Como plantar e cultivar tília?

Contente
  1. Qual é o melhor lugar para plantar?
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado

Ao planejar o plantio de uma tília perto de casa ou em qualquer local do seu terreno, você precisa conhecer algumas características a respeito do plantio e dos cuidados com a árvore. Você pode descobrir mais sobre tudo isso abaixo.

Qual é o melhor lugar para plantar?

Linden não é uma planta muito exigente e, portanto, pode ser plantada em quase qualquer lugar - por exemplo, perto de uma casa ou em uma casa de verão. No entanto, se seu objetivo é cultivar uma bela árvore, você terá que ajustar a escolha do local. Em que vale a pena considerar que a árvore está totalmente formada somente após 20-40 anos, dependendo de sua variedade.

Esta árvore tolera bem a sombra e até geadas, porém, para acelerar o seu desenvolvimento, crescimento e esplendor da copa, deve ser plantada em áreas abertas e bem iluminadas pelo sol. A tília também não tem grandes exigências para o solo, mas, é claro, solo fértil, no qual os fertilizantes necessários são aplicados em tempo hábil, será muito útil para ela. O único requisito é um nível de umidade normal. Em geral, isso se aplica apenas a mudas, enquanto as tílias adultas são muito mais fáceis de tolerar a escassez de água.

Outros fatores têm pouco efeito na planta. A Linden não tem medo de ventos fortes, pois tem raízes poderosas que se fixam profundamente no solo e, pelo contrário, podem até proteger o seu local do vento.

Aterrissagem

A maneira mais comum de plantar uma árvore como a tília é comprando uma muda pronta. No entanto, observe que é melhor comprar plantas que tenham um sistema de raiz fechado.

Se falamos do próprio processo de plantio de mudas, então inicialmente é necessário cavar um buraco para ele, cuja profundidade e diâmetro deve ser de cerca de 500 centímetros - essas são as dimensões que serão necessárias para uma muda, cuja altura será de cerca de 50-70 centímetros. Além disso, na fossa, é necessário primeiro fazer uma drenagem com 15 centímetros de espessura. Acima você precisa colocar uma mistura de húmus e superfosfato, cuja camada terá cerca de 7 centímetros. Então, você precisa de 50 gramas de superfosfato para cada árvore.

Além disso, tendo realizado todas as medidas preparatórias antes do plantio, é necessário mergulhar a muda da árvore no recesso e polvilhar com um substrato de terra. Deve ser preparado com parte do solo do gramado como ingredientes, além de 2 partes de areia e húmus.

As mudas devem ser bem umedecidas e então por mais 2 anos é bom fornecer cobertura com alto teor de nitrogênio. Faça isso 3 vezes por temporada.

Você pode plantar uma tília de outras maneiras.

Seminal

Se você estiver usando sementes, então elas devem ser tratadas adequadamente antes de serem lançadas no solo. Caso contrário, não funcionará cultivar uma árvore: as sementes simplesmente não germinarão. Processar, ou, como também é chamado, estratificação significa manter a semente em condições de umidade e temperatura de 0 graus. Esse processamento geralmente dura cerca de 3-6 meses - o tempo depende unicamente do tipo de árvore que você escolheu para crescer.

Essas sementes devem ser acondicionadas em uma caixa, que será preenchida com areia úmida ou serragem e colocada em qualquer ambiente que se caracterize por baixas temperaturas. Além disso, as sementes não são secas, mas imediatamente utilizadas para o plantio, mandando-as para o solo.

As sementes de tília são semeadas em solo pré-umedecido em fileiras, entre as quais deve haver uma distância de cerca de 20 centímetros. A seguir, as sementes devem ser polvilhadas com uma camada de terra, que não deve ultrapassar 7 centímetros.

Observe que as plantações jovens são altamente sensíveis e não toleram geadas. Eles devem ser cobertos com algo, mantendo a ventilação total das massas de ar.

Se você deseja ter várias tílias no site, pode iniciar a reprodução, por exemplo, usando mudas, estratificação ou estacas.

Com a ajuda de mudas

Este método envolve o uso de mudas de tília, que geralmente começam a germinar sob uma árvore de tília já formada.

