Tudo sobre tília de folhas pequenas

Contente
  1. Descrição botânica
  2. Habitat
  3. Variedades populares
  4. Plantar e sair
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Qual é a diferença da tília de folhas grandes?
  8. Aplicação em paisagismo

Linden é uma árvore bonita e despretensiosa que cresce sozinha e junto com outras árvores. É especialmente bom durante o período de floração. Encontrado em quase todas as regiões da Rússia. A tília de folhas pequenas cresce melhor de todas.

Descrição botânica

Tília de folhas pequenas (em latim Tilia cordata) tem cerca de 45 variedades. Também tem um segundo nome - “tília em forma de coração”.

O berço da planta é o Cáucaso e a Europa. A cultura não tem apenas propriedades decorativas, mas também medicinais.

Uma árvore muito resistente que pode viver mais de cem anos, mantendo a densidade da copa. A forma de vida da tília é uma árvore, cujo diâmetro da copa chega a 19 m, e a altura é de 30 m. A copa tem a forma de uma tenda. As folhas são verde-escuras, em forma de coração, pontiagudas e dentadas. Cada folha tem no máximo 4 cm de tamanho e floresce com pequenas inflorescências amarelo-esbranquiçadas do final de junho ao início de julho por cerca de 2 semanas, os frutos amadurecem em agosto ou setembro.

O sistema radicular da tília é muito desenvolvido, fibroso. É o sistema radicular que fornece nutrição e umidade à árvore. A tília cresce em quase todos os tipos de solo, mas prefere um solo bem fertilizado. A densidade da copa e a beleza da árvore como um todo dependem diretamente do solo em que ela cresce.

O tronco é coberto por uma casca cinza escura, fina e lisa nas árvores jovens. Nas árvores velhas, a casca é áspera, engrossada, toda coberta de rachaduras. A estrutura anatômica é de madeira branca, que apresenta tonalidade rosa ou avermelhada. Nas seções, você pode ver as camadas anuais, que são ligeiramente diferentes. A olho nu pode ver a diferença nos raios do núcleo. A madeira é fácil de processar, é bom usá-la para trabalhos manuais.

Nos primeiros anos, a cultura cresce lentamente. Após cerca de 5 anos, a taxa de crescimento aumenta. A tília não cresce apenas na natureza, mas também é muito boa para plantações decorativas. Nesse caso, a tília de folhas pequenas é usada em um tronco - uma árvore com uma copa piramidal, que pode facilmente ter qualquer forma, por exemplo, uma bola ou um cubo.

A tília cordata ocupa uma área que se estende da Europa e sudeste da Ásia ao continente norte-americano.

Habitat

A tília em forma de coração é uma cultura comum na Rússia (mesmo além dos Urais e na Sibéria, já que não é tão exigente quanto outras culturas), no Cáucaso, na Espanha, Itália, Noruega e em muitos outros países e regiões.

Ele se enraíza bem nas florestas, especialmente na Bashkiria, na Crimeia e na região do Médio Volga.

Ele pode se adaptar a quase qualquer ambiente. Linden adora solos férteis, especialmente cresce bem em solos úmidos de nutrientes. Tolera facilmente qualquer condição climática - geadas e períodos de seca, mas cresce melhor em áreas quentes com alta umidade.

Variedades populares

Atualmente, existem muitas variedades diferentes de tília de folhas pequenas, que se enraíza na cidade, não tem medo do mau tempo e é uma excelente planta de mel.

"Globo Verde"

Árvore com copa esférica densa, que com o passar dos anos pode atingir 6 a 8 m de diâmetro. A altura geralmente não ultrapassa 5 me depende diretamente do tronco. As folhas são em forma de coração, de cor verde escura, são menores que as das outras variedades.

No outono, eles ganham uma bela cor amarela, tornando a árvore mais atraente.

Pode se adaptar a todas as condições, mas prefere solo fertilizado e úmido. Não gosta de seca. É melhor plantar a planta em um local bem iluminado e fornecer rega adicional - então a copa ficará bonita e simétrica. Recomenda-se podar a safra a cada 5 anos.

Greenspier

Uma planta que cresce até 20 m de altura e 12 m de largura. Possui uma coroa ovalada e ramificada, que termina com uma flecha no topo. Esta variedade é muito popular na Europa. Freqüentemente encontrado como uma cerca viva e também usado para paisagismo de praças e parques. Despretensioso, cresce bem em qualquer tipo de solo e tolera a sombra. Adequado para plantio em grandes cidades.

"Beaulieu"

Variedade de tília com uma coroa oval densa, mas compacta. Muito fácil de cortar, adequado para criar um jardim que requeira pouca ou nenhuma manutenção. Vai ficar bem em plantações em becos. Árvores pequenas da mesma altura e copas da mesma forma em uma fileira ficarão espetaculares.

Também é adequado para plantar em uma rua estreita ou em um pequeno quintal. A árvore ocupa pouco espaço e não protege totalmente o pátio com sua copa.

"Laranja de inverno"

Árvore com brotos de laranjeira que se destacam muito no inverno. A coroa é densa, piramidal, mas torna-se arredondada com o tempo. Ela cresce rapidamente e atinge uma altura de até 20 m. Começa a florescer no final de junho ou início de julho em pequenas flores branco-amareladas com aroma pronunciado. As frutas são pequenas nozes, amadurecem em agosto ou setembro. É uma excelente planta de mel.

A variedade é despretensiosa para o solo, mas se desenvolve melhor em margas frescas e férteis. Em condições urbanas, também se enraíza bem. Fácil de aparar. Se for necessária uma forma decorativa, é recomendável podar a árvore a cada inverno.

Adequado para a criação de sebes, bem como para a formação de vielas. Ficará igualmente bem em plantações individuais e em grupo. Freqüentemente usado para paisagismo de cidades e pátios de escolas e parques, implantados em torno de playgrounds, bem como instituições médicas. Tolera até o inverno mais frio.

"Rancho"

Uma pequena árvore de copa compacta, atingindo 12 m de altura. Adequado para pequenas casas de verão e jardins - onde for impossível plantar uma árvore grande. Difere em folhas verdes brilhantes. Começa a florescer e a dar frutos após 5-8 anos. Depende das condições em que a árvore cresce.

Ela floresce abundantemente, é a melhor planta de mel de todas as variedades. A variedade é exigente quanto à qualidade do solo. Não cresce em solos úmidos e arenosos. É melhor plantá-lo em uma área bem iluminada, onde rega adicional também seja possível.

arbusto

Existe outro tipo de tília de folhas pequenas - arbusto. É um cruzamento entre a tília de folhas pequenas e as de folhas grandes, que possui as propriedades de ambos os tipos. Ela cresce muito mais rápido e começa a florescer muito mais cedo do que outras variedades. Seus ramos são bastante espalhados, o que confere à densa copa um belo formato.

A floração começa em maio, muitas pequenas inflorescências aparecem. É considerada a melhor planta de mel. É igualmente bom para ajardinar grandes áreas, decorar jardins privados e criar composições paisagísticas.

Plantar e sair

Para plantar mudas, é necessário fazer um furo com diâmetro e profundidade de pelo menos 50 cm. Uma camada de drenagem é despejada no fundo, que pode ser pedra triturada, seixos ou tijolos quebrados. Em seguida, é colocada uma camada de húmus misturado com superfosfato. Em seguida, uma muda é colocada no solo preparado e coberta com grama, húmus e areia.

Ao plantar, é aconselhável colocar o colo da raiz ao nível do solo, mas não é crítico se estiver um pouco mais baixo.

Depois disso, a muda precisa de rega regular e fertilização com fertilizantes de nitrogênio pelo menos 3 vezes por temporada durante 2 anos.No primeiro inverno, é melhor fazer um abrigo para que a árvore não morra.

É necessário plantar uma tília, dada a sua atitude para com a luz - é tolerante à sombra, mas fotófila e desenvolve-se melhor em locais bem iluminados. Também é importante como a árvore trata a umidade, ou seja, ela prefere a umidade moderada.

Poucos anos após o plantio, a tília não requer mais cuidados especiais, mas mesmo assim, vale a pena observar algumas regras para que a árvore enfeite o local por muitos anos.

  • No segundo ano após o plantio, pode-se começar a podar a copa para sua formação, bem como para fins sanitários. Pela primeira vez, é melhor fazer isso no início da primavera, antes que os botões desabrochem e novos brotos apareçam. Se a coroa cresceu muito, você pode podá-la um pouco no outono.
  • Árvores maduras não precisam de alimentação constante, mas será útil algumas vezes por temporada.
  • Também não é necessário regar as árvores, a menos que durante uma seca severa.
  • Para o inverno, a tília deve ser coberta com turfa, serragem e folhas caídas.
  • Recomenda-se a realização de tratamentos a cada primavera, a fim de prevenir doenças e prevenir o aparecimento de pragas.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras de criar tília de folhas pequenas.

