Quando desenterrar lírios e como armazená-los?

Contente
  1. As lâmpadas precisam ser desenterradas?
  2. Cronometragem
  3. Instruções passo a passo
  4. Regras de armazenamento

Lírio foi o emblema dos reis franceses, a flor inspirou o trabalho de poetas e artistas, seu nome serviu como a escolha de um nome feminino. O lírio possui mais de 80 espécies, algumas delas, via de regra, são as mais bonitas, são bastante caprichosas e para cuidar delas requer algum conhecimento e paciência.

As lâmpadas precisam ser desenterradas?

Lily é uma erva bulbosa perene que pode crescer em um lugar sem ser transplantada por até 6 anos ou mais. A flor é propagada por lâmpadas filhas separadas no final de agosto ou início de setembro. A reprodução por bulbos e escamas infantis pode ser feita em qualquer época do ano. A seguir estão os principais fatores que levam a desenterrar lírios todos os anos:

  • tipo de planta;
  • condições climáticas;
  • orientação do alvo.

    Cada tipo de flor tem suas próprias características. No século XX, novas espécies de lírios resistentes à geada foram introduzidas na população, incluindo variedades de plantas híbridas que abriram novos padrões de vitalidade e resistência a doenças. Os mais resistentes e despretensiosos são os tipos de híbridos de lírio como:

    • asiático;
    • encaracolado;
    • tubular.

    Importante! Os bulbos dessas variedades são perfeitamente preservados no inverno no solo sob a neve quando se usa cobertura morta convencional.

    Alguns tipos de lírios, incluindo os exóticos, não são muito resistentes, mas por causa de sua beleza, muitos jardineiros gostariam de ver essas flores em seus terrenos. A criação de lírios trazidos de países do sul para lugares com climas frios geralmente dá um resultado positivo, desde que os bulbos dessas variedades de plantas devam ser desenterrados todos os anos para o inverno. Esses tipos incluem o seguinte:

    • lírios brancos;
    • Híbridos americanos;
    • híbridos de flor longa;
    • híbridos orientais.

    Importante! Medidas oportunas para conservar os bulbos no inverno permitirão evitar o risco de perda de espécimes raros.

    Cada zona climática tem suas próprias flores, que ao longo dos anos se adaptaram às condições climáticas locais, isso é chamado de seleção natural. Ao comprar um lírio de uma nova variedade, você precisa descobrir de onde vem a flor. A informação certa ajudará o agricultor a usar os métodos certos para cultivá-la. Ao cultivar flores para venda, os lírios são escavados todos os anos para obter novas cópias o mais rápido possível. Nesses casos, muitas vezes recorrem a um método artificial de obtenção de um grande número de descendentes - corta-se a parte inferior do bulbo ou fazem-se cortes profundos sobre ele, então se formam muitas crianças.

    Cronometragem

    Após a floração dos lírios, os caules das plantas não são cortados, mas realizar as seguintes ações com eles:

    • remover vagens de sementes (a propagação de sementes é extremamente rara pelos jardineiros, pois existem métodos mais simples e eficazes);
    • belisque os ovários formados nas hastes, pois os botões não terão mais tempo para se formar no final do verão e irão esgotar o bulbo desnecessariamente;
    • deixe os caules secarem naturalmente.

    Importante! No final da temporada, os caules secos das plantas são cortados pela raiz. O amadurecimento completo do bulbo após a floração leva de 1 a 1,5 meses.

      Para armazenamento no inverno, bulbos de variedades de lírios que gostam de calor são desenterrados no outono. O tempo de escavação é determinado pelo estado da parte aérea da planta, o caule na base deve estar seco, o que significa que o bulbo está totalmente maduro.Para diferentes variedades de plantas, esse momento ocorre em épocas diferentes, desenterrando os lírios começa em 15 de agosto e termina antes de 10 de setembro. Os lírios importados dos países do sul não precisam ser desenterrados para o inverno em áreas de clima temperado, por exemplo, na região de Moscou, mas neste caso é necessário cuidar do seu aquecimento para o inverno. Vários materiais disponíveis são usados ​​para cobrir o jardim de flores, a saber:

      • resíduos de construção, serradura;
      • feno, palha;
      • folhas secas;
      • topos secos de vegetais.