Para o plantio, é necessário tirar pequenos brotos que terão folhas cotiledonares. - isto é necessário devido ao fato de que tais folhas podem tolerar mais facilmente uma mudança de local. Recomenda-se cavar as mudas na primavera, faça isso depois que as primeiras folhas começarem a se formar na tília.

As mudas após o transplante devem ser bem regadas, principalmente nos períodos de seca. Um ano depois, eles podem ser transferidos para a chamada "escola", plantando-os em fileiras, mantendo uma distância entre as fileiras de 30 centímetros e 10 centímetros uma da outra. No outono, as plantas jovens podem ser removidas para um local permanente.

Camadas

Para propagar uma árvore por estratificação do tronco, é necessário dobrar os seus rebentos inferiores ao solo, tendo previamente cavado pequenos entalhes sob eles. Em seguida, é necessário fixar os galhos e borrifá-los com uma camada de terra, após o que essas camadas, após um ou dois anos, começarão a brotar raízes. Quando os brotos se enraízam, eles precisam ser separados da tília e removidos para seu local definitivo.

Estacas

Este método não é muito popular entre os residentes de verão devido ao fato de as mudas não apresentarem uma alta taxa de sobrevivência. Para plantar tília dessa forma, você precisa selecionar brotos verdes que ainda não tiveram tempo de amadurecer. Em seguida, eles precisam ser colocados em um líquido especial, que vai estimular a formação de suas raízes, e depois plantados em um substrato, sabiamente feito de turfa e vermiculita.

Cuidado

Cultivar a tília no jardim é um processo simples. Esta árvore cresce rápido e em geral, cuidar dela não traz grandes dificuldades, porém, você ainda precisa saber cuidar bem dela.

Poda

A poda é uma tarefa importante. É necessário podar os galhos secos e danificados antes da abertura dos botões, bem como mais perto do outono, quando novos brotos começam a aparecer ativamente. No entanto, tenha em mente que você não pode encurtar galhos de árvores em mais de um terço.

Podar a árvore regularmente. Isso contribui para a correta formação de sua copa, o que torna a planta visualmente bonita. Além disso, a poda de uma árvore evita a ocorrência de muitas doenças.

Muitos também recomendam o desbaste regular da coroa da tília. Caso contrário, você pode observar um fenômeno como a secagem dos galhos.

Rega

Atenção especial deve ser dada à rega da planta. A tília deve ser cuidadosamente abastecida com água nos primeiros anos de seu crescimento e desenvolvimento, garantindo que o solo esteja saturado de umidade. A água para regar as plantas jovens deve estar em temperatura ambiente. Se estiver frio, isso só prejudicará a árvore e com grande probabilidade começará a desacelerar seu crescimento e desenvolvimento.

As tílias adultas não requerem muita água. Eles são capazes de tolerar a seca com calma e precisam de uma boa rega apenas se o período de seca durar muito. Para uma tília para irrigação, serão necessários 20 litros de água por 1 metro quadrado de projeção de sua copa.

Top curativo

A cobertura de árvores já formadas deve ser realizada 2 vezes por temporada. O primeiro é realizado no início da primavera. Para fazer isso, você precisa de uma mistura à base de verbasco: 1 kg do componente principal, 15 gramas de uréia, 25 gramas de nitrato e 10 litros de água. Tudo isso deve ser bem misturado, após o qual a planta pode ser fertilizada. No outono, é recomendado o uso de nitroammofosk como cobertura. Para uma boa alimentação, você só precisa de 20 gramas deste produto para cada 10 litros de água.

Pragas e doenças

Insetos nocivos precipitam muitas plantas, a tília não é exceção. Freqüentemente, um jardineiro pode observar uma mancha de buraco nas folhas de sua planta. Para eliminá-lo, recomenda-se a utilização de uma mistura bordalesa, que é utilizada para processar o tronco e os ramos.

Se você se depara com podridão branca, então neste caso é necessário usar tais preparações, que contêm cobre, e em grandes quantidades.

Além do mais, frequentemente a tília encontra ataques de pulgões, conchas, carrapatos, besouros da casca e vermes da folha. Para eliminar os parasitas, você pode recorrer ao uso de remédios populares, como cinzas, soluções de alho e cebola ou produtos químicos. Os últimos são usados ​​principalmente em casos avançados.

Como plantar uma tília, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário