Linóleos homogêneos e heterogêneos - qual escolher
Muitas vezes, ao escolher o linóleo, você pode encontrar uma menção a tipos heterogêneos e homogêneos deste revestimento. Mas o que isso significa não está claro para todos. E, o mais importante, como isso afeta as características de qualidade do próprio revestimento? Vamos considerar os dois tipos para entender qual é melhor escolher.
Homogêneo
O prefixo "homo-" já fala por si, significando igual, homogêneo. É um revestimento quimicamente homogêneo (PVC), constituído por apenas uma camada.
Esse linóleo é muito durável e elástico. A paleta de cores é bastante extensa, mas os padrões são monótonos: mármore, manchas, tonalidade pura. Portanto, é frequentemente colocado em salas com muito tráfego. Mesmo se em alguns lugares o revestimento estiver mais desgastado, o padrão permanecerá inalterado.
No linóleo homogêneo, distinguem-se um padrão direcional (ao longo de toda a tela) e um caótico. Este último se suja com menos facilidade.
Heterogêneo
Este revestimento possui várias camadas (4-6):
- cobertura protetora;
- camada decorativa;
- camada de tela (espuma de PVC);
- camada de suporte (fibra de vidro, mas pode estar ausente);
- substrato (camada posterior).
Além disso, cada um deles desempenha suas funções nesta "torta". Às vezes, uma 6ª camada é adicionada para linóleo para fins especiais (antiderrapante, antiestático, etc.). Mas essa camada pode estar ausente e um componente especial está contido em alguma outra. Por exemplo, para o linóleo antiderrapante, é adicionado à camada protetora superior.
Vamos dar uma olhada em cada um deles:
COMA camada mais baixa de linóleo heterogêneo - o substrato - é a espuma de PVC.
A espuma pode ser:
- mecânico,
- químico.
É ela a principal responsável pelo isolamento acústico do revestimento. A espuma mecânica tem uma estrutura celular comunicante (como uma esponja), enquanto a espuma química tem uma estrutura fechada. Portanto, a espuma química absorve melhor a água, é mais durável, confortável ao caminhar, o revestimento endireita os amassados resultantes em 5 horas.
Feltro ou juta também são usados junto com espuma de PVC.
A próxima camada - suporte - consiste em fibra de vidro. É uma espécie de esqueleto de todo o revestimento, ao qual todas as outras camadas são fixadas. Mas em alguns linólios heterogêneos, a fibra de vidro pode estar ausente.
A tela é outra camada de espuma de PVC. Posteriormente, um revestimento decorativo é aplicado a ele. Ao passar pelo forno, esta camada forma espuma ao mesmo tempo que a camada posterior, conferindo ao linóleo propriedades acústicas e de isolamento térmico.
A camada decorativa é aplicada com cilindros especiais. Ao contrário do tipo homogêneo, o heterogêneo pode ter um padrão gráfico diferente. Podem ser todos os tipos de padrões geométricos, imitações de outros revestimentos para pisos, como parquet ou pedra. E graças à capacidade de adicionar substâncias especiais (inibidores) ao PVC, você pode criar padrões volumétricos.
E a última camada superior é uma camada protetora. É uma camada transparente de PVC puro. É ele quem protege o revestimento da abrasão, tendo alta resistência ao desgaste. Sua espessura afeta diretamente a durabilidade do linóleo.
Em linóleos comerciais mais caros, os fabricantes aplicam outra camada protetora de poliacrílico ou poliuretano sobre o PVC. Este revestimento poroso aumenta comparativamente a resistência ao desgaste da camada protetora, não requer processamento especial após a aplicação do linóleo e é fácil de limpar. Às vezes, a camada de poliuretano é tratada adicionalmente com luz ultravioleta, tornando a camada protetora mais durável.
Colocar o linóleo é bastante simples, até um iniciante pode lidar com isso.
Escolha
É difícil dizer qual linóleo é melhor. Sua resistência ao desgaste é quase a mesma.
O linóleo heterogêneo é mais durável, tem isolamento acústico e térmico, é mais confortável ao caminhar e uma grande variedade de padrões decorativos permite escolher um revestimento de piso para qualquer estilo de interior.
Mas o linóleo homogêneo é mais elástico, permitindo que você dobre as bordas ao redor do perímetro da sala, tornando o piso mais protegido contra umidade e bactérias. Recomenda-se também colocá-lo em ambientes com alto risco de danos mecânicos (queda de objetos pontiagudos e pesados).
Às vezes, a largura da sala também desempenha um papel importante. Os rolos de linóleo heterogêneo são mais largos (1,5-4 m), enquanto o linóleo homogêneo tem apenas 1,5-2 m. Isso pode ser um fator decisivo na compra, se você planeja colocar linóleo sem juntas.
O comentário foi enviado com sucesso.