      Importante! Aquecedores que podem ser soprados pelo vento devem ser pressionados para baixo com tábuas ou feltro. Com o início do inverno, a área florida é coberta por uma espessa camada de neve sobre o abrigo.

      Os lírios podem permanecer no solo por anos, florescendo todos os anos. As plantas são desenterradas apenas se o apinhamento excessivo começar a afetar a qualidade das flores. Bulbos-filhas com raízes e caules são separados do bulbo-mãe, os brotos excedentes são removidos e os espécimes desejados são assentados novamente a uma distância de 30 centímetros um do outro. Para que os rebentos criem raízes antes da geada, os lírios amantes do calor são divididos e plantados em meados de agosto, e as plantas resistentes à geada - no início de setembro.

      Os lírios híbridos orientais de aparência mais exótica não diferem em grande durabilidade e boa saúde., portanto, você não deve deixá-los ao ar livre durante o inverno, a fim de preservar espécimes caros e raros na coleção.

      Instruções passo a passo

      As seguintes instruções passo a passo são sugeridas. desenterrar bulbos de lírios:

      1. preparar o local (sem folhas, pequenos detritos com um ancinho leve); para não confundir a área com lírios, que permanecem durante o inverno em campo aberto, após a floração, é necessário designá-la com um sinal com uma nota;
      2. corte os caules secos do lírio pela raiz com uma tesoura de jardim;
      3. desenterre a cebola com um forcado e remova cuidadosamente os pedaços de terra;
      4. corte as raízes em 5 a 7 centímetros, inspecione o bulbo para ver se há áreas podres e ressecadas, remova-as com uma faca afiada;
      5. imergir os espécimes escavados em uma solução desinfetante (fungicida, permanganato de potássio) por 10 minutos;
      6. retire as lâmpadas da solução, seque bem nas grelhas em local ventilado e inacessível à luz solar (dossel, galpão de lenha);
      7. após a secagem, separe os bebês do bulbo da mãe, coloque-os em um recipiente com areia;
      8. além disso (com base no propósito do destino), a cebola dividida com os filhos é plantada de volta no solo ou enviada para armazenamento de inverno.

      Regras de armazenamento

      Sujeito a certas regras, os bulbos de lírio podem ser armazenados em casa no inverno. Bulbos de plantas não resistentes à geada também são determinados para armazenamento nos casos em que não foi possível plantá-los no outono imediatamente após a divisão. No inverno, as amostras devem ser armazenadas em locais frescos e escuros, com temperaturas variando de 0 a 5 graus Celsius. Vamos considerar esses lugares com mais detalhes.

      • Porão. O armazenamento de bulbos de lírios no porão é permitido se houver boa ventilação de ar e não houver muita umidade, caso contrário, o material de plantio será destruído por mofo. Para manter as lâmpadas no porão, é melhor usar produtos que absorvam bem a umidade, como serragem, aparas de madeira.
      • Garagem. Este é um local ideal para armazenar material de plantio em caixas de areia ou turfa, desde que o ambiente seja aquecido. Quando as lâmpadas hibernam em uma garagem fria, há uma grande probabilidade de congelamento. As condições de armazenamento das lâmpadas nas galerias são as mesmas que nas garagens.
      • Loggia quente. As cebolas baby podem ser armazenadas até a primavera em quartos secos e ventilados, mesmo em temperatura ambiente, em caixas com fundo de treliça ou em sacos de gaze.
      • Geladeira. Apesar de guardar o plantio na geladeira seja a opção mais atrativa de todas as anteriores, vale a pena considerarque em diferentes geladeiras a umidade é diferente e as lâmpadas devem ser guardadas nelas com muito cuidado, borrifando-as com serragem que absorvam bem o excesso de umidade.

      Para armazenamento de lâmpadas de lírio, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário