e folhas secos a tempo.
Jardineiros experientes cultivam e plantam as plantas regularmente, de acordo com o plano, 2 vezes por ano. Tais precauções permitem muitos anos sem encontrar pragas. A melhor época para combater o carrapato é a primavera e o outono, quando o parasita não tem galhas protetoras.
O ácaro da bílis é praticamente inofensivo para os humanos. Seu principal dano é que o parasita estraga a copa da árvore. Além de a árvore perder seu aspecto estético, as folhas danificadas da tília não podem ser usadas para fins medicinais e, se a doença não for tratada, a árvore pode morrer.O cuidado constante com as árvores, a remoção das folhas secas, a alimentação e o uso de fertilizantes minerais irão fortalecer as tílias jovens e ajudá-las a desenvolver imunidade.
O comentário foi enviado com sucesso.