  • Plantar sementes. Esse é um caminho muito longo, esse processo pode levar até 10 anos. Primeiramente, as sementes são coletadas e colocadas por seis meses em local com temperatura não superior a 0 ° e alta umidade. Em vez de solo, eles pegam serragem ou areia. As sementes podem não brotar imediatamente, mas apenas no segundo ou terceiro ano. As mudas precisam ser regadas todos os dias e as ervas daninhas devem ser evitadas. Eles são protegidos para o inverno.
  • Com a ajuda de brotos de raiz. Você precisa encontrar uma velha árvore que cresce em um lugar mal iluminado. Novas mudas crescem de suas raízes. É melhor escolher mudas com pelo menos 2 anos. Na primavera, quando está úmido lá fora, você precisa cortar a raiz principal e depois cuidar dos brotos durante todo o verão - regar, fertilizar e soltar o solo e plantar no lugar certo no outono.
  • Por método de camadas. Bastante incomum, mas de maneira comum. Uma árvore jovem precisa ser cortada e esperar que novos brotos apareçam no toco. Depois disso, o galho jovem é dobrado e fixado no solo para que sua ponta saia do solo. No verão, as mudas precisam ser regadas regularmente. Normalmente, no terceiro ano, as raízes aparecerão nesta dobra. Eles devem ser cuidadosamente separados e transplantados para uma planta jovem.
  • A maneira mais fácil é comprar (ou desenterrar) e plantar mudas. Com os devidos cuidados, a árvore criará raízes perfeitamente.

Doenças e pragas

Como qualquer outra cultura, a tília é suscetível ao ataque de pragas de insetos, principalmente quando a árvore não cresce sozinha, mas em um beco.

  • O inimigo mais perigoso e comum da tília é a bainha, que pode ser facilmente confundida com uma placa na casca de uma árvore. As fêmeas põem ovos e, quando as larvas eclodem, os ramos começam a morrer e as folhas e frutos caem prematuramente. A bainha também é perigosa, pois emite melada, que contribui para o desenvolvimento de um fungo fuliginoso, muito prejudicial à tília.
  • Outra praga perigosa é o ácaro da galha, que, durante a reprodução, cobre as folhas com espinhos vermelhos, de onde surgem novos ácaros, alimentando-se do conteúdo dos botões, o que leva à deformação e morte dos brotos.
  • Muitas vezes a tília é atacada por várias espécies de borboletas, que também se reproduzem nas folhas, e as lagartas eclodidas as devoram, enredam em teias de aranha e causam doenças como o oídio.

Além disso, tanto as árvores novas quanto as velhas são periodicamente expostas a várias doenças, como:

  • fungo tinder;
  • podridão de mármore branco;
  • tireostromose.

Todas essas doenças são provocadas por fungos parasitas e afetam não apenas galhos e folhas, mas também o tronco de uma árvore. A planta afetada pelo fungo tinder está condenada à morte e também pode infectar as plantações que crescem nas proximidades.

Pulverizar árvores com inseticidas ajuda a combater pragas e doenças. Isso é bastante difícil, pois os insetos geralmente vivem no topo da coroa, que é muito difícil de alcançar com um pulverizador motorizado, já que um pulverizador manual não consegue lidar com o processamento de toda a coroa. Injeções especiais de madeira são uma boa alternativa.

Qual é a diferença da tília de folhas grandes?

A principal diferença entre limas de folhas pequenas e largas é o tamanho. As folhas grandes atingem 40 m de altura e as folhas chegam aos 14 cm, abrindo-se mais tarde que as folhas pequenas, durante cerca de 2 semanas. Suas flores são muito maiores do que as do cordato, mas são em menor número (não mais do que 5). Folhas grandes não são tão resistentes à geada, mas toleram melhor a seca.

Aplicação em paisagismo

A tília-coração não é apenas usada como planta medicinal e melífera, mas também se difundiu no paisagismo. Ideal na forma, é fácil de cortar, floresce lindamente, enchendo o ar com o perfume das suas pequenas inflorescências. Adequado para a formação de becos, parques e sebes. Nesse caso, as árvores são cortadas da mesma forma. A densa coroa facilmente se transforma em uma cerca densa. Uma tília aparada mantém por muito tempo a forma que lhe foi dada.

Linden se dá bem com outros tipos de árvores e arbustos, o que permite que você crie composições de paisagens únicas. Você pode fazer um plantio em grupo e focar na tília, ou, ao contrário, pode sombrear com ela a ostentação de outras culturas. Combinado de forma especialmente harmoniosa com coníferas. A mistura de cores ficará bem em qualquer lugar.

Em um terreno particular, é recomendável plantar uma tília a sotavento se quiser ouvir seu perfume durante a floração.

Linden é uma cultura única que será uma decoração maravilhosa para qualquer local. Com manutenção mínima, servirá como fonte de sombra, como remédio e como elemento de paisagismo por muitos anos.

Como plantar e fazer crescer tília, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário